Sejamos realistas – o Facebook não está desacelerando. Há mais de 1,86 bilhão de usuários ativos no Facebook mensalmente, o que inclui um aumento de 17% ao ano em relação a 2016. Para os seus negócios, marca ou empresa, este canal é inevitável se estiver realmente buscando desenvolver uma atuação promissora no marketing em redes sociais.

A sua estratégia de marketing no Facebook deve ser exclusiva. Há um vasto oceano de clientes em potencial que você pode alcançar por meio do Facebook. Mas com um conjunto tão amplo, é mais difícil dissecar e encontrar o seu lugar dentro desse espaço.

É por isso que criamos esta estratégia de marketing no Facebook para 2017, a qual inclui sete passos essenciais não só para começar, mas também para desenvolver um plano impressionante. Vamos começar agora.

Buscando aproveitar ao máximo o seu marketing no Facebook? Experimente gratuitamente nossas ferramentas de gerenciamento de redes sociais com uma avaliação gratuita por 30 dias!

1. Crie metas para o Facebook que afetem diretamente suas maiores necessidades

Toda estratégia de marketing que você tenha lido – pelo menos as boas – provavelmente sugeriu a criação de metas para seu mercado específico. A razão para que todas elas mencionem isso é por que os objetivos são essenciais para atender às suas maiores necessidades de marketing.

Assim, se estiver pensando em usar o Facebook para o marketing ou buscando melhorar uma estratégia existente, obviamente você possui algumas necessidades. Não crie metas irrealistas que possuam métricas de vaidade, tais como seguidores e curtidas. Em vez disso, aborde seus maiores desafios com o Facebook ou redes sociais no geral.

Considere seus objetivos para 2017

Provavelmente, seu CEO enviou um e-mail inspirador ou deu um discurso cativante no final de 2016, delineando os objetivos centrais para 2017. Está certo, talvez isto não tenha mudado a sua vida, mas apostamos que se olhar para trás, isto possui tudo o que você precisa para a sua estratégia de marketing para o Facebook em 2017.

Descrevemos aqui alguns objetivos anuais comuns às empresas e como uma estratégia eficaz para o Facebook pode ajudá-lo em 2017:

  • Aumentar a qualidade das vendas: a melhoria da qualidade das vendas começa com uma melhor segmentação (abordaremos esta questão mais adiante). Por meio de uma estratégia de marketing para o Facebook bem planejada, é possível alcançar o seu público-alvo de forma mais eficiente. Não é por que a lagoa é maior, que você vai pegar peixe maior. Trabalhe com o que conhece melhor e use o Facebook como uma fonte para melhorar o seu alcance.
  • Agregar mais valor à organização: o Facebook pode melhor cultivar os clientes, melhorar a conscientização e fornecer mais recursos ao seu público-alvo. Faça do Facebook a sua fonte de acesso à informação.
  • Melhor impulso no setor: seus concorrentes estão sempre à frente? Com a ajuda das ferramentas de monitoramento de redes sociais, é possível acompanhar, escutar e relatar todas as conversas em redes sociais que giram em torno de você, seus concorrentes ou setor. Sempre procure aumentar seus recursos de escuta antes de falar.
  • Recrutamento mais eficiente: Ninguém disse que o recrutamento em redes sociais seja fácil, mas isso está apenas crescendo em popularidade. As redes sociais podem ser uma excelente fonte para aumentar os esforços de recrutamento e alcançar os melhores talentos de forma mais rápida (também falaremos disso mais tarde). Trabalhar nas redes sociais de seus funcionários, visando obter um maior alcance social, melhora as suas chances de recrutar funcionários de qualidade.
  • Crescimento mais inteligente: Reduzir a produção vazia, limitar os gastos e aumentar a aquisição são partes de uma empresa bem-sucedida, porém o Facebook pode ajudá-lo em cada uma dessas áreas. Seja por meio de gastos com publicidade, maior segmentação ou mais vendas sociais , direcionar sua estratégia de marketing para o Facebook pode ajudá-lo a se aproximar desses objetivos.

Esses objetivos não abordarão as necessidades de todos, mas será possível observar uma tendência sobre como um melhor marketing de redes sociais pode afetar toda a organização. Você já deve ter ouvido isso milhares de vezes: trabalhe da forma mais inteligente, e não da forma mais difícil.

Facebook CTA GIF

2. Estude os dados demográficos do Facebook

Os dados demográficos são a chave para qualquer estratégia de marketing, e nas redes sociais isso não é diferente. Ao observar o Facebook, nota-se quase 1,15 bilhão de pessoas percorrendo seus feeds todos os dias, por isso é importante saber quem você precisa alcançar e como.

Além disso, compreender os últimos dados demográficos é importante, uma vez que o público desta rede oscila ao longo dos anos. Mas para 2017, vamos dar uma olhada nos principais dados demográficos do ano passado:

facebook demographics image

Idade & gênero

Os dados do relatório Pew Social Media Update 2016 mostraram que as mulheres tendem a adotar o Facebook com mais frequência em comparação aos homens, e a principal faixa etária está entre 18 a 29 anos. No entanto, com 62% dos usuários com 65 anos ou mais no Facebook, sua marca tem um alcance muito melhor entre os diversos grupos etários do que em qualquer outra rede.

Dica Profissional: não se limite ao pensar que as gerações mais jovens estão apenas no Snapchat e Instagram. O Facebook ainda é a rede mais utilizada na faixa etária entre 18 a 29 anos.

Localização & renda

Os dados demográficos do Facebook se espalham por todos os locais e faixas de renda primários de forma bastante uniforme. No entanto, as áreas urbanas e rurais possuem 81% da sua demografia no Facebook, enquanto as áreas suburbanas contam com 77%.

Quanto à renda, os dados de 2016 mostram que a maior parte dos usuários do Facebook (84%) ganha anualmente menos de US$ 30.000, enquanto 77% têm rendimento superior a US$ 75.000.

Dica Profissional: Novamente, a versatilidade do Facebook não deve impedi-lo de explorar a segmentação da demografia principal para os seus negócios. Assim, com a maior probabilidade, você terá maior poder de alcance aqui do que em qualquer outra rede social.

3. Escolha & agende o seu conteúdo do Facebook

Cada rede social tem o seu próprio estilo de conteúdo, mas o Facebook tende a superar isso. Com posts no Histórias do Facebook, Live, imagens e vídeos, sua estratégia de conteúdo da marca conta com infinitas possibilidades.

Para a sua empresa, isto está ligado à qualidade do conteúdo e ao que o seu público deve esperar da sua Página Corporativa no Facebook. Lembre-se de que manter uma postura excessivamente promocional pode ter o seu lado negativo. Segundo o Índice do Sprout Social do 3º trimestre de 2016, 57,5% dos usuários de redes sociais afirmaram que postar muitas promoções foi a ação mais irritante das marcas.

sprout social q3 2016 index annoying actions

A sua página do Facebook não deve ser como uma feira de carros usados em um estacionamento cheia de vendedores persistentes. O conteúdo que produzir deve ser atraente, divertido ou útil para o seu público. As pessoas sabem que podem obter uma apresentação rápida em seu site ou anúncio. Mas isso não significa que suas redes sociais, especialmente o Facebook, precisem ser uma página para as promoções.

Destaque os valores da sua marca, identifique seu público e crie um espaço que seja exclusivo para sua empresa.

Tipos de conteúdo do Facebook & como implementar

Então, já sabe a importância do seu conteúdo, mas que tipo de conteúdo funcionará melhor para a sua marca? Vamos dar uma olhada nos vários tipos de conteúdo orgânico do Facebook e como é possível usar melhor cada um deles:

  • Status: às vezes , a forma mais simples de comunicação pode ser a mais poderosa. Com os novos recursos, tais como texto maior para mensagens curtas e a opção de colocar o texto em um fundo colorido, é possível passar a mensagem essencial de uma forma mais vibrante e atraente.
  • Imagens: ss posts com imagens levam a 2,3 vezes mais interação, então ser visual ajuda. Mas não confie nas imagens para fazer todo o trabalho – esforce-se com fotos de alta qualidade e surpreenda seu público. Se o seu produto é considerado “chato”, use imagens atraentes para destacar o lado criativo da sua marca. Inspire os usuários com recursos de realidade virtual ou conteúdo em 360 graus.

  • Vídeos: os vídeos estão em alta demanda e 43% dos usuários gostariam de ver ainda mais vídeos dos profissionais de marketing. Entretanto, somente 15% dos vídeos do Facebook são assistidos com som. Os vídeos devem ser acessíveis, fáceis de entender e sempre possuir legendas. Crie vídeos que prendam a atenção dos usuários e que proporcionem algo de valor.
  • Links: os links são perfeitos para compartilhar notícias do setor, bem como o conteúdo do seu próprio blog. Encontre o seu conteúdo mais engajado e continue a compartilhá-lo no Facebook. Não é fácil fazer isso organicamente, mas essa questão não deve impedi-lo de publicar o seu melhor conteúdo.
  • Facebook Live: o conteúdo ao vivo atrai três vezes mais interação no Facebook. Como o conteúdo produzido no momento vem crescendo em popularidade, observe como a sua marca pode oferecer cenas inéditas no setor ou sobre seus eventos corporativos, lançamentos de produtos e outros conteúdos dos bastidores. Vá ao vivo, surpreenda o seu público-alvo e crie engajamento.
  • Histórias do Facebook: novidade de 2017, as Histórias do Facebook são clipes de conteúdo desenvolvido no momento. Esse recurso se baseou na função Stories do Instagram que, por fim, foi baseado na função Stories do Snapchat – notou uma tendência aqui? As marcas têm testado os seus esforços no Snapchat já há alguns anos. Mas com a versão mais recente, você pode experimentar este estilo de conteúdo com uma das suas maiores redes. Sigua o nosso guia do Snapchat para obter ideias!

Agende o conteúdo do Facebook no seu calendário de redes sociais

A última coisa que você quer fazer é publicar algo rapidamente no Facebook somente por causa da publicação de conteúdo. Planejar o conteúdo significa que você colocará mais esforço na qualidade de um post. Isto oferece maior chance de interação e de inspirar o seu público-alvo.

No entanto, nem sempre se tem tempo para criar conteúdo. É por isso que usar uma ferramenta de publicação em redes sociais, como o Sprout Social, pode ajudá-lo a permanecer no caminho certo com o conteúdo. Visualize, monitore e mantenha de forma fácil suas publicações no Facebook com a visualização do calendário de redes sociais.

instagram scheduling publishing calendar view

Com as nossas ferramentas de agendamento, você pode configurar as mensagens em todas as redes e desenvolver o seu conteúdo do Facebook com semanas de antecedência. Não faça o agendamento às pressas. Economize tempo e planeje com antecedência com o auxílio de uma ferramenta que torna mais fácil gerenciar e publicar tudo de uma vez.

Confira nosso guia sobre como criar um calendário de redes sociais aqui!

4. Determine uma estratégia de anúncios no Facebook

Talvez você tenha lido a seção anterior e pensou: boa ideia, mas parece que é um monte de trabalho para pouco retorno. Bem, você não está totalmente errado com essa ideia. De acordo com um estudo da SocialFlow, o alcance orgânico do Facebook caiu em consideráveis 52% em 2016, e espera-se que caia ainda mais em 2017.

Entretanto, deve-se sempre colocar mais esforços em sua estratégia de redes sociais do que o que se espera obter em retorno. Aumentar o seu público e fidelização da marca não acontece do dia para a noite. É preciso conquistar isto.

Contudo, há um atalho para chegar lá um pouco mais rápido – a publicidade em redes sociais. Especificamente no Facebook, há mais de 4 milhões de anunciantes com uma taxa média de cliques de apenas 0,9%. A publicidade no Facebook é mais simples, porém não é a mais fácil. É preciso ainda desenvolver sua marca de forma eficaz e exibi-la em sintonia com os anúncios.

Ambicione a conscientização superior da marca

Suas campanhas de anúncios no Facebook devem sempre enfatizar duas questões:

  1. Eficiência em termos de custos
  2. Relevância

Para começar, você deseja ficar dentro do seu gasto semanal ou mensal alocado com o Facebook para evitar o excesso de exposição e cliques irrelevantes. Os gastos com publicidade podem disparar rapidamente quando se está fazendo uma segmentação que não é eficaz ou não está definida de forma adequada, o que nos leva para a próxima etapa.

Seu anúncio no Facebook deve ser relevante. Segmentar um público amplo não é uma má escolha. No início, você quer realmente ver o que funciona melhor para desenvolver a conscientização. No entanto, a relevância é crucial para anúncios excelentes no Facebook.

facebook-ad-audience

Procure desenvolver públicos personalizados e considere os clientes que melhor se encaixem ao seu conteúdo no Facebook. Se isto for uma medida de ressegmentação, verifique se o conteúdo fornece algo reconhecível, mas também novo.

Determine conteúdos criativos

Vamos mencionar isso novamente: a qualidade sempre prevalecerá em detrimento da quantidade. Anteriormente neste post, fizemos uma análise profunda dos tipos de conteúdo no Facebook. Agora é hora de escolher quais peças de conteúdo valem a publicidade à frente de um público muito maior.

Alguns dos melhores aspectos do conteúdo do anúncio devem incluir:

  • Identidade: ele se relaciona com a sua marca e mostra o seu produto/serviço de forma eficaz? O logotipo e as cores da empresa estão exibidos corretamente?
  • Recompensa: como os visualizadores se beneficiam disso? É um negócio, promoção, código de oferta, whitepaper ou guia do setor?
  • Tom: o seu conteúdo mantém o mesmo tom em toda a página do Facebook ou em relação aos negócios em geral?
  • Ação: o seu conteúdo deve conduzir a uma ação que se volte aos seus objetivos do Facebook. Uma chamada para ação clara e precisa é a melhor opção .

Renove o conteúdo dos anúncios do Facebook

O conteúdo de anúncios no Facebook é literalmente espremido entre o feed de amigos e familiares, o que significa que ele é visto com frequência. Alguma vez você já considerou um comercial da TV como sendoo pior de todos, e o viu sendo reproduzido infinitamente no seu programa favorito? É a mesma coisa.

Não deixe que o seu conteúdo fique obsoleto entre os visualizadores, assim, certifique-se de atualizar e adaptar o conteúdo do anúncio a cada uma ou duas semanas. O propósito exclusivo é direcionar os usuários a um site específico ou página de compra. Dessa forma, não deixe que um conteúdo antigo arruíne seus esforços de reformulação da segmentação ou do marketing do Facebook.

Crie uma planilha e documente suas principais métricas. Cada métrica fornecerá informações exclusivas sobre o que você quer especificamente alcançar com o seu anúncio:

  • Taxa de cliques: se o tráfego for essencial, rastreie essa taxa e observe onde pode melhorar.
  • Impressões:Há problemas com a visibilidade? Visite novamente sua imagem ou conteúdo e verifique o que pode conduzir a mais impressões.
  • Custo de aquisição: se o seu objetivo for limitar gastos e o orçamento de forma mais eficaz, acompanhe o custo de aquisição e defina metas semanais ou mensais.

5. Interaja & não espere que o seu público interaja primeiro

Como a maioria dos canais de rede social, ele são criados como redes para conversar, discutir e compartilhar conteúdo. Como uma marca, você não pode esquecer a ideia básica do que constitui uma rede social. Isso significa que conversas e engajamento nunca devem ser colocados em segundo plano.

Em vez disso, busque ser uma comunidade para o seu público. O Facebook é um excelente lugar para realizar conversas do setor ou discussões, seja com um público diferente ou com seus próprios clientes. Enquanto frequentemente o Twitter receba todos os holofotes de ser a meca da atenção ao cliente em redes sociais, não se esqueça do Facebook.

Você pode impulsionar o engajamento no Facebook pedindo simplesmente que as pessoas interajam primeiro. No entanto, você não pode sentar-se e ficar esperando que os seus seguidores interajam. Você não pode alcançar todo mundo, mas existem maneiras de aumentar o engajamento.

Por exemplo, a Zippo faz um ótimo trabalho na interação com os usuários em vários comentários e continua a discussão no Facebook. A marca também atua como fonte de informações para clientes fidelizados.

zippo helpful facebook comment

Publique no Facebook no melhor horário

O Facebook ainda é uma das redes sociais mais difíceis de usar quando se trata de conteúdo orgânico. Mais uma vez, os algoritmos o torna um desafio para as empresas que tentam encontrar os horários ideias para postagem. No entanto, nosso guia sobre os melhores horários para publicar em redes sociais destaca o que fazer e o que não fazer ao publicar no Facebook:

best times to post on facebook
  • Quinta-feira é o dia mais recomendado para postar
  • O horário de maior atividade na semana é às 13h da quinta-feira
  • É seguro postar praticamente em qualquer dia da semana entre 9h e 15h
  • Os dias mais fortes para postagem são de quarta-feira a domingo
  • Os horários menos recomendados incluem o início da manhã e tarde da noite

6. Ative toda a sua força de trabalho para usar o Facebook

Como mencionamos anteriormente, as redes sociais funcionam como um grande recurso de apoio do funcionário. Ao fornecer aos funcionários conteúdo compartilhável, é possível alcançar seus respectivos públicos. Isso torna o alcance da sua empresa ainda muito maior, ao se conseguir que o conteúdo seja compartilhado nos feeds dos funcionários.

Entretanto, o maior problema é encontrar o conteúdo certo para compartilhar. A maioria dos funcionários se divide em duas categorias:

  1. Aqueles que tem receio de compartilhar o conteúdo da empresa em redes como o Facebook.
  2. Aqueles que são bem receptivos a compartilhar informações sobre a empresa em redes como o Facebook.

Um relatório de dados de marketing da Bambu mostrou que 54% das pessoas não sabem como compartilhar o conteúdo certo e ser um defensor nas redes sociais. E quando o mesmo relatório apresenta que 70% dos funcionários usam redes sociais no trabalho, você precisa criar uma plataforma de defesa para permitir o alcance deles.

Proporcione aos funcionários a oportunidade de compartilhamento

Tudo começa com um programa de defesa do funcionário que permita que seus funcionários usem suas maiores redes, como o Facebook, para compartilhar informações da empresa. Por sorte, com ferramentas como aBambu, você pode facilmente acompanhar, medir e promover conteúdo a partir de dentro das suas paredes.

bambu user report example

Use o Facebook como uma ferramenta para apresentar as vantagens da empresa, prêmios de destaque ou mesmo para promover novas vagas de trabalho. Oferecer-lhes ferramentas fáceis de usar torna o compartilhamento muito simples. Faça uso do que os seus funcionários têm e tenha seus funcionários ajudando a promover o seu negócio no Facebook.

3. Acompanhe & analise sua estratégia de marketing no Facebook

Por último, mas não menos importante, uma estratégia de marketing bem sucedida no Facebook precisa ser arduamente analisada. Já mencionamos algumas maneiras de analisar cuidadosamente os melhores horários para postagens, métricas de publicidade no Facebook e os tipos de conteúdo a ser publicado.

facebook activity overview on sprout

Se estiver planejando melhorar a sua estratégia para 2017 e em 2018, aproveite algumas informações úteis das ferramentas de analítica para o Facebook. Cada profissional de marketing de redes sociais sabe sobre essas ferramentas, mas, às vezes, o orçamento não é adequado para produtos premium.

Entendemos isso no Sprout Social e desejamos fornecer, desde para pequenas empresas a grandes corporações, as ferramentas que elas precisam. Nossos relatórios possuem um design arrojado e dão acesso a várias páginas do Facebook, visões gerais de atividades e relatórios de conteúdo a fim de observar o que funciona melhor.

Para ser realmente bem-sucedido, é preciso contar com informações sobre o que funciona. É por isso que ferramentas de redes sociais são necessárias para qualquer profissional de marketing que busca chegar à frente em 2017. Sempre dê espaço às mudanças e pense sobre as maneiras em que pode melhorar hoje.

Adorariamos muito de saber o que você faz para ser bem-sucedido no Facebook. Fique à vontade para comentar abaixo!