Os profissionais de marketing sofrem muita pressão para que suas campanhas sejam percebidas nas redes sociais. Com tantas empresas ativas nas redes sociais, o conteúdo que você publica precisa ser mais inovador, criativo e engajador do que nunca.

Como regra geral, você deve evitar truques e estratégias baratas de marketing. E recriar uma abordagem que funcionou para uma marca nem sempre dará certo para a sua. Uma estratégia bem-sucedida depende de uma variedade de elementos. Aqui estão seis táticas para redes sociais que você deve adotar:

1. Mostre sua personalidade com imagens, GIFs e memes

É difícil negar o poder e o valor crescentes do conteúdo visual. Basta olhar para algumas das histórias de sucesso no Instagram, no Pinterest e no Snapchat. A maneira que as pessoas consomem conteúdo mudou drasticamente desde que o Facebook foi lançado. Posts com imagens nas redes sociais têm 650% mais engajamento que posts que contêm apenas texto. Esta é uma estatística que você não deve ignorar.

GIFs

Não é o bastante postar apenas imagens estáticas. As redes sociais são dinâmicas, e sua estratégia de conteúdo também precisa ser. Usar GIFs pode tornar seu conteúdo mais atraente e ajudar sua marca a se destacar. Mais de 1 milhão de GIFs foram compartilhados no Twitter em 2015, e Tweets com GIFs recebem 167% mais cliques do que aqueles sem.

O segredo para ter sucesso com GIFs está em encontrar um que agregue valor ao seu objetivo. GIFs podem adicionar humor a um tema esgotado, ajudar a informar o público e tornar seu conteúdo mais conversacional.

Aqui estão alguns exemplos de marcas usando GIFs a favor de suas estratégias de conteúdo:

O Twitter tornou os GIFs mais interativos com o efeito “scrub”, que permite que o visualizador mova o mouse para frente e para trás criando efeitos legais.

Memes

Se você adere a mídias estáticas, ter um bom timing na hora de usar um meme pode ajudar o seu conteúdo a repercutir com seu público. Não sabe do que estamos falando? Um meme é uma imagem, vídeo ou frase que costuma ter um significado oculto sobre uma referência da cultura pop. Aqui, a Bark Box não cita seus produtos, ela apenas mostra as dificuldades de relacionamentos on-line em um ´ótimo GIF.

Memes dependem muito de humor, então, antes de começar a usá-los em sua estratégia de conteúdo, certifique-se de que o humor se alinha com o tom da sua marca e de suas mensagens. Caso contrário, eles podem parecer estar fora de lugar ou forçando a barra. Além disso, a maioria dos memes tem expectativa de vida curta, então é preciso usá-los rapidamente. Se você perde muito tempo pensando em como usar um meme, ele pode se tornar irrelevante.

2. Construa conexões locais usando Geotags

Dependendo do tipo de empresa que você tem, a localização desempenha papel de coadjuvante ou de protagonista. Para as empresas locais, a localização é um componente essencial da sua estratégia de marketing. Se suas mensagens nas redes sociais não estão alcançando o público certo, o tempo e a energia que você investe nisso é desperdiçado.

A melhor coisa das redes sociais é seu vasto alcance, que pode ser facilmente fragmentado usando ferramentas de segmentação. Mas, antes mesmo de começar a segmentar seu público, você pode usar recursos de localização geográfica disponíveis em algumas redes sociais para aumentar a conscientização sobre sua empresa em mercados específicos. Plataformas como Facebook, Twitter, Instagram, Pinterest e até o Snapchat oferecem alguma forma de check-in ou marcação de localização.

Cotton candy sunset in LA (photo: @minkmade) #LifeUnzipped #California #palmtrees

A post shared by JanSport (@jansport) on

Por exemplo, ao marcar imagens com seu local (como cidade ou bairro) no Instagram, você pode atrair seguidores que trabalham ou vivem nas proximidades e podem ser mais propensos a interagir ou fazer negócios com você. A Jansport usou uma hashtag para representar a sua localização, que é uma ótima alternativa se você não quer usar o recurso de localização interna do Instagram. Os turistas também podem procurar uma localização para saber mais sobre as empresas, restaurantes e entretenimento na região.

Tags de localização também são ótimas para universidades, conferências, eventos de networking e pop-up stores.

Profissionais de marketing também estão usando Filtros geográficos do Snapchat para engajar clientes, lançar novos produtos, promover a cultura da empresa e apoiar eventos. Dê uma olhada nestes exemplos da Disneyland e do Taco Bell.

disney-snapchat-filter
taco-bell-geofilter

3. Tire proveito de grandes eventos e feriados

Ter ideias para preencher cada lacuna em seu calendário de conteúdo é desafiador. Facilite sua vida tirando proveito de motivadores fáceis como grandes eventos e feriados. Existe uma data comemorativa para literalmente qualquer coisa. Dito isso, não exagere com os dias temáticos. A novidade pode se desgastar rapidamente, então use esta tática com moderação.

Uma maneira fácil de fazer isso é incluir temas sazonais em sua estratégia de conteúdo, como esse Tweet recente da Lowe:

Quando o assunto é eventos e feriados aleatórios, escolha os que se ajustam melhor a sua marca. Procure por uma conexão relevante que faça sentido para os seus seguidores. Por exemplo, você não imagina que uma loja de materiais e produtos de bricolage consiga se relacionar a uma premiação como o Oscar. E, embora isso possa ser verdade, a loja pode oferecer aos seguidores dicas do tipo “Faça você mesmo” para transformar uma sala de estar em um incrível espaço para a transmissão da cerimônia.

E às vezes o tema não precisa ser tão descarado. Aqui estão alguns exemplos de marcas que relacionaram sutilmente suas mensagens a um evento recente:

A melhor parte disso é que você pode começar a planejar seu calendário de conteúdo com meses de antecedência, já que você sabe quais eventos e feriados estão chegando. Apenas certifique-se de se manter flexível o suficiente para incluir atualizações oportunas.

4. Recicle conteúdos permanentes

Conteúdo é o componente mais importante de sua estratégia de marketing. Isso causa muita pressão pela publicação do conteúdo que será visto e que conduzirá os objetivos da sua empresa. Mas isso não significa que todo conteúdo que você compartilha tem que ser original. Bem, ele deve ser exclusivo da sua marca, mas reutilizar conteúdo antigo não é uma má ideia.

Por exemplo, escolha um dos posts permanentes do seu blog e use-os para agendar uma série de Tweets. Isso não apenas ajudará a direcionar o tráfego para o seu site, mas também vai ajudá-lo a compartilhar dicas valiosas de informações que podem aumentar seu alcance nas redes sociais. Lembre-se, conteúdos longos exigem um tempo maior de atenção. Usando trechos cativantes e convincentes, você pode mesmo melhorar seu status como um líder da indústria e garantir sua posição como um excelente criador de conteúdo.

Caso você esteja gerenciando vários blogs, como em uma agência, não se esqueça de adicionar um toque pessoal. Uma das razões pelas quais você está usando as redes sociais, é para humanizar a sua marca, por isso, não deixe que as atualizações automáticas se transformem em alertas robóticos. Certifique-se de revisar tudo antes de publicar e personalize um pouco o conteúdo.

Sprout Social Scheduled Tweet

Você também pode fazer tudo a partir do zero e agendar suas atualizações usando uma ferramenta de gerenciamento de redes sociais como o Sprout Social. Isso é ótimo se você quer ser mais seletivo sobre os trechos a serem compartilhados ou se deseja personalizar sua mensagem para um público específico.

Além disso, se você está publicando trechos de um blog em várias plataformas, certifique-se de que suas mensagens estão otimizadas para cada plataforma. Tente entregar a mesma mensagem de maneiras diferentes para que a mesma frase não seja publicada dia sim dia não em cinco sites diferentes.

5. Participe ou hospede um chat no Twitter

Talvez você tenha muito a dizer sobre um assunto, ou talvez nem saiba por onde começar quando falamos em engajar o público. Uma boa maneira de entrar em contato com o tópico é participar de chats do Twitter. Eles são uma ótima maneira de ganhar exposição e, ao mesmo tempo, aumentar e engajar seu público.

Como um participante, os chats do Twitter oferecem uma grande oportunidade de criar redes e se conectar com clientes e colegas do seu setor. Também é uma ótima maneira de estabelecer sua marca como uma autoridade em um tópico particular ou dentro de um mercado específico. Na medida em que você se torna mais reconhecido neste espaço, pode hospedar seus próprios chats e, desta forma, construir uma comunidade.

Chats do Twitter são um ótimo veículo para fazer seus funcionários se envolverem mais. Os funcionários da equipe que são ativos nas redes sociais e que você acha que estão aptos a representar sua marca devem ser incentivados a participar em chats nas redes sociais. Lembre-se de que, independentemente, de quem está participando, este não é o momento de ser excessivamente promocional. Faça uma breve introdução sobre quem você é, mas não se concentre em vender.

6. Seja responsivo e conversacional

Isso deveria ser senso comum. As redes sociais são uma via de mão dupla. Se você ignora mensagens recebidas, está indo contra sua estratégia de redes sociais. Ser responsivo deve ser a principal prioridade de cada empresa. O número de mensagens aguardando respostas de marcas subiu 18% entre o 1º trimestre de 2015 e o 1º trimestre de 2016.

index-q1-2016-05

Mas vamos imaginar que vivemos em um mundo ideal onde todas as mensagens recebidas que precisam de uma resposta realmente recebem uma. Como sua marca pode se destacar? Supere as expectativas. Por exemplo, uma maneira de adicionar algo extra a suas respostas é se referir ao usuário original usando o primeiro nome. Claro, partindo do princípio de que o nome dele está acessível em seu perfil ou nome de usuário—não esperamos que você vá atrás dessa informação.

É um pequeno gesto respeitoso que os seguidores vão perceber. Outra maneira de exceder as expectativas é ver além das questões de suporte ao cliente. Nãos estamos sugerindo de modo algum que você as ignore. Na verdade, encorajamos você a expandir o monitoramento e procurar oportunidades em que você pode participar de forma proativa. Em vez de esperar alguém vir até você com um problema, seja o primeiro a entrar em contato. Pode ser um gesto simples, como agradecer alguém por visitar sua loja ou responder ao post de um seguidor sobre o dia dele.

Sempre busque oportunidades para surpreender e agradar os seguidores, mesmo que isso não esteja diretamente relacionado aos seus produtos ou serviços. Isso não apenas ajuda a humanizar a sua marca, mas é um ótimo atalho para estabelecer uma conexão entre você e seus seguidores—o que pode ser recompensador mais tarde gerando lealdade à marca.

Algumas vezes você pode se destacar interagindo com outras marcas. Frequentemente, as empresas estão tão focadas em empurrar seu conteúdo e responder aos comentários dos clientes que elas esquecem de se divertir. Dê uma olhada em alguns destes exemplos de Taco Bell, Old Spice, Xbox e Oreo para se inspirar.

Seja paciente

Se você não vê sucesso imediatamente, não fique frustrado. A publicidade nas redes sociais gira em torno de experimentação. Você tem que encontrar o que se encaixa melhor com o seu público e também com a sua marca. Não saia tanto da sua zona de conforto a ponto de começar a publicar conteúdo que não se alinha com seus valores centrais. Engajamento não vale a pena se vai contra o que sua marca representa.

Preste atenção em suas analíticas e monitore de perto o que engaja os seguidores. Confie nas táticas de redes sociais que entregam resultados e ajuste aquelas que não estão cumprindo os objetivos que você definiu.