Com 1,79 bilhão de usuários ativos mensalmente no Facebook conectados no terceiro trimestre de 2016, talvez você considere a rede um tesouro de novos clientes.

Neste guia abrangente, vamos orientá-lo sobre os princípios do Facebook e daremos exemplos de marcas nas quais você pode se inspirar.

Confira a página atual do seu Facebook

Um dos primeiros passos para dominar o marketing no Facebook é ter a garantia de que você está tirando proveito de todos os recursos do Facebook.

Se você só está começando a criar uma Página no Facebook para sua empresa, dê uma conferida em nosso guia de configurações.

Se tem já tem uma Página, separe um tempo para realizar uma auditoria de 10 minutos sobre ela. O importante é lembrar que, quando se realiza uma auditoria, você precisa escrever as suas observações. Não pare e corrija itens que você vê que estão errados. Anote e siga em frente.

Utilize os relatórios para Facebook oferecidos pelo Sprout e veja quais posts estão se saindo melhor, sua taxa de engajamento de posts e a frequência das postagens.

Defina um intervalo de datas personalizado, como os últimos seis meses, para simplificar o seu processo de auditoria.

Itens importantes a observar:

  • Posts: Escreva a frequência de publicações, variedade e qual tipo de post está recebendo mais engajamento.
  • Apelo visual: A foto de capa e a foto do perfil refletem a marca? As fotos e vídeos que você compartilha estão relacionadas com a marca?
  • Quem somos: A seção Quem Somos foi totalmente preenchida? Você incluiu informações importantes, como o número de um telefone? Possui prêmios ou marcos que poderiam ser importantes para o seu público-alvo?
  • Botão de Chamada à Ação: O que você deseja que as pessoas façam agora? O seu objetivo final para o Facebook seria estimular novas inscrições de boletins informativos? O seu botão CTA é uma assinatura de boletim informativo?
  • Analítica atual: Quantos fãs você tem? Qual é a taxa de engajamento do seu público-alvo?

Integre seus serviços

Há uma variedade de serviços que fazem parceria com o Facebook para criar uma experiência integrada. Por exemplo, se você possui um restaurante, poderia considerar a integração de seu sistema de reservas on-line com o Facebook.

A ideia é fazer com que o cliente não saia da sua Página para buscar informações em outro lugar.

Configure a loja

O recurso Loja do Facebook permite que os clientes comprem diretamente pela sua Página no Facebook. Esse recurso ainda está em fase de lançamento para as Páginas e para residentes de fora dos EUA. Se você utiliza o Shopify, a integração é bastante tranquila e pode ser concluída com um simples clique de botão.

Vantagem: Depois que você carrega os produtos, estará apto a etiquetá-los em seu Post do Facebook.

Adicione suas outras redes sociais

Usando um serviço como o WooBox, você pode adicionar seus fluxos de rede sociais como guias em sua Página. o Sill em Nova York possui muitas de suas redes sociais estabelecidas como guias: Instagram, Twitter e Pinterest.

Vantagem: Quem estiver ativo nas redes sociais pode facilmente clicar para seguir você pela sua Página em vez de acessar manualmente outro aplicativo.

Assinaturas de boletins informativos

Se o seu boletim informativo faz parte da sua estratégia de marketing digital, você deve oferecer ao seus fãs uma maneira de se inscrever diretamente de sua página. Temos algumas opções. Você pode alterar o botão de Chamada à Ação (CTA) da Página para “Assinatura” e redirecioná-lo à página de assinatura do seu boletim informativo. Ou você pode ver se o serviço de boletim informativo oferece uma integração com o Facebook.

Serviços de correio populares como o Constant Contact e o MailChimp oferecem integrações. A Charm City Cakes adicionou uma guia à sua Página acompanhada de um simples “Participe da Minha Lista”.

Vantagem: Você fornece outra forma para os fãs entrarem em contato com você.

Mostre seu cardápio

Para restaurantes, bares e cafés, exibir informações do cardápio pode ser útil a seus novos clientes. Se você selecionar Empresas locais ou Restaurante/café na seção de categorias da sua página, você tem a opção de adicionar um cardápio.

A Absinthe Brasserie & Bar incorpora seu cardápio de forma natural à sua Página do Facebook.

Advantage: Os clientes estão concedendo acesso prontamente a informações que talvez já tenham pesquisado.

Descubra sua estratégia de conteúdo

O jeito mais fácil de estabelecer e analisar sua estratégia de conteúdo é colocar tudo na ponta do lápis. Use a auditoria de antes para anotar o que está funcionando para a sua Página e o que não está.

Crie sua própria voz

Sua voz on-line é uma extensão da sua marca. A voz da empresa deve “falar” ao público-alvo. Por exemplo, não use um monte de gíria se você tem um público mais internacional; caso contrário, você corre o risco de aliená-los.

O Índice do 3º trim./2016 do Sprout Social mostrou que 71% dos consumidores deixaram de seguir uma determinada marca por se sentirem constrangidos.

Os principais componentes para compor uma voz são:

  • Traços de personalidade: Você é sério ou engraçado? É sarcástico ou irônico?
  • Frases comuns: Você usa frases da marca? Talvez a sua marca venda pranchas de snowboard para atletas profissionais e você pode usar termos da indústria sem ter que explicá-los.

Neste ano, a Wendy’s criou manchetes respondendo ousadamente aos tweet dos clientes

E se você navegar até a Página do Facebook deles, verá que a personalidade continua a mesma.

Vantagem: Documentar sua voz lhe ajuda a decidir se um determinado post é o “certo” para a sua empresa. Você já não vai precisar ficar repensando. Se tem várias pessoas em sua equipe social, você pode treiná-las sobre a voz da empresa e, depois, utilizar o nosso prático sistema de aprovação de mensagens para garantir que estão no caminho certo.

Crie as diretrizes de sua imagem

A voz e o apelo visual andam de mãos dadas na sua estratégia digital. Quando você acessa a Página de uma empresa no Facebook, o bem mais digital é a foto de capa.

  • A foto de capa transmite os valores, a missão e os objetivos da sua marca?
  • Se há um CTA, a legenda informa como a ação deve ser tomada?
  • Ela combina naturalmente com outras fotos que a sua empresa postou?

Se você acha que suas imagens precisam ser redimensionadas, use uma ferramenta prática e gratuita, a Landscape, para redimensionar facilmente imagens nas redes sociais.

A Página da Soma Water no Facebook mostra claramente uma atitude minimalista, neutra e simples que vai de encontro com os valores da empresa.

Vantagem: Quando você tem diretrizes de imagem claras, seus clientes podem identificar sua empresa nas suas fotos e vídeos. Pense em grandes empresas como Kate Spade e Nike e em como você pode reconhecer as imagens delas pelo logotipo.

Decida quando postar

Descobrimos que o melhor horário para postar no Facebook é mais ou menos às 13h das quintas-feiras. Após definir uma frequência e horários ideals, utilize um produto de agendamento como o Sprou para facilmente encaixar seus posts durante a semana.

Vantagem: Postar de forma consistente permite que seu público-alvo se acostume com a frequência.

Identifique os tipos de post que você deseja usar no Facebook

Há seis tipos principais de Posts no Facebook, e cada um deles tem uma vantagem própria.

Nossos Relatórios do Facebook podem analisar quais tipos de posts funcionam melhor para a sua marca. Experimente o free período de avaliação gratuita para colocar sua Página Corporativa do Facebook no caminho do sucesso.

1. Status

Visto mais comumente pelos seus amigos do que pelas Páginas, o status formulado de forma poderá transmitir facilmente falhas de status do site ou atualizações de notícias rápidas.

2. Link

Use links para compartilhar posts do blog, notícias ou até produtos.

Quase todas as partes dos posts vinculados podem ser editadas:

  • Título
  • Corpo
  • Imagem
  • E se você tiver um post carrossel, pode incorporar diversos links em um único post

3. Vídeo

Os posts de vídeo carregados diretamente no Facebook estão ganhando espaço. Em janeiro de 2016, o Facebook anunciou ter atingido a marca de 100 milhões de vídeos visualizados em um dia na sua rede.

Assim como no YouTube, você pode criar playlists que seus fãs podem acessar facilmente.

E se você estiver com coragem, use o Facebook Live para se conectar mais diretamente com seu público-alvo.

4. Foto

Curta vídeos, fotos ainda são a forma popular de chamar a atenção do seu público. Você pode incorporá-los como parte do seu post ou adicioná-los a um álbum.

5. Produtos

Se você criou uma Loja no Facebook, você terá a opção de adicionar produtos em seus posts. Isso pode ser bem útil quando você deseja identificar os produtos de forma sutil.

6. Aja: assinatura, obtenha mensagens

Mais popularmente usado em conjunto com a publicidade, esses posts CTA incentivam seus fãs a agirem imediatamente. Esses tipos de mensagens devem ser usadas com moderação, uma vez que são considerados mais material de marketing padrão do que uma forma de iniciar uma conversa.

Determine sua estratégia de engajamento

Assim como na criação de sua estratégia de conteúdo, a forma como você responde a comentários e perguntas é outra parte vital de seu marketing no Facebook.

  • Como você responderá ao post de um cliente irritado?
  • Como você responderá de forma rápida?

Ouvir

O primeiro passo para conhecer seu público-alvo um pouco melhor é ouvi-lo. Nossa Inbox Inteligente pode compilar em um só lugar todos os posts etiquetados com suas hashtags da marca. Assim, fica mais fácil para você intervir quando for necessário.

Respostas

Além do número de mensagens que exigem resposta ter subido 18%, as marcas ainda respondem a apenas 11% delas.

Atendimento ao cliente de rede social

O Facebook oferece o Messenger como uma solução fácil de atendimento ao cliente. Quando 34,5% dos clientes escolhem a rede social como forma de se comunicar com empresas, é importante estabelecer uma solução de serviço.

Isso também inclui responder e ler os comentários. As análises da Crema são exibidas com destaque na Página da Empresa, permitindo que os visitantes vejam o que os outros gostaram.

Comece a usar a propaganda no Facebook

A Propaganda para Facebook baseia-se em três tipos de objetivos: conscientização, consideração e conversão. Dependendo dos seus objetivos para esta rede, incorporar anúncios à sua estratégia de marketing no Facebook pode ser bastante útil. Dividimos três tipos comuns de anúncios em níveis.

Para configurar um anúncio, siga para o Gerenciador de Anúncios do Facebook.

Dica profissional: Salve seu público personalizado. Você não precisa de um anúncio para criar um público. Criar públicos personalizados que incluam demografia e segmentação de interesses poupará tempo lá na frente quando você estiver criando anúncios.

1. Iniciante: Promova seus posts

Para contornar o cronograma algorítmico do Facebook, as páginas usam o recurso de publicidade Promover Post para aumentar a visibilidade da marca. Alguns promovem para o público atual da sua página, enquanto outros promovem para os os assinantes de boletim informativo.

Promover um post pode acontecer facilmente pelo próprio post ou pelo Gerenciador de Anúncios.

2. Intermediário: Colete leads

Digamos que o seu maior objetivo para o Facebook seja aumentar o número de assinantes de e-mail que você tem. Esses posts CTA têm um prático botão que irá monitorar os cliques. Você pode ser cobrado por cada clique, por impressões ou qualquer outra métrica disponível.

3. Avançado: Aumente a conversão

Adicionar um pixel do Facebook ao seu site pode ajudá-lo a monitorar conversões em produtos compráveis. Isso também lhe permite redirecionar os visitantes do site no Facebook, expondo seu anúncio para as pessoas com maior probabilidade de clicar nele.

Dica profissional: Se você vir um anúncio que gostaria de ter no seu feed, pode usar o menu suspenso para criar um anúncio semelhante.

Analise suas estratégias

Você criou sua estratégia e a executou. Agora é hora de analisá-la.

Fique de olho na concorrência

Use o recurso Páginas a Vigiar para ficar de olho nos concorrentes da indústria.

Nosso Relatório Concorrentes do Facebook discrimina o desempenho dos seus concorrentes em um período de tempo personalizado. Você poderá controlar a forma como compara com outras páginas quanto a mensagens enviadas e recebidas, tipos de posts e engajamentos por post.

Analise sua analítica geral

Nosso Relatório Páginas do Facebook fornece gráficos prontos para apresentações sobre estatísticas importantes. Se você definir uma meta para aumentar seu engajamento de posts ao longo do tempo, poderá facilmente saber se atingiu a meta.

Use nosso prático Relatório de Engajamento para entender quão rápido você está respondendo aos clientes e quantas mensagens você pode estar perdendo.

Fazer marketing no Facebook pode ser desafiador. Esteja a par da atualizações mais recentes lendo nosso blog. Se você acha que gerenciar mensagens é cansativo, aproveite nosso período de avaliação gratuita de 30 dias para ver se podemos ajudar a diminuir a carga.