Com mais de 200 milhões de posts marcados com #food e 23 milhões com #drinks, as fotos de alimentos e bebidas são facilmente alguns dos mais populares tipos de conteúdo no Instagram. É muito provável que seus clientes estejam publicando com ou sem a sua interação.

Quando 88% das pessoas são influenciadas por opiniões e comentários on-line, ter um estratégia digital intencional é importante para o seu restaurante ou bar.

Neste guia de redes sociais para restaurantes e bares, vamos discutir:

  • O que você está perdendo se não estiver nas redes sociais
  • Criação de perfis para o sucesso
  • Criação de posts relevantes
  • Utilização de publicidade com base na localização
  • Estratégias de marketing aprimoradas
  • Análise de todo o seu trabalho

Você pode se dar ao luxo de não estar nas redes sociais?

De acordo com o nosso Índice do Sprout Social do terceiro trimestre de 2016, 75% das pessoas compram um produto por que o viram nas redes sociais. Desse percentual, 60,7% precisam ver um post da empresa de 2 a 4 vezes antes de fazer uma compra.

graph-times-purchase2x-1

Se não estiver visivelmente ativo nas redes sociais, então você está perdendo uma grande base de clientes.

Complete todos os seus perfis

Se estiver apenas começando suas contas em redes sociais, garanta que informações pertinentes, como horários e dados de contato, possam ser facilmente acessadas em seu perfil. Quanto menos cliques levar para saber mais sobre o seu bar, melhor.

Com sede em Milwaukee, EUA, o Camp Bar possui vários locais que ele distribui em sua bio do Twitter.

camp-bar

Contando com várias localizações, o Buffalo Wild Wings utiliza o espaço da bio limitado do Instagram para falar diretamente com seus clientes. As asas (wigs) são parte do seu nome e um grande grande atrativo para os clientes. Faz sentido ter a refeição em destaque em sua bio e em suas fotos.

buffalo-wild-wings-instagram

As páginas do Facebook oferecem uma maneira fácil de inserir suas informações, incluindo horários de funcionamento, endereço, opções de mensagens e horários interessantes para visitação. A página do Facebook do The Publicanexibe os horários de maior movimento. Essa informação pode ser extremamente útil para aqueles que não estão familiarizados com o restaurante.

publican-facebook

Há muitos outros atributos das páginas do Facebook que devem ser aproveitados:

  1. Adicionar um botão Reserve agora, caso aceite reservas.
  2. Publicar o menu.
  3. Incluir o tipo de cozinha.
  4. Adicionar serviços como “Bom para crianças” “Bom para grupos” e “Para viagem”.
  5. Permitir avaliações (e não esqueça de respondê-las).

Se precisar de mais informações sobre como configurar sua página corporativa no Facebook, confira o nosso guia completo e explicações passo a passo.

social media analytics banner

Defina várias localizações no Facebook

Caso possua vários locais, o Facebook facilita a inclusão de todos os endereços. Embora possa ser uma complicado configurar isso no início, a vantagem é que os locais mais próximos aparecerão para os seus clientes. Se possuir diversos locais, considere publicar uma planilha no Facebook. É possível usar isso a seu favor mais tarde, criando anúncios com base na localização no Facebook.

Pense na página principal como uma página guarda-chuva, conforme demonstrado abaixo na página do Revelator Coffee.

revelator-locations

Cada localização pode ter sua própria subpágina conectada à página principal como essa localização do Birmingham. Dependendo da sua estratégia de marketing em redes sociais, é possível que cada localização gerencie seus próprios posts.

Isso pode trazer benefícios em várias maneiras:

  1. É possível compartilhar na página principal as páginas específicas dos locais. Isso significa que é necessário menos tempo para selecionar o conteúdo da marca.
  2. É mais fácil promover especialidades do menu específicas do local.
  3. Os clientes podem publicar avaliações específicas por local. Pode ser desagradável navegar por um feedback negativo de cliente. Se cada local estiver prontamente disponível para o cliente, você não vai precisar decifrar qual bar tinha o serviço mais lento do que o normal.

Embora instituir páginas do Facebook por local possa ter suas vantagens, há desvantagens relacionadas ao gerenciamento de várias páginas.

  1. É preciso prestar atenção em mais páginas. Felizmente, nossa Inbox Inteligente auxilia a gerenciar todas as suas mensagens em um único lugar.
  2. Mais páginas significam uma maior probabilidade de que as mensagens se desviem da marca. É possível prevenir isso ao estabelecer a voz da marca e orientar os gestores de comunidade sobre isso.
revelator-birmingham

Crie posts relevantes

Posts de engajamento versus promocionais

No mesmo Índice Sprout, a pesquisa constatou que as marcas com ação mais irritante fazem muitas mensagens promocionais nas redes sociais. Como são os posts promocionais? Eles são o marketing direto que nos deparamos todos os dias.

graph-annoying-actions2x-1

A maioria dos posts promocionais fala sobre descontos ou sobre um produto específico. É o equivalente a um convidado de uma festa que só fala de si mesmo. Mas se essa pessoa começou conversas com perguntas, ouvindo outros convidados e fazendo novas conexões, então, você não se importa se ela se gabar de vez em quando.

The epitome of having a competitive fire within. 1/2 Price #WingTuesdays. See link in bio for details.

A post shared by Buffalo Wild Wings (@bwwings) on

Os posts promocionais não precisam ser de marketing evidente. Incorpore fotos de ação ou coloque os produtos de uma forma que seja visualmente atraente aos seus clientes. As melhores fotos ou vídeos podem fazer com que seus clientes se imaginem em sua empresa momentaneamente.

It's a Candy Cane Crunch kinda day. 🍩❤🍩❤ (📸: @kimhoeltje)

A post shared by dunkindonuts (@dunkindonuts) on

Aborde as redes sociais como se elas fossem um grupo de estranhos em uma festa. Pegue alguns petiscos enquanto interage principalmente com outras pessoas. Os posts de engajamento se concentram nas conversas sobre seus clientes.

Destacamos algumas ideias para começar uma conversa.

  1. Faça perguntas.
  2. Solicite a opinião dos clientes sobre os novos produtos.
  3. Incorpore conteúdo gerado pelo usuário na sua estratégia.

Donut you just love the holidays? #⛄️ #🍩 (📸: @erica.terry )

A post shared by Glazed & Infused Doughnuts (@goglazed) on

Publique nos melhores horários para o seu restaurante

É importante saber os melhores horário para publicar nas redes sociais, mas, primeiramente, certifique-se de entender o seu público principal. Reserve um momento para analisar o tráfego atual das suas lojas para saber quando melhor alcançar seus clientes.

Por exemplo, se o seu bar não está aberto até 20h00, então, publicar sobre coquetéis às 21h. não funcionará muito bem. É por isso que é importante trabalhar com intervalos de tempo, em vez de um horário definido.

best time to post on instagram graph

Alternativamente, você pode publicar conteúdo que seja facilmente digerido (sem trocadilhos) em qualquer ponto do dia. Exemplos deste tipo de conteúdo incluem recursos de pessoal, fotos interiores e exteriores, alimentos em geral (excluindo bebidas alcoólicas) e atualizações sobre os bastidores da empresa.

Pro tip: Street Treats on the menu in first class on @delta domestic flights. 🌤🛩💺🥂🍦(pic via @rps_slime)

A post shared by Jeni's Splendid Ice Creams (@jenisicecreams) on

Como as linhas do tempo das redes sociais são mais algorítmicas, recomendamos uma estratégia de publicidade em redes sociais que combine com os seus conteúdos publicados. Você pode promover mensagens em uma hora designada, a fim de garantir que seus clientes vejam o hambúrguer especial antes do jantar.

Qual a vantagem de publicar uma foto deliciosa do jantar se os seus clientes somente a verão na manhã seguinte?

Aproveite a publicidade com base na localização

A publicidade com base na localização permite que você controle quando as pessoas veem seus anúncios, muitas vezes dentro de determinado raio. No Facebook, é possível direcionar a partir de locais específicos da empresa. Quando um cliente entra em um local e estiver navegando no Facebook, ele receberá um anúncio do Facebook.

facebook-business-location

De acordo com o Relatório de insights de dispositivos móveis da NinthDecimal (PDF):

  • Os anúncios em dispositivos móveis de varejo possuem melhor desempenho quando apresentados entre 3 a 8 quilômetros da loja — 24% melhor que a taxa média de cliques.
  • As visitas à loja aumentaram 80% no 1º dia em que um anúncio para dispositivos móveis foi apresentado, em comparação com média geral de visitas à loja.

Maximize as páginas em redes sociais do seu restaurante

Se achar que a sua estratégia digital está fraca, e ainda precisa de um pouco de estímulo em suas mensagens, considere uma dessas estratégias avançadas de marketing:

1. Faça uma parceria com outro chef ou bartender para uma refeição colaborativa

As colaborações funcionam bem tanto no formato digital quanto no pessoal. Para começar, escolha um restaurante ou bar no qual você gostaria de trabalhar.

2. Inclua um influenciador de redes sociais

Aproveite o papel dos influenciadores de redes sociais oferecendo refeições exclusivas ou experiências organizadas. Uma maneira para apresentar uma refeição para viagem é convidar um influenciador para mostrá-la nas proximidades em outras experiências que ele tenha. Por exemplo, se o seu restaurante estiver em Denver, ele pode fazer um post sobre sua refeição e de outras atrações locais que ele goste.

Outra maneira de trabalhar com influenciadores é criar um item ou evento de menu colaborativo. Isso pode ser especialmente útil para as marcas direcionadas a ingredientes. Por exemplo, uma marca de molho barbecue poderia trabalhar com alguém para criar uma receita especial, que seria publicada no blog de um influenciador.

3. Produza conteúdo ao vivo

Transmita festas e eventos em dias de jogos e fale sobre novas promoções no vídeo ao vivo. Esta também é uma ótima maneira de apresentar os bastidores do seu bar. Prepare um vídeo de perguntas e respostas ao vivo com o seu chef ou apresente um barman que possa mostrar como preparar uma bebida em casa.

4. Crie espaços especificamente para as redes sociais

A padaria Mr. Holmes Bakehouse, em São Francisco, EUA, possui um espaço muito pequeno. Entretanto, as filas pelos “cruffin” são grandes todas as manhãs e ela se tornou um local de destino para Instagrammers. Desde o sinal de néon até a frase nos azulejos “Holmes Sweet Home,” os clientes vão à loja apenas para provar que tiver lá.

Você pode ter uma abordagem semelhante com pisos exclusivamente azulejados, papéis de parede ou outra sinalização. Destacar o que o torna único deve estar claro em suas promoções nas redes sociais.

Who lives in a 🍍 under the sea?

A post shared by Morgan Frazier 💗 (@morganfrazier10) on

Analise sua estratégia

Todo o esforço colocado na criação de conteúdo, manutenção da sua comunidade e na resposta de avaliações significará muito pouco sem dados para auxiliá-lo.

Os Relatórios de Grupo do Sprout Social permitem a conexão de várias páginas do Facebook, perfis do Instagram e contas do Twitter, a fim de oferecer relatórios de alto nível sobre a sua empresa. Este relatório pode manter o acompanhamento de todos os seus locais sem precisar que ninguém insira dados manualmente em uma planilha.

sprout social group report overview

Para começar, apresentamos algumas estatísticas que você pode acompanhar:

  • Uso de hashtag da marca.
  • Check-ins do Facebook.
  • Fotos ou posts marcados com a localização geográfica.

O setor de alimentos e bebidas tem uma vantagem nas redes sociais. Uma fatia de pizza perfeita ou um pão fresco sendo cortado pode causar uma reação visceral de dar água na boca do visualizador. O conteúdo está esperando por você no seu restaurante.

Straight out of the oven – our #sourdough bread made with Øland wheat!

A post shared by noma (@nomacph) on