Com marcas e consumidores ajustados a uma nova rotina, consequência da revolução provocada pela pandemia, ocorreu uma mudança na forma como todos nós interagimos e utilizamos as redes sociais atualmente. E o que parecia ser o melhor horário para publicar nas redes sociais no ano passado tornou-se ainda mais concentrado e focado em 2022.

Com quase 4 bilhões de utilizadores nas redes sociais em todas as plataformas, com as pessoas a utilizar em média várias plataformas sociais por mês, não há dúvida de que as redes sociais apresentam oportunidades para muitas empresas. Na verdade 71% dos consumidores passaram a utilizar as redes sociais mais do que utilizavam em anos anteriores, o que significa que as marcas e os profissionais de marketing precisam de ir ao encontro do público onde ele está. E quando os profissionais de marketing cumprem as expectativas dos consumidores nas redes sociais, os benefícios estendem-se para todas as áreas do negócio.

Trabalhámos em parceria com a nossa equipa de ciência de dados para analisar resultados e tendências do momento sobre o uso das redes sociais durante o último ano, tendo em conta o resultado de mais de 30 mil clientes do Sprout Social, e entender quando o seu conteúdo deles teve mais e menos frequência de interação, especificando com detalhe resultados por plataforma e setor.

Utilize estes dados para ajudar a definir a sua agenda de publicação ou continue a ler para reunir ideias sobre como integrar estas constatações à sua própria análise dos horários de pico específicos da sua conta para futuras interações.

Finalmente, se quiser saber como identificar os melhores horários para publicar globalmente em cada rede, faça um teste gratuito do Sprout Social e teste o nosso recurso ViralPost® nos seus perfis.

Faça um teste gratuito do Sprout

Aviso: os dados do Sprout Social incluem utilizadores de vários tipos de planos, setores e locais. Todos os períodos de tempo são registados no fuso horário central da América do Norte (CST). O número de interações representa o total de interações recebidas pela marca em cada canal específico durante determinado período de tempo. Os dados específicos do setor incluem horários de muita e pouca interação.

Melhores horários em geral para publicar nas redes sociais em geral

Cada plataforma social tem as suas próprias vantagens dependendo dos seus objetivos, do tipo de conteúdo e do público. Se perceber que sua interação não está a ser como gostaria, considere a possibilidade de rever as suas metas para as redes sociais e os seus KPIs em geral. Naturalmente, saber quais os dias que geram maior interação também ajuda a alcançar essas metas.

Quando interpretamos os dados de cada rede social individualmente, costumamos perceber que os horários que mais geram interação são as Terças, Quartas e Quintas-feiras às 9h ou 10h da manhã. As manhãs durante o meio da semana mostraram ser períodos de sucesso na maioria das plataformas sociais, incluindo o Facebook, Instagram, Twitter e LinkedIn.

  • Melhores horários para publicar nas redes sociais em geral: de terça a quinta-feira às 9h ou 10h.
  • Melhores dias para publicar nas redes sociais: de terça a quinta-feira
  • Piores dias para publicar nas redes sociais: domingos

No entanto há mais a ser descoberto sobre publicações nas redes sociais do que descreve esta breve estatística. Cada rede experimentou faixas variadas de interação durante a semana e em horários muito diferentes. E quando os setores são considerados, a interação varia ainda mais. Assim, embora as Terças a Quintas-feiras às 9h ou 10h da manhã costumem ser os melhores dias para publicar nas redes sociais, há mais alguns fatores a levar em consideração antes de agendar qualquer publicação.

Continue a ler as nossas constatações por rede.

Melhores horários para publicar no Facebook

Melhores horários para publicar no Facebook de forma global em 2022
  • Melhores horários para publicar no Facebook: De segunda a Sexta-feira, às 3h da manhã, Terças às 10h da manhã e ao meio-dia
  • Melhores dias para publicar no Facebook: De terça a Sexta-feira
  • Piores dias para publicar no Facebook: Sábados

O Facebook continua a ser a plataforma mais usada pelos profissionais de marketing no mundo todo, mas estamos a presenciar uma mudança interessante sobre os horários de maior interação em 2022. Enquanto o meio da manhã dominava em anos anteriores, agora parece que as primeiras horas da manhã assumiram a liderança.

Em comparação com o ano passado, vimos mais alguns horários de “folga” no Facebook quando analisamos os dados. Nos dias da semana, bem no início e no meio da manhã, ainda há uma interação mais uniforme e esses tornaram-se horários muito mais oportunos para que o conteúdo das marcas seja visto.

Lembre-se de que os principais horários apresentados são registados no fuso-horário central dos EUA, portanto a alta interação indicada nos inícios das manhãs, além do tradicional dia de trabalho dos EUA, reflete o grande público global do Facebook. O que é que isso significa, exatamente? O Facebook continua a apresentar oportunidades na condução de uma estratégia internacional ou aplicada a vários locais nas redes sociais.

Melhores horários para publicar no Instagram

Melhores horários para publicar no Instagram de forma global em 2022
  • Melhores horários para publicar no Instagram: Segundas às 11h, Terças e Quartas das 10h às 13h e Quintas e Sextas-feiras às 10h e às 11h
  • Melhores dias para publicar no Instagram: Terças e Quartas-feiras
  • Piores dias para publicar no Instagram: Domingos

Presenciámos o grande crescimento do Instagram durante 2020 e 2021 e vimos esta rede alcançar 2 bilhões de utilizadores mensais no início de 2022. Embora a concorrência por conteúdo em vídeos curtos do TikTok esteja a aumentar, não podemos negar o poder de permanência do Instagram, especialmente com a implementação de novos recursos e o aperfeiçoamento dos atuais. O vídeo do Instagram ganhou vida nova e expandiu-se, passando para vídeos de 60 minutos, e o Reels facilitou a criação e a descoberta de vídeos na aplicação.

Semelhante ao que ocorreu com outra aplicação popular do Facebook, os melhores horários para publicação no Instagram aumentaram em 2021 em comparação com os anos anteriores. A interação no meio do dia durante a semana ganhou densidade, com os melhores horários variando entre 9h e 17h, enquanto as noites e os fins de semana ainda demonstraram maiores oportunidades de interação.

O Instagram continua a ser uma plataforma para a descoberta de marcas, produtos ou serviços. E os recursos de e-commerce ou os recursos atuais em expansão estão a definir a forma como os consumidores utilizam a aplicação. Na verdade, 44% dos utilizadores compram produtos na aplicação todas as semanas. Como a plataforma foi criada com base na partilha de fotografias de alta qualidade, faz sentido ampliar a aplicação para oferecer recursos de e-commerce.

As marcas não devem deixar o Instagram de lado, se é nele que se encontra o seu público alvo. Utilize a plataforma para destacar produtos ou apresentar o design exclusivo da sua marca por meio de infográficos. Há infinitas oportunidades de interação com os seguidores com a publicação de conteúdos diversos no Instagram.

Se estiver a procurar ampliar a sua estratégia no Instagram, utilize estes melhores horários para publicar e consulte o nosso guia sobre como explorar ao máximo a sua presença no Instagram.

Melhores horários para publicar no Twitter

  • Melhores horários para publicar no Twitter: Segundas, Terças, Quartas, Sextas-feiras e Sábados às 9h da manhã
  • Melhores dias para publicar no Twitter: Terças e Quartas-feiras
  • Piores dias para publicar no Twitter: Domingos

O Twitter tem se mostrado como a plataforma ideal para conversas rápidas e notícias urgentes. E em 2021 isso não reduziu, com a pandemia da COVID-19 a entrar no seu segundo ano. As marcas que desejam participar nos assuntos do momento precisam explorar a oportunidade, mas devem cuidar dos valores da marca no processo.

Os horários de pico para interação no Twitter mudaram muito em comparação com o ano passado, tornando-se muito mais concentrados no meio das manhãs e ao meio dia durante toda a semana. Isso pode refletir uma maior atenção ao desenvolvimento de notícias e atualizações, bem como o desejo de entretenimento via Tweets virais e memes.

Lembre-se de que o uso do Twitter vai além das notícias urgentes e do conteúdo viral. Muitas marcas usam o Twitter como parte de sua estratégia de atendimento ao cliente, como alternativa ao apoio ao cliente por telefone. Isso é especialmente importante para a plataforma, com as marcas a construir cada vez mais confiança junto dos seus clientes e a melhorar proativamente a sua experiência também através do listening social.

Todas estas áreas de foco significam que as marcas podem ter várias prioridades e, às vezes, concorrentes no Twitter. Os melhores horários para publicar no Twitter que descrevemos acima podem ajudá-lo a determinar quando deve concentrar-se em priorizar a publicação de novos conteúdos em vez de dedicar recursos ao apoio ao cliente ou considerar uma estratégia com múltiplas contas no Twitter.

Melhores horários para publicar no LinkedIn

Melhores horários para publicar no LinkedIn de forma global em 2022
  • Melhores horários para publicar no LinkedIn: Terças-feiras das 10h ao meio-dia
  • Melhores dias para publicar no LinkedIn: Quartas e Quintas-feiras
  • Piores dias para publicar no LinkedIn: Sábados e Domingos

Como era de se esperar para esta plataforma social voltada para profissionais, os horários de interação do LinkedIn continuam a seguir a semana de trabalho dos EUA. Os horários de maior interação concentram-se no meio-dia e não ultrapassam muito os horários de trabalho dos EUA, como nos anos anteriores. É menos provável que as pessoas vejam o seu conteúdo do LinkedIn no fim de semana, onde a interação cai muito.

“Considerando o quanto o conteúdo do LinkedIn está voltado para a liderança profissional inovadora e o desenvolvimento da carreira, faz sentido que a maioria dos púbicos esteja a aproveitar ao máximo esse conteúdo durante o dia de trabalho.

Embora o LinkedIn continue a ser mais especializado do que outras plataformas sociais, também se está a diversificar, e cada vez mais, em relação ao tipos de público que atrai. Com mais de 810 milhões de membros em 200 países, o LinkedIn está a tornar-se igualmente importante para uma vasta gama de criação de conteúdos. As empresas presentes no LinkedIn estão a encontrar novas maneiras de gerar leads, encontrar parcerias para marketing participativo, destacar a cultura da empresa e atrair talentos. E isto é só o começo. O LinkedIn é ideal também para advocacia do funcionário e para prepará-los para desenvolver a sua marca pessoal ou crescimento profissional com a publicação de conteúdos nos seus próprios perfis.

Como encontrar os melhores horários específicos para publicar nas redes sociais

Os profissionais do marketing voltados para as redes sociais podem planear conteúdos com maior eficácia quando estão providos de dados sobre os principais horários para publicar em todas as redes sociais. Ainda assim, com as plataformas a desenvolver a maneira como as marcas e consumidores utilizam as redes sociais, há sempre novas formas de continuar a inovar as interações. Os novos formatos de conteúdo e assuntos do momento poderão ajudá-lo você a alcançar o seu público de formas inesperadas, ou mesmo a encontrar novos segmentos e personas nas quais não se concentrava antes.

Mais dicas para a programação de conteúdo e estratégias sociais

Enquanto a publicação nos horários de maior interação é uma estratégia fundamental, uma análise detalhada do seu público pode revelar horários menos movimentados quando o seu público específico está ativo, mas os concorrentes não. Uma ferramenta como o Sprout Social pode ajudá-lo você a analisar as suas próprias estatísticas e a desenvolver constatações personalizadas para as suas contas, a fim de complementar a ampla variedade de dados entre os setores pesquisados aqui.

Com as ferramentas do Sprout, como etiquetagem de posts e relatórios entre canais, pode separar diversos fatores como rede ou tipos de mídia e detalhar como o seu horário de publicação influenciou o seu sucesso na rede social.

Utilize o Relatório de desempenho de posts do Sprout Social para calcular qual dos seus posts tem mais interação.

O algoritmo proprietário do Sprout do ViralPost® utiliza os mesmos tipos de dados que analisámos em todas as contas dos nossos clientes para determinar o melhor horário para publicar na sua conta individual. O algoritmo do ViralPost® determina os resultados para o nosso recurso de determinar Horários de envio ideais, que é uma opção de publicação dos nossos planos Professional e Advanced.

Use os Horários de envio ideais do Sprout para calcular os melhores horários específicos para você publicar nos seus perfis sociais.

Com os Horários de envio ideais, os horários específicos em que o seu próprio público mais interage são identificados com base no seu histórico de publicação. Além disso, o ViralPost® é constantemente atualizado e aperfeiçoado para economizar o seu tempo com análises repetidas.
Quer vê-lo em funcionamento? Inscreva-se para fazer um teste gratuito de 30 dias do Sprout Social.

Faça um teste gratuito do Sprout

Se estiver a procurar mais resultados do nosso estudo deste ano sobre os dados dos nossos clientes, veja o que descobrimos sobre os melhores horários para publicação nestas redes em dez setores:

Como reunimos os dados

Entendemos que estes relatórios podem gerar dúvidas sobre a origem dos dados. Por isso queremos ser transparentes sobre os dados que reunimos e como chegamos aqui.

Em primeiro lugar, temos a sorte de trabalhar com a equipa de ciência de dados do Sprout Social para reunir estas informações dos nossos clientes. Joel Booth, um cientista de dados sénior do Sprout, explica como tudo funciona.

“O Sprout integra-se a plataformas de diversas redes sociais por meio de sua API, que permite que a aplicação receba mensagens em nome dos nossos clientes”, esclareceu Booth. “Em resumo, é assim que alimentamos recursos como a Inbox Inteligente e os relatórios do Sprout.”

Chegou a hora de testar o seu calendário de conteúdo. Está a publicar nos horários em que os seus seguidores estão mais ativos? Comece agora mesmo o seu teste gratuito do Sprout Social e descubra os melhores horários para publicar nas redes sociais.

Faça um teste gratuito do Sprout