A parte mais difícil na execução de qualquer tipo de campanha nas redes sociais? Ter ideias novas.

Espera-se que os profissionais de marketing façam malabarismos com vários perfis sociais para mantê-los atualizados com novas postagens. Essa é uma tarefa difícil. Seus seguidores estão sedentos de conteúdo novo e esperam que você atenda a essa demanda com uma frequência alta.

Mas quando você constantemente recicla os mesmos posts, os seus feeds nas redes sociais começam a parecer o Dia da Marmota.

É exatamente por isso que as marcas precisam ter várias ideias para as redes sociais na manga. A seguir, nós esmiuçamos 20 ideias para redes sociais para marcas grandes e pequenas. Cada um desses tipos de post é uma boa escolha para aqueles que procuram evitar que seus feeds nas redes sociais fiquem obsoletos.

1. Crie uma série diária, semanal ou mensal

Quer fazer seu feed nas redes sociais se parecer mais com um evento em vez de uma lista de posts aleatórios?

Comece com uma série onde você tenha a oportunidade de interagir com seus fãs e seguidores com uma frequência regular. É exatamente isso que o Sprout faz com o#SproutChat, abordando tópicos e problemas relacionados com as redes sociais em nome de um público que está ansioso para aprender.

Comunicar-se com os seguidores pelo Twitter não dá trabalho e requer apenas uma hashtag com a marca para começar. Ao agendar regularmente sessões como essa, os seguidores podem se fazer ouvir enquanto também interagem com a sua marca.

Ouvir as ideias de seus seguidores não mostra apenas que você se importa com eles, mas também ajuda você a descobrir os problemas e as preocupações do seu público. Se você está lutando para “marcar presença” em seus feeds nas redes sociais, uma série regular é um sólido ponto de partida.

2. Faça um concurso ou sorteio
Ninguém resiste ao poder da palavra “grátis”.

Realizar um concurso ocasional é uma das ideias mais impactantes nas redes sociais quando se trata de engajamento de seguidores em potencial.

De acordo com dados da Tailwind, 91% dos posts no Instagram com mais de 1.000 curtidas ou comentários estão relacionados a um concurso. Ao passo que se nota que contas que realizam concursos frequentemente crescem 70% mais rápido do que aquelas que não fazem.

Surpreendente, não é? Mas, quando olhamos quanto amor posts como este daBirchbox recebem, esses números não parecem tão improváveis.

Você não precisa necessariamente de uma solução ou de serviços de terceiros para realizar um concurso. Tudo de que você precisa é de uma combinação do seguinte:

  1. Algo para dar de presente. O ideal é que o prêmio para o concurso esteja relacionado a sua marca de alguma maneira (pense: produtos gratuitos ou uma associação). Itens caros e sem relação com sua marca tendem a atrair pessoas em busca de coisas gratuitas que não se transformarão em seguidores a longo prazo.
  2. Termos e condições. Para possuir um aparo legal, termos e condições são uma obrigação para o seu concurso. Este modelo da Shortstack pode dar um exemplo sobre o que você precisa, exatamente. Além disso, esses pontos farão seu concurso parecer mais legítimo e não um golpe em potencial.
  3. Um contato. Na página de termos e condições, certifique-se de deixar um endereço de e-mail por onde as pessoas possam entrar em contato com perguntas ou dúvidas.
  4. Uma maneira criativa de participar. Seja por meio de conteúdo criado pelos usuários ou uma hashtag, pedir aos seguidores que postem sobre a sua marca é a melhor maneira de incentivar a participação. Afinal de contas, o propósito de um sorteio é o reconhecimento da marca, e não apenas a doação do presente. Confira como a Modcloth solicita que os participantes usem uma hashtag específica: https://www.instagram.com/p/Bbcn5bXnIvS/?taken-by=modcloth

Ah, e hashtags são, de longe, o meio mais simples de manter o controle de quem entra em seu concurso.

Você não precisa realizar concursos todas as semanas para colher os frutos. Representando uma das ideias para redes sociais mais envolvidas a ser considerada, os concursos são uma ótima maneira de aumentar sua contagem de seguidores e nível de engajamento.

3. Hospedar um AMA

Popular no Reddit, uma série AMA (pergunte-me qualquer coisa) representa uma oportunidade incrível para educar e se envolver com seus seguidores. Um AMA é, essencialmente, uma sessão de Perguntas e Respostas onde você pode compartilhar seu conhecimento, experiências e percepções.

Se tiver superado dificuldades ou tiver alguma influência em sua área, você provavelmente tem o que é necessário para realizar um AMA. Do compartilhamento de histórias de sucesso a desafios pessoais, essas sessões podem ser atraentes para o público e marcas parecidas.

Mas por que se dar ao trabalho de realizar um AMA? Qual é o propósito? Considere a maneira como um AMA preenche as seguintes categorias:

  • Você vai mostrar seu lado pessoal, mostrando o rosto por trás da cortina da sua conta
  • Você trará reconhecimento para a sua marca sem ser insistente ou comercial
  • Você aprenderá mais sobre as preocupações e os interesses de seu público

Se você tem uma equipe grande, pode incentivar os membros a realizar seus próprios AMA, com o passar do tempo, para passar uma espécie de imagem geral de sua marca.

4. Realize uma Invasão das redes sociais

Às vezes, dar mais vida aos feeds de suas redes sociais significa deixar alguém invadi-los.

As invasões colocam as rédeas das suas contas nas redes sociais nas mãos de outra pessoa, geralmente por um período de 24 horas. Entregar a sua presença social a um influenciador ou celebridade com um público ativo e maciço é uma forma excelente de colocar sua marca diante de pessoas diferentes. Você também pode deixar alguém de sua empresa fazer a invasão para dar diversidade ao seu feed.

Considere parceiros de negócios e figuras dentro da indústria que poderiam ser bons candidatos para uma invasão. O propósito de uma invasão é conseguir exposição, então, procure escolher alguém cuja demografia de público seja relevante para você.

Por exemplo, o site de comidas Food Republic frequentemente permite que chefes de cozinha populares invadam a sua conta no Instagram. Ao entregar suas contas para chefes de cozinha de todo o mundo, os seus seguidores sempre ficam à espera de conteúdos novos.

5. Compartilhe, Marque, Retuite e Faça regram

Não tenha medo de deixar que seus fãs e seguidores conduzam a conversa.

Lembre-se, nem todo o conteúdo no seu feed nas redes sociais tem que ser o seu. Na verdade, a sabedoria convencional nos diz que não deve ser assim. Promover outras marcas relevantes, artigos e fotos de seus seguidores mostra que você faz parte da conversa dentro da sua indústria e não é apenas um papagaio.

Por exemplo, o Sprout recentemente compartilhou este quiz, porque ele definitivamente era relevante para os seguidores interessados no mundo do marketing.

Como observado em nosso guia sobre os melhores horários para postar nas redes sociais, as marcas devem se esforçar para seguir a regra de promoção 80/20. Ou seja, seus feeds devem ser compostos 80% por conteúdo envolvente e divertido e apenas 20% por conteúdo promocional. Isso impede que o seu feed soe como um discurso de vendas.

Se não houver outra opção, um regram ou Retweet são relativamente fáceis. Este exemplo de UGC da TOMS demandou não mais do que o uso de uma legenda criativa e ainda recebeu muito amor dos seguidores.

Frame every day positively. #TOMSeyewear 📷 @blueperk

A post shared by TOMS (@toms) on

Invasão aqui? Nem todas as ideias para redes sociais precisam ser aprofundadas ou complexas, especialmente se você já tem seguidores dedicados.

6. Trechos curtos de vídeo

O marketing do conteúdo em vídeo se tornou um item essencial para as marcas modernas. Infelizmente, muitos veem o investimento em vídeo como sendo demasiado complicado ou fora do seu alcance.

Mas, quando se considera que o conteúdo de vídeo recebe exponencialmente mais compartilhamentos do que o vídeo ou texto, as marcas deveriam considerar seriamente a criação de ideias para redes sociais que incorporem vídeos.

É por isso que clipes curtos de vídeo no estilo do Vine seguem sendo um sucesso no Twitter, Instagram e Facebook. Esses clipes exigem o mínimo de edição, podem ser um feitos em questão de segundos e são excelentes para os compartilhamentos. Este é um bom exemplo daKrispy Kreme:

Você não precisa filmar comerciais completos, mas, sim, clipes curtos e criativos que mantenham os seus seguidores entretidos.

7. Adapte o seu conteúdo

Pense sobre o planejamento, o esforço e a quantidade de tempo que leva para criar qualquer parte do conteúdo. Faz sentido extrair o máximo possível de cada post de blog ou vídeo que você faz, não é?

Contudo, apresentamos alguns dados sóbrios: 50% dos artigos recebem somente oito compartilhamentos ou menos nas redes social. Ai.

Para cada post de blog que você escreve ou vídeo que você grava, é necessário considerar maneiras adicionais de promovê-lo nas redes sociais além do formato original. Por exemplo, você pode retirar uma citação de seu conteúdo e adaptá-la em uma imagem compartilhável via Canva.

Da mesma maneira, você pode adaptar seu conteúdo de vídeo em “sneak peeks” específicos para uma rede social. A First We Feast faz isso no Instagram, com pequenas visualizações de vídeos mais longos disponíveis em seu canal do YouTube:

Agora, imagine se você adaptasse todos os posts de blog que escreve ou vídeos que publica. Você teria uma lista grande de conteúdo compartilhável acumulado, certo?

Adaptar seu conteúdo não dá apenas um fôlego novo para conteúdos que, caso contrário, seriam ignorados, mas também impede que seus seguidores fiquem entediados com a mesma mensagem compartilhada repetidamente.

8. Faça parcerias com outras marcas

Marketing conjunto é uma situação onde todos ganham. Duas marcas trabalham em conjunto em uma campanha ou parte de conteúdo, como um webinar, e-book ou até mesmo uma promoção especial. Cada empresa ganha exposição e público uma da outra.

As redes sociais são a plataforma ideal para o marketing conjunto, porque é muito fácil sincronizar esforços.

Procure por marcas para parcerias que não sejam concorrentes, mas que tenham um público-alvo semelhante. Por exemplo, o Sprout tem parceria com empresas como Wistia, Zendesk e outras para criar webinars e e-books.

9. Tutoriais e Instruções

Posts de blog não são o único lugar onde seus seguidores aprendem. Ao passo que artigos são uma boa maneira para explicar instruções passo a passo, as redes sociais podem ser igualmente eficazes. O Buzzfeed produz vídeos para Instagram com receitas deliciosas que são divididos em etapas acionáveis. Cada vídeo é curto e direto ao ponto e, ainda assim, é abrangente.

Quando pensar sobre tópicos para criar um tutorial, atenha-se a ideias que você pode explicar em menos de um minuto. Você poderá conseguir pontos bônus se sua legenda no Instagram também explicar todas as etapas necessárias.

10. Faça uma Live

Direto e simples, há algo atrativo sobre o vídeo ao vivo.

Na verdade, as pessoas gastam três vezes mais tempo assistindo a vídeos do Facebook Live do que a vídeos pré-gravados. Os profissionais do marketing, como Seth Godin usam live streaming como um canal para responder a perguntas e educar seu público.

Não importa se você está transmitindo de seu carro ou realizando uma sessão de Perguntas e Respostas, responder as pessoas em tempo real estabelece uma conexão mais pessoal com seus seguidores.

A melhor parte? Você sempre pode reatribuir seu conteúdo de vídeo para redes sociais (pense: vídeos do YouTube, “sneak peaks” no Instagram) mais à frente.

11. Coloque os clientes no centro das atenções

O que seria melhor para mostrar a seus clientes que você os aprecia do que dar uma mensagem especial?

Vá além de Retuitar as pessoas que mencionam sua marca e comece uma campanha que realmente destaque seus clientes.

Por exemplo, você poderia ter um programa de cliente da semana destacando os seus fãs mais leais, conquistando-os com alguma sacola bônus ou um prêmio.

O Sprout destaca seus clientes por meio de estudos de caso. Além de mostrar apreço pelas empresas que utilizam nosso software, esses estudos também dão aos clientes potenciais ideias para redes sociais que eles podem empregar.

Quanto mais você demonstra apreciação por seus clientes e seguidores, mais provável é que eles compartilhem o seu conteúdo e promovam sua empresa por você.

12. Faça uma entrevista

Funcionando como uma alternativa para a tradicional sessão de Perguntas e Respostas, as redes sociais indiscutivelmente facilitaram muito a realização de entrevistas.

Pelo Twitter ou Facebook Live, entrevistar um influenciador relevante ou profissional em sua indústria serve como a combinação perfeita de entretenimento e educação. Serviços como o BeLive possibilitam que você facilmente realize entrevistas com a tela dividida em tempo real no Facebook.

Entrevistas nas redes sociais muitas vezes são informais e improvisadas, o que é percebido como autenticidade pelo público. Como bônus extra, você pode adaptar suas entrevistas para podcasts, posts e vídeos para o YouTube.

13. Faça um Meme

As marcas não deveriam ter medo de demonstrar seu senso de humor.

Por mais que a publicidade com memes não seja algo para todos, as próprias redes sociais são um terreno fértil para imagens de humor e sátiras. Como evidenciado por marcas como a Chubbies, certamente existe um lugar e um momento para o uso de memes.

‪Teach us your ways.‬ ‪@dhspindler #chubbies‬

A post shared by Chubbies (@chubbies) on

Claro, tenha em mente que os memes realmente têm uma vida útil. Se seu público não é muito fã de humor, os memes podem parecem constrangedores e não ser relacionáveis. Dito isso, muitas marcas com públicos mais jovens e uma forte presença social poderiam se beneficiar de algum conteúdo descontraído.

14. Aproveite os Trending Topics

Às vezes, as melhores ideias para redes sociais ocorrem a você quando você menos espera.

Os Trending topics do Twitter e do Facebook são uma maneira que as marcas têm de capitalizar conteúdo atual. Por mais que haja uma janela de oportunidade limitada para a relevância desse conteúdo, posts atuais podem atingir números altíssimos. Foi esse o caso com este tweet clássico da Oreo durante o apagão no Superbowl há alguns anos, recebendo mais de 15.000 retweets.

Uma maneira de se manter atual sem depender tanto do tempo é fazendo referência a um grande evento que acontecerá em breve. O Tweet recente do Arby’s em comemoração à tão esperada segunda temporada de Stranger Things é um ótimo exemplo:

E, em caso de dúvida, evite tópicos políticos ou potencialmente sensíveis. Não há nada pior do que lidar com um pesadelo de relações públicas nas redes sociais quando o que você queria era apenas ser esperto.

15. Peça aos seus seguidores para marcar um amigo

Uma maneira fácil de conseguir mais visualizações para os feeds das suas redes sociais é o simples ato de pedir.

Posts para marcar amigos são muito poderosos, já que incentivam respostas dos seus seguidores e incluem novos seguidores potenciais na operação. Considerando o quanto é fácil mencionar a @ de alguém em um comentário, reagir ao pedido para marcar um amigo em um post é bastante simples. Marcas como Alex and Ani frequentemente pedem aos seguidores que marquem amigos e familiares no Instagram:

Por mais que não seja necessário pedir marcações em todos os posts, a prática é uma boa maneira de incentivar uma resposta em um post que, caso contrário, poderia não ter muito engajamento.

16. Faça negócios exclusivos para as redes sociais

Embora as marcas não devam pressionar muito seus seguidores com ofertas e promoções, ideias para redes sociais como os anúncios no formato carrossel do Facebook podem ajudá-lo a obter um ROI financeiro de sua presença social.

Facebook é uma das ideias para redes sociais mais rentáveis para as marcas que fizeram seu dever de casa.

A beleza de gerenciar anúncios em redes sociais é que eles são fáceis de acompanhar. Por exemplo, a plataforma de anúncios do Facebook fornece uma quantidade imensa de informações em termos de quem está vendo seus anúncios, quem está clicando e qual é o valor dos seus cliques. Por outro lado, liberar cupons com códigos exclusivos no Twitter ou Instagram pode ajudá-lo a entender qual é a porcentagem dos seus seguidores dispostos a gastar.

Related Article
Facebook Advertising Cost: Everything You Need to Know

Facebook advertising costs range widely and are dependent on many factors, including your industry, location and objectives. With more businesses Read More …

17. Faça enquetes com o seu público

Se aprendemos algo com as redes sociais, é que as pessoas adoram compartilhar suas opiniões.

Ideias para redes sociais como as enquetes do Twitter são uma maneira de se saber mais sobre seus seguidores com um clique. Esta enquete do AirBNB representa um exemplo em tom de brincadeira, mas eficaz:

As pesquisas não precisam ser formais, nem precisam estar relacionadas com as vendas. As redes sociais representam uma conversa, então, esteja disposto a ouvir as respostas dos seus seguidores. Este post com base em uma questão simples da Beardbrand é um bom exemplo de como realizar uma enquete informalmente com o seu público-alvo:

18. Responda a seus seguidores

Ao expandir o conceito de rede social como uma conversa, as marcas devem estar sempre dispostas a responder aos seus seguidores. O tempo do seu público é extremamente valioso, e dedicar um tempo para responder mostra que você se importa.

Seja um elogio, uma preocupação do cliente ou apenas alguém querendo dizer um “Oi”, suas respostas falam muito sobre a sua marca. A Loot Crate frequentemente combina serviço ao cliente com um toque humorístico, o que diz o quanto eles valorizam os comentários dos seguidores.

Em uma época onde o atendimento social ao cliente importa tanto, você não pode se dar ao luxo de ignorar seus seguidores.

19. Mostre os bastidores

Em sua essência, as marcas representam pessoas. Não se deixe esse elemento pessoal ficar de fora do seu feed nas redes sociais.

Mostrar “os bastidores” de sua empresa aos seus seguidores demonstra sua autenticidade. Além disso, tirar uma foto ou gravar um vídeo no escritório não deve ser tão complicado.

O escritório tem um mascote? Haverá uma festa? Deixe que seus seguidores vejam o que você vê. Marcas como a Warby Parker mostram constantemente as brincadeiras no escritório, para a alegria dos seus seguidores.

20. Compartilhe um marco

Por fim, mas não menos importante, as marcas devem estar dispostas a celebrar o seu sucesso e suas conquistas com os seguidores.

Sua empresa é destaque em uma publicação importante? Uma meta de vendas foi atingida? Entusiasmado com uma nova contratação? Finalmente se mudaram para um escritório elegante no centro da cidade?

Compartilhe com os seus seguidores. Compartilhar esses momentos com seu público mostra seu lado humano, enquanto mostra o crescimento da sua marca.

Novamente, as redes sociais não são apenas sobre “produto, produto, produto”. Contar a história da sua marca e mostrar o seu valor com base nas suas conquistas podem realmente consagrar o status da sua empresa aos olhos do seu público.

Quais ideias para redes sociais chamam a sua atenção?

Se está cansado de postar o mesmo conteúdo de sempre, por que não testa algumas dessas ideias para redes sociais? As marcas não devem nunca se sentir forçadas a aderir a um único tipo de conteúdo. Com tantas opções disponíveis, seu feed nas redes sociais não precisa nunca parecer um negócio como o habitual.

Quais outras ideias criativas para redes sociais você vê as marcas usando atualmente? Você presta atenção quando as marcas testam algo fora do comum? Compartilhe conosco nos comentários abaixo.