Ter milhares de seguidores é ótimo, mas a menos que você seja capaz de mantê-los engajados, isso é irrelevante. Você precisa compartilhar conteúdo relevante que tenha repercussão junto ao seu público e faça com que eles ajam. Para começar, você pode analisar os seguidores do Twitter para saber mais sobre quem está seguindo.

Muita atenção é dada ao número de seguidores, mas pouquíssimas empresas perdem tempo para entender seu público. Você pode pensar que sabe o que compartilhar, mas até analisar seus seguidores no Twitter, você está apenas fazendo suposições.
Obtenha as ferramentas certas
Examinar todos os seus seguidores e fazer uma revisão manual consome muito tempo e é ineficiente. Em vez disso, use uma ferramenta que permitirá que você analise os seguidores do Twitter. Quanto mais dados você conseguir, melhor. As análises nativas do Twitter fornecem algumas ótimas informações sobre a demografia de seus seguidores, o que é um ótimo lugar para começar.

Para descobrir mais informações além da demografia, é útil usar uma ferramenta de terceiros.

Por exemplo, o software de análise de Twitter do Sprout permitirá que você veja dados importantes sobre seus seguidores, como engajamento, hashtags populares, histórico de conversas, dados demográficos do público e muito mais. E o Buzzsumo é ótimo para analisar seguidores em potencial.

Entre Twitter, Sprout e Buzzsumo, você tem tudo o que precisa para mergulhar e começar a analisar seus seguidores. Agora que você tem seu kit de ferramentas pronto, veja como analisar os seguidores do Twitter de forma eficaz.
Teste as poderosas ferramentas do Sprout no Twitter

Depois de aprender como analisar facilmente sua presença no Twitter com o Sprout, você pode se perguntar como conseguiu fazer sem ele.

Obtenha uma visão geral de quais postagens estão funcionando e quais não estão repercutindo, bem como uma visão competitiva dos tópicos mais quentes sendo discutidos.

Use as dicas deste artigo com uma avaliação gratuita de 30 dias do Sprout Social.
Quantos seguidores falsos você tem?
Há algum tempo, o Twitter revelou que mais de 20 milhões de seus usuários eram robôs. Com tantas contas automatizadas, é provável que você tenha pelo menos uma pequena porcentagem de robôs seguindo você. Embora aumentem o seu número de seguidores, essas contas não agregam valor real.

Embora algumas marcas usem intencionalmente táticas enganosas, como comprar seguidores falsos, você pode tuitar para um público de robôs sem nem mesmo saber. Esses robôs seguem contas aleatórias em massa para parecerem usuários reais. Portanto, se a sua conta acabar na lista deles, você pode ser uma das pessoas que eles seguem. O primeiro passo para analisar seus seguidores no Twitter é identificar as falsificações.

Além de não querer parecer vago e enganador, um dos principais motivos pelos quais você deseja descobrir o número de seguidores falsos é porque eles podem distorcer seus dados. Por exemplo, se a sua análise do Twitter mostrar que o seu público é 70% masculino, mas 30% dos seus seguidores são falsos, esse número pode não ser totalmente preciso.

Esta é uma ferramenta útil que você pode usar para ter uma ideia de quantos seguidores falsos você tem.

Esses números podem não ser exatos, mas darão uma ideia aproximada para começar. Se uma grande porcentagem de seus seguidores forem robôs, você provavelmente vai querer trabalhar primeiro para aumentar seu público.

Infelizmente, você não pode forçar os robôs a não segui-lo, mas você pode tentar pedir, ou denunciá-los se tiver certeza de que se trata de um robô. Novamente, ter alguns robôs seguindo você não necessariamente prejudica sua conta. Mas quanto mais seguidores reais você tiver, mais precisa será sua análise .
Sobre o que seus seguidores tuítam ?
Depois de identificar quantos seguidores reais você tem, a próxima etapa é aprender sobre quais tópicos eles estão tuitando. Isso o ajudará a adequar seu conteúdo ao que o seu público deseja ver. Quanto mais eles repercutem com seus tuítes, maior será a probabilidade de que eles se envolvam.

Para analisar os interesses dos seus seguidores no Twitter, você pode percorrer manualmente e navegaar na linha do tempo de cada um deles. Entretanto, isso levará muito tempo. Como alternativa, você pode usar as análises do Twitter para obter uma visão de alto nível do que interessa aos seus seguidores.

Você pode dar um passo adiante e ver o que as pessoas estão tuitando quando mencionam a sua marca. O relatório de tendências do Sprout mostra quais tópicos e hashtags as pessoas mais usam quando mencionam você.

Entre esses dois relatórios, você tem a munição de que precisa para criar e compartilhar mais do conteúdo que seus seguidores realmente gostam. Além disso, ao compreender as hashtags e tópicos sobre os quais seus seguidores tuítam, você aumentará suas chances de ser descoberto por novas pessoas que estão pesquisando as mesmas palavras-chave no Twitter.
Quando seus seguidores estão ativos?
Já está bem estabelecido que o Twitter é provavelmente a rede social mais movimentada. A qualquer segundo, centenas de novos Tuítes podem encher seu feed. Como resultado, seus tuítes são vistos por menos pessoas e você obtém menos engajamento.

Para neutralizar isso, tente aprender os hábitos de tuitar dos seus seguidores. Tuitar quando seus seguidores estão ativos aumenta a probabilidade de serem vistos. A maioria de seus seguidores não verá seus tuítes, mas o objetivo é aumentar suas chances o máximo possível.

Então, como você encontra o melhor momento para tuitar? Tem havido muitas pesquisas sobre quando tuitar para obter mais engajamento. Embora esses dados possam fornecer um ponto de partida decente, lembre-se de que são apenas médias. Seus seguidores podem não estar no Twitter nos horários que esses estudos consideram mais ativos.

Você precisa descobrir quando seus seguidores estão mais propensos a se engajar. Existem algumas opções para fazer isso.

Primeiro, você pode examinar seus Tuítes que geraram mais engajamento e registrar o horário em que foram enviados. No entanto, isso leva muito tempo. Para obter informações suficientes para detectar uma tendência, você precisa examinar centenas de Tuítes. Além disso, essa tática só é eficaz se os seus tuítes já estiverem recebendo engajamento.

Você pode usar o Relatório de desempenho de postagem do Sprout para obter uma visão geral de todos os seus Tuítes publicados e classificar por engajamento, sejam cliques no link da postagem ou após a postagem, para determinar os Tuítes de melhor desempenho.

A segunda abordagem, que é muito mais eficiente no geral, é usar o recurso ViralPost do Sprout. O ViralPost encontra o melhor momento para tuitar com base em quando seus seguidores se envolvem mais e quando outras pessoas não estão tuitando. Esse é o ponto ideal. Em seguida, ele programa automaticamente seus Tuítes nesses intervalos de tempo.

Quais influenciadores estão me seguindo?
Conectar-se com influenciadores é uma ótima maneira de aumentar seu público e tornar-se uma autoridade em seu setor. Entretanto, para obter o máximo do seu relacionamento com um influenciador no Twitter, você precisa se engajar com ele.

Embora os influenciadores sejam bem conhecidos e tê-los como seguidores seja valioso, o Twitter não envia uma notificação especial para avisá-lo quando alguém está seguindo você. Você receberá uma notificação regular como faria com qualquer outro usuário. Portanto, depende de você analisar seus seguidores no Twitter e identificar os VIPs.

Você pode ter uma ideia dos influenciadores mais conhecidos em seu setor, mas, e as pessoas que não são tão conhecidas, mas têm um número significativo de seguidores no Twitter? Em vez de verificar manualmente o Twitter sempre que receber uma notificação de novo seguidor, tente uma dessas opções.
Buzzsumo
Use o Buzzsumo para conferir se algum influenciador está compartilhando conteúdo do seu site. Copie a URL de uma de suas principais postagens, cole-a na ferramenta de pesquisa de conteúdo do Buzzsumo e faça uma pesquisa.

Em seguida, clique em View Sharers para conferir uma lista de todas as pessoas que tuitaram um link para aquela postagem específica.

Pode ser um mix de pessoas que o seguem e outras que não o seguem. Agora você pode percorrer sua lista e encontrar influenciadores que compartilharam seu conteúdo. Siga-os e comece a interagir com eles. Como eles já interagiram com você no passado, você sabe que eles estão interessados em seu conteúdo. Agora você pode focar em construir relacionamentos genuínos em vez de estender a mão às pessoas de maneira fria.
Seja proativo
Além de encontrar os influenciadores que já estão seguindo você, vá para o ataque. Seja proativo, encontrando influenciadores e fazendo com que eles o sigam. Leia nosso guia sobre como identificar influenciadores de mídia social e reúna uma lista de contas a serem seguidas e inicie uma campanha para forçá-los a segui-lo.

Uma das melhores coisas sobre como fazer com que os influenciadores o sigam é agregar validade à sua marca. Quando as pessoas virem que você está sendo seguido por outros influenciadores que eles respeitam, é mais provável que elas também o sigam. Depois de obter algumas contas de alto perfil para segui-lo, analise seus seguidores em geral e veja se eles resultaram em quaisquer seguidores adicionais.
Quais seguidores se envolvem mais?
Os influenciadores não são os únicos seguidores que importam. Se seus clientes mencionam e se engajam com você com frequência no Twitter, a pior coisa que você pode fazer é ignorá-los. Nosso índice Sprout do segundo trimestre de 2016 analisou os efeitos de evitar clientes nas redes sociais, e os resultados não são legais.

Como pode ver, você corre o risco de perder defensores da marca, receber feedback negativo e acabar com clientes em potencial para seu concorrente. Certifique-se de reconhecer seus principais engajadores, independentemente do seu número de seguidores.

O Relatório de tendências do Sprout mostra quais usuários estão se engajando mais com você, bem como os usuários que são mencionados com frequência com você.

Use este relatório como uma forma de procurar oportunidades de marketing conjunto, obter ideias para conteúdo gerado pelo usuário ou apenas para destacar seus defensores leais da marca.

Analisar quem está seguindo você no Twitter é importante. Mas saber quem está mencionando e promovendo sua conta é tão valioso quanto, se não mais.

Que tipo de conteúdo atrai seus seguidores?
Analisamos o que seus seguidores estão tuitando, o que lhe dá uma boa ideia do que você deve compartilhar. Mas também podemos descobrir exatamente que tipo de conteúdo está repercutindo em seus seguidores, analisando seus Tuítes anteriores.

O objetivo é encontrar os tópicos e tipos de Tuítes que você está compartilhando que estão gerando mais engajamento. A maneira mais rápida de fazer isso é examinar o histórico de tuítes enviados no Twitter ou no Sprout.

As análises do Twitter mostram quantas impressões, cliques e engajamento geral seus Tuítes estão recebendo.

Pode ser útil organizar todos esses dados em uma planilha. Tenha colunas para:

O tweet
O tópico
Estatísticas de engajamento

Você pode encontrar essas informações no Sprout, bem como no relatório Post Performance.

Lembre-se de que as métricas que você deve monitorar aqui são as relacionadas ao engajamento. As impressões e o alcance não são tão importantes aqui, porque mostram quantas pessoas podem ter visto seus tuítes. Você precisa saber quais Tuítes estão levando seus seguidores a agir, não aqueles que estão apenas sendo vistos.

Outra estatística interessante para verificar no Sprout são os seus hábitos de conteúdo e engajamento. Isso mostra os tipos de tuítes que você está enviando.

Observe o tipo de conteúdo você mais compartilha. Você está tuitando fotos, artigos ou apenas links de texto normais. Em seguida, compare isso com suas estatísticas de engajamento.

Se notar um aumento no compartilhamento de mais artigos ou fotos, você terá uma ideia melhor do que mais funciona. Experimente misturar os tipos de tuítes que você envia e monitore seu engajamento ao longo do tempo.
Quais são os dados demográficos dos seus seguidores?
Não poderíamos escrever um guia sobre como analisar os seguidores do Twitter sem mencionar dados demográficos. Os dados demográficos são úteis por alguns motivos.

Por um lado, você precisa saber se as pessoas que o seguem no Twitter estão alinhadas com o cliente-alvo da sua empresa. Por exemplo, se o seu grupo demográfico de cliente for do sexo masculino de 18 a 34 anos, mas a maioria de seus seguidores no Twitter for do sexo feminino de 45 a 54 anos, há uma desconexão em algum ponto.

Além disso, conhecer seus dados demográficos o ajudará a criar melhores mensagens de marketing direcionadas a pessoas específicas. Você pode encontrar os dados demográficos de seus seguidores no Twitter ou Sprout.

Comece a analisar
Agora que você sabe o que procurar, é hora de começar a analisar. Siga as etapas acima e comece a aprender sobre quem é seu público. Mas não fique preso na fase de análise. Use suas descobertas e aprimore sua estratégia de marketing no Twitter.