O Instagram completou 10 anos em 2020 e é seguro dizer que o aplicativo de rede social mudou muitas vidas durante a sua existência. A plataforma centrada no visual que começou como um aplicativo de postagem de fotos cresceu e se tornou uma fonte de renda para criadores e um novo canal de vendas para empresas.

O Instagram tem sido capaz de manter sua base de usuários de maneira bastante consistente no último ano. Em 2019, a porcentagem de adultos norte-americanos que utilizavam o Instagram aumentou de 35% para 37% e os usuários ativos relatados mantiveram-se em torno de 1 bilhão de pessoas.

Conhecer as estatísticas específicas da plataforma ajuda você a entender melhor como configurar sua estratégia no Instagram. Com base nesses dados e nas tendências sociais de 2021, você estará preparado com uma imagem mais clara do que está por vir.

Clique nos links de âncora abaixo para acessar as categorias de estatísticas nas quais você está mais interessado.

Estatísticas de usuários do Instagram
Estatísticas de uso do Instagram
Como as marcas usam o Instagram
Estatística de recursos do Instagram
Tendências de conteúdo do Instagram

Estatísticas de usuários do Instagram
Idade e gênero
Em comparação com o Facebook, o Instagram é uma rede de usuários mais jovens. De acordo com o Statista, mais da metade da população global de usuários do Instagram tem menos de 34 anos. Depois do Snapchat, é o segundo aplicativo preferido por adolescentes nos Estados Unidos.

A faixa etária de 18 a 24 anos é a maior da demografia. No geral, há uma divisão uniforme entre os gêneros, com 51% sendo do sexo feminino e 49% do masculino.
Geografia
Como o Instagram existe há quase uma década e se tornou cada vez mais influente, ele possui um público global de usuários. A maior concentração de usuários está nos EUA, com 116 milhões de usuários. Em seguida, vem a Índia com 73 milhões de usuários e o Brasil com 72 milhões de usuários. Nos próximos anos, o mercado internacional de usuários em breve ultrapassará a base de usuários dos Estados Unidos. Isso significa que há muitas oportunidades para marcas internacionais comercializarem para seus consumidores.

Estatísticas de uso do Instagram
Agora que você sabe quem usa o Instagram, é hora de explorar como eles usam a rede. As estatísticas de uso ajudam você a entender quais ações as pessoas na plataforma estão realizando e em qual parte do funil de marketing colocá-las. Se os usuários fizerem login apenas uma vez por mês, não vale a pena dedicar muito tempo a essa rede.
Aproveite o poder de seu público do Instagram com o Sprout Social

Como indicam as estatísticas, o Instagram representa uma grande oportunidade para as marcas.

O Sprout pode ajudá-lo a otimizar seu fluxo de trabalho e conectar seu público com o conteúdo que eles desejam de você.

Comece seu teste gratuito hoje e descubra como é fácil gerenciar seu conteúdo, comentários e análises do Instagram em um só lugar.
Com que frequência o Instagram é usado
Cerca de seis em cada dez usuários do Instagram fazem login pelo menos uma vez por dia. É o segundo site de mídia social mais acessado para uso diário depois do Facebook. Vinte e um por cento dos usuários fazem login semanalmente e 16% fazem login com menos frequência do que isso.

O uso do Instagram tem aumentado desde 2013, mas o crescimento tem diminuído. Entre 2019 e 2019, o número de adultos norte-americanos que usavam a plataforma cresceu apenas dois pontos percentuais, de 35%.

Os usuários do Instagram passam quase tanto tempo na plataforma quanto os usuários do Facebook. Eles navegam por uma média de 53 minutos por dia contra 58 minutos do Facebook por dia. O tempo gasto em uma rede social é um forte indicador de uma plataforma engajadora. E os usuários engajados têm mais probabilidade de se interessar pelo conteúdo da sua marca. Combinado com as estatísticas de login diárias, a base de usuários do Instagram tem projeção de crescimento.

Usuários ativos
A projeção é que o número de usuários do Instagram nos Estados Unidos chegue a 125,5 milhões de usuários ativos até 2023. Em junho de 2018, a rede ultrapassou a marca de 1 bilhão de usuários ativos por mês.

Usuários do Instagram com mais seguidores
Além da própria conta do Instagram, algumas celebridades usam a plataforma. Surpreendentemente, Beyoncé não está entre os cinco principais usuários populares. As contas com maior número de seguidores incluem Cristiano Ronaldo com 1967,68 milhões de seguidores, Ariana Grande com 171,5 milhões e The Rock com 171,5 milhões de seguidores.

Como as marcas usam o Instagram
Quando 90% das contas seguem pelo menos um negócio no Instagram, nem é preciso dizer que as marcas também querem participar da ação de marketing. Os usuários da plataforma também não se cansam da presença da marca. De acordo com uma pesquisa, 78% dizem que consideram as marcas no Instagram como populares, 77% como criativas, 76% como divertidas e 72% como comprometidas com a construção de uma comunidade.

O Instagram se tornou conhecido como uma opção ideal para marketing de e-commerce. A plataforma costuma ser usada como a parte de descoberta do funil de vendas. Oitenta e três por cento dos usuários do Instagram descobrem novos produtos e serviços na plataforma.

Trabalhando com influenciadores
O marketing de influenciadores é seu próprio setor agora, com os indivíduos contando com ele como sua única fonte de renda. Com uma estratégia ou campanha de influenciador planejada, você também pode aproveitar essa tendência.

Por segmento, os três principais setores que trabalham com influenciadores do Instagram incluem 91% de marcas de luxo, 84% de roupas esportivas e 83% de marcas de produtos de beleza.

De acordo com os profissionais de marketing pesquisados, 89% indicaram que o Instagram foi o canal de mídia social mais importante para o marketing de influenciadores. O mercado de influenciadores do Instagram ainda não foi saturado, o que é um sinal encorajador para marcas que ainda querem experimentar a estratégia.

Publicidade
À medida que as marcas continuam a anunciar no Instagram, a controladora Facebook vai depender mais fortemente de seu investimento em publicidade. Até o final de 2021, estima-se que a receita de anúncios do Instagram seja 30% de toda a receita de anúncios da empresa.

Em virtude do maior engajamento com os Stories, os anunciantes estão gastando mais dinheiro no Instagram. Em comparação com o Facebook, os gastos com publicidade no Instagram são 23% maiores, de acordo com um estudo interno.

Uma em cada três postagens do Instagram que continham a hashtag #ad eram postagens de Stories. Com a nova conta tipo Creator (Criador de conteúdo), 2020 poderá conferir uma mudança na forma como o conteúdo patrocinado é exibido e analisado.

Isso é empolgante porque significa que existem algumas oportunidades incríveis de crescimento disponíveis para anunciantes nos Stories. Recentemente, o Instagram também adicionou a marcação de parceria com uma marca ao IGTV, então, um novo tipo de conteúdo pode surgir em breve nas oportunidades de publicidade para influenciadores.
Assumir uma posição
É cada vez mais comum que as marcas assumam posição sobre questões sociais e políticas. Embora seja uma mudança arriscada, pode ser vantajoso de modo a fortalecer a imagem de uma marca.

De acordo com nosso relatório sobre marcas que criam mudanças, 70% dos consumidores querem que as marcas se posicionem sobre questões sociais e 66% dos que desejam que as marcas assumam uma posição nas mídias sociais declararam que acreditam que, assim, as marcas podem criar mudanças reais.

Quando as marcas assumem uma posição, 36% dos consumidores dizem que comprarão mais produtos de uma empresa. Claro, você não deve simplesmente escolher qualquer questão para se posicionar. Quarenta e três por cento dos consumidores desejam que as marcas assumam uma posição quando isso impacta o negócio diretamente e 38% desejam esse posicionamento quando ele está relacionado com os valores da marca.

Estatística de recursos do Instagram
Agora que o Instagram Stories já existe há alguns anos, fica mais claro a forma como as marcas e os usuários estão investindo neles. Os Stories se tornaram parte integrante do aplicativo, bem como o desenvolvimento do recurso Shopping. A novidade em cena é o IGTV, um recurso para ficar de olho em 2021.
Stories
A cópia do recurso Snapchat se tornou um recurso popular com um espaço de destaque na parte superior do aplicativo. De acordo com o Instagram, mais de 500 milhões de contas usam os Instagram Stories todos os dias.

Esse uso ultrapassou em muito as estatísticas de 190 milhões de usuários diários totais do Snapchat.
Shopping
O recurso Shopping e checkout é relativamente novo no Instagram. Sem sair do aplicativo, os usuários agora podem pesquisar produtos, adicionar a uma sacola de compras e finalizar a compra.

Comprar é uma característica forte que certamente será desenvolvida ainda mais no futuro. Depois de conferir um produto ou serviço no Instagram, 79% buscaram mais informações, 37% visitaram a loja de varejo e 46% fizeram uma compra.

Vender no Instagram é um recurso valioso para marcas que vendem produtos. É mais um canal de vendas para as marcas atraírem os consumidores. A partir do momento que 65% dos consumidores visitam o site ou aplicativo da marca depois de conferir um produto, o Instagram passa a ser uma ferramenta de marketing ainda mais poderosa. Para tirar o máximo proveito das vendas, adicione links de chamada para ação diretamente nos Stories ou anúncios que você veicula. As marcas de produto no Instagram também melhorarão a experiência de compra dos usuários.
Tendências de conteúdo do Instagram
Saber as taxas médias de engajamento e as tendências ajuda os profissionais de marketing a planejar sua estratégia futura no Instagram. Se, por exemplo, os vídeos estivessem começando a se tornar mais engajadores, os profissionais de marketing investiriam em mais produção de vídeo.
Taxas de engajamento
A uma taxa média de engajamento de 1,60%, as marcas com as taxas de engajamento mais altas incluem ensino superior com 3,96%, organizações sem fins lucrativos com 2,40% e equipes esportivas com 2,40%.

Melhor hora para postar
Conduzimos nossa própria pesquisa sobre a melhor hora para postar no Instagram:

Criando a melhor experiência do usuário no Instagram
Isso é mais uma previsão do que uma estatística. Com os mais recentes investimentos do Instagram em recursos off-feed, como IGTV, Stories, a página Explore e Shopping, a tendência comum aqui é tornar a experiência do usuário abrangente. Por que deixar o aplicativo quando você pode assistir a um episódio de TV, comprar seu pincel de maquiagem favorito e descobrir um novo estilo de sapato de uma só vez? A prioridade para os profissionais de marketing em 2021 será ficar de olho no desenvolvimento de recursos do Instagram, o que os ajudarão a determinar o próximo grande investimento na plataforma.
Use essas estatísticas do Instagram
Agora que você está munido de novas estatísticas do Instagram de 2021, é hora de construir sua estratégia de marketing de ano novo. Siga-nos no @SproutSocial para compartilhar seus objetivos para 2021.