Social Media Audit-01

Já falamos sobre a importância de criar uma estratégia de rede social. Ter um plano claro de como sua empresa utilizará canais como Instagram, Facebook e Twitter aumenta significativamente suas chances de sucesso.

Depois de começar a implementar a sua estratégia, você precisa encontrar uma maneira de acompanhar e se certificar de que tudo está saindo conforme o planejado. A melhor maneira de fazer isso é com uma auditoria de rede social.

O que é uma auditoria de rede social?

A maioria das pessoas não busca fazer auditorias. Quando foi a última vez que você ficou empolgado para receber uma carta da Receita Federal sobre problemas com sua declaração de imposto de renda? Mas nem todas as auditorias são ruins.

Uma auditoria de rede social é o processo que analisa o que está funcionando, o que está falhando e o que pode ser melhorado em seus canais de rede social.

engagement report sprout

Sim, terá que fazer uso de planilhas. E sim, terá que ser detalhista. Mas é longe de ser tão ruim quanto você pensa. E com todas as ferramentas de analítica de rede social disponíveis para ajudá-lo, tudo fica mais simples. Além disso, você só tem que fazer uma auditoria de rede social mensal ou até trimestral em alguns casos. Assim que começar a adquirir o hábito de realizar auditorias, a próxima será sempre mais fácil do que a anterior.

Se nunca fez uma auditoria de rede social antes ou não tem certeza se fez certo, temos o que você precisa saber. Segue tudo o que você precisa para realizar uma auditoria de rede social de sucesso.

Crie um modelo de auditoria de rede social

Como mencionamos anteriormente, você vai precisar de uma planilha para manter-se organizado. Não importa quão bem você consegue usar sua memória, não pode fazer uma auditoria de rede social de cabeça. Além disso, suas auditorias precisam estar acessíveis a todos da sua equipe, bem como ter dados que você possa controlar e fazer comparações futuras.

Há uma série de modelos de auditoria de rede social on-line. Se você decidir usar um deles, tenha em mente que são apenas guias. Não se sinta obrigado a limitar-se às colunas e linhas do modelo. Personalize-o para atender às suas necessidades.

Segue um breve resumo dos princípios básicos que você deve incluir em sua checklist de auditoria de rede social:

  • Informações de perfil (nome e URL)
  • Frequência das postagens
  • Contagem de seguidores
  • Tráfego de indicações
  • Métricas específicas do canal

Para qualquer tipo de métrica, deve-se incluir a variação percentual em relação ao mês anterior e ao ano anterior. O problema de simplesmente comparar os números do mês anterior é que as mudanças sazonais não são levadas em conta. Por exemplo, as lojas de varejo normalmente veem um grande fluxo de atividade de rede social em novembro e dezembro, e isso pode distorcer a comparação de janeiro do ano seguinte.

Outra dica é criar uma guia “hub” na sua planilha e, depois, uma guia para cada canal de rede social individual em vez de colocar todos em um. Nem todos os canais de rede social têm as mesmas métricas, por isso é mais fácil simplesmente dividi-las. Por exemplo, uma das coisas que você vai medir no Twitter é o seu número de retweets. O Pinterest e o Facebook não tem retweets, então essa coluna seria inútil.

Agora que você tem a base do seu modelo pronto, vamos mergulhar no âmago da questão.

Social Media Audit CTA Banner

Encontre seus melhores e piores canais nas redes sociais

Não há nada pior para um profissional de marketing de rede social do que perder tempo com uma plataforma que não está produzindo nenhum resultado. Não importa o quão popular o Snapchat seja, não adianta nada se não tiver um bom desempenho para o seu negócio.

Faça uma revisão completa de todos os perfis de rede social que você tem, não apenas os quatro grandes (Facebook, Twitter, Instagram e LinkedIn). Você criou um Tumblr há cinco anos que já nem lembra mais? Tem um canal antigo no YouTube minguado com 15 inscritos?

Você pode usar uma ferramenta como a Namechk ou Knowem para encontrar perfis de rede social existentes. Apenas preste atenção aos canais nos quais tenha interesse. Você verá várias plataformas que talvez não tenha utilidade alguma para você, então vai ter que organizar por rede.

Namechk

Para determinar quais perfis têm os melhores e piores desempenhos, observe:

  • Tráfego de indicações
  • Engajamento
  • Oportunidade

Ficará bastante óbvio quais canais estão se saindo melhor que outros, principalmente se você estiver dominando sua avaliação de rede social. Também pode tomar nota da sua frequência de posts para analisar seu nível de atividade em cada canal. O objetivo é encontrar as plataformas que produzem os melhores resultados para que possa se concentrar nelas.

sprout group report example

Além disso, você poderá ver quais plataformas cresceram, quais as redes que têm potencial e quais exigem mais tempo e esforço.

Identifique os posts de melhor desempenho nas redes sociais

Esta etapa melhorará a sua estratégia de conteúdo de rede social. Se os seus posts não estão repercutindo e nem recebem engajamento dos seus seguidores, você não terá sucesso. Use a sua auditoria para rever o conteúdo que você compartilhou e identificar quais mensagens tiveram maior impacto.

Para plataformas como o Facebook, Twitter, Instagram e outras redes populares, você pode usar o Sprout Social para descobrir rapidamente quais posts receberam o maior engajamento.

Instagram Analytics

Para outras, como Snapchat e Vine, existem opções para acompanhar o desempenho do seu conteúdo. Por exemplo, com o Snapchat você pode monitorar manualmente o engajamento usando uma planilha.

Inclua as métricas de cada post como Retweets, Repins e curtidas.

Se quiser ir um pouco além, pode categorizar seus principais posts.

  • Vídeos
  • Promoções
  • Educação/Informações
  • Entretenimento
  • Rich media (imagens e gifs)

Isto lhe dará uma clara visão do tipo de conteúdo, exatamente, com o qual está trabalhando em cada canal. A partir de então, é só uma questão de encaixar mais esse tipo de conteúdo de sucesso ao calendário de rede social do mês seguinte.

Identifique o conteúdo mais compartilhado do seu site

Agora é hora de analisar o conteúdo do seu site. Se você faz auditorias de conteúdo, então provavelmente pode puxar essas informações de lá. Só tem que saber quais posts estão recebendo a maioria dos compartilhamentos nas redes e separá-los por rede.

Um jeito fácil de obter esses dados é usar uma ferramenta como o BuzzSumo.

Na guia pesquisa de conteúdo, insira seu nome de domínio. Filtre os resultados para mostrar apenas os últimos 30 dias. Aí você pode clicar na coluna de cada canal social para ver o conteúdo mais compartilhado em cada rede.

social shares audit

Dependendo da quantidade de vezes que você publicar conteúdo no seu blog, vai querer copiar os URLs dos principais 10-20 posts de cada rede em sua planilha.

Você também vai querer saber quais redes sociais geram mais tráfego para seu site. Pode encontrar essas informações no Google Analytics, mediante compra.

Google Analytics Social media Referrals

Esses dados lhe ajudarão a entender que tipo de conteúdo seu público compartilha mais e, assim, poderá criar outros semelhantes.

Verifique seu branding

Sua marca deve ter uma imagem que se possa reconhecer imediatamente em todos os seus perfis de redes sociais. Quando há uma desconexão entre seus perfis do Facebook, Twitter e Instagram, é difícil para os clientes e seguidores determinar quais deles são oficiais ou se referem-se àquela empresa mesmo.

Consistência é fundamental.

sprout linkedin example
sprout twitter example
sprout facebook example

Se você notar que a parte gráfica de suas redes sociais estão inconsistentes, pode usar o Landscape para criar perfil e fotos de capa para todas as suas contas usando uma única imagem.

Landscape-Launch-In-App-Image-01

Sua parte gráfica não é a única coisa que você precisa verificar. Dê atenção ao texto de perfil e URLs. Cada texto de perfil não precisa ser idêntico aos outros, mas deve passar uma imagem consistente.

Por exemplo, a BellyCard tem um texto de perfil diferente para cada rede social, mas todos eles se concentram na mensagem “Um jeito divertido e fácil de usar o cartão de recompensas e o aplicativo”.

Belly Google Plus
Belly Instagram

Em sua planilha de auditoria de rede social, crie uma coluna para cada um de seus textos de perfil.

Por último, você deve observar o URL que está usando para cada perfil. Pode parecer bobagem, mas é fácil deixar passar esse tipo de detalhe. Por exemplo, você pode ter alterado o URL em seu texto de perfil no Instagram para promover uma campanha especial. Depois que a campanha acaba, você precisa mudar o URL novamente para que as pessoas não se confundam ou pensem que ainda tem um concurso ou promoção antiga em andamento.

Defina seu público

Quando você iniciou sua estratégia de marketing social, provavelmente teve uma ideia de quem você queria atingir. No entanto, às vezes as pessoas que acabam seguindo e interagindo com você serão totalmente diferentes do que você esperava. Sua auditoria não deve se concentrar tanto no que você deseja alcançar, mas em quem está realmente seguindo você.

Esses dados podem ser obtidos de diversas maneiras. Algumas redes como o Twitter e o Facebook lhe dão informações sobre o seu público. Você pode usar o relatório de dados demográficos do público do Sprout para ver quem está seguindo você no Twitter.

Twitter Audience Report

Inclua uma descrição geral sobre seu público em cada rede social de sua planilha. Por exemplo, mulheres entre 20 e 35 anos de idade.

Explore novas plataformas de rede social

Novos canais de rede social surgem o tempo todo. Não adote todo novo aplicativo que surgir, mas esteja pelo menos ciente do que tem lá fora. Ocasionalmente você vai encontrar uma oportunidade de ouro de se tornar um dos primeiros a aderir e, com isso, obter uma vantagem sobre a concorrência.

Em sua planilha de auditoria de rede social, destaque novas plataformas que você deseja explorar. Tenha em mente que isso não é uma necessidade. Se já estiver focado em algumas redes ou não encontra nenhuma nova plataforma que lhe interesse no momento, não force a barra.

Calcule seu ROI mensal

Conversamos sobre ROI de rede social em vários artigos diferentes. A razão disso ser tão importante é que a maioria das marcas não fazem a medição dele. Como resultado, acabam gastando tempo e dinheiro em atividades que não estão entregando valor algum e, provavelmente, nunca o farão. Além disso, várias empresas podem ter orçamentos muito rigorosos quando se trata de rede social.

topics and hashtags with sprout

No entanto, você não deve deixar isso mudar sua auditoria. Na verdade, com o relatório pronto para apresentação do Sprout, você pode facilmente apresentar dados demográficos, tendências e outras analíticas de engajamento crítico que apontarão se o investimento em sua rede social vale a pena.

Para saber mais, leia nosso guia sobre ROI das redes sociais.

Crie novos objetivos e metas

Com todos esses dados à sua frente, a próxima pergunta é como colocá-los em prática? O objetivo de uma auditoria de rede social é dar-lhe uma melhor compreensão de onde você está hoje e fazer planos para o futuro.

Use toda informação que você reunir para criar novos objetivos e metas para o mês. Seja aumentando seu número de seguidores em um determinado canal, seja obtendo engajamento ou seja expandindo seu público, você tem todos os dados que precisa para tomar decisões conscientes sobre como alcançar suas novas metas com as ferramentas de analítica de rede social.

O que há na sua checklist de auditoria de rede social? Deixe um comentário e conte para nós!