Instagram Hashtags Grow Audience-01

Quando você posta uma nova imagem no Instagram, seus seguidores a verão no feed. Mas e os milhões de outros usuários que não estão seguindo você? Como você pode colocar o seu conteúdo diante de um público que ainda não atingiu?

A resposta são as hashtags.

O mágico das hashtags para o Instagram é que elas fazem com que seu conteúdo seja descoberto e aumenta suas chances de engajamento. Além de receber menções dos influenciadores, usar hashtags é uma das maneiras mais fáceis de aumentar seu público dentro do Instagram. No entanto, ele só funciona se você seguir pelo caminho certo. Vamos contar como dominar as hashtags para o Instagram.

Por que você precisa usar hashtags

O primeiro passo para usar hashtags com o intuito de expandir o seu público é compreender a forma como elas funcionam dentro do Instagram. Quando você vai para o recurso de busca do Instagram e olha para o que é tendência, vai perceber que cada tópico é uma hashtag.

Trending instagram

O Instagram usa as hashtags para categorizar o conteúdo. Uma ótima analogia é pensar em como você organiza a documentação em um escritório. Você tem seus documentos que são armazenados em pastas, e as pastas ficam dentro de um armário. Nesse cenário, os papéis são os posts do Instagram, as pastas são hashtags e o armário de arquivamento é a plataforma do Instagram.

Quando alguém procura #fitness, é como se estivesse dizendo ao Instagram que procure em seu armário a pasta “fitness” e mostre as últimas mensagens que contenham essa palavra-chave. Quando você usa hashtags em seus posts, está permitindo que o Instagram saiba colocar o seu post na pasta apropriada caso alguém procure por ele.

Devido à forte integração das hashtags, a busca do Instagram é diferente de outras redes sociais. Os usuários não têm a capacidade de procurar por uma palavra-chave simples ou frase como “fitness”. Se quisessem encontrar posts que contenham a palavra-chave fitness, teriam que procurar #fitness.

instagram search

O que isso significa para o seu negócio é que você precisa criar o hábito de usar hashtags para qualquer palavra-chave que mencionar nos seus posts. Usar palavras-chave sem uma hashtag não deixará seu post disponível para ser descoberto.

Vamos nos aprofundar em como você pode usar as hashtags para o Instagram a fim de aumentar o seu público e desenvolver sua marca.

Usar o número correto de hashtags

Em comparação com o Twitter, o Instagram é menos rigoroso quanto ao número de hashtags que podem ser usadas em seu post; por isso é fácil se dar bem. O Instagram permite que os usuários postem até 30 hashtags em cada post, mas é uma prática comum manter esse número entre 5 e 10.

Para determinar o equilíbrio para a sua marca, siga as duas etapas a seguir:

  1. Observe quantas hashtags os influenciadores da sua indústria e seus concorrentes usam em seus posts
  2. Acompanhe o engajamento de seus posts ao usar diferentes quantidades de hashtags

Quando se começa do zero, uma boa ideia é estudar o que as pessoas bem-sucedidas de sua indústria estão fazendo. Se observar que as contas com máximo empenho estiver usando um mínimo de cinco hashtags na maioria de seus posts, já vai servir de pista sobre por onde começar. Você poderá testar posts com uma quantidade ligeiramente superior ou inferior para saber o que funciona melhor para você.

A segunda parte disso é avaliar e analisar seus resultados. Você pode usar as Analíticas do Instagram para descobrir quais dos seus posts têm maior engajamento. Depois, observar a quantidade de hashtags em seus posts com mais alto desempenho para ter uma ideia concreta de quantas hashtags você deve usar.

Usar as hashtags certas

Jogar hashtags aleatórias no final de seus posts no Instagram não vai aumentar o seu público. Por exemplo, usar #nomedasuamarca quando as pessoas não conhecem sua empresa não será muito eficaz. Em vez disso, descubra quais hashtags são populares dentro do seu campo e veja quais se ajustam ao conteúdo de sua publicação. Suas hashtags devem ser relevantes e conter palavras-chave que as pessoas estejam realmente procurando.

Há várias maneiras diferentes de encontrar hashtags populares. Assim como na dica anterior, você pode começar por pesquisar seus concorrentes e influenciadores. Preste atenção às hashtags que eles estão usando. Anote as que aparecem mais frequentemente e veja se você pode integrá-las à sua estratégia. Basta evitar o uso de hashtags com a marca de outras empresas, porque provavelmente não será relevante para a sua empresa. Por exemplo, a Nike usa um monte de hashtags da marca no Instagram, então a Adidas e a Reebok provavelmente não iriam querer usar as mesmas. No entanto, você ainda pode usar suas próprias hashtags da marca. Na verdade, 70% das hashtags são de marca.

Outra ótima opção é acompanhar a eficácia das hashtags que você já usou. Você pode fazer isso usando o Relatório de Desempenho de Hashtags do Sprout. Você poderá ver quais hashtags usa mais e quais geram maior engajamento.

Sprout Hashtag Performance Report

Por último, você pode pesquisar no Instagram para encontrar hashtags relacionadas com o seu ramo de atuação. Abra o aplicativo e acesse o recurso de busca. As etiquetas devem estar selecionadas.

Em seguida, digite uma palavra-chave e o Instagram vai lhe dar algumas sugestões que contêm essa palavra, bem como a quantidade de posts que existem para cada hashtag sugerida.

Instagram hashtag suggested search

Role e escolha as hashtags que forem mais relevantes para a sua indústria e o tipo de conteúdo que você posta. Você pode anotar suas principais escolhas em sua estratégia de marketing do Instagram para que possa consultá-las quando houver necessidade.

Depois de reunir as hashtags que você deseja, crie fotos que serão utilizadas para a hashtag.

instagram management gif

Combine hashtags com a foto certa

Como mencionamos anteriormente, as hashtags que você usa devem ser relevantes para a foto que você está postando. Quando estiver segmentando hashtags que são usadas com frequência, você precisa garantir que a foto que acompanha sua legenda do Instagram terá destaque. Lembre-se de que, embora a adição de hashtags em suas legendas possa tornar seus posts mais detectáveis, a imagem é o que vai atrair as pessoas.

Os resultados da busca do Instagram são mostrados em uma tabela. Quando há muitas fotos parecidas, todas tendem a se misturar. Faça uma busca pela sua hashtag e preste atenção às fotos que aparecem. Não basta olhar para as imagens soltas; estude a tabela como um todo. Especificamente, você está procurando semelhanças entre as imagens.

Trending instagram hashtags

Ao contrário de nossas dicas anteriores, em que o nosso objetivo é imitar o que os outros estão fazendo, desta vez queremos ir na direção oposta. Na foto acima, podemos ver que a maioria das imagens tem cores neutras com muito marrom e castanho-claro. Se quiséssemos postar uma imagem que se destacasse nos resultados dessa pesquisa, incluiremos cores mais vibrantes. Como a maioria das imagens ainda são tomadas estáticas, podemos pensar em fazer algo com mais movimento como a imagem de carro de corrida. Um vídeo pode até funcionar, já que a maioria dos resultados são imagens. O objetivo é fazer com que o seu post seja exclusivo.

Agora que você sabe o que fazer para tornar a sua imagem popular, o próximo passo é ver os elementos “obrigatórios” que devem estar na sua foto. Para o nosso exemplo, teríamos uma marmota porque a hashtag é #diadamarmota. Também seria uma boa ideia que a imagem fosse ao ar livre, uma vez que isso parece tirar máximo engajamento dessa hashtag particular.

Quando tiver todos os elementos que deseja incluir, crie o seu post e compartilhe-o com o mundo.

instagram management learn more banner

Pular para os Trending Topics

Usar hashtags que já estão na tendência é uma maneira popular de aumentar o seu público. Há duas abordagens com essa tática:

  1. Aguardar até que a hashtag relacionada à sua indústria esteja nos trending topics
  2. Usar as hashtags de tendência que não são diretamente relacionadas à sua indústria

A primeira abordagem vai lhe dar resultados mais direcionados. No entanto, dependendo do seu ramo de atuação pode ser raro que um tópico relacionado a isso torne-se tendência.

Com a segunda abordagem, você está abordando temas que já são tendências, mas podem não ter uma conexão direta com a sua marca. Se você percorrer esse caminho, vai querer se ater a eventos atuais, como feriados ou eventos especiais porque são mais fáceis de trazer o olhar para sua empresa.

Por exemplo, a Dolls Kill é uma marca de moda on-line. Eles não vendem flores, chocolates ou outros presentes que você possa associar ao Dia dos Namorados. Mas a empresa consegue usar a hashtag #Valentines em seus posts sem forçar a barra.

The perfect #Valentines day shoes 🎀 DollsKill.com/Cmood

A post shared by Dolls Kill (@dollskill) on

Usar hashtags duradouras

Há certas hashtags do Instagram que são sempre atuais. São as hashtags duradouras. Dependendo do que estiver postando, há uma boa chance de você usar uma dessas para deixar seu conteúdo mais detectável. Por exemplo, se estiver postando uma imagem de comida, você pode adicionar #instafood. Ou, se estiver postando uma imagem pela manhã, pode incluir a hashtag #bomdia. Segue uma lista de algumas das hashtags duradouras mais populares no Instagram para servir de referência a você.

Depois de usar o Instagram por um tempo, você vai começar a se familiarizar com o jargão e siglas como #tbt (de volta à quinta-feira passada) e POTD (foto do dia). Sem perceber, adicionar hashtags se tornará um hábito natural.

#TBT – @DavidGuetta gathers a record breaking number of people at #SunburnGoa 2015 Photo by @mitsun

A post shared by SunburnFestival (@sunburnfestival) on

Resumão

Para atualizar, vamos relembrar o que aprendemos:

  • Usar hashtags para o Instagram faz com que seu conteúdo seja mais detectável.
  • Limite o número de hashtags de cada post para 5 a 10.
  • Estude seus concorrentes e principais influenciadores para encontrar as melhores hashtags.
  • Crie hashtags que sejam relevantes.
  • Use as hashtags de tendência e vincule-as à sua empresa.
  • Familiarize-se com o jargão e hashtags duradouras do Instagram. Faça dessa inclusão um hábito.
  • Avalie o desempenho dos seus posts.

Usando as dicas e estratégias que aprendeu aqui, você estará bem no seu caminho para aumentar seu público no Instagram. Com o Sprout Social, você pode simplificar seus esforços de engajamento por meio de nossas ferramentas de gestão do Instagram para monitorar hashtags, gerenciar comentários e visualizar seus esforços através dos recursos de relatórios sociais.

Tem alguma dica sobre o uso de hashtags para o Instagram que nós deixamos de citar? Deixe um comentário e conte para nós!