Não faz tanto tempo que as empresas se perguntavam se realmente precisavam estar presentes nas redes sociais. Hoje em dia, a maioria das empresas ao menos considera montar uma equipe de redes sociais ou, no mínimo, encontrar a ferramenta de gerenciamento certa para as redes sociais.

Estar presente nas redes sociais ainda é uma preocupação que está em segundo plano para muitas empresas. Isso resulta em várias marcas enviando Tweets, imagens do Instagram ou posts do Facebook para o público errado ou de maneira impossível de acompanhar. É preciso considerar se sua estratégia nas redes sociais pode ou não ser analisada e quem tem a habilidade para fazê-lo.

Não importa o tamanho da empresa, pode ser assustador considerar o investimento, os recursos e o tempo necessários para criar uma equipe de redes sociais. Na verdade, um infográfico da Go-Gulf mostrou que a maioria das equipes de redes sociais é composta por menos de quatro pessoas.

go-gulf infographic example

Por outro lado, você ainda precisa de pessoal para gerenciar corretamente todos os canais de redes sociais da empresa. Não olhe para as redes sociais como um projeto paralelo e sim como um grande compromisso com sua estratégia de marketing.

As redes sociais têm a capacidade de destrancar portas para novos públicos e oferecem uma maneira verdadeiramente original de se engajar com aqueles que estão falando sobre a sua marca. As empresas vêm tentando ter sucesso em alcançar as demografias mais jovens, e com 90% das pessoas com idade entre 18 e 29 anos nas redes sociais, elas são o lugar perfeito para sua marca construir relacionamentos mais próximos.

Além disso, aqui estão alguns pontos essenciais para montar uma equipe de redes sociais dinâmica.

Saiba seu objetivo

Se você não tem um plano completo pronto para sua equipe de redes sociais, talvez você queira voltar ao início e se perguntar questões centrais como:

  • Quem estará envolvido?
  • Que ferramentas para redes sociais serão usadas?
  • Como podemos medir nossas iniciativas?
  • Qual o objetivo dos seus canais de redes sociais?

Você realmente precisa responder a estas questões para montar sua equipe, mas também é importante saber o objetivo geral. Seus canais de rede social serão usados para direcionar engajamento? Responder a questões de suporte ao cliente? Alcançar novos públicos? Demonstrar um ROI bem-sucedido?

Todas estas perguntas são válidas para as empresas, mas você precisa saber, em primeiro lugar, por que quer participar das redes sociais. Uma vez que souber o seu caminho, juntar as peças será muito mais fácil.

social media engagement learn more banner

Planeje a estrutura da sua equipe

Antes de começar a montar sua equipe, é necessário planejar a estrutura dela. Isso lhe dará um melhor entendimento sobre quem contratar, onde posicioná-los e quem vai liderar. De acordo com uma pesquisa da Altimeter, equipes de redes sociais empresariais têm, em média, 11 integrantes. Isso inclui empresas com mais de 1.000 funcionários.

Você deve, por fim, decidir quantos integrantes precisa ter em sua equipe com base em seu objetivo geral. Aqui estão alguns tipos de funcionários que podem ser incorporados em sua estrutura de equipe de redes sociais:

Criadores de conteúdo

Se você vai publicar ou já publica conteúdo, vai querer saber se aqueles redatores, especialistas em SEO e outros criadores de conteúdo poderiam fazer parte do seu alcance social. Estratégias de marketing de conteúdo são essenciais para a sua empresa e fazer com que essas pessoas trabalhem com engajamento nas redes sociais pode ser um grande sucesso.

Os criadores de conteúdo são parte importante da sua equipe de redes sociais, porque eles podem usar as redes sociais para fazer posts rápidos, divertidos e cativante como a Lagunitas Brewing Company. Pode não parecer muita coisa, mas milhares de pessoas estão de olho na sua marca nesses canais.

Gerentes de comunidades

É importante ter gerentes de comunidades ligados a certos papéis nas redes sociais, porque eles podem manter a tranquilidade mesmo nas situações mais hostis. Os trolls do Twitter estão por toda parte, e você precisa ter alguém que tenha paciência com eles.

Sua empresa deve fazer o possível para resolver problemas, e, por meio das redes sociais, você tem a oportunidade de fazer com que os clientes sintam que suas vozes estão sendo ouvidas.

Relações públicas

Você sempre deve procurar maneiras de expandir sua marca e as redes sociais são uma ótima ferramenta para fazê-lo. Use seu talento de RP para alcançar quem está nas redes sociais e construir relacionamentos não apenas com clientes, mas também com outras empresas.

Quando você começar a juntar as peças do quebra-cabeça, sua equipe terá mais de um alicerce. Tente organizar estas seções com base em negócios e educação, bem como a gestão de marketing e comunicação.

Determine papéis e responsabilidades

A sua equipe não deve apenas entender a estrutura, mas também as responsabilidades que serão atribuídas a cada função. Planejar as responsabilidades da equipe pode ser complicado, mesmo se sua equipe de redes sociais é grande. No final, você deve garantir que cada integrante da equipe de redes sociais seja bem versado nestas áreas:

  • Especialistas em produtos: quando integrantes da equipe de redes sociais sabem tudo sobre os seus produtos, eles podem responder ou enviar perguntas facilmente para as pessoas certas. Sua equipe precisa saber como responder a perguntas rapidamente ou ser capaz de encontrar alguém que possa.https://twitter.com/joyfullysmitten/status/688194660573949953
  • Como a empresa opera internamente: embora seja importante saber para onde enviar as perguntas, também é importante conhecer os pormenores da empresa. Isso inclui colaborar com as equipes de marketing, vendas ou mesmo de recursos humanos.https://twitter.com/500px/status/691765041889173504
  • Atualizado sobre tendências e novidades das redes sociais: seu gerente de redes sociais deve estar por dentro de todas as novas plataformas, ferramentas, novidades e tendências no mercado, caso contrário, ele ou ela ficará para trás. A cada ano o mercado muda, e a sua equipe deve estar um passo à frente no que concerne implementar algo novo ao processo.
  • Entusiastas do atendimento ao cliente: na medida em que as redes sociais se tornam mais comuns enquanto ferramenta de atendimento ao cliente, você precisa estar preparado para responder perguntas e ter a iniciativa de ajudar os clientes. Certifique-se de que sua equipe está pronta para enfrentar qualquer problema de suporte ao cliente e que se sente confiante para postar qualquer conteúdo para o mundo nas redes sociais. Os integrantes da equipe precisam atingir um equilíbrio entre serem espirituosos e fazerem o que é apropriado para a empresa.
  • Defensores da marca: sua equipe de redes sociais deve ser composta por defensores da marca que desejam representar a empresa em sua totalidade. Quando contrata pessoas que querem ser a cara da empresa, você tem integrantes da equipe de redes sociais que tiram tempo para conhecer os prós e contras da empresa, bem como o espaço das redes sociais.
    https://twitter.com/sprout_sarah/status/692377279322718208
  • Pensadores que se baseiam em dados: toda equipe de redes sociais precisa de pessoas que sabem analisar números e estatísticas para medir o ROI e o desempenho. Quase 80% das empresas pretendem incorporar dados das redes sociais em suas campanhas de marketing em um futuro próximo. Isso significa que dados e analíticas das redes sociais precisam ser incorporadas na construção da estratégia da sua equipe. Isso vai assegurar que todos estejam com o pensamento alinhado com os dados e estatísticas das redes sociais.

Onde postar?

Agora que você sabe que qualidades e características procurar ao construir uma equipe de redes sociais, também precisa descobrir onde postar o conteúdo. Existem inúmeras redes sociais por aí, mas você precisa encontrar os canais que funcionarão melhor para você.

É muito provável que você tenha várias redes e possivelmente numerosos perfis em cada canal de rede social. Embora possa parecer que ter mais pessoas na equipe é a melhor ideia para gerenciar várias contas, você ainda ainda terá problemas, como a aprovação de mensagem, tarefas de colaboração e a homogeneização da voz da sua marca em cada canal.

É aqui que entram social media management ferramentas como o Sprout Social. Com o Sprout, você pode trabalhar como uma equipe de maneira mais eficiente para cumprir objetivos. Por meio de uma plataforma de fluxo único, você é capaz de atribuir tarefas a equipes diferentes, como as de suporte ao cliente ou vendas.

Por outro lado, se sua equipe de redes sociais é limitada, você não quer que seus funcionários percam tempo entrando e saindo de cada rede. Em vez disso, sua equipe pode gerenciar todos os perfis de uma vez nas principais plataformas, como Instagram, Facebook, LinkedIn, Google + e Twitter, por meio de uma única Inbox Inteligente. Experimente o Sprout Social gratuitamente assinando um período de teste de 30 dias!

Priorize a colaboração em equipe

Descobrir quem cuidará de quais redes ou responsabilidades nunca é uma tarefa fácil na hora de reunir uma equipe. Hábitos, etiquetas e tendências das redes sociais mudam para cada rede, então, tente fazer com que as pessoas interessadas em um canal específico se concentrem em maximizar a eficiência naquele espaço.

Se você tem associados que não estão interessados no LinkedIn, não lhes atribua conteúdo para publicação naquela rede. Deixe sua equipe ajudar você a decidir onde eles se enquadram melhor.

sprout team collaboration

Em uma empresa, a colaboração de equipe deve ser incentivada em cada operação para que seja o mais eficiente possível. Com o Sprout, você tem notificações de detecção de colisão que impedem você de assumir uma tarefa que já está sendo realizada por outra pessoa. Qualquer um que trabalhe com redes sociais pode lhe dizer o quanto o tempo é valioso, então, evite que duas pessoas comecem o mesmo trabalho para que as tarefas sejam simplificadas.

social media analytics banner

Quando você está promovendo uma campanha nas redes sociais, é uma boa ideia etiquetar todos os posts recebidos para que todos fiquem organizados com as mensagens. Ferramentas de organização de mensagens podem evitar que os integrantes da equipe atrapalhem o trabalho uns dos outros e evita que mensagens sejam perdidas prejudicando os seus seguidores.

Procure melhorar sempre

Todos sabem que o mundo das redes sociais é desordenado, mas isso não significa que você deva ser complacente. Certifique-se de que você está sempre procurando maneiras de melhorar a equipe, seja por meio de decisões baseadas em dados ou por estratégias de monitoramento nas redes sociais.

Equipes de redes sociais de sucesso são aquelas que conhecem o ritmo do mercado e estão sempre com os ouvidos atentos. Quando a equipe consegue ficar um passo à frente com relatórios úteis, você pode ver cada área que poderia melhorar e os pontos em que está se destacando.

Equipes de redes sociais podem se deparar com vários desafios quando todos estão trabalhando na mesma rede ou perfil. No entanto, existem maneiras de trabalhar juntos sem atrapalhas os outros. Equipes bem-sucedidas devem sempre pensar juntas, o que levará inevitavelmente a uma melhor produção de conteúdo.

Se não encontrou algo em nosso guia de equipe de redes sociais que você acha que é realmente importante, deixe um comentário abaixo!