Com mais de 1,04 bilhão de usuários diários e 40% das pequenas empresas dos EUA, o Facebook é uma importante peça do quebra-cabeça de marketing nas redes sociais da maioria das empresas. Durante muito tempo, as marcas tiveram muito sucesso no Facebook e conseguiram alcançar seu público-alvo com muita facilidade. Acima de tudo, conseguiam fazê-lo de forma orgânica (sem uso de anúncios pagos). Mas tudo mudou entre 2014 e 2015, quando os posts das páginas das empresas começaram a ter um alcance bem menos orgânico.

Após a mudança, empresários e comerciantes ficaram confusos, frustrados e perdidos. O que antes era um enorme gerador de tráfego e ferramenta de branding agora parecia uma plataforma pay-to-play.

Como a queda no alcance orgânico afetou o engajamento no Facebook

Um dos fatores que determina o que aparece no feed de notícias de um usuário do Facebook é o engajamento que o post recebe. Quando um post tem muitos comentários, compartilhamentos e curtidas, isso indica para o Facebook que os usuários que curtiram essa página provavelmente estariam interessados naquele conteúdo. Assim, maiores são as chances desse post aparecer no feed de notícias de um fã.

O problema é que é mais difícil ganhar essas curtidas, comentários e compartilhamentos quando seus posts não estão sendo vistos por grande parte do seu público. É como um círculo vicioso. Você precisa do engajamento para aparecer no feed de notícias dos seus fãs, mas precisa aparecer no feed de notícias para ter engajamento.

Felizmente, ainda há maneiras de atingir seu público e aumentar o seu engajamento no Facebook, apesar das alterações no feed de notícias. Tente usar as 10 táticas apresentadas aqui para começar a receber mais curtidas, comentários, cliques e compartilhamentos nos seus posts do Facebook.

1. Poste na hora certa (dica: não quando você acha que deve)

O alcance orgânico pode ter sido reduzido, mas ele não acabou. Um dos motivos para o Facebook ter mudado a forma como o conteúdo é exibido no feed de notícias é a crescente quantidade de conteúdo publicado. Como mais marcas e pessoas aderiram ao Facebook, o número de posts também subiu. E isso gera muita concorrência.

O segredo é postar quando o engajamento está no nível mais alto, não necessariamente quando a maioria dos usuários está conectada. Embora a maioria das pessoas consulte o Facebook durante o dia, o engajamento maior acontece à noite. O Buzzsumo apontou que os posts publicados entre 22h e meia-noite (hora local) recebem mais engajamento.

Como podemos ver, o horário de pico de post é por volta das 11h. No entanto, também é quando o engajamento é mais baixo, provavelmente porque os feeds de notícias ficam repletos de posts novos que, simplesmente, passam batidos. Mas à noite, a quantidade de posts é menor, por isso os usuários têm mais tempo para interagir com cada post.

Para aumentar a eficiência, uma boa ideia é agendar seus posts do Facebook com antecedência. Teste diferentes horários entre os horários de mais engajamento e descubra o que funciona melhor para sua empresa.

2. Compartilhe o conteúdo que seus fãs querem ver, não o que você quer que eles vejam

Se quiser que as pessoas interajam com seus posts no Facebook, você precisa compartilhar o conteúdo que elas querem ver. Muitas vezes, as empresas acham que só porque estão em um determinado setor, todo o conteúdo deve estar diretamente relacionado com esse campo. Por exemplo, uma lanchonete pode se limitar a postar conteúdo sobre lanches, ofertas e notícias da empresa. O problema é que a maioria das pessoas não quer ler sobre lanches todos os dias, por isso elas são menos propensas a interagirem com seus posts no Facebook.

Para equilibrar, amplie o tipo de conteúdo que você compartilha. Uma lanchonete poderia postar receitas, dicas de nutrição e outros conteúdos não relacionados necessariamente com sanduíches, mas nada tão fora da área. Não faria muito sentido uma lanchonete postar sobre marketing on-line.

3. Analise seus posts que perderam engajamento no passado

Para que reinventar a roda? Às vezes, a melhor maneira de obter mais engajamento no Facebook é publicar mais do mesmo tipo de conteúdo com o qual você já teve sucesso. É possível encontrar os posts com mais engajamento utilizando os Relatórios do Facebook oferecidos pelo Sprout.

Após identificar o conteúdo de mais forte desempenho, você só precisa começar a produzir outros semelhantes a ele.

4. Use fotos da vida real

Mesmo dizendo que estamos cansados de ver as pessoas postando fotos toda vez que vão ao Starbucks, a verdade é que continuamos olhando essas fotos. No Facebook, as fotos são o tipo mais envolvente de conteúdo que se pode compartilhar. Segundo informa a Social Media Examiner, as fotos aparecem em 75% dos posts no Facebook e respondem por 87% do conteúdo compartilhado na plataforma.

Quando observamos a maioria das páginas de negócios, vemos muitas imagens genéricas em vez de imagens originais. Em vez de depender de fotos genéricas, utilize o telefone ou uma câmera para tirar fotos reais. Os posts que contêm fotos originais passam uma imagem mais pessoal e orgânica.

Outra grande dica para adicionar mais fotos é enviar suas fotos do Instagram para o Facebook. Acesse suas configurações no Instagram e conecte sua conta do Facebook. Ao tirar uma foto, basta tocar no ícone do Facebook para compartilhar automaticamente suas fotos.

5. Responda às pessoas

Você se esforça bastante para que as pessoas interajam com seus posts. Mas quando uma pessoa realmente gasta tempo para deixar um comentário, você a ignora? Não basta fazer um post e partir para o próximo. É preciso verificar os comentários durante todo o dia para responder o mais brevemente possível. Quanto mais esperar, menor a probabilidade de a conversa continuar.

Certamente você receberá troladas ocasionais de pessoas que só postam um comentário para ganhar atenção. Mas a maioria das pessoas que deixa comentários em seus posts o faz por que o que você postou repercutiu. Faça com que se sintam ouvidas e apreciadas e elas estarão mais dispostas a se engajarem nos seus próximos posts.

6. Crie posts de blog especificamente para o Facebook (conteúdo que valha a pena compartilhar

Embora as fotos tirem máximo proveito do engajamento no Facebook, os links têm mais alcance. Para se beneficiar – e para trazer mais tráfego ao seu site pelo Facebook –, comece a criar conteúdo no blog de sua empresa que seja voltado especificamente para o Facebook.

Se você já tem uma página bem ativa no Facebook e que tem um bom engajamento, pode recorrer à técnica mencionada na segunda dica. Basta analisar os links mais envolventes que você compartilhou, e criar conteúdo próprio semelhante.

No entanto, se está começando do zero ou não tem dados suficientes a partir de sua própria página do Facebook para ver o que o seu público gosta mais, temos outra opção:

Faça uma busca no BuzzSumo por palavras-chave sobre as quais você gostaria de escrever e analise o conteúdo sobre o tema que foi muito compartilhado no Facebook. Você pode até analisar o URL de um dos seus concorrentes e ver quais páginas do site deles têm o maior número de compartilhamentos no Facebook.

Em geral, posts e artigos de lista que despertem a curiosidade apresentam um bom desempenho no Facebook. No exemplo acima, o post com o maior número de compartilhamentos é um post de lista. O que está abaixo desse desperta a curiosidade porque você quer saber como alguém poderia fazer a compra da semana por apenas US$ 50,00 no supermercado Whole Foods.

Uma boa dica é pensar em um tema ou título que chamaria a atenção do seu leitor se estivesse em uma capa de revista enquanto ele espera na fila do supermercado. Se passar nesse teste, você está no caminho certo.

Por último, inclua uma foto chamativa com tamanho próprio para o Facebook. Com a mais nova ferramenta do Sprout Social, Landscape é fácil recortar, redimensionar e dimensionar todas as suas fotos do Facebook para que se encaixem perfeitamente na página.

7. Convide as pessoas a interagirem

Se você está em busca de maior engajamento no Facebook, deixe claro dentro do seu conteúdo que você deseja que os usuários curtam e compartilhem o seu post. Tente adquirir o hábito de encerrar cada post com algum tipo de convite à ação. Isso não fará todo mundo clicar em compartilhar no Facebook, mas é um bom lembrete.

Pense nisso: as pessoas são bombardeadas diariamente por conteúdo nas redes sociais, blogs, televisão, podcasts e qualquer outra plataforma que se possa imaginar. Estamos em um estado de sobrecarga de conteúdo.

Com todo esse conteúdo, a maioria das pessoas não tem o tempo ou desejo para terminar de ler um artigo. Em média, uma pessoa lerá de 20% a 28% das palavras do seu post.

Pode-se presumir que aqueles poucos e fiéis leitores que gastaram tempo lendo todo o seu post estão engajados e interessados no conteúdo. Esse é o melhor momento para pedir ação da parte deles.

8. Use vídeos no Facebook

Que o YouTube nos desculpe, mas mesmo sendo a segunda maior rede social, o canal não serve muito para marketing no Facebook. Depois da inegável aceitação de conteúdo em vídeo, o Facebook decidiu dedicar grande quantidade de tempo e recursos em sua própria plataforma de vídeo nativo. Por isso, o Facebook tende a favorecer uploads de vídeos feitos diretamente na plataforma deles em vez de vídeos incorporados do YouTube e outros sites de vídeo.

Em um estudo sobre o engajamento de vídeos nativos do Facebook em comparação a vídeos do YouTube publicados no Facebook, o vencedor foi óbvio. Os vídeos nativos do Facebook receberam:

  • Duas vezes mais comentários
  • Três vezes mais compartilhamentos
  • Sete vezes mais comentários
  • Alcance duas vezes maior

Se você ainda não está usando os vídeos do Facebook ou não está vendo muito progresso, leia este artigo.

9. Encurte os posts

Não transforme a página do Facebook no blog da empresa. As pessoas não acessam o Facebook para ler textos longos. Seus posts devem ser curtos e agradáveis.

Os posts do Facebook com 0 a 50 caracteres recebem mais engajamento. Quanto mais caracteres além disso, menor o engajamento previsto.

Para reduzir o tamanho dos seus posts no Facebook, elimine detalhes ou informações desnecessárias. Trate seus posts como manchetes. Use-os para ganhar as pessoas e seduzi-las a clicar no seu site para ler a história completa.

10. Crie uma estratégia de engajamento no Facebook

Por último, mas não menos importante: se quiser começar a receber mais atenção, você precisa ter uma estratégia de engajamento para o Facebook. Postar de forma descontrolada, cruzar os dedos e torcer que alguém deixe um comentário ou compartilhe o seu post não é uma ação eficaz nem eficiente.

Descreva o que você deseja publicar, quando publicará e os passos a serem seguidos para obter mais engajamento.

Baixo, mas não zero

O alcance orgânico no Facebook pode estar baixo, mas isso não significa que você deve tirar a plataforma de rede social dos seus planos. Ainda há mais de um bilhão de pessoas que acessam o site todo dia, o que lhe dá muitas oportunidades de atingir seu público-alvo e clientes em potencial.

Tenha as ferramentas de gestão do Facebook e, depois, coloque estas 10 táticas em ação para estimular o engajamento no Facebook e aumentar seu alcance.