instagram metrics cover art

É só mais um dia normal no escritório para você, gerenciador de redes sociais. Você começa a responder tweets, agendar alguns posts no Facebook e colocar imagens do jantar da empresa de ontem à noite no Instagram. Então, um de seus executivos vem até você e diz: “Preciso de você para puxar um relatório sobre nosso progresso no Instagram durante os últimos três meses”. Você diz: “Claro! Sem problemas”. Mas depois que ele sai, você se senta pensando consigo mesmo: “que raio de informação devo colocar neste relatório?”

Se esse cenário lhe parece familiar, você não está sozinho. Com sites de rede social como o Facebook, Twitter e até mesmo Pinterest, você tem muitas métricas para avaliar o sucesso de suas campanhas. Mas com o Instagram não é tão simples.

Embora a empresa esteja tomando providências para tornar o aplicativo mais amigável ao profissional de marketing, nem tudo ainda está no lugar. Felizmente, há algumas métricas do Instagram que você pode (e deve) acompanhar para avaliar seus esforços.

1. Comentários recebidos

O que esta métrica lhe diz: O nível de engajamento que seu conteúdo tem.

A primeira métrica que a maioria das marcas observa para avaliar o engajamento de redes sociais no Instagram é o número de curtidas de suas fotos. As curtidas são legais, mas os comentários têm uma força ainda maior como indicador de engajamento. Pense nisso. Leva mais tempo pensar e escrever um comentário do que curtir uma foto. A TrackMaven descobriu que as marcas recebem 18,54 curtidas por foto a cada 1.000 seguidores, mas apenas 0,63 comentários.

Curtidas x Comentários do Instagram

Quando seus seguidores dão um passo além e tocam nas suas fotos duas vezes, gastando tempo para deixar um comentário, é porque a foto repercutiu neles. Comentários – positivos ou negativos – são resultado de uma pessoa sentir algum tipo de emoção sobre o seu conteúdo, sua marca ou ambos.

Se o seu número médio de comentários por post começa a aumentar, pode significar que você está construindo uma comunidade e um público fiel, que é uma grande meta para a maioria das empresas. Por outro lado, se você perceber que está recebendo poucos comentários ou que o número de comentários que está recebendo por mensagem está caindo, poderia ser um sinal de que seus seguidores não estão se conectando com o seu conteúdo. Não levante a bandeira ainda. Use isso como uma oportunidade de voltar à prancheta de desenho e pensar em maneiras de criar melhores fotos e impulsionar o seu engajamento. Experimente adicionar vídeos em vez de imagens ou seja mais criativo nas suas legendas do Instagram.

Instagram Comments

2. As hashtags mais engajadas

O que está métrica lhe diz: Quais hashtags você está usando.

As hashtags e o Instagram se combinam como pão com manteiga. Não são só os posts com hashtags se tornam mais interativos, mas as hashtags também deixam seus posts mais detectáveis. Há algumas métricas do Instagram que você pode acompanhar quando se trata de hashtags, mas avaliar quais hashtags estão obtendo mais engajamento é a sua melhor aposta.

Instagram Hashtag metrics

Como o Instagram é uma das poucas plataformas de rede social que incentiva o uso de várias hashtags em seus posts, você deve começar a montar uma lista dos que recebem a maioria das curtidas e comentários. Dessa forma, você pode adicioná-los a posts relevantes sempre que você precisar. Lembre-se de que as hashtags no Instagram funcionam como palavras-chave para a otimização do mecanismo de busca. As hashtags com o maior engajamento geralmente são suas palavras-chave que trazem mais tráfego. Saiba quais são e você vai ter muito mais sucesso.

Outro benefício esquecido dessa métrica é que ela lhe dá uma ideia do tipo de conteúdo que você deve postar. Por exemplo, na imagem acima, vemos que #cafeteria, #cafe e #expresso receberam muito mais engajamento do que as outras hashtags. Na condição de cafeteria, isso lhe diz que você deve postar mais fotos de dentro do local ou fotos de bebidas. Nada pode dar errado quando você usa a clássica foto de arte do café.

Mid-week pick me up ☕️

A post shared by S U M B A L C H A U D H R Y (@sumbal_chaudhry) on

Se você achar que as suas mensagens não estão recebendo a quantidade de envolvimento que você gostaria, observe esta métrica. O problema pode ser suas hashtags.

instagram management gif

3. Engajamentos por seguidor

O que esta métrica lhe diz: Seu engajamento relacionado com o tamanho do seu público-alvo.

Olhar para empresas como Nike e Starbucks, que recebem milhares de curtidas e comentários em cada post, pode ser bastante desanimador se as suas fotos e vídeos vivem na média de centenas de curtidas ou menos. Mas você está se esquecendo de uma coisa. A Nike e a Starbucks têm milhões de seguidores, por isso seus posts têm mais alcance. O engajamento por métrica de seguidor é perfeito porque mostra quantas curtidas e comentários seus posts estão recebendo por seguidor individual. Dessa forma, você não se vê preso, tendo que comparar os números da sua empresa com marcas maiores. É possível que uma página menor receba mais engajamento por seguidor do que as maiores, mesmo se tiverem menos engajamento geral.

Quando essa métrica é cada vez maior, isso mostra que seus seguidores estão repercutindo seu conteúdo, e que sua página é uma prioridade para eles uma vez que estão gostando e comentando em vários posts. Se esse número for baixo ou estiver reduzindo, isso significa que os usuários estão interagindo com o conteúdo de vez em quando, mas, provavelmente, não estão acessando sua página regularmente.

Para aumentar esse número, você pode tentar postar conteúdo mais interessante para que as pessoas queiram visitar a sua página todos os dias. Por exemplo, o fotógrafo Joel Strong tira fotos por toda a Nova York e usa as cabeças de celebridades e personagens famosos. Os seguidores mal podem esperar para ver o que vai ser lançado na sequência e, por isso, retornam sempre.

Outra boa ideia é fazer o upload de novo conteúdo de maneira regular. Concentre-se em pelo menos um ou dois novos posts por dia.

4. Seguidores conquistados

O que esta métrica lhe diz: Quanto alcance seus posts tiveram.

Até este ponto, as métricas do Instagram que examinamos estavam concentradas na avaliação do engajamento e da atividade da sua conta. Mas não podemos ignorar uma das métricas mais universais nas redes sociais: os seguidores. Embora seja mais importante ter seguidores engajados do que apenas uma quantidade enorme, há uma força nos números.

Idealmente, o número de seguidores que você tem vai crescer ao longo do tempo conforme você construir a sua marca. Seja por meio de agradecimentos dos influenciadores, do boca a boca entre amigos ou até de anúncios pagos, o que você quer é aumentar seu público para comprovação nas redes sociais e poder alcançar mais pessoas.

Instagram Followers Gained

Quando você usar essa métrica, meça-a ao longo de um período de tempo. Acompanhá-la todo dia não vai lhe dar a informação que você precisa para tomar decisões informadas. Por exemplo, se perceber que está conquistando apenas alguns novos seguidores por mês, você precisa impulsionar seus esforços de marketing. Por outro lado, se notar o número de seguidores conquistados em um mês e perceber um aumento enorme em um dia específico, então deve observar o que você fez para conseguir aquele crescimento e, então, tentar reproduzi-lo.

Alguns profissionais de marketing olham para o seu número de seguidores como uma métrica de vaidade e, de certa forma, talvez seja mesmo. No entanto, o benefício real de avaliar a sua contagem de seguidores é saber qual é o alcance potencial da sua marca para o conteúdo que você está publicando. Páginas com mais seguidores têm mais alcance. Quanto menos pessoas virem seus posts, menos engajamento você terá. Conseguir mais seguidores lhe oferece uma oportunidade melhor de fazer com que seu conteúdo seja visto.

5. Tráfego de referência

O que esta métrica lhe diz: Quanto tráfego seu site está conseguindo no Instagram.

Uma das maiores reclamações que as empresas fazem sobre o marketing de rede social é o fato de não ser capaz de acompanhar o retorno sobre o investimento (ROI). Apesar de sabermos que é possível acompanhar o ROI de rede social, o Instagram enrola os profissionais de marketing porque o aplicativo não permite links clicáveis dentro dos posts. Então, o que fazer se quiser promover um novo conteúdo ou um especial no Instagram, e ser capaz de controlar facilmente os resultados? Usando os parâmetros UTM, é claro.

Os parâmetros UTM são etiquetas que você pode adicionar a um URL para dar ao Google Analytics mais informações sobre o link. Ao adicionar parâmetros UTM aos links que compartilhar no Instagram, você pode acompanhar com precisão suas campanhas e tráfego de crédito que vêm diretamente do Instagram. Segue um guia completo sobre como configurar os parâmetros UTM para suas redes sociais. Como os URLs serão um pouco longos, uma boa ideia é usar um encurtador de URLs como o Bitly quando você estiver incluindo links nas suas legendas. Dessa forma, as pessoas podem abrir seu navegador e inserir o URL.

Outra opção que é mais conveniente do que a adição de URLs nas legendas é usar o seu perfil. O Instagram permite ter um link clicável na seção do seu perfil. Algumas marcas gostam de usar esse link para promover promoções especiais ou novo conteúdo. Sempre que você tiver algo novo para promover basta alterar o link. Se optar por esse caminho, ainda é uma boa ideia usar os parâmetros UTM.

Apresentamos um exemplo de como a Dove usou essa técnica para promover o Projeto Autoestima da empresa. Observe como dentro da legenda, a Dove direciona as pessoas a clicar no link do perfil para obter mais informações.

Dove Instagram Bio

Comece a avaliar

Quando se pensa em lidar com métricas, dados e analíticas de redes sociais à primeira vista pode não parecer a coisa mais empolgante do mundo, mas não se desanime. Conforme sua conta Instagram crescer você ficará ansioso por verificar seus números e o progresso. Além disso, com o relatório do Instagram, você não terá que se preocupação em ficar totalmente confuso com os dados, isso é um grande bônus.

A única maneira de fazer melhorias e seguir em frente é saber onde você começou, e onde você está agora. Acompanhar essas cinco métricas do Instagram tornará mais fácil para você ver o que está funcionando para o seu negócio e fazer os movimentos certos para ajudá-lo a crescer.

Quais métricas você acompanha para o Instagram? Deixe um comentário e conte para nós!