Com mais de 50 milhões de empresas no Facebook, a rede social se tornou um dos canais essenciais para melhor comercializar a sua marca. Apesar de várias marcas possuírem uma forte presença no Facebook, várias outras estão tentando começar com o pé direito.

Para ser bem sucedido na rede social, tudo começa com a sua página do Facebook. Se estiver procurando criar ou acabou de criar uma página do Facebook, existem passos importantes a seguir antes, a fim de garantir que ela tenha um público ativo e engajado.

Mas antes de chegarmos longe demais, vamos dar uma olhada no que realmente compõe uma página do Facebook:

O que define uma página do Facebook?

Uma página do Facebook é o destino completo para os clientes que buscam por você na rede social. Se você é um empreendedor ou empresa local, a sua página do Facebook deve funcionar, em essência, de forma semelhante ao site da sua empresa.

Aqui você pode fornecer informações de contato, horário da loja, chamadas para ação ligando as páginas de destino, conteúdo visual, eventos, atualizações e muito mais. Enquanto você provavelmente entende por que uma página do Facebook é importante, também é importante saber como construir uma do começo.

Como construir uma página do Facebook do começo

Construir uma página do Facebook começa pelo detalhamento do tipo de empresa que está apresentando. Se já tiver criado uma página do Facebook, fique à vontade para pular para a próxima seção.

Ir para Como desenvolver ainda mais a sua página no Facebook.

Para o resto de nós que está apenas começando, é preciso selecionar o tipo de página empresarial que estará sendo criada no site Criar uma página. Basta selecionar qual categoria melhor se enquadra ao seu tipo de marca.

Cada categoria tem uma longa lista de subcategorias exclusivas para melhor detalhar a sua marca. É importante saber que algumas categorias têm características específicas. Por exemplo, se desejar coletar comentários de clientes no Facebook, escolha a categoria Negócios locais ou Local. Por outro lado, se desejar check-ins, mas não comentários, selecione a categoria Empresa, organização ou instituição.

Após escolher a subcategoria, insira o nome da sua empresa ou marca e clique em “Começar”. Nesse momento,o Facebook solicitará a configuração de detalhes adicionais da sua página. Digite uma descrição da sua empresa, seu site, URL personalizado e uma foto de perfil.

  • Dica profissional: Mantenha seu URL personalizado curto e representativo a sua marca. Evite números, caracteres especiais e outras coisas dificultariam procurar sua empresa no Facebook.

Também é possível adicionar a sua página do Facebook à sua lista de favoritos (exibida no menu lateral esquerdo ao exibir seu Feed de notícias do Facebook), bem como escolher o seu público preferencial da página do Facebook.

A partir deste ponto, você pode começar a adicionar mais informações sobre a sua empresa. Como uma empresa, uma das piores coisas que você pode fazer é parar e deixar uma página do Facebook inacabada. Enquanto se pode achar que não é um problema deixar uma página abandonada ou parcialmente preenchida, isto realmente prejudica sua credibilidade.

Demonstre ao seu público a sua autenticidade e paixão, indo mais longe e siga estes passos para completar tudo em seu perfil:

1. Adicione fotos de perfil e de capa

Adicionar uma imagem a sua página do Facebook é fácil. Basta seguir os mesmos passos que você faria com a sua conta pessoal. No entanto, certifique-se de conhecer as especificações corretas e diretrizes de tamanho de imagens para as fotos de perfil e de capa.

Para garantir que possui as dimensões corretas, utilize a nossa ferramenta gratuita de redimensionamento de imagens de mídias sociais, a Landscape Com esta ferramenta, você pode facilmente redimensionar suas imagens para que elas se encaixem perfeitamente em cada rede social.

Não poste fotos de capa ou de perfil obscuras ou pixeladas. Use gratuitamente agora a Landscape.

2. Escolha uma chamada para ação

O Facebook permite a inclusão de um botão de chamada para ação na sua página comercial para conectar os visitantes ao seu site ou páginas de destino. Após clicar em “Adicionar botão,” selecione uma das opções do menu suspenso:

  • Reservar agora
  • Ligue agora
  • Fale conosco
  • Enviar uma mensagem
  • Usar aplicativo
  • Jogar
  • Comprar agora
  • Cadastre-se
  • Assistir ao vídeo
  • Enviar e-mail

Aqui também é possível inserir seu link direto e escolher se deseja direcionar os usuários ao seu aplicativo. Você tem a opção de configurar instruções de iOS e Android para direcionar os visitantes ao seu aplicativo ou site (dependendo de qual dispositivo eles estiverem usando).

  • Dica profissional: Sempre configure sua página do Facebook de forma compatível com dispositivos móveis. Certifique-se de que todos podem facilmente enviar um e-mail ou entrar em contato com você através de um smartphone ou tablet.

3. Atualize a sua seção Sobre

Uma das seções mais importantes da sua página do Facebook é a seção Sobre. Atualize esta área e certifique-se de adicionar o seu site (caso não tenha feito isso durante a criação), uma descrição, o horário de funcionamento (se necessário), endereço, número de telefone e e-mail.

Isso é o mínimo que você deve fazer em sua seção Sobre, mas certifique-se de que todos possam encontrar a maioria das informações sobre a sua empresa nesta seção, uma vez que ela será uma das áreas mais visitadas.

O Social Media Examiner realiza um excelente trabalho ao explicar detalhadamente seu modelo de negócios, formação e conquistas na seção Sobre. Confira seus concorrentes para ver como eles estão colocando essa informação juntas, se ainda estiver com dificuldade. Mas lembre-se de não copiar o estilo e redação exatos. Ser original nas redes sociais tem seus benefícios.

4. Edite as configurações da página

Em seguida, você vai querer editar as configurações da página. Certifique-se de que a visibilidade da sua página está configurada como Página Publicada antes de promovê-la. Aqui você também pode selecionar se deseja ou não que os usuários possam enviar mensagens privadas através do Messenger do Facebook.

Para a maioria das empresas, é recomendável permitir esta conexão, já que alguns usuários podem ser impedidos de fazer queixas públicas sobre a sua página do Facebook. Mantenha as linhas de comunicação sempre abertas, sempre que possível, em seus canais com o objetivo de parecer mais humanista.

Se houver outras páginas do Facebook que gostaria de conectar a sua nova página no Facebook, vá para a seção Destaques para adicioná-las. Caso deseje, nesta seção também é possível conectar o seu perfil pessoal como proprietário de uma página de destaque.

5. Comece a postar atualizações introdutórias

Conforme os usuários começam a visitar a sua página do Facebook, você deve ter uma boa introdução. Comece a planejar suas mensagens iniciais e obtenha curtidas de usuários em sua página para desenvolver mais conteúdo. Depois de fazer seus posts introdutórios, é hora de começar uma programação.

É recomendável postar no Facebook, pelo menos uma ou duas vezes por dia, a fim de manter sua página ativa. Você pode facilmente programar o seu conteúdo com as ferramentas de publicação do Sprout Social. Aqui, é possível agendar várias mensagens do Facebook para a semana para que você possa obter o seu planejamento de conteúdo realizado de uma forma mais oportuna.

Lembre-se sempre de manter a sua página do Facebook ativa. A última coisa que você quer parecer é que você já abandonou o navio. As pessoas querem entrar em contato com a sua marca nas mídias sociais, então certifique-se de que o Facebook está atualizado e publique continuamente novos conteúdos.

Como desenvolver ainda mais a sua página no Facebook

Agora que você sabe os passos iniciais para configurar a página do Facebook, é preciso saber como promovê-la de forma eficaz. A sua página do Facebook pode ser uma importante fonte para os novos clientes conhecerem sobre a sua empresa pela primeira vez ou para obterem mais informações sobre ela.

Conhecer como comercializar a sua página do Facebook lhe tornará mais presente aos olhos do seu público. No entanto, é preciso conhecer o básico para desenvolver um público e mantê-lo por perto.

Para ser realmente bem sucedido no Facebook, aqui estão algumas dicas para desenvolver ainda mais a sua página e aumentar a sua presença:

Defina metas para o seu público no Facebook

Aumentar o seu público no Facebook não é tarefa fácil. Embora leve somente um segundo para que curtir uma página, levar as pessoas a confiar em sua marca é outra história. É por isso que você precisa ter uma meta implantada para desenvolver o seu público.

Uma das melhores maneiras de levar as pessoas a seguir ou curtir a sua página é por ser um recurso confiável de conteúdo. De acordo com o Índice do terceiro trimestre de 2016 do Sprout Social, 86% dos usuários querem seguir, e realmente seguem, as marcas nas mídias sociais.

Por outro lado, o mesmo relatório constatou que 57% dos usuários ficam irritados quando uma marca é demasiadamente promocional nas mídias sociais. Isto significa que você tem que encontrar um equilíbrio com o seu público. Para começar, colocar de três a cinco peças de conteúdo no Facebook antes de começar a adicionar pessoas.

Você não quer que os novos usuários cheguem a um espaço parcialmente preenchido, que será fácil de ser abandonado. Em vez disso, com um começo saudável de conteúdo, será possível demonstrar às pessoas que você já começou com o conteúdo.

Mas como aumentar o seu público?

Quando você tem uma página do Facebook repleta de conteúdo, imagens e outras mídias, comece a convidar as pessoas que você conhece. Convide colegas de trabalho, colegas antigos e até mesmo seus próprios amigos do Facebook para começar a seguir você.

Em seguida, você vai querer seguir os especialistas de sua área de atuação. Basta pesquisar tópicos sobre o seu setor e selecionar “Pessoas” para ver quem são líderes inovadores e especialistas. Não hesite com quem você está pedindo para curtir a sua página. Envie convites do Facebook a todos os especialistas em sua área. Assim, é mais do que provável obter uma boa quantidade de pessoas lhe seguindo de volta.

Depois de começar a adicionar os líderes do setor, outros começarão a seguir quem eles seguem. Está é uma forma para começar a desenvolver o seu público. Procure estabelecer metas de quantos novos seguidores você deseja obter em sua primeira semana, primeiro mês e no primeiro trimestre. Estabeleça as metas e certifique-se de cumpri-las. Se continuar a publicar um conteúdo excelente, o público só aumentará.

Interaja de forma ativa com o seu público

Você sabia que cerca de 89% das mensagens sociais enviadas para as marcas são ignoradas? Para completar isso, uma em cada três pessoas afirma que vai para um concorrente, se não receber uma resposta de sua marca nas mídias sociais.

Isso pode ser difícil de engolir para algumas marcas, mas a necessidade de engajamento é real. Você precisa estar presente nas redes sociais e estar disposto a interagir. Isso não significa que você tem que responder a todas as perguntas postadas em sua linha do tempo.

Mas há a necessidade de filtrar as respostas e saber quando é importante interagir com o seu público. Felizmente, o Sprout Social possui ferramentas de engajamento em mídias sociais para acompanhar, monitorar e ajudá-lo a interagir com seu público.

Não deixe mensagens importantes escaparem de você e, assim, correr o risco de perder negócios. Interaja ativamente com o público, mesmo se eles não estejam chegando a você. Ao começar a sua página do Facebook, ela pode permanecer quieta por algumas semanas. No entanto, você pode fazer mais para encontrar pessoas falando sobre sua marca ou seu setor.

Envolva-se nas discussões e seja ativo no seu setor. Os clientes verão e respeitarão esse esforço da sua marca.

Planeje o seu conteúdo do Facebook

Conforme mencionado anteriormente, é preciso planejar seus posts iniciais do Facebook para levar as pessoas a interagir com sua página empresarial. Um perfil vazio na mídia social é triste e empurrará imediatamente os novos usuários para longe da sua página no Facebook.

Entretanto, é preciso ir além das primeiras três a cinco peças de conteúdo e começar a planejar o seu conteúdo durante semanas e meses de uma vez. Comece a desenvolver as ideias de conteúdo antes, assim você terá uma abundância de posts para o futuro. Para começar, tente postar conteúdos como:

  • Concursos do Facebook: os concursos são uma ótima maneira para ajudar a desenvolver o seu público do zero e para promover a sua marca. No entanto, evite oferecer produtos ou serviços que não têm nada a ver com o seu setor. Caso contrário, haverá um forte engajamento imediato, mas nada durável.
  • Atualizações em vídeo: com um recurso de vídeo no Facebook, é possível oferecer aos clientes que chegam ao seu site uma peça de conteúdo visual altamente envolvente a ser descoberta. Mesmo se não contar com uma equipe de vídeo robusta dentro da sua empresa, é possível seguir alguns passos simples para obter conteúdos de vídeo de mídias sociais para o seu público.
  • Conteúdo gerado pelo usuário: esse conteúdo é perfeito para as empresas que estão começando no Facebook. Peça aos usuários que forneçam conteúdos que eles acreditam que se encaixam perfeitamente na sua página. Assim, você não apenas leva o seu público para a sua página, mas também cria confiança e influencia relações com os outros.
  • Posts com fotos do Facebook: Um estudo da eMarketer descobriu que posts no Facebook que acompanham uma imagem levam a 75% mais de engajamento em comparação a posts padrão somente com texto. Os feeds do Facebook são repletos de efeitos visuais, assim, garanta que seus posts se destaquem entre os demais.

Quantifique seus esforços do Facebook

Depois de configurar totalmente a sua página do Facebook e criar um conteúdo atraente, você pode se perguntar como seus esforços foram recompensados. Ao usar as ferramentas de analítica do Facebook, é possível medir a eficácia de seu conteúdo, engajamento e quantos seguidores você ganhou com o tempo.

Medir o seu Facebook é fundamental para saber o que funciona e o que não funciona. Não é tão simples como ver mais 10 curtidas em um post que em outro conteúdo. Em vez disso, você deve ir mais fundo na sua analítica do Facebook. Com o Sprout, você pode ver métricas como:

  • Engajamento do post
  • Curtidas orgânicas
  • Descurtidas
  • Links clicados
  • Impressões da página
  • Desempenho de vídeo

Enquanto isso é apenas uma amostra das métricas que você pode acompanhar com o Sprout, ter estes dados lhe permite reconfigurar e reestruturar sua estratégia de marketing do Facebook. Tudo começa com uma página do Facebook bem sucedida, e ter uma analítica para apoiar a sua tomada de decisão pode ajudar a melhorar os seus esforços.

Comece a promover a sua página no Facebook

Agora que você tem alguns insights sobre como fazer uma página, o conteúdo que você precisa e como medir seus esforços, você tem que começar! As páginas do Facebook exigem um pouco de esforço, mas ter ferramentas robustas de terceiros, como o Sprout, pode ajudar a simplificar seus esforços.

Conte para nós nos comentários abaixo o que você pensa que entra em uma excelente página empresarial!