O Instagram é, sem dúvida, uma superpotência entre redes sociais rivais como o LinkedIn, Twitter e até mesmo o Facebook, que pertence à mesma empresa. A partir de abril de 2017, o Instagram atingiu mais de 700 milhões de usuários mensais. Colocando em perspectiva, isso é o dobro de usuários ativos mensais do Twitter e três vezes mais usuários ativos mensais que o WhatsApp e o Messenger do Facebook.

Instagram daily active users

O Instagram é uma rede que funciona melhor se você compartilhar fotos bonitas e recursos visuais. Mas mesmo empresas B2B “chatas”, com produtos intangíveis, podem criar belas imagens e vídeos para chamar a atenção de seu público. Acrescente uma estratégia de hashtag direcionada e você poderá se surpreender com a facilidade de usar o Instagram para se conectar aos seus clientes ideais.

Se você está tendo dificuldades para definir onde sua empresa deve focar suas iniciativas de redes sociais, estas estatísticas do Instagram podem ajudar você a resolver esse problema.

Recursos do Sprout mencionados neste artigo:

Antes de se jogar com tudo em uma nova estratégia para o Instagram , conheça estas 18 estatísticas que todo profissional de marketing deveria conhecer:

1. Sete em cada dez hashtags no Instagram são de marcas

Você poderia imaginar o estado do marketing das redes sociais sem as hashtags? Criar hashtags não apenas ajuda os usuários das redes sociais a organizar e categorizar o conteúdo, mas também são uma das forças motrizes por trás de algumas das melhores campanhas de marketing atuais.

As hashtags estão em toda a parte, desde conversas casuais on-line e off-line até comerciais de TV e outdoors. As hashtags do Instagram ajudam na otimização e descoberta de conteúdos. Na medida em que as marcas aumentarem a sua dependência de campanhas geradas pelos usuários, as hashtags continuarão a ser importantes para a aquisição e a promoção de conteúdos no Instagram.

Posts do Instagram com pelo menos uma hashtag têm12,6% mais engajamento que aqueles que não as têm. E, embora cada post do Instagram permita o uso de até 38 hashtags, pesquisas sobre o assunto sugerem que o número ideal de hashtags é 11.

Uma das melhores formas de começar uma campanha de UGC (conteúdo gerado pelo usuário) no Instagram é com a ajuda de uma hashtag da marca. A hashtag da marca é exclusiva para a sua empresa ou campanha de marketing. Ela pode ser tão simples quanto o nome da sua empresa, produto ou slogan.

Uma hashtag de marca também não tem necessariamente que incluir o nome da sua empresa. Seja criativo, como a BarkBox fez com sua hashtag de marca #DestroyersClub, gerando conscientização para seus brinquedos para cães.

Caso você decida usar hashtags de marca, estará em boa companhia. De acordo com um estudo da Simply Measured, 7 de 10 hashtags no Instagram são de marcas. Uma ferramenta como o Sprout Social pode ajudá-lo a ver quais hashtags de marca tiveram maior engajamento e quais são mais usadas com seu nome de usuário.

2. 70,7% das empresas estão usando o Instagram em 2017

Talvez uma das estatísticas mais interessantes do Instagram esteja conectada ao crescimento da rede. Em relação ao crescimento das empresas, a estatística do Instagram previamente mencionada é quase o dobro do número de empresas (48,8%) que usavam o Instagram em 2016!

Instagram business use growth

O aumento do número de empresas que usam o Instagram está estritamente relacionado com o lançamento dosperfis Instagram Empresas em maio de 2016. Muitas empresas aproveitaram a chance para transicionar seu perfil e tirar proveito de recursos como:

  • Informações de contato destacadas
  • Dados importantes de analíticas
  • A possibilidade de criar anúncios para o Instagram

Existem atualmente 8 milhões de perfis Instagram Empresas; em setembro de 2016, existiam 1,6 milhões. Atualmente, as pequenas empresas compõem a maioria dos anunciantes e perfis de negócios do Instagram.

Se você não conhece bem os novos perfis de Empresas do Instagram, estas estatísticas do Instagram podem ser muito úteis:

3. 80% dos usuários seguem pelo menos uma empresa no Instagram

Um perfil Instagram Empresas permite que você acrescente informações de contato adicionais que não seriam possíveis em um perfil básico do Instagram. Estas informações incluem um número de telefone comercial e endereço. Para trocar um perfil pessoal para um perfil Empresas, você precisará ter uma página no Facebook para a sua empresa.

De acordo com o Instagram, 80% dos usuários dizem seguir pelo menos uma empresa no aplicativo e 60% descobrem sobre um novo produto ou serviço por meio da plataforma. A partir de março de 2017, mais de 120 milhões de usuários do Instagram visitaram o site, foram direcionados, ligaram para uma empresa ou mandaram e-mail ou uma mensagem direta para uma empresa. Cada uma dessas atividades representa algum nível de interesse e, de muitas maneiras, esses fãs do Instagram podem ser vistos como leads.

Para tornar a informação mais palpável, pelo menos 30% dos usuários do Instagram compraram um produto que descobriram por meio do Instagram.

As analíticas do Instagram (por meio dos perfis Empresas) podem fornecer dados sobre impressões e alcance por post, bem como a demografia de seguidores, o que mostra como seus posts estão se saindo e o perfil do seu público. Se você usar os anúncios do Instagram, também terá acesso aos dados sobre como seu anúncio se saiu. Estas estatísticas do Instagram são importantes de conhecer para que você possa criar os posts de que seus seguidores gostam e respondem.

Às vezes esses dados sozinhos não são o bastante. Algumas estatísticas do Instagram específicas da sua empresa só podem ser encontradas com ajuda da ferramenta de analíticas do Instagram do Sprout Social.

sprout social instagram analytics report

Este gráfico fornece conhecimento a respeito de como cada ferramenta de analíticas pode informar suas iniciativas no Instagram:

Instagram vs Sprout Social Analytics

4. O Instagram espera acumular US$ 4 bilhões em receita com publicidade para dispositivos móveis em 2017

A partir de março de 2017, com a chegada do recurso Perfil Empresas, o número de anunciantes no Instagram agora totaliza 1 milhão. Este número era 200.000 em março de 2016.

Um estudo feito pela eMarketer em 2015 sugere que a receita do Instagram com dispositivos móveis poderia chegar a $2,81 bilhões em 2017, contabilizando 10% da receita total do Facebook. A pesquisa também projeta que o Instagram possa vir a ter uma receita decorrente de dispositivos móveis (nos EUA) maior que o Google ou o Twitter.

projected growth of Instagram ad revenue

Parece que o Instagram já ultrapassou essas projeções. Estima-se que o Instagram vá arrecadar $4 bilhões em anúncios globalmente até o fim de 2017.

5. 25% do Instagram Ads são vídeos individuais

Mesmo que anúncios com fotos sejam mais comuns no Instagram, os vídeos têm ganhado muito espaço. Na verdade, 25% dos anúncios do Instagram são vídeos individuais.

Anúncios de vídeo podem ter até 60 segundos, mas, de acordo com dados da Wistia, o engajamento cai rapidamente quanto maior a duração do vídeo. Se você deixa o público interessado nos primeiros 30 segundos, eles ficam propensos a permanecer e interagir. Anúncios de vídeo são mais eficazes em conseguir taxas de engajamento mais altas, mas costumam custar um pouco mais do que anúncios de fotos.

engagement vs video length

Se for necessário para comunicar sua mensagem, não se esqueça de adicionar legendas aos vídeos. De acordo com o Digiday, 85% dos vídeos do Facebook são assistidos com o som desligado. Embora o Facebook seja uma plataforma diferente, faz sentido traçar paralelos neste caso, em termos da natureza do consumo de conteúdo de vídeo.

Marcas como Lululemon, Ford, MTV e Disney usam anúncios de vídeo para alcançar várias metas de negócios. Uma semana depois do lançamento, vídeos da Lululemon receberam duas vezes mais engajamento do que suas fotos. Graças à sobrecarga de informação na internet, você vai querer garantir que seus anúncios de vídeo do Instagram se destaquem.

6. O Instagram Histórias tem mais de 250 milhões de usuários ativos diários

O Instagram Histórias funciona como as histórias do Snapchat, que desaparecem após 24 horas. Existem atualmente mais de 250 milhões de usuários ativos diários no Instagram Histórias, o que supera o total de usuários ativos diários do Snapchat. Isso representa outra estatística incrível do Instagram, uma vez que o recurso Instagram Histórias existe há apenas um ano.

Esta estatística é um ótimo sinal para anunciantes, já que os anúncios no Instagram Histórias agora estão disponíveis para todas as marcas.

Os anúncios aparecem entre as histórias das pessoas e podem ser no formato de foto ou de vídeo. Este tipo de anúncio tem sido usado pela Etsy, Northface e AirBnB. Na verdade, a AirBnB relatou um aumento de dois dígitos no apelo dos anúncios.

instagram management gif

7. Posts com localização recebem 79% mais engajamento

Já faz um tempo que o Instagram vem expandindo seu recurso de localização. Então, não deveria ser uma surpresa que posts com localização tenham 79% mais engajamento do que aqueles sem.

Location tagging increases engagement

Uma última coisa, antes de encerrar: saiba que é realmente possível acelerar o crescimento no Instagram (e o engajamento) sem comprar seguidores ou curtidas.

8. 70% dos posts do Instagram não são vistos

Entre as redes sociais, o Instagram detém as maiores taxas de engajamento. No entanto, o Instagram também lida com saturação e sobrecarga de conteúdo.

Mais de 95 milhões de fotos são compartilhadas no Instagram diariamente, o que significa que pode ser difícil para os clientes e clientes em potencial encontrarem seus posts. Mas, devido ao novo algoritmo, 70% dos posts do Instagram não são vistos. O novo algoritmo do Instagram foca mais nos últimos engajamentos da página para escolher que conteúdo as pessoas verão.

Para corrigir esta estatística desanimadora do Instagram, seu engajamento do Instagram precisa ser levado a outro nível. Seja diferente de outras empresas no Instagram e use anúncios no Instagram Histórias ou vídeos ao vivo para contar experiências originais da marca. Além disso, marque locais em seus posts para que as pessoas que estiverem procurando esses lugares possam descobrir seu conteúdo, o que nos leva à próxima estatística do Instagram.

9. O público do Instagram interage mais em dias de semana

A internet está cheia de estudos alegando saber os melhores horários para postagens nas redes sociais. Muitas vezes, os dados podem ser um pouco conflitantes. Então, decidimos resumir todas as estatísticas e estudos que pudemos encontrar e organizá-los para atingir algum consenso sobre os melhores horários para postar no Instagram.

best time to post on instagram graph

Nossos dados sugerem que segunda a sexta são, de longe, os melhores dias para postar e maximizar o engajamento. Aqui estão algumas das nossas descobertas:

  • Segundas-feiras mostraram a maior correlação com o engajamento, em geral
  • 15:00 é o pior horário para postar em qualquer dia
  • Os horários mais recomendados para postar incluem 02:00, 08:00 e 17:00.

Vamos arriscar dizer que a baixa atividade por volta das 15:00 se deve às pessoas focarem em projetos no trabalho e reuniões de última hora antes de sair—o que, inversamente, explica por que o horário de 17:00 é tão bom para o engajamento.

10. Vídeos postados às 21:00 tem 34% mais engajamento

Se você está publicando um vídeo no Instagram, a CoSchedule descobriu que fazer isso às 21:00 garante 34% mais interações. No entanto, postar vídeos a qualquer hora entre 21:00 e 08:00 ainda deve resultar em uma boa média de engajamento.

best times to post on instagram

Estes dias e horários provavelmente vão variar de acordo com o tipo de empresa e público individual e destinam-se a ser usados apenas como referência para suas atividades nas redes sociais. Para melhores resultados, monitore suas analíticas do Instagram para medir o engajamento em diferentes dias e horários. Fazer isso vai mostrar a você o que funciona melhor para o seu conteúdo e público

11. Fotos geram 36% mais engajamento do que vídeos

Algo interessante sobre os vídeos no Instagram é que, ao mesmo tempo em que o consumo aumentou 40%, fotos geram 36% mais curtidas do que vídeos. Isso pode ter várias razões. Por exemplo, os usuários podem apenas assistir ao vídeo e depois seguir rolando a página. Ou, em alguns casos, seus vídeos podem não levar as pessoas a agirem.

Observe estes exemplos de marcas que estão fazendo um ótimo trabalho para ter algumas ideias do que fazer para melhorar.

12. 65% dos posts de melhor desempenho no Instagram incluem produtos

Embora você não deva se autopromover toda hora, os usuários do Instagram de fato gostam de ver fotos dos seus produtos. Uma pesquisa realizada pela L2 concluiu que65% dos posts mais bem-sucedidos das marcas no Instagram exibem produtos. Na verdade, os posts de produtos superam até mesmo o conteúdo de estilo de vida (43%), bem como as imagens ou vídeos de um influenciador ou celebridade (29%).

Mas, antes de mudar sua estratégia de conteúdo para exibir seus produtos em cada post, não esqueça a regra 80/20.

A a regra 80/20 afirma que aproximadamente 80% do seu conteúdo deveria focar em educar, orientar e engajar seu público e apenas 20% deveria ser autopromocional. Gary Vaynerchunk aplicou este princípio na estratégia de marketing nas redes sociais para seu livro “Jab, Jab, Jab, Right Hook”.

Precisa de alguma inspiração centrada no produto? Confira a conta de Instagram da Ikea para ver como eles apresentam produtos de uma maneira que deixa os clientes entusiasmados para comprar:

Let's get started on your dream kitchen. Click the link in our bio to shop this look.

A post shared by IKEA USA (@ikeausa) on

13. Fotos com rostos recebem 38% mais curtidas

Nem todas as suas imagens devem exibir somente produtos. Algumas das suas imagens devem incluir rostos. Fotos do Instagram que exibem rostosrecebem 38% mais curtidas que as que não têm.

Adicionar rostos a suas fotos não quer dizer necessariamente que você deve tirar retratos ou selfies. Fotos diferentes da sua equipe reunida ou de um evento no escritório também podem ser eficazes.

A WeWork faz um ótimo trabalho incluindo os rostos de sua equipe e comunidade em fotos.

Você também pode incluir algumas fotos de estilo de vida de pessoas que usam seus produtos. Esta é uma ótima deixa para nossa próxima estatística.

14. Conteúdos gerados pelos usuários têm uma taxa de conversão 4,5% maior

Além disso, você pode querer considerar uma combinação de produtos em suas campanhas de conteúdo gerado pelo usuário . Quando consumidores veem uma foto gerada por usuário, há uma chance de conversão 4,5% maior. Este número aumenta para 9,6% se eles interagem com a foto.

Nenhuma marca exemplifica tão bem o poder do conteúdo gerado pelo usuário no Instagram quanto a GoPro. Sua página praticamente inteira consiste em fotografias compartilhadas pelos clientes.

Confira nosso guia sobre conversões em redes sociais para conhecer mais sobre o quê pode converter um post em venda!

15. O filtro do Instagram mais utilizado é o Clarendon

Existem 40 filtros exclusivos para uso no Instagram (com os filtros de rosto no estilo Snapchat recém-anunciados), ainda assim, apenas um conquistou o coração dos usuários em 119 países: Clarendon.

Surpreso? Nós também. De acordo com a Canva, Clarendon lidera a lista, provavelmente porque se encaixa bem para qualquer propósito. Ele ilumina, destaca e intensifica as sombras. Alguma outra razão? Preguiça. Geralmente, ele é o filtro padrão após a opção Normal.

Clarendon is the world's favorite Instagram filter

Um estudo mais recente da Hopper encontrou resultados similares sobre o amor geral pelo Clarendon, mas também acrescentou a segunda opção mais popular de uso de filtros do Instagram: Gingham.

A Canva também encontrou correlações entre filtros populares e o tipo de post. Por exemplo, as selfies alcançam mais curtidas quando feitas sem nenhum filtro. Confira a categoria de uso de filtro do Instagram e suas classificações:

16. No Instagram, 50% do texto contêm emojis

Não há dúvida de que o Instagram é integralmente uma plataforma visual. Na verdade, mesmo as legendas e comentários—seções destinadas a texto—apresentam imagens por meio de emojis. Agora, devido à compatibilidade dos teclados do iOS e Android, aproximadamente 50% das legendas e comentários no Instagram têm pelo menos um emoji.

Os emojis vão além de um simples sorriso ou ícone para expressar uma emoção. Agora, existe uma variedade de 1.851 opções diferentes de emoji para escolher, com novidades sendo acrescentadas a todo momento. Estas pequenas imagens ou ícones digitais são usadas para expressar uma ideia ou emoção. Com rápidos índices de adoção, os emojis são a linguagem de crescimento mais rápido no Reino Unido, evoluindo mais rápido do que antigas formas de comunicação, como os hieróglifos.

Devido à reputação da Disney como uma marca divertida e singular adorada por crianças, não é nenhuma surpresa que os profissionais de animação frequentemente incluam emojis em suas legendas.

Em 2015, em um esforço para aproveitar a popularidade dos emojis, o Instagram lançou suporte para eles nas hashtags. Isto significa que os emojis (e suas combinações) agora podem ser pesquisados na plataforma. Após o lançamento, a Curalate encontrou emojis individuais que foram incluídos em hashtags mais de 6,4 milhões de vezes no período de um mês.

Consulte o nosso post Ideias de legendas para o Instagram para inspirar sua criatividade com as legendas.

Adoção global

Uma pesquisa do Instagram revelou que a adoção de emojis é um fenômeno global. Os usuários na Finlândia são os mais ativos, com 63% de todo o texto publicado no país contendo pelo menos um emoji. Veja a classificação de outros países:

  • França: 50%
  • Reino Unido: 48%
  • Alemanha: 47%
  • Itália: 45%
  • Rússia: 45%
  • Espanha: 40%
  • Japão: 39%
  • EUA: 38%

Observe que esta pesquisa foi realizada em 2015, assim, há uma grande probabilidade de que estes números tenham mudado ao longo do ano passado.

Emojis populares

Então, qual a classificação de emojis no Instagram? A Curalate analisou os 100 principais emojis do Instagram e aqui está o top 10:

instagram most used emoji

O emoji mais utilizado é o coração vermelho, que foi compartilhado mais de meio milhão de vezes (no momento do estudo). Há também um monte de positividade na lista. Quatro dos cinco principais emojis são rostos positivos do smiley. E ao se observar os 20 principais, metade deles é composta de smileys. Mas não é apenas smileys que desfrutam dos primeiros lugares: corações, beijos e mãos com gestos positivos também se classificam altamente. Isso nos leva a crer que as pessoas costumam usar o Instagram para expressar sentimentos positivos.

Embora os EUA estejam em último lugar na classificação de uso de emojis em textos, apenas 38%—e apesar do fato de que 80% dos usuários do Instagram são de fora dos EUA—a bandeira norte-americana é a única a aparecer no top 100 (ocupando a 59ª posição).

Mas o que isso significa para os profissionais de marketing?

Os emojis representam mais do que apenas uma tendência de marketing. Eles podem adicionar outro elemento a suas estratégias de monitoramento nas redes sociais. Não tem certeza se o comentário foi positivo ou negativo? A estratégia de marketing para emojis correta pode auxiliar a completar as lacunas de impressões. O engajamento nem sempre vem com o contexto, e os emojis podem ajudá-lo a obter um pouco mais de conhecimento sobre o que os fãs estão compartilhando.

Em termos dos seus próprios compartilhamentos, não basta jogar qualquer emoji na legenda da foto. Assim como você pondera qual imagem publicar e sua respectiva descrição, reflita sobre quais emojis usará em conjunto ou no lugar do seu texto.

17. 59% das pessoas entre 18-29 anos usam o Instagram

Entender as demografias do Instagram é importante para a segmentação do público e a elaboração das suas mensagens. Embora usuários mais velhos tenham definitivamente começado a migrar para o aplicativo, pessoas entre 18-29 anos são os principais usuários.

instagram demographics

Para as marcas, isso significa que ela é a plataforma social perfeita para atingir uma demografia de millennials e até mesmo a próxima Gen-Z. Se este é seu público-alvo, o Instagram deve ser uma prioridade em suas redes sociais e estratégia de conteúdo daqui para a frente.

18. 80% dos usuários do Instagram vivem fora dos EUA

Marcas internacionais ou marcas fora dos Estados Unidos ficarão felizes em saber que o Instagram tem usuários ativos em todo o mundo. Na verdade, a empresa informou que 80% de seus usuários vivem fora dos EUA.

Esta estatística também é importante para as marcas que não atendem a clientes em outros países. Só porque eles não podem comprar de você, não significa que eles não podem apoiar ou promover a sua página. Além disso, mantenha em mente que alguns dos seus clientes nos EUA podem ser de outras partes do mundo, então você não quer se indispor com ninguém.

Tente integrar visuais e conteúdos multiculturais em sua estratégia do Instagram para atrair um público mais vasto.

Use essas estatísticas do Instagram a seu favor

Conhecer e entender cada uma dessas estatísticas do Instagram é útil, mas é o que você faz com a informação que realmente faz a diferença. Então, em vez de apenas reunir estes dados aleatoriamente, tire um tempo para determinar como cada estatística do Instagram pode ajudar a melhorar sua empresa.

Todas as alterações feitas na sua estratégia não significarão nada, a menos que você esteja preparado para acompanhar as diferenças. Com uma ferramenta de gerenciamento de redes sociais, como o Sprout Social, você pode monitorar hashtags, gerenciar comentários e acompanhar o engajamento de várias contas. Além disso, você pode facilmente executar e compartilhar relatórios sobre analíticas de perfis, engajamento, hashtags, seguidores e conteúdo.

O Instagram não só é uma plataforma poderosa para os profissionais de marketing e para sua marca, mas agora você tem evidências para apoiar sua utilização.

Quais são as estatísticas mais interessantes do Instagram que você encontrou? Tweet para @SproutSocial e compartilharemos nossos insights favoritos!