Você sabia que, no que diz respeito a métricas de redes sociais, existem centenas de opções para analisar? Mas, o que realmente importa é: você sabe onde encontrá-las e elas são todas necessárias para a sua empresa? Neste post, vamos analisar as métricas que você pode coletar das principais redes sociais e quais são as mais significativas para a sua empresa.

Recursos do Sprout mencionados neste artigo:

O que são as métricas das redes sociais?

Métricas das redes sociais são dados e estatísticas que oferecem insights sobre seu desempenho de marketing nas redes sociais.

Mesmo que algumas métricas de marketing das redes sociais sejam universais, também existem métricas específicas de plataforma que você precisa conhecer. Além disso, alguns dados são calculados de forma diferente dependendo da plataforma e das ferramentas de métricas de redes sociais que você está usando.

Mas, não se preocupe, nós cobrimos tudo isso. Vamos explicar todas as métricas de redes sociais que você precisa conhecer.

Métricas oficiais das redes sociais

Primeiro, vamos olhar as métricas que você pode obter diretamente das principais redes sociais. Aqui está como você pode encontrá-las e o que pode aprender com elas.

Métricas do Facebook Insights

O Facebook oferece as métricas mais completas para páginas empresariais. Você pode começar indo até a página de Informações da plataforma para ver uma lista de todas as suas páginas de Facebook que acompanham métricas no momento.

Ao clicar sobre a página que você deseja analisar, você será levado ao relatório de informações do Facebook para aquela página específica. Aqui, você encontrará uma visão geral de suas métricas mais importantes, seguidas por seções detalhadas sobre suas curtidas, alcance, visitas, locais e pessoas. Nós analisaremos as seções importantes do Facebook Insights logo abaixo.

Guia Visão geral

A visão geral começa com os principais dados da sua página.

facebook insights overview

Isso inclui as seguintes métricas:

  • Curtidas na Página: Total de curtidas na Página é o número de pessoas que curtiram a página individualmente. Novas curtidas na Página mostra o número de novas curtidas que sua página recebeu ao longo dos últimos sete dias em comparação com os sete dias anteriores.
  • Alcance do post: Alcance total é o número de pessoas que viram qualquer conteúdo associado a sua página individualmente, incluindo anúncios, ao longo dos últimos sete dias. Alcance do post mostra o número de pessoas que viram os posts da sua página individualmente.
  • Envolvimento: Pessoas envolvidas é o número de pessoas que clicaram, curtiram, comentaram ou compartilharam seus posts individualmente ao longo dos últimos sete dias.

Em seguida, você verá uma visão geral das métricas de envolvimento das redes sociais para os últimos 5 posts em sua página do Facebook.

facebook post metrics

Estas métricas incluem o seguinte:

  • Alcance: Alcance do post é o número de pessoas que viram seu post. Considera-se que seu post alcançou alguém quando ele é mostrado no Feed de Notícias. Os valores se referem aos primeiros 28 dias depois que um post foi criado e incluem as pessoas vendo seu post no desktop e dispositivos móveis.
  • Envolvimento: Pessoas envolvidas é o número de pessoas que clicaram, curtiram, comentaram ou compartilharam um post na sua página. Na seção Visão geral dos Insights da sua página, você pode ver pessoas envolvidas nos últimos sete dias.

Na parte inferior da página Visão geral, você encontrará métricas das Páginas que você acompanha, como as páginas de Facebook do seu concorrente.

facebook metrics pages to watch screenshot

Aqui, você pode ver as seguintes métricas semanais de seus concorrentes:

  • Total de curtidas na Página
  • Número de novos posts
  • Engajamento

Guia Curtidas

A guia Curtidas oferece métricas detalhadas sobre tendências para o número líquido de Curtidas.

facebook net likes metrics

O número líquido de Curtidas combina as seguintes métricas:

  • Descurtidas: número de pessoas que descurtiram sua página.
  • Curtidas orgânicas: número de pessoas que curtiram sua página, mas não em decorrência de uma campanha de anúncios do Facebook.
  • Curtidas pagas: número de pessoas que Curtiram sua página em decorrência de uma campanha do Facebook.
  • Curtidas líquidas: o número de novas Curtidas menos o número de descurtidas em sua página.

Abaixo disso, você encontrará um gráfico mostrando a fonte de suas curtidas. Estão incluídos os números de curtidas que você recebeu em sua própria Página do Facebook , de sugestões de Páginas relacionadas em outras Páginas, posts que outras pessoas fazem na sua Página e curtidas de usuários de dispositivos móveis.

where your page likes happened

Guia Alcance

Na guia Alcance, você pode avaliar dois conjuntos de métricas que impactam o seu alcance. Depois de um gráfico exibindo o total de seu alcance Orgânico versus o alcance Pago, você verá um gráfico exibindo o total de Curtidas, comentários e compartilhamentos dos posts. É muito importante monitorar este gráfico porque o crescimento destas métricas significa que você alcançará mais pessoas organicamente.

facebook reach metrics

Em seguida, você verá quantas vezes as pessoas no Facebook ocultaram seu post, reportaram o post como spam ou descurtiram sua Página. Se essas métricas crescerem, você chegará às pessoas menos organicamente. Também é um sinal de que seu público não está se conectando ou respondendo ao conteúdo que você está compartilhando. Verifique estas dicas sobre como construir um público engajado nas redes sociais.

facebook metrics hide posts screenshot

Guia “Posts”

Na guia Publicações, você verá métricas detalhadas sobre suas publicações individuais nas páginas do Facebook. Por padrão, você começará visualizando o alcance orgânico versus alcance pago de suas publicações e os cliques, Curtidas, comentários e compartilhamentos da publicação. Observe que a métrica Cliques na publicação se refere a qualquer clique no próprio post do Facebook, e não apenas clique em seu post para um link de site.

all facebook posts metrics

Você pode usar o primeiro menu suspenso para para alternar entre alcance orgânico em comparação ao alcance pago e impressões orgânicas em comparação a impressões pagas. Observe a diferença nas métricas de impressões versus as de alcance.

  • Impressões: o número de vezes que uma publicação na sua página é exibida, independentemente de clicarem nela ou não. As pessoas podem ver múltiplas impressões da mesma publicação. Por exemplo, alguém pode ver uma atualização da página no Feed de notícias uma vez e uma segunda vez nos compartilhamentos de amigos.
  • Alcance: o número de pessoas que receberam impressões de uma publicação de página. O alcance pode ser menor que as impressões porque as pessoas podem ver múltiplas impressões.
facebook organic reach metrics

Você pode usar o segundo menu suspenso para alternar entre ver cliques, Curtidas, comentários e compartilhamentos de uma publicação e ver apenas Curtidas, comentários e compartilhamentos; ocultamento, denúncias de spam e descurtidas de uma publicação; ou o percentual da taxa de envolvimento. Este último é definido como descrito a seguir.

  • Percentual da taxa de envolvimento: Taxa de envolvimento é o percentual de pessoas que viu um post e curtiu, compartilhou ou comentou nele.
social media analytics banner

Guia “Pessoas”

Na guia Pessoas, você encontrará as métricas demográficas detalhadas sobre seus fãs, as pessoas que você alcançou com as publicações de sua página e as pessoas que se envolveram com os posts da sua página. Essas informações podem ser utilizadas para garantir que você está conseguindo os fãs adequados para a sua empresa e ajudar você a criar um conteúdo melhor para seu público.

facebook demographic metrics

O Facebook também permite exportar dados adicionais sobre as publicações da sua página e vídeos publicados. Isso dá a você os dados brutos sobre a atividade da sua página e cada métrica é definida dentro de planilhas.

Se você publica vídeos no Facebook, terá acesso a métricas detalhadas de vídeo, como com que frequência seu vídeo foi visto por três segundos, 30 segundos ou 95% da duração total do vídeo.

Para aqueles que preferem um resumo mais sucinto de seus Facebook Insights, o Sprout Social oferece um relatório simples para as analíticas do Facebook. Com o nosso relatório, você pode ver métricas essenciais das redes sociais, como o total de Curtidas da Página, impressões e demografia de qualquer página que você gerencia.

facebook analytics report

Você também pode ver detalhes sobre como seu conteúdo está se saindo e como as pessoas se envolvem com posts específicos em sua página do Facebook.

facebook top posts report

Isso lhe dá as informações vitais de que você precisa sobre sua Página do Facebook em um relatório único, em comparação com a navegação em múltiplas guias.

Analíticas do Twitter

Embora não seja tão detalhado como o Facebook, o Twitter oferece suas próprias analíticas para todas as contas de usuário. Quando você chegar ao painel de analíticas, será recebido com um resumo de 28 dias de métricas e destaques sobre a sua atividade por mês.

twitter analytics dashboard

Estão incluídas as seguintes métricas.

  • Tweets: o número de tweets que você postou na sua conta.
  • Impressões do Tweet: o número de pessoas que viram seus tweets.
  • Visitas de perfis: o número de pessoas que visitaram seu perfil.
  • Menções: o número de vezes que seu nome de usuário foi mencionado por outros perfis.
  • Seguidores: o número de seguidores em sua página do Twitter.
  • Tweets que levam a você: o número de tweets atribuídos a você em Cartões do Twitter com URLs.

Na guia Tweets , você verá um resumo de 28 dias de métricas sobre os Tweets que você compartilhou.

twitter analytics tweet activity

Estas métricas incluem o seguinte.

  • Taxa de participação: o número total de cliques, Retweets, favoritos e respostas que seus tweets receberam, dividido pelo número de impressões.
  • Cliques no link: o número de vezes que links em seus Tweets foram clicados. Isso inclui links para hashtags e outros usuários mencionados em seus Tweets.
  • Retweets: o número de vezes que seus Tweets foram retuitados por outros.
  • Favoritos: o número de vezes que seus Tweets foram favoritados por outros perfis.
  • Respostas: o número de vezes que as pessoas responderam aos seus Tweets.

Você pode clicar em qualquer Tweet nesta tela para ver as métricas mais detalhadas.

individual tweet metrics

Na guia Públicos, você receberá uma análise demográfica detalhada organizada por:

  • Estilo de vida
  • Comportamento do consumidor
  • Pegada de dispositivos móveis
twitter audience metrics

Para aqueles que preferem um resumo mais simples de suas analíticas do Twitter, o Sprout Social oferece um relatório mais básico. Em uma olhada rápida, você poderá ver todos as suas principais métricas, como impressões, engajamento, cliques em link e muito mais.

twitter analytics reporting

Você também pode ver dados demográficos.

sprout social audience demographics report

O Relatório de Monitoramento do Twitter oferece dados adicionais sobre conversas acontecendo a respeito da sua marca para que você possa medir sua cota de expressão.

twitter listening report

Analíticas do Instagram

instagram management gif

No início, as empresas tinham insights muito limitados sobre o desempenho dos seus posts no Instagram. Mas, com a introdução do Instagram Insights e das ferramentas de gerenciamento do Instagram do Sprout, você agora tem muitas informações úteis a sua disposição.

Se você conectar a sua conta do Instagram a uma Página do Facebook, poderá ter uma visão geral do desempenho de suas publicações e informações demográficas sobre seu público.

Para ver ainda mais dados, você pode usar o relatório de analíticas do Instagram do Sprout. Com este relatório, você pode ver o crescimento no desempenho de publicações e número de seguidores de perfis múltiplos em um único painel. Além disso, os relatórios estão prontos para apresentação caso você precise mostrá-los aos clientes ou outros membros da equipe.

Instagram analytics report

Além de analisar seus posts individuais, incluímos também o relatório de hashtags. Já que as hashtags são uma parte tão importante da sua estratégia de marketing do Instagram, você precisa acompanhar aquelas que têm o melhor desempenho.

instagram hashtag reporting

Entre o Instagram Insights e o Relatório de analíticas do Sprout, você tem muitos dados a serem usados para planejar novos conteúdos e perceber tendências do Instagram em suas publicações antigas.

Analíticas do LinkedIn

Quando você visita a página da sua empresa no LinkedIn, é possível clicar na guia Analíticas para descobrir mais sobre o desempenho de seu post e público. Primeiro, você verá métricas para posts individuais feitos pela sua Página de empresa.

linkedin company updates analytics

Estas métricas incluem o seguinte.

  • Impressões: o número de vezes que a atualização foi exibida para perfis do LinkedIn.
  • Cliques: o número de cliques em seu conteúdo, nome da empresa ou logotipo.
  • Interações: o número de curtidas, comentários e compartilhamentos em sua atualização.
  • Seguidores: o número de seguidores que você ganhou promovendo uma atualização.
  • Engajamento: o número de interações dividido pelo número de impressões.

Em seguida, você verá informações sobre seus seguidores e como fazer comparações com empresas semelhantes.

linkedin followers trend

Por fim, você verá métricas para suas visualizações de página, visitantes individuais e demografia dos visitantes. Use o menu suspenso para alternar entre cargo, indústria, tamanho da empresa e função.

linkedin visitors metrics

Para manter todas as métricas das redes sociais em um só lugar, você pode usar o Relatório de Páginas empresariais do LinkedIn do Sprout. Nossas analíticas permitem que você meça o desempenho de seus posts, obtenha dados demográficos sobre seu público e muito mais. Como em nossos outros relatórios, tudo está perfeitamente organizado em uma única página.

linkedin company page report

Analíticas do Pinterest

Se você tiver uma conta empresarial no Pinterest, poderá acessar as analíticas do Pinterest para aprender mais sobre sua atividade de perfil, público e Pins. Você vai começar na tela Visão geral, onde poderá ver as principais métricas para seu perfil, público, atividade de seu domínio e Pins mais populares.

pinterest metrics overview

Na seção Seu Perfil Pinterest, você encontrará métricas detalhadas sobre as impressões do seu perfil, o público diário e Pins. Você pode usar as guias na parte superior do relatório para ver os Pins principais com base no número de impressões, Repins, cliques e mais favoritados de todos os tempos.

pinterest impressions metrics

Na seção Seu público, você pode ver métricas sobre sua média de público mensal, média de engajamento mensal e demografias e interesses específicos.

pinterest metrics demographics

Em Atividade na sua seção de domínio, você pode ver a atividade de Pins do site que você verificou para a sua página utilizando o botão Pinar. Você pode usar as guias no topo para ver os principais Pins do seu domínio com base em impressões, repins, cliques e mais favoritados de todos os tempos.

pinterest metrics domain impressions

Google+ Insights

O Google + não oferece muitas métricas para suas páginas. Em seu painel principal, você encontrará uma visão geral de suas métricas mais importantes.

google plus metrics overview screenshot

Se você clicar em “Ver insights”, encontrará três seções de dados. A primeira é a seção Visibilidade.

google plus visibility metrics

Aqui, você verá o total de visualizações detalhado por:

  • Visualizações da página
  • Visualizações de posts
  • Visualizações de fotos

Na seção Engajamento, você encontrará métricas sobre os posts em sua página do Google +. Elas incluem ações totais, + 1, comentários e compartilhamentos. Abaixo das métricas detalhadas sobre os seus posts, você verá médias de ações pelo tipo de post.

google plus recent posts metrics

Na seção Público, você encontrará uma visão geral e rápida da demografia dos seguidores da sua página.

google plus metrics audience demographics screenshot

Métricas do Google Analytics

Agora que você sabe que tipo de métricas pode obter nas principais redes sociais, vamos analisar as métricas mais importantes para a sua empresa.

Usando os objetivos do Google Analytics, você pode aprender mais sobre as conversões em seu site, tais como:

  • Vendas de produtos
  • Principais envios
  • Inscrições por e-mail

Combine seus objetivos com os relatórios de redes sociais incorporados ao Google Analytics para saber quais redes sociais são melhores para a sua empresa.

Sob a seção Aquisição, você encontrará alguns relatórios úteis de redes sociais que mostram quais redes sociais atraem clientes e tráfego para seu site.

google analytics social value screenshot

Sob Referências das redes sociais, você encontrará uma análise mais detalhada das métricas a seguir, com base no tráfego de referência da rede social.

google analytics social referrals

Estas métricas incluem:

  • Sessões: os períodos de tempo que um usuário fica ativo em seu site.
  • Visualizações de página: instâncias de uma página sendo carregada (ou recarregada) em um navegador.
  • Média de duração da sessão: a média de duração das sessões em seu site.
  • Páginas / Sessão: o número médio de páginas vistas por sessão.

No relatório Conversões em redes sociais, você verá quais redes levam a conversões em seu site, juntamente com o valor em dólares. O valor do dólar só é visível se você configura sua meta do Google Analytics com um valor específico de dólar para conversão.

Analisar as estatísticas e métricas de desempenho nas redes sociais é importante para todas as empresas. Estes relatórios podem ajudá-lo a determinar onde concentrar sua energia em redes sociais específicas. Mais do que acompanhar seguidores e engajamento, eles lhe mostrarão quais redes realmente dão resultado.

Experimente o painel de analíticas das redes sociais do Sprout para reunir todas as suas métricas de redes sociais em um só lugar.