É hora de repensar como promover sua conta do Instagram.

Por que agora? Porque a rápida evolução e o crescimento da plataforma significa que o que funcionou no passado não vai gerar o mesmo tipo de engajamento hoje.

Com base nas estatísticas recentes do Instagram, o espaço visual está se tornando cada vez mais ocupado com marcas que lutam com unhas e dentes por mais clientes.

Como resultado, vale literalmente a pena para as marcas terem o máximo de táticas possíveis para promover o Instagram junto ao seu público-alvo.

Neste guia, detalhamos 13 maneiras totalmente viáveis de fazer exatamente isso. Desde a otimização de suas postagens e perfil à redefinição da sua abordagem para promoção de conteúdo, qualquer combinação dessas dicas é válida quando se trata de promoção no Instagram.
13 maneiras de promover sua página do Instagram
1. Aumente sua produção de conteúdo
Não falta conteúdo de Instagram para você publicar e preencher seu feed.

Fotos de clientes. Memes. Vídeos curtos.

E isso nem chega perto do total disponível para você.

Para descobrir o que tem melhor desempenho entre o seu público, você precisará experimentar. Isso significa aumentar sua produção de conteúdo e postar com mais frequência.

Publicar no Instagram pelo menos uma vez por dia está dentro das melhores práticas da plataforma. Grandes marcas como TopShop e H&M postam até três vezes por dia (se não com mais frequência).

Conforme você lança mais conteúdo, é crucial obter mais engajamento de seus seguidores, entendendo os melhores horários para postar no Instagram.

Publicar uma foto de vez em quando não vai adiantar se você quiser se manter presente nos feeds de seus seguidores.

E por falar nisso, é também por isso que os Stories do Instagram possuem tanto valor. O conteúdo improvisado por meio de Stories essencialmente permite que você “pule a linha” e apareça na frente e no centro nos feeds das pessoas. Não apenas isso, mas você pode postar livremente foto após foto, sem se preocupar em enviar spam para seus fãs.

A lição aqui é que o Instagram muda muito mais rápido do que há um ou dois anos em termos de conteúdo. As marcas devem crescer se quiserem acompanhar.
2. Use outras redes para promover o seu Instagram
O esforço necessário para tirar a foto perfeita e criar uma legenda inteligente não é algo que deve ser desperdiçado.

Postar seu conteúdo em outras plataformas sociais é uma escolha óbvia para obter ainda mais ROI de sua presença no Instagram.

Por exemplo, você pode promover o seu conteúdo do Instagram em sites como Facebook e Twitter para maximizar o alcance de seu conteúdo.

Embora a promoção cruzada seja uma jogada inteligente, tenha em mente que para cada plataforma social existem as melhores práticas. No Instagram, por exemplo, você pode incluir mais hashtags, enquanto no Facebook, você pode criar uma descrição um pouco diferente para as imagens que postar.

Parece demorado? Não deveria ser.

O Sprout Social’s Asset Library permite que você armazene imagens, vídeos e texto em um local único para uso em várias redes sociais. Encontre, edite e publique de forma rápida diretamente da Asset Library para oferecer postagens envolventes que sejam personalizadas para qualquer rede que você estiver usando.

E não se esqueça de facilitar ainda mais o seu trabalho usando ferramentas de agendamento e publicação.

Com a ajuda das ferramentas de calendário e agenda, podemos economizar tempo ao agendar e publicar a mesma postagem em vários perfis em apenas uma etapa simples.
Ana Laura Montaño González
Community Manager

O Sprout’s Optimal Send Times simplifica ainda mais as coisas, agendando a postagem de conteúdo nos horários mais propensos a gerar engajamento de seu público.
Inicie o seu teste gratuito

3. Foco no conteúdo centrado nas pessoas
Embora o Instagram seja um lugar para concluir vendas, ainda é, antes de mais nada, um lugar para compartilhar experiências.

A popularidade das selfies no Instagram fala por si, assim como as fotos de clientes e de pessoas usando produtos em ambientes reais. Muito do apelo do Instagram é que as marcas são capazes de anunciar de uma forma mais humana, sem bombardear os seguidores com mensagens que gritam “COMPRE AGORA!”

E em uma observação relacionada, é exatamente por isso que o conteúdo gerado pelo usuário, como fotos de clientes, é uma mina de ouro para as marcas. Não apenas as pessoas no Instagram adoram quando as marcas as anunciam, mas as fotos dos clientes representam o poder de fogo do marketing que prova que as pessoas adoram seus produtos.

Entretanto, para localizar e selecionar conteúdo gerado pelo usuário para o seu feed, você precisa entender como as hashtags podem ajudá-lo a promover o seu Instagram.

E isso nos leva ao nosso próximo ponto.
4. Experimente hashtags de marca e de setor
Marcas, grandes e pequenas, devem criar uma hashtag para encorajar o compartilhamento e a promoção em nome de seus seguidores. Fazer isso também não precisa ser uma ciência espacial.

Por exemplo, a Ernie Ball exibe suas hashtags #iplayslinky e #colorsofrocknroll em alto e bom som em sua bio.

Por sua vez, eles usam a tag para promover suas próprias postagens, além de milhares de fãs leais promovendo a marca organicamente.

Pode ver como isso funciona?

Além de suas próprias hashtags, você deve tentar promover o seu Instagram usando hashtags de comunidade mais gerais e específicas para o seu setor, como #6strings (música) ou #unicornhair (beleza). Colocar tags extras essencialmente torna suas postagens pesquisáveis por seguidores de tags e aumenta instantaneamente seu alcance.

Conforme observado em nosso guia que detalha como usar hashtags em todas as redes sociais, o engajamento atinge o pico em aproximadamente nove hashtags. Embora você certamente possa usar menos (ou mais), a lição aqui é que você deve pelo menos adicionar alguma coisa.

Não se esqueça de aproveitar as ferramentas de análise de hashtag. O Sprout permite que você monitore e analise o desempenho da hashtag para descobrir o que está repercutindo no público e otimizar o uso.

E com o Sprout’s Advanced Listening, você pode ir além dos dados quantitativos para encontrar informações qualitativas relacionadas a hashtags, permitindo que você entenda completamente o desempenho da campanha e avalie o share of voice (compartilhamento de voz). Além disso, você pode identificar hashtags relacionadas para mergulhar mais fundo nas conversas relevantes para a marca que os consumidores estão tendo nas mídias sociais.

Você pode conferir o que as pessoas estão dizendo, em grande escala, sobre seu setor e sua marca. Isso é tão importante – esse nível de detalhe e feedback é um recurso incrivelmente poderoso para ajudá-lo.
Dan Wilkins
General Manager and Co-founder

Inicie o seu teste gratuito

5. Marque seguidores, locais e marcas sempre que puder
A marcação é uma forma surpreendentemente eficaz de promover o seu Instagram.

E não, não estamos falando apenas de hashtags.

Por exemplo, você pode marcar outras contas e marcas na esperança de se destacar. Considerando que as notificações aplicam o ping em qualquer pessoa que as recebe, as tags relevantes são uma forma sutil de incentivar a promoção.

Da mesma forma, é cortesia e está de acordo com as práticas recomendadas do Instagram marcar qualquer pessoa que você possa estar reagrupando. Provavelmente, eles ficarão entusiasmados por serem apresentados em seu feed e compartilharão as novidades com seus próprios seguidores.

Não se esqueça de marcar os locais também! Por exemplo, se você tem um local físico para seu negócio ou frequenta eventos regularmente, as postagens específicas do local permitem que você explore novos fãs e seguidores em potencial.

6. Publique conteúdo do Instagram no site
Quando se trata de anúncios, qual outdoor pode ser melhor do que os seus próprios clientes?

Apresentar conteúdo do Instagram no site é uma maneira brilhante de aumentar as conversões. Por quê? Porque quando as pessoas visualizam os produtos comprados em ambientes reais, elas sabem que a marca em questão tem clientes satisfeitos. Os consumidores podem visualizar e compreender melhor um produto por si próprios quando o visualizam “na natureza”.

Daí o surgimento de lookbooks e marcas apresentando conteúdo gerado pelo usuário nas páginas dos produtos. Por exemplo, a Casper usa uma apresentação de slides do Instagram no site para mostrar os consumidores de seus colchões satisfeitos.

Claro, tudo isso volta à necessidade de promover sua hashtag do Instagram.

Além de sua bio do Instagram, #TopShopStyle está espalhado no site da marca e nos e-mails de marketing para aumentar a exposição de sua marcação. O resultado final é mais conteúdo gerado pelo usuário e pessoas promovendo a TopShop organicamente.

7.  Crie sua marca registrada criativa
A criatividade conta no Instagram.

Ter algum tipo de nicho ou tema é uma ótima maneira de inspirar seu conteúdo do Instagram e se destacar na multidão.

Por exemplo, a Yeti é conhecida por seu feed cheio de fotos da natureza em alta resolução apresentando situações de aventura desfrutando de seus produtos.

Enquanto isso, a oVertone possui um feed codificado por cores com base em qualquer tonalidade de seu produto que eles estão promovendo atualmente.

Se você não souber qual deve ser sua marca registrada, não se preocupe. Existem muitos aplicativos do Instagram (como o VSCO) que podem ajudá-lo a adicionar um toque criativo às suas fotos. Usando gradientes, cores e filtros consistentes, você pode fazer que o feed seja a sua cara.

8. Trabalhe com influenciadores para ampliar o seu alcance
Como mencionamos anteriormente, o Instagram se beneficia por ser uma plataforma onde as marcas podem essencialmente publicar anúncios sem jogá-los na cara de seus seguidores.

Entre na onda do marketing de influência.

Simplificando, o marketing de influência envolve um relacionamento pago com outra conta do Instagram com um número considerável de seguidores engajados. Idealmente, o público dos influenciadores deve espelhar o seu próprio ou permitir que você entre em um novo segmento de usuários que está tentando alcançar.

Os influenciadores são semelhantes aos anúncios no sentido de que o relacionamento realmente custa dinheiro. No entanto, encontrar o influenciador certo pode ser uma maneira incrivelmente econômica de vender produtos e aumentar o número de seguidores.

As marcas podem identificar influenciadores por meio de hashtags e pesquisas manuais, ou você pode experimentar as ferramentas de análise do Instagram, como o Tapinfluence, ou pesquisar um banco de dados detalhado relacionado ao seu negócio.

Lembre-se: ao identificar os influenciadores, certifique-se de que eles tenham seguidores que realmente se envolvam com seu conteúdo. Calculadoras de taxa de engajamento, como esta da Phlanx, podem ajudar a lhe dar tranquilidade sobre qualquer influenciador em questão.

9. Repense como você apresenta seus produtos e promoções
Esta é uma dica simples, mas definitivamente é algo que vale a pena mencionar. E se relaciona a outro tipo de promoção do Instagram, aquela com brindes divertidos ou itens em promoção e pode ser incrivelmente valiosa para sua marca quando bem feita.

Portanto, quando você promove seu Instagram nesses casos, é crucial apresentar seu conteúdo como imperdível.

O Instagram prospera em tudo em qualquer coisa “nova”. Qualquer coisa que você puder fazer para criar um senso de exagero é um ponto importante a seu favor.

Por exemplo, veja como a Glossier gera expectativas em seu tão solicitado creme para os olhos, surpreendendo seus seguidores um dia antes do lançamento.

A Uniqlo publica promoções e conteúdo que geram muitas expectativas no Instagram, incluindo frases de chamariz para os seguidores conferirem seus produtos exclusivos.

A Pinup Girl também faz um ótimo trabalho em destacar por que seus produtos arrasam e permite que a voz de sua marca tenha destaque no processo.

Como regra geral, pense “e daí?” antes de clicar em “publicar” para suas promoções no Instagram. Isso acabará incentivando você a escrever legendas mais atraentes.
10. Faça um concurso ou sorteio
Aqui estão algumas coisas a serem consideradas: marcas que realizam concursos aumentam seu número de seguidores 70% mais rápido do que aquelas que não o fazem.

Você pode notar que muitos concursos de marcas e postagens relacionados a brindes recebem uma quantidade insana de engajamento e isso não é por acaso. Elaborados de forma correta, os concursos de mídia social podem resultar em seguidores e fãs, embora também possam atrair caçadores de brindes. Recomendamos realizar uma promoção de concurso pontual no Instagram para testar e determinar se os concursos são ou não algo que você deseja tentar a longo prazo.

11. Otimize seu perfil para promoção
À medida que você trabalha para promover o Instagram para novos fãs e seguidores, “ter a aparência certa” é essencial.

Isso também se aplica a marcas que procuram atrair mais atenção organicamente.

Vamos analisar o que torna um perfil do Instagram otimizado. A boa notícia é que não há muitas partes móveis do seu perfil com que se preocupar.

O Orlando’s East End Market é um excelente exemplo de um perfil simples, mas otimizado. Para começar, o nome de usuário “eastendmkt” é curto e agradável e, ao mesmo tempo, fácil de encontrar para os interessados que estão procurando.

Sua bio também está de acordo com os requisitos de um perfil otimizado, incluindo uma foto de perfil clara, bio atraente, hashtag de marca e URL rastreável. Tudo sobre esta bio do Instagram nos permite saber o que esperar de seu feed e também de que estamos no lugar certo.

Eles também apresentam seu e-mail e número de telefone, algo a ser considerado se você tiver uma conta comercial. A East End também marca regularmente outros negócios e eventos para expandir o alcance de seu perfil. Ah, e sem falar no incrível conteúdo visual que seus seguidores locais adoram.

12. Aproveite as vantagens do Instagram Stories e de seus recursos mais recentes
Os Stories são, de longe, o recurso mais popular do Instagram.

Usado por mais de 500 milhões de usuários diariamente, as marcas devem aproveitar os Stories com a maior frequência possível ao promover no Instagram. Para muitas empresas, isso significa publicar fotos geradas pelo usuário e conteúdo dos bastidores. A beleza dos Stories é que você não precisa se preocupar tanto com o visual polido ou “perfeito”.

Dito isso, a criatividade ainda conta quando se trata de Stories. Entre os recursos mais recentes do Instagram, os Stories estão sempre no centro delas. Por exemplo, novos adesivos para interação, como o novo adesivo Quiz, representam novas maneiras de as marcas se envolverem com os seguidores para um tipo mais exclusivo e interativo de promoção no Instagram.

Manter-se atualizado com o Instagram significa permanecer ativo e atualizado sobre seus recursos mais recentes. Se você publica regularmente no Stories e observa o que outras marcas estão fazendo, você estará sempre atualizado.
13. Considere executar uma campanha paga
Por último, mas não menos importante, não negligencie o potencial da promoção paga no Instagram.

Afinal, as mídias sociais em geral estão se tornando cada vez mais “pagas para trabalhar”. Como parte da plataforma de anúncios incrivelmente abrangente do Facebook, você pode usar as opções de anúncios surpreendentes do Instagram para conquistar novos clientes.

Existem muitas histórias de sucesso no Instagram por aí, incluindo este exemplo da Dunkin que, de forma inteligente, utiliza tanto Stories quanto vídeos para chamar a atenção dos usuários.

Primeiro, familiarize-se com as especificações de anúncios atuais do Instagram e, em seguida, certifique-se de ter as ferramentas necessárias para conferir como seus esforços pagos se comparam à sua presença orgânica no Instagram.

…[G]raças ao Sprout’s Paid Performance Report, poderemos mostrar facilmente o impacto que esses resultados tiveram.
Allison Gates
Creative Manager

As ferramentas pagas do Sprout para Instagram permitem que você obtenha uma visão sobre o ROI de sua estratégia geral ou compare o desempenho de campanhas individuais para otimizar de forma adequada. Destaque facilmente suas principais campanhas por visualizações de vídeo, conversões, impressões, engajamento e muito mais.

E com isso, encerramos nosso guia!
Então, como você promove o seu Instagram?
Quando se trata de promoção no Instagram, você tem muitas táticas para experimentar.

E olhe, isso é uma coisa boa.

Garantir que seu feed se destaque implica em entender as melhores práticas da plataforma e evoluir junto com o próprio Instagram. Seguir as dicas acima pode ajudá-lo a maximizar seu engajamento ao promover seu Instagram para novos seguidores e clientes.

Entretanto, adoraríamos saber a sua opinião. Quais são alguns dos desafios que você enfrenta quando se trata de promover o seu Instagram? Conte-nos nos comentários abaixo!