Um dos maiores recursos a chegar nas redes sociais em 2016 foi o lançamento do Instagram Stories. Os primeiros relatórios mostraram que quase 100 milhões de usuários diários interagiram com a ferramenta, que se parece muito com a função de histórias do Snapchat.

Ambos funcionam como uma linha do tempo de 24 horas para postar vídeos e imagens que os usuários podem compartilhar com todos os seus seguidores. Após o período de 24 horas, o conteúdo desaparece, agindo como um canal de rede social “naquele instante”.

Para muitos profissionais de marketing, o Instagram Stories tornou-se outro recurso das redes sociais que é difícil de controlar e medir eficazmente. Embora existam poucos dados sobre a função de histórias, as marcas ainda podem usar a ferramenta de analíticas do Instagram para obter insights importantes sobre seu desempenho no Instagram.

analytics-report-instagram

Experimente o Sprout Social gratuitamente por 30 dias para ver o desempenho dos posts, tendências e engajamento do público em todos os seus perfis do Instagram.

Antes de explicarmos os benefícios do uso do Instagram Stories, vamos analisar o que é uma história e como criá-la:

instagram management learn more banner

O que é o Instagram Stories?

O Instagram Stories foi lançado em meados de 2016, mas a maioria dos usuários já se acostumou ao novo recurso. A função histórias está na guia da página inicial e no topo do seu feed, que só é visível em dispositivos móveis.

Seu perfil sempre aparecerá primeiro com uma sequência de outros ícones de perfil das pessoas que você segue. Usuários do Instagram só verão seu vídeo se seguirem a sua conta. Na verdade, o Instagram usa um algoritmo (no mesmo modelo do Facebook) para exibir em primeiro lugar as histórias com as quais é mais provável que você interaja.

how to get to an instagram story

Assim como no Snapchat Stories, o Instagram Stories dura apenas 24 horas e depois desaparece para sempre. Você pode voltar e visualizar histórias de outro usuário novamente e receber um pequeno conjunto de estatísticas sobre o número de visualizações e quem visualizou seu próprio conteúdo nesse período de 24 horas.

As barras na parte superior da tela mostram a quantidade total de conteúdo compartilhado por um único usuário e um simples toque na tela leva você à próxima imagem ou vídeo.

Como fazer uma história para o Instagram Stories

Fazer uma história no Instagram é uma tarefa muito fácil. Basta clicar no ícone do seu perfil ou passar a tela para a direita na tela inicial e clicar no sinal de mais em “Sua história”, depois de ter capturado o conteúdo. Seu dispositivo provavelmente pedirá permissão para usar a câmera.

instagram stories screen

Mantenha o botão da câmera pressionado enquanto quiser gravar o vídeo, que pode ter até 10 segundos. O Instagram fornece as seguintes opções para gravação:

  • < strong>Ao vivo: compartilhe vídeos ao vivo com seus seguidores em tempo real e, uma vez terminado, o conteúdo deixa de existir no Instagram. </li >
  • Normal: poste um vídeo ou imagem em sua história por meio das lentes comuns do Instagram.
  • Boomerang: use o Boomerang para compartilhar um vídeo curto que vai para trás e para a frente repetidamente.
  • Mãos livres: grave um vídeo sem a necessidade de manter o botão de gravação pressionado (toque para interromper a gravação).

Depois de gravar o conteúdo, você pode clicar no botão de pincel, texto ou sticker para escrever notas, adicionar comentários, stickers e marcas de desenho. Além disso, você pode salvar o conteúdo no seu dispositivo clicando no botão de seta para baixo.

sprout instagram story example

Depois que terminar, clique no sinal de mais para adicionar sua história ao feed de seus seguidores.

Novos recursos para o Instagram Stories

Apesar de o Instagram Stories ter sido lançado em agosto de 2016, a rede já lançou várias atualizações e novas funcionalidades. Com ênfase no compartilhamento em tempo real, o Instagram continua focado em atualizações para a função histórias.

Algumas das atualizações mais recentes incluem:

  • Histórias em Explorar: o Instagram tornou possível para os usuários encontrar novas histórias de perfis recomendados na função Explorar. As várias histórias estão diretamente relacionadas ao seu feed.
  • Boomerang: embora o Boomerang tenha sido lançado em 2015 como um recurso separado da rede, o Instagram agora inclui o recurso de vídeo dentro do aplicativo.
  • Menções: agora você pode marcar usuários do Instagram dentro do recurso de histórias, o que notificará aqueles incluídos no conteúdo.
  • Stickers: seja uma geolocalização, adesivo de horário, status do clima ou um pincel temático para datas comemorativas, o Instagram tem tudo de que você precisa com seus stickers recentes e recursos de desenho.
  • Instagram ao vivo: mesmo que este recurso ainda não esteja disponível para todos os usuários, a função permite que os usuários transmitam ao vivo para os amigos nas histórias .

Estratégias de Marketing para o Intagram Histórias

Se você é uma marca, talvez ainda não esteja disposto a embarcar no Instagram Histórias. Mesmo que muitas empresas tenham dificuldades em apontar os benefícios de redes como o Snapchat, ainda é possível ter sucesso.

De acordo com a eMarketer, a nova plataforma de anúncios do Instagram já gerou$1,5 bilhões apenas em 2016. E as expectativas é de que esse número chegue a $5 bilhões em 2018, o que quer dizer que as marcas deveriam considerar seriamente o uso do Instagram para os seus negócios.

Falaremos de alguns dos benefícios e estratégias que os profissionais de marketing podem utilizar com o Instagram Stories para ter sucesso:

Mais visibilidade nos feeds do Instagram Stories

A adoção mais recente do algoritmo do Instagram deixou os profissionais de marketing com dificuldades em permanecer visíveis nos feeds. Assim como no Facebook, o conteúdo orgânico é ordenado de acordo com o que a rede acredita que você prefere ver.

nba instagram story

Com o Instagram Stories, seu conteúdo é mais visível por causa da taxa de adesão dos usuários. Se um usuário tem apenas 10% de seguidores postando histórias, você tem uma chance muito maior de ser visto.

Isso significa que sua estratégia no Instagram Stories deve ser postar regularmente para ser recorrente nos feeds. Além disso, algoritmos de redes sociais tendem a favorecer os usuários que são mais ativos e têm muito engajamento.

Não faça posts apenas para enviar conteúdo. Em vez disso, concentre-se em direcionar o conteúdo que vai aumentar a conscientização de marca e fazer seus seguidores felizes. Se você já tem usuários seguindo você, a última coisa que quer fazer é irritá-los.

graph annoying actions

O Índice do terceiro trimestre de 2016 do Sprout Social revelou que 41% dos usuários deixariam de seguir uma marca nas redes sociais caso seus posts não tivessem informações relevantes. Além disso, 71% disseram que já deixaram de seguir marcas porque ficaram constrangidos pelo conteúdo ou marca.

É fundamental estar visível, mas você deve sempre se concentrar em produzir engajamento e conteúdo relevante.

Aumentar compartilhamentos e menções nas redes sociais

Como mencionamos acima, postar muito conteúdo pode ter um efeito negativo se ele não produz engajamento. Um dos benefícios do Instagram Stories é a capacidade de limitar o conteúdo no feed regular e realocar esse conteúdo para o feed de histórias.

bon appetite instagram story example

Excesso de postagens nas histórias é algo que não deve preocupar as marcas tanto quanto no feed comum. Histórias agem como uma maneira de ver e engajar com conteúdo original. Dosar o conteúdo do seu Instagram entre o feed comum e o de histórias pode ajudá-lo a obter menções e compartilhamentos onde eles são mais necessários, sem parecer excessivamente promocional.

Outra maneira de criar conteúdo original

Assim como o Snapchat, as histórias proporcionam aos profissionais de marketing uma maneira original de criar conteúdo. Diferente das postagens comuns do Instagram, as histórias são muito mais naturais e improvisadas. Isso significa que você não precisa investir tanto valor de produção em histórias quanto no conteúdo normal.

bustle instagram story

Ainda assim, isso não é motivo para ser desleixado nas histórias. Tente manifestar seu lado criativo com os recursos das histórias, como pincéis e stickers. Os usuários provavelmente estão passando rapidamente pelo seu conteúdo, então não pense excessivamente em sua estratégia de conteúdo.

Use o novo recurso para postar conteúdo dos bastidores de sua empresa. A naturalidade de seus vídeos pode mostrar os funcionários, seu escritório ou o trabalho investido em seus produtos ou serviços que as pessoas não veem todos os dias.

Além disso, você se beneficia compartilhando esse tipo de conteúdo, porque ele é muito específico do Instagram Histórias. Faça postagens com conteúdo engajador e os usuários se reunirão em seu feed para ver o que vem a seguir

Crie experiências mais pessoais

Há uma razão para os maiores usuários do Snapchat serem pessoas em vez de marcas–o conteúdo proporciona uma conexão mais pessoal. Seja a Kylie Jenner ou o DJ Khaled, estes megainfluenciadores criam engajamento pelo elemento pessoal do conteúdo.

instagram story tag example

O Instagram Stories funciona exatamente da mesma maneira. Na verdade, com o novo recurso de marcar os usuários nas histórias, o conteúdo pode ser ainda mais pessoal. Estes tipos de vídeos e imagens funcionam bem porque eles são diferentes do resto do conteúdo pesquisável nas redes sociais.

As histórias permitem que as marcas ofereçam promoções especiais disponíveis apenas por lá. Novamente, os usuários podem assistir a conteúdo dos bastidores promovido apenas no Instagram Stories. Isto torna a saída da rede social uma experiência completamente original e mais conectada.

Utilize o Instagram Stories para destacar a exclusividade da rede para causar burburinho e marketing boca a boca. As pessoas ficam mais dispostas a visualizar seu conteúdo quando sabem que foi feito especificamente para elas.

instagram management learn more banner

Não ignore visualizadores em potencial

O Instagram tem, no momento, mais de 600 milhões de usuários ativos, o que faz dele uma das maiores redes sociais existentes. Uma vez que o Snapchat tem apenas algo em torno de 150 milhões de usuários ativos, faz mais sentido investir no Instagram como negócio.

Para os profissionais de marketing das redes sociais, o Instagram Histórias oferece outro recurso para aumentar sua presença na rede. É importante prestar atenção aos seus seguidores atuais e estar sempre pronto para alcançar novos.

instagram integrations collaboration

A quantidade de engajamento com este estilo de conteúdo pode mesmo aumentar a conscientização de marca e direcionar mais usuários ao seu site para fazer uma compra.

No entanto, com a crescente quantidade de recursos, está se tornando mais difícil dominar o Instagram.

Por isso, recomendamos que as marcas usem o Sprout Social como sua ferramenta de gerenciamento do Instagram, para que fique mais fácil acompanhar, monitorar e interagir com os usuários em um único painel de controle. Sem uma ferramenta útil para as redes sociais, você pode perder horas com planejamento e gerenciamento de conteúdo.

Teve algum sucesso com o Instagram Stories? Compartilhe suas experiências nos comentários abaixo!