Lembra do tempo em que todos, independentemente de pessoa ou marca, tinham um perfil pessoal no Instagram? Não havia sinos e apitos, apenas uma biografia básica e seu feed do Instagram.

Isso mostra como a mídia social realmente muda rapidamente, porque em 2016, o Instagram introduziu perfis comerciais, e eles definitivamente decolaram a partir daí.

No início, as marcas ficaram desconfiadas sobre se deveriam ou não mudar. Afinal, o algoritmo do Facebook favorece o conteúdo da família e amigos em detrimento das marcas, então, por que o Instagram, que é propriedade do Facebook, não faria o mesmo?

Mas os benefícios são significativos. Desde o início dos perfis comerciais, foram criados os botões de contato, o Instagram shopping ganhou mais destaque, a plataforma lançou sua própria análise, e agora todos, desde empresas até startups e influenciadores, têm um perfil comercial no Instagram.
Por que criar um perfil comercial no Instagram
Se você for uma marca que busca criar seguidores no Instagram e usar a plataforma estrategicamente, vai precisar de um perfil comercial no Instagram.

Isso ocorre porque há muitas vantagens adicionais que melhoram a usabilidade como marca. Vamos examinar alguns dos maiores benefícios de usar um perfil comercial em comparação com um perfil pessoal básico.
1. Você é levado mais a sério
Dê uma olhada nas diferenças entre os dois perfis do Instagram abaixo. Você provavelmente notará alguns deles.

Os perfis comerciais compartilham o setor da marca, um endereço e um botão de contato diretamente no perfil. (Ignore o fato de que o Instagram comercial do nosso Sprout Social tem destaques de histórias e meu perfil pessoal não – esse recurso está disponível em perfis pessoais e comerciais.)

Ter a capacidade de oferecer ainda mais informações antecipadamente, bem como informações de contato adicionais, dá ao perfil da sua empresa uma aparência mais profissional. E oferecer ainda mais maneiras para seu público entrar em contato com você nunca foi uma coisa ruim.

Como as diferenças entre os dois tipos são tão óbvias, os usuários do Instagram podem dizer automaticamente quando um perfil é para uma empresa, e isso oferece um maior senso de confiança.
2. Você obtém acesso a análises
Este é um grande benefício. Mudar para uma conta comercial oferece a capacidade de acessar insights integrados sobre a sua conta e o seu desempenho.

Você pode dar uma olhada no desempenho da sua postagem, atividade dos seguidores e insights do público. Embora essas informações não sejam extremamente detalhadas, são uma ótima visão do sucesso de sua conta e podem oferecer uma compreensão básica de como está o desempenho de seu conteúdo.

E para obter mais detalhes sobre suas análises, você sempre pode aproveitar as opções de análises do Sprout Social.
3. Você pode adicionar links aos seus Stories do Instagram
O Instagram é famoso por sua incapacidade de vincular diretamente a postagens de blog e páginas de destino de suas postagens, daí a popularidade de “link na biografia” e ferramentas projetadas para coletar todos os seus links recentes ou importantes em uma página acessível no Instagram. No entanto, contas com mais de 10.000 seguidores ganham acesso para deslizar para cima links dentro de Instagram Stories, mas apenas se essa conta for um perfil comercial do Instagram.

Embora possa demorar um pouco para que a sua conta do Instagram chegue a 10.000 seguidores, se você criar uma estratégia bem-sucedida, estará criando um link de conteúdo para os seus Stories em um piscar de olhos. Usar links de Story é uma ótima maneira de destacar seu conteúdo mais recente, destacar negócios de curto prazo ou recuperar conteúdo e produtos oportunos com base no que é tendência.
4. Você pode aproveitar as vantagens da publicidade do Instagram
Os anúncios no Instagram e as postagens promovidas são criados por meio do gerenciador de anúncios do Facebook, o que significa que você deve ter um perfil comercial no Instagram vinculado à sua página do Facebook para poder criar campanhas de anúncios no Instagram.

Para ajudar a gerar leads, aumentar as conversões e chegar ao limite de 10.000 seguidores mais rapidamente, sua marca deve aproveitar as vantagens da publicidade no Instagram. Se você estiver lutando para aumentar seu alcance e superar alguns dos desafios que as marcas enfrentam com o algoritmo do Instagram, os anúncios pagos podem ajudá-lo a atingir públicos-alvo importantes.
5. Você pode programar suas postagens com antecedência
Outra grande atualização do Instagram que já existe há alguns anos, mas que teve um valor significativo para os profissionais de marketing, foi a capacidade dos usuários de programar automaticamente suas postagens, em vez de apenas agendar um lembrete para postar manualmente o conteúdo.

No entanto, a capacidade de usar uma ferramenta de terceiros como o Sprout Social para agendar seu conteúdo com antecedência está disponível apenas com perfis comerciais do Instagram.

Portanto, se você quiser tornar o gerenciamento de mídia social mais fácil, faça a você mesmo (e à sua equipe de marketing como um todo) um favor e mude para uma conta comercial do Instagram. Com uma ferramenta como o Sprout, você poderá ter uma visão mais completa de sua agenda de conteúdo futuro e será mais fácil para todos que contribuem com esse conteúdo colaborarem.
6. Você pode marcar produtos em suas postagens
Finalmente, outra grande vantagem que está disponível apenas para contas comerciais é a capacidade de transformar seu feed em uma loja on-line.

Marcar produtos e transformar fotos em postagens compráveis é uma ótima maneira de abrir um fluxo de receita totalmente novo para sua marca, entretanto, primeiramente você deve alterar ou configurar seu perfil como uma conta comercial. Considerando que 46% dos usuários fazem uma compra após conferir um produto no Instagram e pesquisam ainda mais sobre aquele produto depois de visualizá-lo, faz sentido facilitar ao máximo esse tipo de navegação.
Como mudar para uma conta comercial do Instagram
Você já ouviu falar o suficiente sobre os benefícios de uma conta comercial do Instagram? Pronto para mudar sua conta para um perfil comercial do Instagram? Vamos orientar você no processo para que possa começar a aproveitar essas excelentes vantagens.
Etapa 1: vá para as configurações da sua conta do Instagram
Vá para o seu perfil e toque no menu de hambúrguer no canto superior direito do aplicativo. Toque em Configurações e em Conta para começar.
Etapa 2: mude para uma conta profissional do Instagram
Uma vez nas configurações da conta, você verá uma frase de chamada para ação azul na parte inferior da página para você Alternar para uma conta profissional.

Toque para continuar com sua grande mudança.

Etapa 3: Selecione uma conta comercial
A seleção da opção Comercial permitirá que você comece a coletar impressões, alcance e visualizações de vídeo dentro de suas percepções de relatórios, bem como agendar conteúdo com antecedência usando ferramentas de terceiros como o Sprout Social.

O Instagram recentemente lançou um novo tipo de conta comercial – uma conta de criador de conteúdo do Instagram. Elas são mais especificamente para influenciadores, figuras públicas ou outros tipos de produtores de conteúdo, enquanto uma conta comercial é melhor para marcas e empresas que vendem um produto ou serviço.

Isso é parte do esforço do Instagram para separar ainda mais influenciadores e empresas, tornando mais óbvio para os seus usuários quando uma parceria é uma promoção de influenciador em vez de um anúncio.

As ferramentas que envolvem uma conta de criador de conteúdo são ligeiramente diferentes daquelas acessíveis em uma conta comercial, mas foram criadas com o marketing de influenciador em mente. Existem também mais recursos em torno das mensagens e flexibilidade de perfil.

Os principais recursos do perfil comercial ainda estão disponíveis, incluindo postagens compráveis. Isso significa que os influenciadores poderão marcar os produtos que estão recomendando diretamente em suas postagens no Instagram, oferecendo compras ainda mais simplificadas para todas as partes envolvidas.

Se planeja fazer parceria com empresas como influenciador, você deverá criar uma conta de criador de conteúdo no Instagram. Do contrário, inclusive se você planeja fazer parceria com influenciadores para promover seus produtos ou serviços, você deverá criar uma conta comercial no Instagram.
Etapa 4: conecte sua página do Facebook
Se você estiver avançando na criação ou mudança para um perfil comercial, a próxima etapa é conectar sua página do Facebook. Você deve ter acesso de administrador à página da sua empresa no Facebook para realizar esta ação.

Depois de confirmar qual página do Facebook você deseja conectar, seu perfil comercial estará pronto para ser usado!

Se você estiver mudando para um perfil de criador de conteúdo, tudo que você precisa fazer é selecionar uma categoria para o tipo de criador que você é.

Como voltar para uma conta pessoal do Instagram
Se você decidir que uma conta comercial ou de criador de conteúdo do Instagram não é para você, é possível (e extremamente fácil) reverter para uma conta pessoal.

Você também pode alternar entre contas comercial e de criador de conteúdo para encontrar aquela que faz mais sentido para a sua marca.

Tudo o que você precisa fazer é voltar às configurações da conta e, desta vez, a chamada para ação azul Mudar para conta profissional será substituída por duas opções diferentes: Mudar para conta pessoal ou Mudar para a conta de criador de conteúdo.

Comece a tirar proveito das ferramentas de perfil comercial do Instagram
Pronto para aumentar sua estratégia de marketing no Instagram? Ao mudar para um perfil comercial do Instagram, você ganha acesso a muitas outras excelentes ferramentas e vantagens de marcas, o que permite realmente impressionar seu público na plataforma.

Para saber ainda mais sobre o poder do Instagram para sua empresa, confira nosso guia de estratégias orgânicas do Instagram que funcionam.