As hashtags são muito mais do que uma forma de deixar os tweets e os posts do Instagram mais convidativos. Provavelmente, já viu uma parte considerável de hashtags aleatórias jogada na final de tweets e legendas do Instagram que não parecem servir para nenhum propósito real. Entretanto, quando usadas corretamente, as hashtags podem ser uma das maneiras mais eficazes para controlar campanhas de marketing em redes sociais, influência da marca e muito mais.

Quando se trata de acompanhar hashtags, várias empresas estão no escuro. Qual hashtag usar? Como dizer que está usando a hashtag? Onde ir para acompanhar tudo? Para que se precisa mesmo das hashtags?

Não se preocupe, nós cobrimos tudo isso. Vamos detalhar tudo o que você precisa saber sobre o acompanhamento de hashtags e mostraremos cinco técnicas fáceis de usar para que você possa começar a implementá-las na sua próxima campanha de marketing em redes sociais.

Recursos do Sprout mencionados neste artigo:

O objetivo das hashtags

Vamos começar com o básico. Em seu nível mais fundamental, as hashtags são uma forma de organizar o conteúdo nas redes sociais. Ao clicar em uma hashtag no Twitter ou Instagram, você é levado a uma lista de outras mensagens que possuem a mesma hashtag. Por exemplo, o post do Instagram abaixo da Wahl Professional usa a hashtag #wahl na legenda.

Se clicar em #wahl, você verá todos os últimos posts que contêm essa hashtag.

wahl hashtag

Falando da Wahl, descubra como ela utilizou o Sprout Social para acompanhar hashtags e aumentou o engajamento em 4.307%.

Descrevemos o porquê os profissionais de marketing devem se preocupam com as hashtags, e por que é necessário monitorá-las. Os seus esforços de marketing em redes sociais devem ter um propósito. Seja para direcionar o tráfego para o seu blog, divulgar a notícia de um novo produto ou apenas para trazer reconhecimento a sua marca. Incluir hashtags às suas mensagens das redes sociais oferece uma maneira de conectar posts específicos a uma determinada campanha.

Vamos supor que você está tentando criar alguma expectativa em torno de um novo produto que está prestes a lançar. Em vez de enviar posts nas redes sociais que apenas mencionam o nome do produto, você pode criar uma hashtag exclusiva para monitorar todas as conversas em relação ao lançamento.

Para dar um exemplo específico, vamos considerar a Netflix mostrando a série “Series of Unfortunate Events” (Desventuras em Série). A fim de promover a série, a Netflix usou a hashtag #ASOUE.

Os espectadores começaram a usar essa hashtag para falar sobre a série, o que permitiu que a Netflix monitorasse todas as conversas acontecendo na redes sociais.

O acompanhamento da hashtag proporciona à Netflix a capacidade de observar o quão popular a série é, bem como oferece oportunidades para interagir com os clientes.

Também é possível acompanhar uma versão de importância sem a hashtag por meio do uso de palavras-chave da marca. Mas a hashtag oferece uma maneira fácil de separar todas as suas diferentes campanhas e obter uma visão rápida sobre as conversas.

Vamos dar alguns exemplos e ideias de como as hashtags podem ser utilizadas para acompanhar todos os tipos de campanhas de marketing de redes sociais.

Escolha a hashtag correta

A primeira coisa que você vai querer fazer é decidir qual hashtag pretende utilizar. Idealmente, cada campanha que lançar deve usar um hashtag exclusiva para que você possa acompanhar todas as conversas em relação a um projeto ou objetivo específico.

Superficialmente, escolher uma hashtag pode parecer um conceito simples. Entretanto, a fim de dar às suas hashtags mais visibilidade, tenha em mente essas dicas:

Discover and Track Hashtags CTA

Faça uma busca da hashtag

Se estiver tentando progredir com ideias sobre hashtags, faça uma pesquisa rápida sobre a hashtag na rede social que estiver usando. Procure palavras-chave relacionadas com o tema da sua campanha e observe o que aparece. Isto pode ajudar a estimular a sua criatividade e proporcionar algumas grandes ideias para suas próprias hashtags. Você também pode utilizar o Sprout Social como uma ferramenta de pesquisa de hashtag.

hashtag search

Com um pouco de esforço, é possível encontrar hashtags que você nunca nem sequer imaginou.

Mantenha-as curtas

As hashtags longas são difíceis de memorizar, o que abre margem para que as pessoas cometam erros ao digitá-las. Se você estiver usando hashtags no Twitter, lembre-se que os usuários somente tem 140 caracteres. Você quer deixar espaço para que as pessoas tweetem uma mensagem completa, além da sua hashtag. Uma boa meta é manter as hashtags com 16 caracteres ou menos.

Não seja muito geral

O objetivo do acompanhamento de hashtags é ser capaz de medir o engajamento nas redes sociais para determinada campanha. Se estiver usando uma hashtag que 20 outras contas também estão usando, é quase impossível rastrear suas campanhas.

Por exemplo, se a Nike estiver lançando um novo calçado chamado Cross Trainer, ela pode considerar o uso de #NikeCrossTrainer em vez de apenas #CrossTrainer. Antes de tomar sua decisão, faça uma pesquisa para garantir que ninguém mais esteja usando a hashtag desejada. Você também pode adicionar o nome da sua marca, visando diferenciar suas campanhas das já existentes.

Torne-a conversacional

Isto pode não ser sempre o caso, mas quando for possível, escolha uma hashtag que favoreça a conversa e engajamento. Assim, ela levará as pessoas a compartilharem e interagirem. Por exemplo, a Dunkin’ Donuts começou a hashtag #mydunkin, e seus fãs compartilham imagens do que eles compraram. Pode-se dizer que é promoção gratuita?

Verifique duas vezes a ortografia

Você acha que escolheu a hashtag perfeita para acompanhar sua campanha. É do comprimento certo, descreve o que está promovendo e ninguém mais está a usando. Em seguida, depois que alguém lhe envia um tweet dizendo para ler novamente a sua hashtag, você percebe que cometeu um erro embaraçoso. Foi por isso que a equipe de RP da Susan Boyle passou em 2012.

A fim de promover o novo álbum da cantora, eles elaboraram a hashtag, aparentemente inofensiva, #Susanalbumparty. Mas ao reler essa hashtag, pode-se ver onde eles erraram. A lição aqui é sempre verificar o que a sua hashtag diz. Felizmente, parece que as marcas aprenderam com este contratempo, pois erros de grande escala em hashtags são muito menos comuns nos dias de hoje.

Agora que já escolheu sua hashtag e a sua campanha foi lançada, como você está fazendo para acompanhá-la?

Cinco métodos de acompanhamento de hashtags

As dicas acima tornarão muito mais fácil acompanhar suas hashtags e evitar potenciais problemas no futuro. Se precisar de mais dicas para determinar as hashtags, consulte este post.

Agora, vamos observar algumas técnicas específicas que podem ser utilizadas para o acompanhamento de hashtags.

1. Acompanhe hashtags da marca

Às vezes, as hashtags começarão a ficar associadas à sua marca, mesmo sem você perceber. Você deve sempre acompanhar estas citações da marca nas redes sociais, a fim de observar o que seu público está dizendo e para responder a quaisquer reclamações ou problemas.

Mas também você pode dar um passo adiante, analisando quais hashtags específicas são utilizadas quando as pessoas o mencionam em tweets usando o Relatório de tendências do Sprout Social.

social media trends report

Este relatório prático apresenta as hashtags e os temas que as pessoas frequentemente citam quando elas o citam no Twitter. Ao ver com quais hashtags a sua empresa está associada, é possível obter ideias para novas campanhas, além de adquirir uma visão geral do quão eficazes são suas hashtags personalizadas.

2. Acompanhe campanhas off-line

Você já viu um comercial na TV que tinha uma hashtag? As hashtags em comerciais se tornaram muito populares nos últimos anos, na medida em que as hashtags se tornaram mais habituais. Elas oferecem aos profissionais de marketing uma forma de transpor eficazmente o hiato entre o marketing off-line e on-line.

Um dos exemplos mais recentes de empresas utilizando hashtags para acompanhar campanhas off-line aconteceu durante o Super Bowl de 2016. Mesmo que o uso geral de hashtags nos comerciais do Super Bowl tenha caído de 50% em 2015 para 45% em 2016, ainda assim é uma tendência popular.

As hashtags deram a empresas como a T-Mobile, Snickers e Hyundai a oportunidade de observar como as pessoas reagiam a seus comerciais em tempo real, em vez de ter que esperar até o dia seguinte ou depender de outros estabelecimentos para lhes fornecer essa informação.

Comece a pensar em maneiras em que você possa utilizar hashtags para acompanhar promoções de rádio, comerciais, eventos e outras atividades off-line. Isso poderia ser tão simples como incluir uma hashtag em todos os materiais de marketing que você distribuir em campanhas específicas.

3. Acompanhe as conversas em tempo real

A beleza das redes sociais é a capacidade de obter informações em tempo real. Especificamente quando se observa um site como o Twitter, que é muito utilizado como uma maneira de ficar bem informado sobre os temas atuais. Por exemplo, a Apple realiza um evento anual onde a empresa revela seus próximos produtos e planos para o futuro. As pessoas que acompanham a transmissão ou comparecem no evento ao vivo utilizam a hashtag #AppleEvent ao tuitar sobre isso. Isso permite que a Apple observe facilmente como as pessoas se sentem sobre os novos produtos em tempo real.

Isto é particularmente útil quando você está lançando um novo produto ou serviço. Crie uma hashtag e peça que a sua equipe faça algum monitoramento social, a fim de observar as conversas na medida em que elas acontecem. Também e possível responder facilmente a quaisquer dúvidas e interagir em conversas sobre o seu lançamento.

4. Acompanhe os anúncios pagos

Se estiver executando anúncios do Twitter, é uma boa ideia incorporar uma hashtag. Mesmo que esteja medindo novos assinantes de e-mails, taxa de cliques e conversões, também pode-se considerar as conversas que as pessoas estão tendo em relação a sua campanha. Incluir uma hashtag em seus Tweets promovidos permite conectar todas as citações da sua hashtag ao seu anúncio.

A Verizon lançou uma campanha de co-marketing com o Star Wars, e utilizou Tweets promovidos para espalhar a palavra. Ao utilizar uma hashtag da marca, a Verizon pôde facilmente acompanhar conversas e respostas ao seu anúncio, mesmo quando as pessoas não citaram a Verizon.

verizon promoted tweet hashtag

Se estiver planejando executar os anúncios do Twitter, certifique-se de incluir uma hashtag especial para acompanhar seus tweets.

5. Acompanhe os concursos

Um dos usos mais populares de hashtags nas redes sociais é para acompanhar concursos. Atualmente, os concursos no Instagram são muito populares e as marcas estão usando hashtags para acompanhar as participações dos competidores. Você provavelmente já viu antes posts como “para participar, use #contesthashtag ” no Instagram e Twitter. Este é um exemplo da Lay’s usando uma hashtag para promover um concurso no Instagram.

Isto gerou uma tonelada deconteúdo gerado pelo usuário para a Lay’s. Os seguidores e influenciadores usaram a hashtag #DoUsAFlavor para indicar novos sabores e, muitas vezes, incluíram imagens dos produtos em suas fotos.

As hashtags não só tornam mais fácil acompanhar as participações, como também ajudam a promover o concurso organicamente. Cada vez que alguém usa a hashtag, seus seguidores irão vê-la e ficarão inclinados a participar também.

Métricas importantes de hashtags a acompanhar

Não é suficiente apenas acompanhar uma hashtag para observar as conversas em andamento sobre ela. Provavelmente, você vai querer ver algumas estatísticas e analíticas sobre como elas estão funcionando. Com pouca análise da hashtag, é possível observar quão populares as campanhas foram e até mesmo comparar suas diferentes hashtags entre si.

O sprout tem vários relatórios que oferecem dados úteis sobre o desempenho das hashtags. Por exemplo, é possível ver quais hashtags são geralmente citadas com a sua marca no Twitter.

track hashtags mentioned

Se for uma marca mais do Instagram, você pode usar nossa analítica do Instagram para acompanhar suas hashtags de melhor desempenho.

instagram hashtag reporting

Decida quais métricas e pontos de dados são importantes com base em seus objetivos e começar a acompanhá-los.

Comece a acompanhar

O acompanhamento de hashtags não precisa ser intimidante. As hashtags são uma das melhores maneiras de organizar o conteúdo e acompanhar campanhas e conversas nas redes sociais. Comece a tomar uma abordagem mais estratégica em relação às hashtags e descubra todo o seu potencial.