O Instagram se tornou a base da presença social de muitas marcas, direcionando tráfego lucrativo para páginas de destino, aumentando as conversões e construindo um público engajado.

Se a sua presença no Instagram não for tão robusta quanto você espera, talvez seja hora de aprender a aprimorar suas estratégias para obter seguidores reais e orgânicos no Instagram. Quanto mais o seu público cresce, mais oportunidades você tem de se engajar com os usuários e criar experiências únicas para eles.

A distinção orgânica é importante: às vezes, as marcas escolhem o caminho mais fácil ao tentar obter mais seguidores no Instagram. Curtidas pagas e sites de seguidores estão por toda parte, mas esses atalhos nunca valem a pena, já que o algoritmo do Instagram é atualizado regularmente para eliminar contas e interações pagas de baixa qualidade.

Sem mencionar que o número de seguidores no Instagram não significa nada se não representar um fã que continue engajado e que faça compras, visite suas páginas de destino e promova as suas marcas junto a amigos e seguidores. Comece a construir sua presença da maneira certa com estas dicas para obter mais seguidores no Instagram.
10 maneiras de aumentar o número de seguidores no Instagram
1. Otimize sua conta do Instagram
Antes de começar a descobrir como ganhar seguidores no Instagram, uma das etapas mais importantes é ter sua conta totalmente otimizada. Pense na biografia do Instagram da sua marca como a “página inicial” da sua conta.

Sem uma biografia, legendas de imagem, um nome de usuário ou imagem de perfil adequados, como as pessoas saberão que a conta pertence à sua marca? Pode parecer óbvio, entretanto, no Instagram a sua biografia e a sua imagem ajudam a formar os alicerces da identidade de sua marca. O link em sua biografia é o único local para direcionar o tráfego do Instagram para o seu site, portanto, otimizar sua conta é essencial.

Se não tiver certeza de onde vincular, experimente as páginas de marketing ou de produto relacionadas a palavras-chave, hashtags ou campanhas específicas em sua conta do Instagram. Não há problema em criar links para sua página inicial, mas por que não dar aos usuários uma experiência coesa ao passar de sua biografia para um site? Isso levou à popularidade das páginas de destino do link IG, que hospedam links relevantes para os conteúdos mais recentes mencionadas no feed de uma marca, e postagens de “link na bio” que ajudam a direcionar o público para esses links.

Além disso, mantenha seu nome de usuário o mais amigável possível, o que geralmente significa ficar próximo ao nome de sua marca. Se o nome da sua empresa for mais longo, encurte-o para algo que seu público reconheça. Não adicione números ou caracteres especiais ao seu nome de usuário e, se possível, mantenha-o alinhado com outros identificadores de mídia social que você já possui.
2. Mantenha um calendário de conteúdo consistente
A pior coisa que você pode fazer ao tentar obter seguidores no Instagram é postar conteúdo aleatoriamente, ao acaso. Se você tiver a sorte de fazer com que os usuários o sigam no início, não deve fazê-los esquecer de que o seguiram.

Para evitar isso, mantenha uma programação de postagem regular. Normalmente, as marcas não devem postar mais do que algumas vezes por dia para evitar spam, mas seja qual for o seu ritmo, mantenha-o consistente. Aproximadamente 200 milhões de usuários do Instagram acessam diariamente, então, para lançar sua rede ainda mais longe, tente publicar algumas vezes durante todo o dia.

Na verdade, nossa própria pesquisa sobre os melhores horários para postar no Instagram aponta os melhores horários de postagem para vários setores, ou você pode acompanhar nossa pesquisa sobre os melhores horários em todas as áreas de tópico abaixo:

Seguir um cronograma o ajudará a construir uma experiência consistente para seus seguidores e mantê-los informados sobre sua marca. Mas se você está se perguntando como vai se lembrar de publicar nesses diferentes momentos do dia, nós explicamos os recursos de programação e horários ideais do Sprout – continue lendo para mais detalhes.
3. Agende postagens no Instagram com antecedência
Embora o algoritmo do Instagram tenha mudado para mostrar aos usuários mais conteúdo de seu agrado, postar nos momentos certos ainda pode dar mais visibilidade às suas postagens, aumentando o engajamento geral que recebem.

Sua marca pode fazer muito para aumentar a visibilidade e, agora, com o Sprout Social, programar o conteúdo do Instagram é uma delas. Com nossas mais novas ferramentas, podemos ajudar sua marca a agendar conteúdo por meio de um processo fácil.

Ao programar o conteúdo com antecedência, toda a sua equipe poderá conferir campanhas e programações com mais eficiência. É sempre bom criar conteúdo com antecedência e, com nossas ferramentas de agendamento do Instagram, você pode alcançar seu público e, ao mesmo tempo, manter um fluxo consistente de conteúdo.

Você também pode usar o recurso ViralPost patenteado do Sprout e deixar que façamos o trabalho por você. O ViralPost analisa o histórico de engajamento da sua própria conta e identifica os momentos ideais para você postar algoritmicamente.
Aperfeiçoe seu plano de conteúdo do Instagram com o Sprout Social

Além de agendar uma imagem completa de seu calendário de conteúdo do Instagram, o Sprout oferece ainda mais recursos para aperfeiçoar o feed de sua marca.

Compartilhe visuais aprovados pelo IG com sua equipe usando nossa Asset Library ou teste nosso recurso de visualização de grade para garantir que cada aspecto de sua presença seja fiel ao estilo de sua marca.

Dê uma olhada nesses recursos e muito mais com uma avaliação gratuita de 30 dias do Sprout.
4. Solicite a parceiros e defensores da marca que publiquem seu conteúdo
Quando você estiver aprendendo como conseguir mais seguidores no Instagram, é importante saber o valor do seu público. Quanto maior for o número de seguidores (organicamente), mais compradores e clientes interessados você terá.

A melhor maneira de fazer com que os clientes o sigam é ficar na frente deles e estar presente. É fundamental estar presente em seu próprio Instagram e em outros. Tente patrocinar conteúdo gerado pelo usuário para colocar sua marca nos feeds dos clientes. Você também pode realizar concursos no Instagram para divulgar sua marca a um público maior. Esses tipos de campanha criam prova social, mostrando que seus fãs investem o suficiente para postar novamente seu conteúdo ou criar seu próprio UGC.

Outra forma é colocar seu nome na frente de um público muito maior. Tente trabalhar com contas maiores do Instagram em seu setor, como influenciadores notáveis em seu espaço, para compartilhar seu conteúdo com o público.

Certifique-se apenas de oferecer algo de valor. A última coisa que você quer fazer é parecer um vendedor. Procure colaborações de marketing e planos de marketing conjunto com outras empresas para construir seu público no Instagram.
5. Evite os falsos seguidores do Instagram
Há uma grande diferença entre uma conta do Instagram com seguidores falsos e legítimos. Pode parecer tentador simplesmente comprar seguidores no Instagram, mas a reação supera as vantagens do crescimento orgânico de seguidores.

Seguidores falsos do Instagram tendem a:

Enganar novos seguidores: se os usuários acessarem um feed inativo do Instagram com dezenas de milhares de seguidores, isso diminuirá a credibilidade da conta. Não engane as pessoas para seguir você. Construa confiança e relacionamentos duradouros para um melhor engajamento.
Não ter ROI: pode parecer mais fácil comprar seguidores, mas seu robô adquirido ou novos seguidores não especificados não comprarão nada. As pessoas seguem marcas no Instagram por um motivo: gostam do que você está postando ou da sua empresa em geral. Esses são os verdadeiros consumidores e eles agregam valor monetário ao seu negócio.
Criar pouco ou nenhum comentário: Se você tem 10.000 seguidores falsos, quantos vão comentar, curtir e compartilhar seu conteúdo? Mais do que provável, essas contas de robôs ou falsas serão excluídas pelo Instagram, e farão suas postagens parecerem cemitérios de engajamento.

Pessoas reais têm capacidade de compartilhar, curtir, comentar e interagir com suas postagens no Instagram. Além disso, esses usuários gostam quando há alguém do outro lado respondendo.

Por exemplo, a Lush Cosmetics se preocupa em responder várias perguntas sobre produtos, o que resulta em usuários retornando, seguindo ou possivelmente compartilhando com outros. Essas interações sempre terão mais valor do que um conjunto de seguidores inativos.
6. Mostre seu Instagram em todos os lugares
Como as pessoas vão encontrar uma conta se você não promover o seu Instagram? Certifique-se de que sua conta do Instagram esteja listada em seu site e em outras redes sociais.

Criar visibilidade e reconhecimento é uma das melhores maneiras de ser descoberto. Se você realmente deseja obter mais seguidores no Instagram, informe às pessoas onde encontrá-lo. Você pode adicionar botões de mídia social ao seu site e blog para ajudar a promover compartilhamentos sociais em todas as suas redes, bem como mostrar às pessoas onde encontrar você no Instagram.

Outra ótima ideia é a promoção cruzada em suas contas de mídia social. O Museu de Arte Moderna regularmente divulga conhecimento sobre seu Instagram por meio do Twitter. Você pode alavancar facilmente suas outras redes sociais para direcionar os usuários ao seu Instagram.

No entanto, certifique-se de que você não está apenas pedindo para ser seguido. Em vez disso, você deve tentar promover um conteúdo exclusivo em seu Instagram para que os usuários tenham um motivo para segui-lo lá. Felizmente, com o Instagram adicionando inúmeros novos recursos de conteúdo e vídeo como Stories, IGTV e Reels, você tem uma grande oportunidade de construir seguidores por meio de conteúdo criativo.

7. Publique conteúdo que os seguidores desejam
Embora seja mais fácil de dizer do que fazer, é inteligente saber qual conteúdo seus seguidores desejam ver. Você descobrirá rapidamente no Instagram que determinados conteúdos têm melhor desempenho do que outros. É por isso que os testes são tão importantes.

Sejam filtros, legendas, tipos de conteúdo ou tempos de postagem, os menores detalhes podem fazer toda a diferença. Fique atento às novas tendências do Instagram para saber se o que está postando é popular.

Para levar sua análise um passo adiante, sua marca deve investir em ferramentas de análise do Instagram. Isso tornará mais fácil rastrear, comparar e analisar o conteúdo do Instagram em todas as contas.

Tenha confiança em sua estratégia de conteúdo, analisando diferentes filtros, legendas e muito mais para conferir o que funciona melhor com seu público. Se você não souber por onde começar, tente analisar seus concorrentes.

Você não deve copiar diretamente seus concorrentes, mas é uma boa ideia fazer anotações sobre o que eles estão fazendo ou postagens que impulsionam o engajamento. Um pouco de pesquisa competitiva pode ajudar muito. Você pode usar nosso relatório Instagram Competitors para ver o que está funcionando para outras marcas em seu setor.
8. Inicie a conversa
Uma das melhores maneiras de alertar os usuários sobre o seu Instagram é através da conversa. De acordo com o 2020 Sprout Social Index, os consumidores querem se envolver primeiramente com conteúdo visual, como fotos (68%) e vídeo (50%), seguido por 30% que desejam se envolver com postagens de texto. O Instagram é o ajuste perfeito para este perfil de público, combinando visuais atraentes com legendas que podem ser tão envolventes quando você aperfeiçoa suas habilidades de redação de legendas no Instagram.

As pessoas continuam a usar as mídias sociais como referência de contato para marcas, seja para perguntas e bate-papo improvisados, consultas sérias de atendimento ao cliente ou elogios às suas marcas e produtos favoritos. E para o seu negócio, você precisa ser solidário e comunicativo no Instagram.

Tente responder o máximo de perguntas ou comentários possíveis, pois isso pode significar a diferença entre conseguir um novo cliente, seguidor ou melhorar seu relacionamento com seu público. Nossa pesquisa do Índice também mostrou que 89% dos consumidores comprarão de uma marca depois de seguir as redes sociais, portanto, é importante garantir a atenção e a lealdade necessárias para converter um visitante de seu perfil em seguidor.

Quanto mais conversas crescem em torno de seu feed, mais provável é que você ganhe seguidores. Aprecie seus seguidores e não tenha medo de responder.
9. Encontre hashtags que convertem
Uma das maneiras mais testadas e comprovadas de obter seguidores no Instagram é por meio de hashtags. Durante anos, as hashtags serviram como uma ferramenta essencial para descobertas e nos permitiram ampliar nosso alcance social. Como profissional de marketing, você deve construir sua comunidade ganhando seguidores, e as hashtags proporcionam exatamente isso.

Para começar, encontre hashtags que não sejam muito preenchidas. O Social Media Examiner aponta essa teoria explicando como a hashtag #love tem mais de 184 milhões de fotos conectadas a ela. Tentar destacar seu conteúdo do Instagram em um mar de milhões de fotos e vídeos não é uma coisa fácil de fazer.

Você deve encontrar hashtags que as pessoas em seu público-alvo sejam mais propensas a verificar. Se uma conexão relevante for feita, esses usuários estarão mais propensos a seguir sua conta. Hashtags exclusivas de marca são uma forma de agrupar postagens em torno de conteúdo hiper-relevante para sua marca e suas campanhas.

Por exemplo, M&Ms faz um ótimo trabalho em concentrar hashtags em um evento do qual estão participando. Ao usar hashtags como #mmspotlight, a marca direciona seu público de forma mais direta onde o show de destaque acontece e cria consciência.

Compreender o desempenho de suas hashtags no Instagram também é essencial para utilizá-las. E com as ferramentas de análise de hashtag do Sprout Social, você tem acesso direto ao desempenho da hashtag e aos dados de uso para ver o que está funcionando melhor.

Não entre cegamente no universo da hashtag, saiba o que você está marcando para poder construir seus seguidores.
1o. Faça os seus seguidores do Instagram felizes
Por último, mas não menos importante, quando você deixa seus seguidores do Instagram felizes, você vê a recompensa no crescimento do público. Demos a você muitas dicas para brainstorming e programação de conteúdo, então, coloque-as em prática de uma forma que pareça real para a voz de sua marca. Em outras palavras, evite parecer carente, voltado para as vendas ou robótico.

Para muitas contas, isso significa espalhar mensagens que são legitimamente projetadas para trazer um sorriso aos rostos dos seguidores e construir relacionamentos com os clientes. Não se esqueça de oferecer conteúdo a seus seguidores como se fossem amigos em seu feed pessoal: isso pode incluir a postagem de memes, conteúdo inspirador ou apenas compartilhando novamente fotos ou trabalhos de arte interessantes (todos devidamente creditados, é claro) que podem dar a sua seguidores um pequeno estímulo mental durante o dia.
Como você está aumentando seu número de seguidores no Instagram?
O Instagram continua a crescer em popularidade com o público, então, aproveitar essas dicas para conseguir seguidores ajudará você a aumentar seu alcance. Se você estiver pronto para colocar as ferramentas poderosas do Sprout por trás do gerenciamento do Instagram, comece um teste gratuito hoje.