Apesar do histórico comprovado das redes sociais, ainda há algumas empresas que não se convenceram. Talvez você tenha algumas perguntas sobre o valor disso ou mesmo sobre os benefícios das redes sociais para o seu negócio.

Se você está procurando novas maneiras por meio das quais sua marca pode se beneficiar das redes sociais, ou se está tentando mostrar seu valor para a diretoria da empresa ou até mesmo para clientes, nós sabemos exatamente o que fazer.

Compilamos uma lista de 38 benefícios das redes sociais que toda empresa precisa saber:

Benefícios das Redes Sociais para as Marcas

Mostrar às pessoas sua personalidade e aquilo em que você acredita é uma das melhores maneiras de se conectar com seu público-alvo. As redes sociais oferecem a plataforma perfeita para fazer isso. Por meio do conteúdo que você compartilha, a maneira que você interage com seu público e sua presença geral, você pode mostrar exatamente o que sua marca representa.

Apresentamos, a seguir, alguns dos maiores benefícios das redes sociais para as marcas.

1. Aumentar a conscientização da marca

Um dos benefícios mais evidentes das redes sociais é o aumento da conscientização da marca. Com milhões de usuários no Facebook, Twitter, Instagram e outras redes, existem muitos meios de alcançar as pessoas. E vários desses usuários nunca ouviram falar na sua marca.

Use as redes sociais como uma maneira de preencher as lacunas e se expor a um novo público.

2. Aumentar a fidelidade à marca

As pessoas estão dispostas a escolher sua marca consistentemente em vez da concorrência? Ou eles estariam dispostos a mudar para outro produto ou serviço, se fosse mais barato ou mais recente?

Quando você pensa em empresas como Nike, Apple e Starbucks, percebe que seus clientes são extremamente leais e consistentemente escolhem elas em vez da concorrência, independente de qualquer fator.

April was the month of unicorns at Starbucks, from the Unicorn Frappuccino to Unicorn Lemonade and every other secret unicorn drink in between. But a new month calls for new magical beverages, and now, it's the Mermaid Frappuccino's time to shine. The purple and green Mermaid Frapp was created by Starbucks barista and blogger The Modern Barista, and it's mostly made with vanilla bean, blended blackberries, and matcha powder. While it resembles the Dragon Frappuccino, which is a Green Tea Frappuccino with vanilla-bean powder and berry cup swirls, the Mermaid Frapp actually has a Vanilla Bean Frappuccino base. To order it, ask for a Vanilla Bean Frappuccino with three scoops of blackberry inclusions (for a grande). Then, ask for a drizzle made with eight pumps of white mocha, three pumps of toasted coconut, and three scoops of matcha powder. Starbucks Melody, a website dedicated to Starbucks news, suggests asking for whipped cream topped with matcha powder if your barista doesn't want to make the drizzle. I asked my local barista to make the drink, and while he did it happily, he admitted that it was time-consuming to make the drizzle. He also suggested asking your barista for a Pokémon Go Frappuccino — the base of the Mermaid Frappuccino — and explain the green drizzle recipe. Another pro tip from him: Ask your barista to pour the drizzle around the cup (similar to the Unicorn Frappuccino's blue drizzle) before adding in the rest of the Frappuccino mixture. This will create that pretty green and purple made-for-Instagram look. 💜💚 #stabucks #starbucksmermaid #starbuckslover #starbucksaddict #starbuckslife

A post shared by Next Giveaway At 7k ☀️ (@tinyshopkinscollector) on

Esse tipo de lealdade à marcanão acontece da noite para o dia, mas as redes sociais podem ajudar a chegar lá mais depressa. Você tem a habilidade de interagir consistentemente com seu público, responder a perguntas em tempo real e construir uma tribo em diferentes plataformas.

Curioso sobre o que incita fidelidade à marca? De acordo com pesquisa da consultoria Rare, 86% dos consumidores acham que é a simpatia e 83% responderam que é a confiança.

3. Construir o capital da marca

Transformar um cliente em potencial em um cliente de fato não é sempre uma tarefa tão simples e direta quanto levá-los a descobrir a sua marca e fazer uma compra em seguida.

Em vez disso, você precisa ganhar a confiança deles, inicialmente proporcionando o valor da sua marca gratuitamente. Seja por meio de blogging, guias gratuitos ou outros recursos educacionais ou de entretenimento para os consumidores, é essencial construir capital com os clientes em potencial.

Redes sociais facilitam o processo porque você pode compartilhar conteúdo livre e valioso consistentemente em todos os seus perfis e ganhar confiança com o tempo.

4. Humanize sua marca

Redes sociais têm sido ótimas para quebrar o estigma de empresas sem rosto que só se importam com o dinheiro dos clientes. Hoje em dia, os consumidores se importam tanto com de quem eles compram quanto com o que compram. Use as redes sociais como uma forma de humanizar a sua marca e mostrar a personalidade da sua empresa.

Comece desenvolvendo uma voz para sua marca. Ela precisa ser consistente em todos os seus perfis e condizer com a percepção que você deseja passar sobre sua marca. Por exemplo, a Wendy’s desenvolveu-se uma voz inteligente e bem-humorada que os consumidores agora associam a sua marca.

5. Seja o primeiro a ser lembrado por seus clientes

Como as redes sociais funcionam 24 horas por dia, sua marca é capaz de manter-se em constante comunicação com os clientes. Em um mundo onde os consumidores são constantemente bombardeados com anúncios, conteúdo e mensagens de publicidade, é muito fácil para a sua marca ser relegada ao segundo plano.

Com as redes sociais, você consegue ficar na frente de seu público, mesmo quando as pessoas não estão no “modo de compra”.

6. Estabeleça sua marca como uma autoridade & Liderança de opinião

As redes sociais são uma excelente plataforma para estabelecer sua marca como uma autoridade em seu nicho. Com o compartilhamento de conteúdo relevante, respondendo a perguntas relacionadas com o mercado e sendo um recurso de consulta, você pode usar as redes sociais como uma plataforma sólida para se tornar uma autoridade.

Por exemplo, o CEO da Tesla Motors, Elon Musk, é considerado uma autoridade em energia eficiente, inovação e sustentabilidade nas indústrias de tecnologia e automotiva. O Twitter dele é repleto de conteúdo sobre esses tópicos e suas opiniões sobre a indústria.

Benefícios das Redes Sociais para o Atendimento ao Cliente

De acordo com nosso Índice Q2 de 2016, as redes sociais são a escolha favorita das pessoas para o atendimento ao cliente. Então, não deve ser nenhuma surpresa que muitos dos principais benefícios das redes sociais girem em torno do atendimento ao cliente. Aqui estão algumas das maneiras que redes sociais beneficiam seus esforços de atendimento ao cliente.

7. Gerenciamento de reputação

As pessoas falarão sobre sua marca nas redes sociais, independentemente de você estar ou não ativo na plataforma. É do seu interesse ser proativo e usarferramentas de monitoramento de redes sociais para saber o que está sendo dito. Você pode usar uma ferramenta como o Sprout Social para monitorar menções a sua marca para que possa responder rapidamente às questões ou reclamações de clientes.

sprout social keyword monitoring

8. Aumentar o engajamento dos clientes

Se você não interagir com seus clientes, corre o risco de perdê-los. De acordo com umrelatório da Gartner, a rotatividade dos clientes pode aumentar em até 15% se você não conseguir responder aos clientes nas redes sociais.

Está tendo dificuldades para interagir com o público? Nós escrevemos um guia completo sobre como aumentar o engajamento nas redes sociais.

9. Abra a comunicação

Não negligencie a parte “social” das redes sociais. A melhor parte das redes sociais é que elas fornecem uma forma bidirecional de comunicação. Em vez de apenas gritar uma mensagem para o seu público, vocês podem se comunicar bilateralmente.

Nós temos visto vários novos recursos do Twitter, Facebook e Instagram nos últimos anos para priorizar o atendimento ao cliente. E, no Sprout, nós acrescentamos o Twitter Feedback , Visualizador de Contatos do Instagram e outros recursos projetados para tornar a comunicação com seu público-alvo mais fácil e mais eficiente.

10. Gestão de Crises

Questões de RP podem acontecer a qualquer momento. Seja o CEO da empresa tweetando algo inapropriado, um comercial de televisão polêmico ou o fracasso de um atendimento ao cliente, você precisa estar preparado com um plano de gestão de crises. Redes sociais são os primeiros lugares que as pessoas vão para obter informações quando sua empresa comete um grande erro.

Você pode usar o Facebook ou Twitter para emitir uma declaração pública ou responder a perguntas e preocupações.

11. Comunicação mais rápida

Embora, em alguns casos, a velocidade das redes sociais prejudique os publicitários (por exemplo: o Twitter é atualizado tão rapidamente que seu conteúdo pode ser negligenciado), ela também pode trabalhar a seu favor.

Por exemplo, quando você está lidando com um grande volume de problemas de atendimento ao cliente, a possibilidade de conversar pelo chat em tempo real é muito conveniente.

Considere uma empresa como a Monarch. A companhia aérea interagiu com mais de 20.000 usuários no Twitter em 2016. Ser capaz de lidar com esse tipo de volume dando suporte por telefone ou e-mail não é a experiência ideal para os clientes ou equipe de apoio da Monarch. Mas, com as redes sociais e as ferramentas de engajamento do Sprout , eles são capazes de gerenciar todas essas conversas de maneira mais eficiente.

Não deixe seus clientes esperando mais tempo do que o necessário ou você corre o risco de perdê-los completamente.

cost of being shunned on social media

Benefícios das Redes Sociais para as Marcas

Publicidade orgânica nas redes sociais é legal, mas em conjunto com a publicidade paga nas redes sociais você pode expandir seu sucesso ainda mais. Aqui estão alguns dos principais benefícios das redes sociais para a publicidade.

12. Publicidade direcionada

Como você pode imaginar, redes como Facebook, Twitter e outras possuem um monte de informações sobre os usuários. Como resultado, suas plataformas de publicidade permitem segmentação e seleção aprofundadas do público-alvo . Por exemplo, o Facebook permite que você selecione usuários alvo com base em interesses, empregadores e outros critérios.

Com essas informações, você pode chegar até o tipo exato de cliente para quem quer vender e adaptar suas mensagens às suas necessidades.

13. Redirecionamento

A maioria das pessoas que visitam o seu site não vão se tornar leads ou clientes em sua primeira visita. Mas, em vez de deixar que eles saiam do seu site e nunca mais voltem, o que você faria se pudesse colocar a mensagem da sua marca de novo na frente deles para que eles retornassem ao seu site? Esse é o poder do redirecionamento.

Por meio do redirecionamento, você pode colocar uma linha de código no seu site que rastreia seus visitantes. Em seguida, pode criar um público personalizado dessas pessoas no Facebook ou Instagram e mostrar seus anúncios diretamente para elas.

Benefícios das redes sociais para o atendimento ao cliente e geração de lead

As redes sociais são parte do processo de vendas? Se você é uma empresa B2C ou B2B, as redes sociais podem ser uma ferramenta muito eficaz para atrair novos leads e mover pessoas pelo seu filtro de vendas.

Aqui estão alguns benefícios surpreendentes que as redes sociais podem trazer para o atendimento ao cliente e a geração de leads:

14. Aumentar as vendas

As redes sociais têm provado ser uma ferramenta muito eficaz para as equipes de vendas. Na verdade, 64% dos profissionais de vendas relataram ter fechado pelo menos uma venda em 2014 como resultado do uso das redes sociais.

Empresas B2B podem utilizar redes como o LinkedIn para chegar diretamente aos tomadores de decisões e começar uma conversa. Empresas B2C podem usar o Twitter para responder a perguntas de pessoas que estão perto de fazer uma compra e só precisam de um empurrãozinho.

Em vez de forçar as pessoas a ligar e ficar em espera por 30 minutos ou mais, os consumidores têm se acostumado a procurar as redes sociais quando precisam de uma resposta mais rápida.

peoples top choice for customer care

15. Maior taxa de conversão

Se você não está usando as redes sociais em seu processo de vendas, é hora de começar. De acordo com dados da Hubspot, taxas de conversão de lead são 13% superiores à média de conversão de leads.

Benefícios das Redes Sociais para o RH

As redes sociais não beneficiam apenas as equipes de marketing e vendas. Elas também podem ser muito benéficas para outras partes da sua empresa, incluindo o departamento de recursos humanos. Aqui estão algumas das maneiras que sua equipe de RH pode usar as redes sociais em sua vantagem:

16. Recrutamento de novos funcionários

As redes sociais têm impactado praticamente todos os aspectos de nossas vidas. Então, não é nenhuma surpresa que o mercado de contratação também tenha sido impactado — de maneira positiva. De acordo com Jobvite, 59% dos recrutadores avaliaram candidatos encontrados por meio das redes sociais como de “alta qualidade”.

Não hesite em investir nas redes sociais em seu processo de recrutamento, se quiser atrair os melhores candidatos.

17. Engajamento dos funcionários

Engajamento dos funcionários é asegunda maior preocupação dos profissionais de RH, logo atrás de retenção. Ao engajar funcionários e deixá-los satisfeitos, você começará a ver melhorias em sua taxa de retenção.

Com ferramentas como Bambu, que se integra às redes sociais, o engajamento dos funcionários fica mais simples, eficiente e fácil de acompanhar.

18. Transforme seus funcionários em defensores

Seja porque você pediu ou não, o mais provável é que seus funcionários estejam falando da sua empresa nas redes sociais. Um estudo da Shandwick descobriu que metade dos funcionários postam mensagens, imagens e videos sobre seus empregadores nas redes sociais.

importance of employee engagement engaged employee stats

Use isso a seu favor e crie um programa mais formal de defesa dos funcionários. Isso vai incentivar mais de seus funcionários a compartilhar informações positivas sobre sua marca e expandir seu alcance.

Benefícios das redes sociais para a promoção de conteúdo

Embora alguns conteúdos vão ganhar gás por conta própria e se espalhar organicamente, é sempre bom investir em alguma promoção. Dessa forma, você pode melhorar a probabilidade de as pessoas verem e compartilharem o conteúdo. É aí que as redes sociais entram como parte da sua estratégia.

Estes são alguns dos grandes benefícios que as redes sociais oferecem para a promoção de conteúdo:

19. Maneira fácil de distribuir conteúdo

Criar conteúdo e deixá-lo de lado não é uma estratégia. Você precisa de algum tipo de plano de distribuição para mostrar o seu conteúdo às pessoas certas. É aí que as redes sociais podem ser muito vantajosas. Twitter, Facebook, LinkedIn e outros são todos grandes canais para ajudar a espalhar o seu conteúdo.

No entanto, você precisa ser cuidadoso. Usar as redes sociais apenas como uma forma de transmitir seus artigos mais recentes pode ser spam. Certifique-se de que está ajustando suas mensagens à rede social que está sendo utilizada. Além disso, você tem que se engajar regularmente com seu público para ver um resultado positivo.

20. Conteúdo gerado pelo usuário (UGC)

Não apenas os seus empregados estão dispostos a defender sua marca nas redes sociais, mas seus clientes também. Você, sem dúvida, j´á viu posts de pessoas no Instagram exibindo produtos de suas marcas favoritas. Abrace essa ideia e se envolva destacando e até mesmo pedindo conteúdo gerado pelos usuários (UGC)..

GoPro é um excelente exemplo de marca que usa UGC de maneira eficaz. Todo seu feed do Instagram é feito de fotos e vídeos regrammed de seus clientes.

21. Uma das melhores plataformas para contar histórias

O propósito das redes sociais é contar histórias. Especialmente com recursos como as Histórias do Instagram e Snapchat. O objetivo é aprender a contar a sua história de uma forma que se encaixa na plataforma onde você vai publicar. Você não vai querer compartilhar exatamente a mesma ideia no Facebook, Twitter e Instagram.

Em vez de publicar uma mensagem publicitária, que é essencialmente um anúncio, use as redes sociais para guiar seus clientes por uma viagem, como Tough Mudder fez em seu video.

22. Crie conteúdo viral

Mesmo que a expressão “viral” esteja sendo usada em demasia e tenha se tornado um chavão, ela ainda se refere a um fenômeno real. Na maior parte do tempo, redes sociais são o combustível do conteúdo viral.

Uma pessoa vê algo, compartilha com um amigo e o efeito bola de neve começa a acontecer. Infelizmente, não existe uma formula mágica para fazer um post se tornar viral. Mas nós escrevemos um artigo com algumas dicas úteis que podem aumentar as suas chances.

Benefícios das redes sociais para o marketing

Nós analisamos os benefícios das redes sociais para diferentes etapas do marketing, mas como elas beneficiam as ações de marketing da sua marca como um todo? Vamos dar uma olhada nas maneiras que você pode usar as redes sociais para impactar toda sua estratégia de marketing.

23. Oportunidades de Co-Marketing

As redes sociais são uma das melhores plataformas para fazer parceria com outras marcas em campanhas e iniciativas de co-marketing. Ambas as marcas se beneficiam recebendo exposição para o público da outra, e esta é uma oportunidade de criar algo único.

Já vimos várias marcas terem sucesso com ações de co-marketing. Por exemplo, a empresa de bebidas Bai às vezes se junta a outras marcas de alimentos e bebidas para premiações e outras promoções.

Se você é novo no mundo do co-marketing ou se quer aperfeiçoar suas habilidades, visite nosso guia rápido para saber mais.

24. Aumentar o tráfego do site

Segundo dados da Shareaholic, as redes sociaisdirecionam 31% do tráfego nos sites. Considerando a quantidade de conteúdo que passa por sites como Twitter e Facebook, isso não deveria ser nenhuma surpresa.

Sua marca pode capitalizar em cima disso ocasionalmente compartilhando conteúdo útil e relevante do seu site. Se você não tem certeza sobre que tipo de conteúdo deve criar, verifique nosso guia: Como escrever um post que o público não vai conseguir evitar de compartilhar.

25. Engage pessoas em eventos

Você já pensou em usar as redes sociais como parte das suas ações de marketing

Se sua empresa patrocina ou frequenta conferências, festas ou outros eventos durante o ano, procure maneiras de integrar as redes sociais. Uma maneira simples e fácil de começar é usar hashtags associadas a um evento específico.

26. Corte custos de marketing

Vários estudos de caso realizados comparam o custo de marketing nas redes sociais vs marketing tradicional. O consenso geral tem sido de que as redes sociais são uma plataforma muito mais barata.

Por exemplo, a Lyfe Marketing avaliou o CPM de vários tipos diferentes de publicidade e as redes sociais apareceram como o mais baixo — de longe.

average marketing channel cpm

Se sua marca está à procura de maneiras de cortar custos de marketing, ou se você está com um orçamento um pouco apertado, as redes sociais são uma ótima opção. Para obter mais ajuda, leia o nosso guia sobre como tirar o máximo proveito do seu orçamento para redes sociais .

27. Aumente seu público

Construir um público de clientes leais e apoiadores é uma das melhores maneiras de fazer sua marca crescer a longo prazo. Cada novo cliente ou fã que você ganha é mais uma pessoa que pode potencialmente compartilhar seu conteúdo ou produtos com um amigo.

A natureza “viral” das redes sociais que mencionamos anteriormente é um benefício difícil de alcançar em outros canais de marketing. Aproveite isso focando no compartilhamento de conteúdo útil e divertido que deixe as pessoas querendo mais. Se precisar de ajuda, aqui está um guia útil sobre como tornar o público mais engajado nas redes sociais.

Dica: muito disso tem a ver com o conteúdo que você está compartilhando.

28. Alcance seu público-alvo onde a atenção deles está focada

Como publicitários, nosso objetivo é atingir nosso público-alvo e chamar sua atenção. Agora, sua atenção está focada nas redes sociais mais do que em qualquer outro canal.

Esta é uma das principais razões para você investir em redes sociais. Você tem uma chance maior de conseguir a atenção do consumidor no Twitter, Facebook e Instagram do que com um outdoor, comercial de televisão ou mala direta. Além disso, como mostramos anteriormente, também é muito mais econômico.

Benefícios das redes sociais para R&D

Você está criando os produtos e serviços que seus clientes realmente querem? Antes de existirem redes sociais, as empresas dependiam de grupos focais, pesquisas e dados históricos para ter uma noção melhor do que fazer em seguida.

Mas, agora, pesquisas e desenvolvimento incluem acompanhar as redes sociais e ver exatamente o que seu público diz sobre o que espera da sua empresa.

29. Aprenda mais sobre o seu público

Um grande benefício das redes sociais é que elas podem ser usadas como uma ferramenta para coletar ideias sobre seu público. Você não tem que fazer suposições sobre o que você acha que seu público quer ou confiar em um palpite.

Por meio da escuta social, você pode aprender mais sobre o seu público do que qualquer pesquisa, questionário ou estatísticas gerais poderiam te informar.

Por exemplo, um aplicativo de compras de mercearia pode estar interessado em fazer um tuíte como este:

30. Contribuição colaborativa de novas ideias

Os consumidores adoram usar redes sociais para compartilhar ideias e sugestões sobre o que eles gostariam que suas marcas favoritas fizessem. Não ignore ou descarte essas ideias — escute.

Mesmo que você não seja capaz de atender cada sugestão, pode acabar encontrando uma ideia que pode vir a ser sua próxima grande atualização ou lançamento de produto. Aproveitar as ideias de seus seguidores nas redes sociais também é uma excelente maneira de produzir engajamento.

Nada mostra tanto sua preocupação e valorização dos seus clientes como transformar uma das suas sugestões em parte da sua empresa.

Por exemplo, a loja on-line de mobília Made.com não tem salas de exposição no mundo para que as pessoas possam ver como seus produtos ficam depois de instalados. Então, a empresa usa fotos providas pelos clientes e recompensa eles por meio da comunidadeMade Unboxed.

31. Avalie o sentimento do cliente sobre a sua marca

Quer saber o que as pessoas pensam sobre a sua empresa? Faça uma busca no Twitter por sua marca.

Esteja avisado que nem todo mundo terá coisas agradáveis a dizer sobre sua empresa. O segredo é agradecer a exaltação e os elogios e tirar lições do feedback negativo. Claro, sempre haverá trolls e pessoas impossíveis de agradar. Mas isso não significa que você deve negligenciar quaisquer Tweets ou mensagens do Facebook de que não goste.

As redes sociais também são uma ótima maneira de avaliar as impressões sobre novos lançamentos de produto ou táticas de marketing fora da rede. Depois de um lançamento, vá direto para o Twitter ver o que os fãs estão pensando. Quando a Netflix libera um novo programa, os clientes lotam as redes sociais falando sobre isso. A Netflix pode usar todo esse feedback para ter uma ideia geral sobre a recepção do programa ou filme.

32. Fique por dentro das notícias do mercado

De acordo com um estudo da Pew Research Center, 62% dos adultos nos EUA se informam por meio das redes sociais.
percentage of adults that get news from social media

Como já mencionamos, uma grande quantidade de conteúdo flui por meio das redes sociais, o que as torna o lugar perfeito para descobrir as novidades do seu nicho. É normal que as marcas pensem nas redes sociais apenas como uma maneira de distribuir conteúdo e atender ao público.

Mas elas também podem ser usadas para ajudar a sua marca a ficar por dentro de temas e tendências da sua indústria. Use esses resultados para criar conteúdo novo ou simplesmente compartilhá-lo novamente com o seu público.

Benefícios das redes sociais para a análise competitiva

Com que frequência você dá uma olhada no que seus concorrentes estão fazendo? Você não deve permitir que a concorrência dite todos os passos da sua marca, mas pode ser útil ter uma ideia do que tem dado certo para eles. Aqui estão alguns benefícios de usar as redes sociais para análise competitiva:

33. Acompanhe seus competidores de perto

Tirar lições do que a concorrência está fazendo nas redes sociais é extremamente útil. Se seus concorrentes têm sucesso nas redes sociais , provavelmente existe uma razão para isso. Avalie o que eles fazem e veja o que você pode aprender com suas descobertas.

Uma coisa importante para manter em mente é que você não quer apenas copiar os concorrentes. Análise competitiva das redes sociais é sobre aprender o que seus concorrentes estão fazendo certo e dar seu próprio toque pessoal para fazer dar certo para você.

Por exemplo, se você perceber que os posts noturnos no Instagram dos concorrentes tendem a se sair melhor do que aqueles postados de manhã, essa é uma informação útil que você pode usar quando agendar seus próprios posts no Instagram.

Você pode usar a suíte do Sprout de ferramentas de análise competitiva para obter os dados de que precisa.

Instagram Competitors Report

34. Aproveite o público de outras pessoas

Como as redes sociais são extremamente públicas, você não apenas pode ver o que seus concorrentes estão fazendo, mas também quem segue e interage com eles. Assim, você poderá começar a interagir com essas contas.

Como você já sabe que eles estão pelo menos um pouco interessados no seu mercado, é mais fácil conquistá-los e apresentá-los à sua marca.

Benefícios das redes sociais para o SEO

A relação entre as redes sociais e o SEO tem sido fortemente debatida por anos. Mesmo que não exista uma correlação direta entre a atividade nas redes sociais e o lugar que você ocupa nas pesquisas do Google, certamente existem maneiras de usar as redes sociais para beneficiar suas ações de SEO — mesmo que indiretamente.

35. Conecte-se com influencers

As redes sociais não são ´ótimas apenas para engajar clientes e leads em potencial. Você também pode se beneficiar da interação com influencers e pessoas que podem potencialmente conduzir ao seu site.

Use as redes sociais para construir relacionamentos com pessoas que têm seus próprios blogs/sites ou que potencialmente podem conectá-lo com pessoas que criam. Tenha em mente que esta não é uma estratégia que vai funcionar da noite para o dia.

Assim como na vida real, construir um relacionamento sólido leva tempo. Primeiro, concentre-se nas maneiras de que dispõe para fornecer valor para o influencer, depois, construa a estratégia a partir daí.

36. Oportunidades de alcance

Outro benefício das redes sociais para o SEO é o alcance. Assim como na dica anterior anterior, você pode usar as redes sociais para chegar diretamente a pessoas que poderiam potencialmente conectar seu artigo ao site deles.

O erro que muitas marcas cometem é fazer spam em vez de um alcance autêntico. Aqui está a diferença.

Fazer spam é espalhar seu artigo para tantas pessoas quanto for possível com um Tweet genérico e esperar que um deles responda e sirva de conexão até você.

O alcance autêntico nas redes sociais se produz da seguinte maneira. Você cria um conteúdo e menciona influencers específicos dentro desse conteúdo. Depois, envia um tweet, mensagem no LinkedIn ou marcá-los no Instagram, faça uma postagem sobre o conteúdo, para eles saberem que foram mencionados.

Por exemplo, em nosso guia sobre redes sociais para o governo, nós mencionamos várias agências diferentes. Então, nós @mencionamos alguns deles em Tweets para que sua equipe social recebesse uma notificação.

A diferença é que, com um alcance autêntico, você chega às pessoas com um objetivo muito específico — informá-las de que foram mencionados em seu conteúdo. Dessa forma, elas têm um motivo real para dar uma olhada.

Como você pode imaginar, influencers recebem vários tuítes e e-mails pedindo que eles leiam e compartilhem artigos que não têm nada a ver com eles. Você pode se diferenciar avisando que foram marcados ou linkados por você para que se sintam mais tentados a dar uma olhada.

37. Relacione seus perfis sociais ao nome da sua marca

Se você pesquisar o nome da sua empresa no Google, encontrará links para seus perfis em redes sociais? Esperamos que a resposta seja sim.

Sprout Social SERPS

Este é um dos únicos benefícios diretos verdadeiros das redes sociais sobre o SEO. Fazer com que seu perfil do Twitter, Facebook, Instagram e outros apareçam na primeira página dos mecanismos de busca quando o nome de sua empresa é pesquisado diminui as chances de artigos ou informações negativas sobre sua empresa aparecerem. Quanto mais espaço você puder ocupar com suas redes, melhor.

Se seus perfis de redes sociais não aparecerem quando você procura sua marca, trabalhe na otimização de sua descrições. Temos guias sobre como fazer isso no Instagram e Twitter .

38. Faça o conteúdo se organizar organicamente nas redes sociais

Para fazer que as pessoas sejam uma conexão para o seu conteúdo, elas precisam saber o que está acontecendo. Além da possibilidade de divulgação direta, fazer com que o conteúdo se espalhe organicamente é um benefício enorme das redes sociais.

Jornalistas, blogueiros e outras pessoas com o potencial de conexão para o seu site (conhecidos como Linkerati) estão constantemente nas redes sociais à procura de novas ideias, tendências do setor e tópicos sobre os quais escrever. Se você tem um artigo que se tornou popular nas redes sociais, ele tem potencial para cair nas mãos de um blogueiro disposto a divulgá-lo.

Conclusão

Como você pode ver, as redes sociais oferecem inúmeros benefícios que justificam o investimento nelas. Se ainda não está usando as redes, esperamos que essa lista tenha convencido você a fazê-lo.

Como as redes sociais beneficiaram sua marca? Deixe um comentário ou envie um tuíte para conhecermos sua história!