Vamos falar sobre um assunto que é um pouco desconfortável para alguns profissionais de marketing.

Concorrência.

Não importa em qual setor você esteja, o marketing é um jogo de competição pela atenção do seu público. Com tantos canais de marketing disponíveis hoje, essa competição é frequentemente acirrada.

Pense nisso.

Competição por tráfego, posicionamento de anúncio, seguidores e vendas. A lista continua e continua. E embora a ideia de conduzir uma análise competitiva não seja particularmente “divertida”, é absolutamente necessária.
Por que as ferramentas de análise da concorrência são indispensáveis
As boas notícias? Existem inúmeras ferramentas de análise de concorrentes para ajudá-lo a avaliar de forma rápida e eficiente como você se compara aos seus principais concorrentes.

E com as ferramentas certas disponíveis, você pode dedicar menos esforço tentando descobrir informações sobre seus concorrentes e mais tempo realmente no marketing.

Em vez de perder muito tempo tentando espionar seus concorrentes, por que não deixar algumas ferramentas inteligentes fazerem o trabalho braçal por você?

Dividimos uma lista abrangente de ferramentas de análise de concorrentes que o ajudarão a fazer exatamente isso:

Ferramentas de análise de concorrentes para mídia social
Ferramentas de análise de concorrentes para SEO
Ferramentas de análise de concorrentes para conteúdo
Ferramentas de análise de concorrentes para e-mail, anúncios e setores

Ferramentas de análise de concorrentes para mídias sociais
1. Sprout Social
Com a mídia social classificada como o canal nº 1 para se conectar com os clientes, não há melhor ponto de partida para a análise competitiva.

O Sprout Social permite que você entenda o desempenho do concorrente nas redes sociais sob vários ângulos e pontos de dados.

Você pode usar o pacote de relatórios competitivos do Sprout para avaliar e otimizar sua estratégia social com ricos pontos de dados que você pode acompanhar no Facebook, Twitter e Instagram.

Quer você queira dar uma espiada no que seus concorrentes estão postando ou comparar seu crescimento com a média dos perfis comparados, tudo está a um clique de distância, sem a tediosa pesquisa manual e planilhas confusas.

Aumente seu jogo de análise com a ferramenta Premium Analytics da Sprout, que oferece insights mais profundos sobre suas plataformas sociais, juntamente com tabelas e gráficos interativos que você pode personalizar para alinhar aos seus objetivos.

O Sprout também oferece as mesmas análises competitivas no Instagram.

E você pode mergulhar ainda mais fundo usando a ferramenta Advanced Listening do Sprout.

Ao acessar as conversas sociais disponíveis publicamente, você pode descobrir rapidamente como os consumidores se sentem sobre os produtos e serviços dos seus concorrentes, bem como examinar sua própria participação no seu setor.

Usamos a escuta para entender o que está sendo dito sobre nós nas redes sociais e ainda mais na web, como em postagens de blogs e fóruns. Também rastreamos o que está sendo dito sobre nossos rivais e os fabricantes que temos em estoque. Em seguida, pegamos todas essas informações e as usamos em nossas estratégias trimestrais de mídia social para determinar como podemos personalizar o conteúdo no qual acreditamos que nosso público possa estar interessado.
Alex Hodgson
Social Media Manager

Inicie o seu teste gratuito
Com acesso direto ao sentimento do consumidor, o Sprout facilita a identificação de oportunidades para diferenciar a sua marca entre os concorrentes.
2. Phlanx
Esta calculadora de engajamento do Instagram dá dicas sobre o quão ativos são os seguidores de qualquer conta. Este é um recurso incrível para analisar a presença do seu concorrente no Instagram. Além disso, também serve como uma forma de descobrir se um influenciador tem seguidores legítimos ou não.

A taxa de engajamento de Phlanx é calculada com base no número de seguidores de uma conta versus a taxa que os seguidores interagem com o conteúdo (curtidas, comentários, etc).

Por exemplo, a Trader Joes tem uma taxa de engajamento de 2,56%. Essa é uma pontuação justa para uma marca maior que posta de maneira consistente.

Mas compare isso com os seguidores da Denny’s, bem conhecidos por seus seguidores sociais do tipo culto e fãs fanáticos:

Essa pontuação não é o ponto-chave da presença de uma marca no Instagram, mas oferece uma perspectiva muito necessária.

Veja a adidas, uma das contas mais seguidas por aí, por exemplo. Eles conseguem uma quantidade insana de engajamento em suas postagens, mas é baixo em relação ao seu altíssimo número de seguidores.

Isso leva a um ponto mais amplo sobre a análise competitiva nas mídias sociais. O contexto é importante. É fácil ser ulltrapassado no número de seguidores, mas o engajamento é indiscutivelmente uma métrica muito mais importante.
3. Social Blade
Uma ferramenta divertida para verificar marcas maiores é o Social Blade. Avalia números de seguidores em sites como Twitter, Instagram e YouTube entre outros serviços. Embora muitas vezes usado para avaliar a popularidade de celebridades e YouTubers, awqui existem alguns insights interessantes para os profissionais de marketing.

Por exemplo, a análise do concorrente no Twitter aplica uma “nota” com base em seu número médio de retuítes e curtidas.

Talvez o fato mais notável seja que o Social Blade fornece uma atualização diária de seguidores, bem como um número de seguidores ao vivo.

Outro recurso interessante é a capacidade de organizar as presenças sociais das marcas umas em relação às outras.

Ferramentas de análise de concorrentes para SEO
4. SEMRush
SEMRush é uma das ferramentas de SEO mais amplamente usadas no mercado, mas seus recursos de análise de concorrentes as diferenciam. Como iniciante, você pode usar o SEMRush para obter os backlinks do seu concorrente e monitorar as mudanças na classificação dele.

Este é um exemplo de painel após executar uma análise de domínio para FreeCodeCamp:

E aqui está a parte da análise que fornece uma visão por números de quem está competindo pelas palavras-chave dele:

Esta é uma ferramenta inestimável para entender quem é seu concorrente sob a perspectiva estrita de SEO. Da mesma forma, destacar quais palavras-chave são almejadas pelos concorrentes influencia diretamente sua própria estratégia de conteúdo.
5. Ahrefs
Outra ferramenta básica de análise de concorrência para SEO é o explorador de sites do Ahrefs, que permite que você verifique as principais palavras-chave orgânicas de qualquer URL. Além disso, você obtém uma estimativa aproximada de quanto tráfego um concorrente recebe com essas palavras-chave.

É fácil verificar o conteúdo de mais alto desempenho de um site com base em backlinks (em vez de compartilhamentos). Essas informações ensinam que tipo de produto ou mensagem funciona melhor para uma marca.

E, além do conteúdo de melhor desempenho, você avalia quais palavras-chave trazem mais tráfego para um site concorrente.

A conclusão importante aqui? O tráfego da concorrência não precisa ser um jogo de adivinhação quando você executa regularmente seus próprios relatórios.
6. MozBar
Esta extensão de navegador da Moz oferece uma visão de nível superficial de quão confiável é um site aos olhos do Google. Com base na própria métrica da Moz de autoridade de domínio (DA), a MozBar atribui aos sites uma pontuação DA com base em sua probabilidade de classificação nos mecanismos de pesquisa (com base em fatores como backlinks). Quanto mais alta a pontuação DA, melhor.

Instalado no topo do seu navegador, o MozBar é uma ferramenta útil para determinar rapidamente o desempenho potencial de pesquisa de um site.

Quando ativado, você também confere como os sites concorrentes se comparam em uma consulta do Google.

O MozBar permite que você conduza uma espécie de análise competitiva passiva enquanto examina sites concorrentes para descobrir há quanto tempo eles existem e se estão ganhando backlinks ou não.
Ferramentas de análise de concorrentes para conteúdo
7. Buzzsumo
O Buzzsumo permite que você examine o conteúdo de melhor desempenho para tópicos relevantes para a sua marca e concorrentes específicos. A ferramenta analisa o engajamento de uma parte do conteúdo em sites sociais, bem como sua participação total na web.

Isso não apenas indica quem está dominando em termos de conteúdo do setor, mas também o ajuda a identificar tópicos potencialmente interessantes para explorar por conta própria.

Esteja você em busca de impulsionadores e agitadores em sua indústria ou simplesmente uma nova ideia para um post em um blog, o Buzzsumo oferece respostas definitivas.
8. Similarweb
O Similarweb é uma ferramenta extremamente abrangente tanto para conteúdo quanto para SEO. As ferramentas ajudam você a se aprofundar no conteúdo do seu concorrente e de onde vem seu tráfego.

Por exemplo, você pode determinar o tráfego de referência de um site e também para onde um site acaba enviando seus visitantes.

E o mais importante, para profissionais de marketing de conteúdo, você confere quais tópicos os visitantes pesquisam e quais outros sites relevantes eles visitam.

9. Feedly
Se você está procurando uma maneira de ficar de olho no conteúdo de um concorrente sem verificar seu blog constantemente, a opção é o Feedly.

O Feedly é um agregador de conteúdo que armazena e organiza o conteúdo conforme é publicado, incluindo o de seus concorrentes. Isso permite que você veja os principais tópicos cobertos por seus concorrentes, tudo em uma página.

Ferramentas de análise de concorrentes para e-mails, anúncios e setores
10. Mailcharts
O marketing por e-mail é indiscutivelmente um dos canais mais tediosos para a análise competitiva.

Reconhecendo isso, o Mailcharts agrega e-mails de campanhas concorrentes para ajudar a influenciar as suas. Além de pegar linhas de assunto, o Mailcharts extrai dados, tais como frequência de envio, e os compara com as campanhas de sua empresa para verificar a situação dos seus e-mails.

Além disso, a ferramenta compara suas campanhas com sua própria biblioteca massiva de e-mails de marketing para garantir que você esteja em sintonia com as práticas recomendadas (pense: tempo, frequência, comprimento da linha de assunto, etc.).

O Mailcharts não é apenas uma ferramenta poderosa de análise de concorrência, mas seu site oferece muitos exemplos de e-mail para se inspirar. Analisando algumas das maiores campanhas que existem, você tem uma ideia melhor de como são os e-mails com melhor desempenho hoje em dia .
11. Owletter
Essa ferramenta agrega automaticamente e-mails de concorrentes e os organiza em um painel simples e amigável. A análise da Owletter identifica mudanças na frequência de e-mail de seus concorrentes e, da mesma forma, identifica tendências para ajudá-lo a otimizar quando deve enviar seus próprios e-mails.

Isso representa uma alternativa eficiente e baseada em dados para manter uma conta de e-mail fictícia para espionar seus concorrentes.
12. iSpionage
Se você estiver interessado nos anúncios pagos de um concorrente, o iSpionage é definitivamente para você. Esta ferramenta analisa vários aspectos das campanhas PPC, incluindo quantas palavras-chave uma marca tem como alvo no AdWords:

Além disso, você vê quais são as palavras-chave PPC alvo da concorrência.

Você também confere quem mais concorre por anúncios PPC para um determinado tópico, além de quanto é o seu orçamento mensal projetado:

Para marcas que estão considerando PPC, essa ferramenta é essencial para manter expectativas realistas de gastos com publicidade.
13. Owler
Por último, mas não menos importante, esta ferramenta de análise do setor usa dados da comunidade para selecionar dados e conteúdo de startups relevantes para o seu nicho. Novamente, outra ferramenta reservada para marcas maiores, na qual você insere as marcas para criar seu próprio painel personalizado de nomes do setor a serem observados.

E isso encerra nossa lista!
Dicas rápidas para conduzir análises competitivas
Embora cada uma dessas ferramentas possa ajudá-lo efetivamente a analisar seus concorrentes, você também precisa ter em mente o que acontece depois de verificar os números. Abaixo está uma espécie de “palavra final” sobre como aproveitar ao máximo qualquer ferramenta de análise do concorrente.
Analise seus concorrentes reais
Não adianta tentar dar um passo além da perna. Um café local com 1.000 seguidores não deve se culpar porque não tem tantos seguidores quanto o Starbucks ou o Dunkin’ Donuts.

Conforme observado anteriormente, o contexto é importante. Claro, dê uma olhada no que os grandes players do seu setor estão fazendo. Porém, ao avaliar sua concorrência, concentre-se primeiro naqueles que são mais semelhantes em termos de tamanho e público-alvo.
Foco nas métricas primeiro
Ao olhar para os concorrentes, é tentador ficar obcecado por mensagens.

No entanto, é mais prudente adotar primeiro uma abordagem baseada em dados para a análise. Tente escolher o máximo de métricas antes de tentar decifrar o “porquê” de seu marketing.

Por exemplo, com que frequência seus concorrentes publicam novos conteúdos? Qual é a proporção de postagens promocionais e não promocionais? Quais são suas palavras-chave e hashtags de melhor desempenho?

As respostas a essas perguntas são provavelmente tão importantes quanto compreender a mensagem de alguém.
Transforme a análise em ação
Por fim, certifique-se de que os dados encontrados se traduzam em algum tipo de ação.

Talvez você descubra um novo conjunto de palavras-chave para direcionar em seu conteúdo com base em sua pesquisa. Talvez você não tenha impulsionado seu conteúdo com força suficiente com base no nível de atividade de seus concorrentes.

De qualquer forma, o jogo final da análise competitiva é melhorar sua própria estratégia de marketing. Quanto mais informações você coletar dos concorrentes, melhor.
Quais ferramentas de análise da concorrência você está usando?
A análise competitiva é um componente crucial do ajuste de sua estratégia de marketing. Utilizando o conjunto certo de ferramentas, você pode executar sua análise rapidamente e realmente passar mais tempo se concentrando em seus próprios esforços.

Então, com que frequência você espiona seus concorrentes? Alguma ferramenta que você considera essencial para a realização de análises competitivas? Conte-nos nos comentários abaixo.