Nós entendemos. Você tirou uma foto incrível, colocou o filtro perfeito, enviou e agora está esperando as curtidas e comentários surgirem no feed. É uma sensação fantástica e recompensadora perceber que seu conteúdo está se saindo bem no Instagram. E é importante para sua marca que esta seja uma sensação constante.

No entanto, para fazer com que as pessoas se engajem no Instagram, não basta fazer o upload de um conteúdo razoável e dar o dia por encerrado. Sua marca precisa compreender como promover seu Instagram de modo a alcançar o maior público possível. Existem mais de 700 milhões de usuários, e lançar a isca certa com as suas promoções pode trazer grandes recompensas.

A parte mais difícil é aprender a promover seu Instagram de modo bem-sucedido. Não deveria ser necessário um especialista em RP para ter sucesso, então, ignore os sites de compra de seguidores e siga estas 12 dicas para expandir e promover seu Instagram organicamente:

1. Saiba aproveitar o ambiente do Instagram

O Instagram se transformou em uma rede social essencial para os publicitários. Ainda mais porque os públicos mais jovens continuam procurando o Instagram para interações com marcas, engajamento e personalidade. De acordo com o Índice do segundo semestre de 2017 do Sprout Social, 51% dos millennials apreciam a personalidade das marcas no Instagram.

consumer social preference sprout q2 2017 index

A plataforma continua a ser um ambiente de compartilhamento, curtidas, marcação e comentários. Além disso, as gerações mais jovens podem ser levadas a fazer compras no Instagram, apesar de sua limitação do “link na bio”.

Os usuários principais do Instagram navegam pelo aplicativo com facilidade, embora a promoção de marketing nesta rede não seja tão tradicional como no Facebook ou Twitter. O apelo visual do aplicativo também é diferente de todas as outras redes. Imagens e vídeos de marcas conduzem ao engajamento, o que ajuda você a promover seu Instagram ainda mais.

De acordo com nosso Índice do Q1 de 2017, 60% dos millennials e 67% da geração X disseram estar mais propensos a comprar de marcas que eles seguem nas redes sociais. E o ambiente de rolagem única do Instagram coloca seu conteúdo na frente e no centro do smartphone ou tablet do usuário.

Pense como o público da sua marca seria mais engajado se tivesse que rolar os Tweets um por um. Não é nenhuma surpresa que um relatório da Forrester tenha descoberto que as marcas percebem interação dos usuários em 2,2% em seus posts, o que é de longe a taxa mais alta dentre as redes.

forrester report graphic

Se você é uma marca tentando divulgar seu Instagram, esta é a rede ideal para promover o engajamento do público. Basta compreender o ambiente e tirar vantagem da maneira como os usuários interagem.

2. Mostre a personalidade da sua marca de maneira profissional

Quando você deseja promover seu Instagram para a sua marca, a primeira coisa a fazer é distinguir claramente as contas pessoais e empresariais. Para começar, você deve otimizar a sua conta do Instagram de modo a focar no público, não apenas no produto.

Isto significa que selfies, grupos de amigo e fotos de viagens precisam ficar fora da conta do Instagram da sua marca. Mesmo que isso pareça óbvio, uma quantidade surpreendente de conteúdo pessoal vai parar nos feeds das marcas. Pense no que seu público deseja–ele não quer ver seus amigos ou piadas internas.

Absolutely stunning / #lovepolaroid by @zoefortuna

A post shared by Polaroid (@polaroid) on

Por outro lado, isso não significa que o Instagram da sua marca deve se limitar a mostrar um monte de produtos. A Polaroid faz um ótimo trabalho separando conteúdo empresarial e pessoal sem perder a personalidade. Seu feed é extremamente convidativo tanto para novos usuários como para fãs.

Achar um bom equilíbrio entre o empresarial e o pessoal pode oferecer algo a todos os seus seguidores do Instagram.

3. Tenha um nome de usuário simples e pesquisável

A maioria dos seus clientes sabe que provavelmente pode encontrar você por meio de uma busca rápida na pesquisa do Instagram. Seu trabalho é tornar essa tarefa a mais fácil possível. Não dificulte as coisas usando nomes de perfil diferentes em cada uma das suas redes. Mantenha todos os nomes de usuário nas redes sociais consistentes e simples seguindo estas práticas recomendadas:

Por exemplo, a Revolution Brewery usa o mesmo usuário em todas as redes: RevBrewChicago. O nome de usuário abreviado torna mais fácil para os usuários encontrarem a cervejaria, mas adicionando “Revolution Brewery” como seu nome de perfil, ambos se tornam pesquisáveis.

4. Não economize na bio e no link do Instagram

Assim como seu nome de usuário, sua bio também precisa ser simples e corresponder à sua marca. Mantenha as bios do Instagram pequenas, mas, ao mesmo tempo, assegure-se de mencionar quem você é e o que você faz. Afinal, esse é um dos únicos espaços em que você pode realmente divulgar seu Instagram.

barkbox instagram bio

É por isso que é essencial ter sempre um link em sua bio. Usando ferramentas de encurtamento de URL como a Bit.ly, você mantém seu link conciso e fácil de rastrear. E dentro das ferramentas de publicação de mídia do Sprout, você tem acesso instantâneo ao encurtamento do Bit.ly para posts de redes sociais, incluindo o Instagram.

sprout social url shortener gif example

Ainda que pôr um link para sua página inicial não seja má ideia, muitas marcas usam este espaço para colocar links para promoções, vendas ou outras páginas de destino de publicidade. Desse modo, você pode manter o trânsito do Instagram para o seu site mais coeso.

5. Transforme as hashtags do Instagram em suas maiores aliadas

Como regra geral, hashtags são uma grande fonte de descoberta no Instagram. Seja porque você quer aumentar a visibilidade ou encontrar exatamente o que está procurando, as hashtags do Instagram são a melhor maneira de fazer isso.

É uma ótima ideia ficar sempre por dentro das hashtags mais recentes do seu mercado. A hashtag não precisa estar exatamente relacionada a sua marca, mas ainda precisa ser relevante. Quando você encontrar bons candidatos, use-os em campanhas para encontrar mais seguidores e ganhar aquele alcance extra!

Você sabia que 7 em cada 10 hashtags do Instagram são de marcas? É por isso que você também deve criar sua hashtag de marca exclusiva para promover conscientização sobre o seu perfil. Usar uma combinação de hashtags comuns e de marca é uma ótima maneira de acompanhar o engajamento.

instagram outbound hashtag performance

Com as ferramentas de analítica do Sprout para Instagram, você tem a flexibilidade de acompanhar o desempenho das hashtags de saída selecionando qualquer quantidade perfis. Veja o que reúne mais engajamento e como as hashtags de marca se saem em mercados mais amplos.

Deixe o seu lado criativo vir à tona com hashtags como a #Caughtonnest da Nest, que mostra eventos da vida real capturados nas câmeras de segurança do cliente. Até mesmo hashtags como #AskWestElm mostram lembrancinhas que podem deixar sua casa mais sofisticada.

Por fim, monitore as hashtags que seus concorrentes usam também. Mesmo que não seja sua intenção concorrer em certas hashtags, você ainda pode acabar descobrindo maneiras melhores de alcançar seus clientes em potencial.

6. Mostre aos usuários onde você está localizado e os lugares que você visita

Com recursos de geotagging no Instagram, é fácil ser visto por toda a sua cidade ou outras partes do mundo. Se sua empresa funciona em vários locais, use geotags para divulgar seu Instagram em vários lugares. Isso dá aos usuários do Instagram a chance de ver uma variedade de fotos e vídeos marcados em uma localização específica.

Geotags criam uma central de conteúdo armazenado. Isso também lhe dá a oportunidade de ver conteúdo gerado pelo usuário exibindo sua marca ou o local da empresa. A partir daí, você pode interagir com clientes que marcaram você e agradecê-los pelo uso de seus serviços.

rock and roll hall of fame example

Por exemplo, se você pesquisar The Rock and Roll Hall of Fame, encontrará a tag de localização do Instagram. Esta é a tag oficial do local onde você pode obter ingressos ou ver publicações de outras pessoas. Milhares de pessoas usam esta geotag quando estão em Cleveland, o que dá à marca muitas oportunidades de engajamento.

Se você é uma loja física, as geotags do Instagram podem ser essenciais para promover seu Instagram de maneira eficaz. Assegure-se de que sua empresa tenha uma geotag para que clientes possam postar suas fotos. Além disso, o Instagram usa a API do Facebook para localizar resultados de empresas na plataforma. Verifique as definições de localização do seu Facebook para garantir que você está configurado corretamente.

instagram management gif

7. Evite vendas agressivas e foque no reconhecimento

Promover seu Instagram exige sutileza–caso contrário, sua página ficará parecendo um outdoor de propagandas. Sempre é melhor variar seu feed, evitando constantes posts de venda agressiva.

A menos que você seja uma grande marca com enorme reconhecimento, precisa ser um pouco mais sutil com suas vendas. Quando os usuários vêm ao seu feed, tente interagir com ele, em vez de vender diretamente. Há tantas outras maneiras criativas de vender para o seu público sem ficar parecendo um vendedor questionável de carros usados.

Seanik is packed with ingredients from the sea: Japanese nori seaweed to soften hair and sea salt for volume. 🌊🌊🌊

A post shared by Lush Cosmetics North America (@lushcosmetics) on

Por exemplo, a Lush Cosmetics é inteligente sobre a venda de seus produtos. Em vez de entrar em muitos detalhes sobre porque você precisa deles, a foto no Instagram comunica tudo juntamente com uma legenda informativa. Este é um espaço visual, e deixar as pessoas mais criativas gerenciarem seu Instagram é uma maneira inteligente de parecer sempre inovador.

Tente ver o Instagram como uma ferramenta promocional que direciona o tráfego para suas páginas de produto. Lá, você pode usar chamadas para ação e frases de vendas agressivas. Você irá longe no Instagram se for capaz de produzir vídeos e fotos incríveis, mas sua mensagem não deve se perder ou parecer arrogante.

8. Use e abuse da luminosidade e do azul

Se você está seguindo os passos corretos para promover seu Instagram, aqui está um truque que pode ser interessante. De acordo com a Curalate, uma plataforma de analítica visual e marketing, imagens com altos níveis de azul podem gerar 24% mais curtidas que aquelas com cores vermelhas e laranja.

expedia instagram blue example

Além disso, fotos com cores mais luminosas podem aumentar o engajamento em 24% quando comparadas a imagens escuras. Como quase 65% dos posts do Instagram recebem entre 0 e 10 curtidas, é importante encontrar todas as maneiras possíveis de fazer com que as pessoas deem mais curtidas, se engajem e respondam aos seus posts.

É claro que não estamos recomendando que todas suas fotos no Instagram sejam azuis, mas, quando você investe tempo e empenho em um post, é mais provável que seu público responda.

9. Use outras redes para promover o seu Instagram

Mesmo que seja importante focar em novas maneiras de promover seu Instagram, você não pode concentrar todos os seus esforços em uma única uma rede. Para realmente consolidar um público e promover a sua marca no Instagram, poste links para o seu feed em outras redes sociais, como Facebook, Twitter e LinkedIn.

De acordo com o Social Media Examiner, cada canal social tem suas singularidades no que concerne a promoção e a consolidação de um público. Por outro lado, você não pode apostar todas as suas fichas no Instagram.

Tente promover em diversos canais primários para aumentar o tráfego e o número de seguidores do Instagram. Por exemplo, a loja Blackhawks promove seu Instagram com brindes.

10. Faça seu Instagram se destacar na multidão

É uma boa ideia usar o apelo visual do Instagram a seu favor. Você quer exibir seu produto, serviços ou funcionários sob a melhor luz possível, então por que você tiraria fotos ruins?

Você pode tornar o Instagram especial para o seu público, de modo que ele saiba onde pode ver os produtos ou serviços em funcionamento. Ou você pode tentar usar o Instagram unicamente como um espaço criativo para sua marca, como a empresa Reynolds Wrap.

reynolds kitchens instagram profile

No momento em que você encanta o público com seu conteúdo, você também ganha a confiança deles para seguirem e interagirem com você. Mas também não desvie muito do caminho. Algumas empresas usam o Instagram de maneira um pouco livre demais na hora de expressar sua marca. Tente manter a voz da sua marca consistente e garantir que cada post ressoe de acordo com essa vibração.

11. Não tenha medo de se jogar em uma tendência popular

Embora seja ótimo usar ideias originais de posts no Instagram, nem sempre é fácil concebê-las. Se você está achando difícil ter novas ideias, tente algo que é popular. Várias tendências das redes sociais mudam rapidamente, mas, se você encontrar algo precioso, vai obter bons resultados.

Por exemplo, uma das maiores tendências nas redes sociais são os filtros de rosto para selfies. Embora o Snapchat tenha começado com esse jogo, tanto o Facebook como o Instagram estão na área. Você também pode se aproveitar do Instagram Histórias para postar conteúdos divertidos e originais com stickers, filtros e outros efeitos.

taco bell story

A Taco Bell frequentemente usa o Instagram Histórias para fazer o conteúdo ressoar com os usuários. Isso lhes proporciona mais maneiras de mostrar sua personalidade de marca e, por fim, ajuda a promover seu feed do Instagram.

Vídeos ao vivo são bastante populares para as marcas entrarem no jogo. Um relatório da Recode descobriu que o Instagram Histórias chegou a 250 milhões de usuários, crescendo mais do que o Snapchat.

recode instagram stats

É sempre bom ter conhecimento das tendências sociais, porque isso pode ajudar você a direcionar o tráfego facilmente e a criar conscientização sem precisar criar novas ideias sempre.

12. Acompanhe seu crescimento para o sucesso

Como você vai saber onde melhorar a sua estratégia de promoção no Instagram se não está acompanhando nada? Esta é uma questão importante, porque muitas marcas tendem a escolher maneiras diferentes de promover seu Instagram. Mas muitas não rastreiam seus passos para saber se estão obtendo um resultado positivo.

top instagram posts report

Com as analíticas do Instagram, você pode medir o desempenho de cada post com relatórios prontos para apresentação para comprovar seus argumentos. Monitorando sua atividade no Instagram, você tem mais conhecimento sobre as taxas de engajamento e o crescimento global em geral.

Não importa se você precisa gerenciar uma ou várias contas do Instagram, o Sprout Social oferece as ferramentas paras medir o desempenho em cada perfil social. Se você tentar promover seu Instagram cegamente, vai acabar deixando de perceber quais mudanças funcionaram bem e quais não foram bem-sucedidas.

Existem muitos meios de fazer um post bem-sucedido, então, certifique-se de entender bem sua estratégia para o Instagram acompanhando as métricas principais.

Continue promovendo

Na medida em que o Instagram continua a crescer em popularidade, sua marca precisa tirar proveito disso e se manter ativa! Conteúdo visual e interativo está dominando a cena social, então siga as etapas corretamente para tornar seu Instagram visível.

Você tem alguma dica que gostaria de compartilhar sobre como promover seu Instagram? Comente e compartilhe suas experiências abaixo!