Acompanhar a atividade nas redes sociais é uma das maiores dificuldades que as empresas têm enfrentado desde os estágios iniciais do marketing nas redes sociais. Um estudo revelou que 39% das empresas não medem seu ROI de redes sociais por falta de recursos de analíticas ou conhecimento. Hashtags tornam as campanhas muito mais fáceis de acompanhar e oferecem resultados mais precisos.

Usando analíticas de hashtag, você poderá executar campanhas organizadas, obter detalhes sobre seu público-alvo e otimizar seus posts em redes sociais para maior exposição.

Caso você esteja hesitante ou confuso sobre incorporar hashtags em sua estratégia de marketing nas redes sociais, nós vamos analisar tudo que você precisa saber antes de usá-las.

Por que usar hashtags?

Marketing nas redes sociais tem como objetivo o engajamento. Quanto mais Retweets, curtidas e comentários seus posts em redes sociais receberem, maior visibilidade para a sua marca. E adivinhe só! Hashtags impulsionam o engajamento.

Tweets com hashtags recebem duas vezes mais engajamento do que os que não têm e 55% mais retweets. Além disso, 75% das pessoas em redes sociais usam hashtags.

Hashtags permitem que os usuários e sites de redes sociais categorizem o conteúdo e obtenham uma imagem mais clara dos temas de seus tweets, posts do Facebook ou Pins. Quando você adiciona hashtags a seus posts de redes sociais, eles também ficam mais detectáveis nas pesquisas.

Por exemplo, se procuramos a palavra “Fitness” no Twitter (sem o símbolo #), podemos ver que muitos dos resultados contêm #Fitness.

Usar hashtags também pode ajudar com o SEO. Em 2015, o Google começou a incluir Tweets em seus resultados de pesquisa. Quando você pesquisa no Google por #fitness, os primeiros resultados são Tweets. Na medida em que as hashtags crescem como uma opção de comunicação para os consumidores, é provável que mais buscadores comecem a adicionar hashtags em suas consultas. Crie o hábito de usar hashtags agora e fique à frente da competição.

Ferramentas de analíticas de hashtag

Como dissemos no início, várias marcas não acompanham suas atividades de marketing nas redes sociais simplesmente porque não sabem como fazê-lo. Combinando hashtags com as ferramentas certas, você será capaz de medir o sucesso de suas campanhas e obter uma visão melhor sobre seu público. Experimente estas ferramentas de analíticas de hashtag:

1. Sprout Social

Você não precisa encontrar novas hashtags para usar a todo momento. Existe uma chance de que sua marca já esteja sendo mencionada junto a algumas hashtags populares. Com o Relatório de tendências do Sprout Social, você pode ver quais hashtags são frequentemente usadas quando as pessoas citam você no Twitter.

Comece a adicionar essas hashtags diferentes em seus Tweets e posts de outras redes sociais para conseguir mais engajamento e atenção para a sua marca. Daremos mais detalhes sobre como usar este relatório mais tarde.

2. RiteTag

Jogar hashtags aleatoriamente no final de seus tweets não é a melhor estratégia. Em vez disso, faça algumas pesquisas para encontrar hashtags populares sobre o tópico que você está compartilhando. RiteTag torna isso muito fácil. Com a ferramenta de busca de hashtag, você pode digitar uma palavra e o RiteTag mostrará uma lista de hashtags que contenham a frase.

Juntamente com as hashtags, você obterá dados úteis, como quantas vezes a hashtag é tuítada por hora, com que frequência Tweets contendo a hashtag são retuitados e muito mais.

3. Keyhole

Digamos que você começou uma campanha para promover um novo produto ou iniciativa no Twitter. Como um profissional de marketing que entende de redes sociais, você criou uma hashtag exclusiva para acompanhar a campanha. Keyhole permite que você veja dados detalhados sobre o uso de hashtags. Por exemplo, você pode ver quantas pessoas usaram a hashtag, quantas impressões ela teve, os principais posts contendo a hashtag, influenciadores que usaram e muito mais.

4. Hashtagify

Além de medir os dados relacionados a hashtags que você usou, também é importante entender a relação entre diferentes hashtags. O Hashtagify faz exatamente isso.

Basta conectar uma palavra-chave e o Hashtagify preencherá várias hashtags relacionadas, frequentemente utilizadas junto a sua palavra-chave inicial.

Isso é particularmente útil no Instagram. Diferente de outras redes como o Twitter, é uma prática comum usar múltiplas hashtags dentro de um post. Com o Hashtagify, você pode inserir sua hashtag principal e, em seguida, obter sugestões sobre outras que costumam ser associadas a ela.

Usar várias hashtags relacionadas dá a você a capacidade de atrair seu público-alvo. Por exemplo, usando o exemplo acima, as pessoas que usam a hashtag #felicidade também devem estar interessadas em um post com a hashtag #feliz ou #sorria.

5. Twubs

Sua marca hospeda seu próprio chat do Twitter? Se sim, você vai querer uma maneira confiável de monitorar todas as conversas. Você deveria ter uma hashtag de marca para o seu chat e encorajar os participantes a usá-la.

Além de permitir que você monitore conversas no Twitter em tempo real, o Twubs também proporciona alguns dados úteis. O Twubs usa analíticas de hashtag para mostrar quantas pessoas participaram em seu chat, bem como o alcance e as impressões recebidas por sua hashtag.

6. Hashtag Battle

Engajamento nas redes sociais é uma grande meta para a maioria das marcas. Hashtag Battle é uma ferramenta que você pode usar para incentivar conversas e fazer o público se engajar organicamente com a sua marca.

O Hashtag Battle permite que você compare o número de Tweets ou posts do Instagram para duas ou mais hashtags. Por exemplo, quando o filme do Batman vs Superman estava para ser lançado, a Comic-Con lançou uma batalha de hashtags entre os dois super-heróis para saber quem o público preferia.

Táticas como essa são ótimas para construir uma comunidade. Fazer seu público “tomar partido” estimula o diálogo naturalmente na medida em que as pessoas começam a debater sobre por que fizeram sua escolha.

Existem muitas maneiras criativas para sua marca usar este conceito. Por exemplo, se você tem alguns produtos novos sendo lançados, coloque os dois para competir e veja qual os seus clientes preferem.

Ou você pode até usar isso para para envolver seu público no processo de R&D. Várias marcas, como Budweiser, Oreo e Coca-Cola já fizeram crowdsourcing de ideias para novos produtos.

Quais hashtags você deveria acompanhar?

Não é necessário acompanhar cada uma das hashtags de que que você lembra. Dê preferência para as hashtags mais populares do seu nicho, hashtags de marca e hashtags usadas por influenciadores. Na maioria dos casos, as hashtags se enquadram em uma de duas categorias:

  1. Curto prazo: estas hashtags são populares por um curto período de tempo e geralmente se baseiam em algum acontecimento do momento. Por exemplo, muitas das hashtags que você vê nas tendências do Twitter são de curto prazo. Elas são sobre histórias recentes e eventos atuais. Elas são boas para acompanhar conferências, concursos em redes sociais, notícias recentes da indústria e, algumas vezes, hashtags sobre dias festivos.
  2. Longo prazo: estas hashtags são mais genéricas e usadas frequentemente em toda a esfera das redes sociais. Por exemplo, #fitness ou #tbt (Throwback Thursday – quinta-feira de fotos antigas) no Instagram são usadas consistentemente. Você não precisa acompanhar as hashtags mais genéricas a longo prazo, como a #tbt. Mas, se sua empresa tem uma hashtag de marca que seus seguidores e clientes costumam usar, é uma boa ideia acompanhá-la. Por exemplo, a campanha #shareacoke da Coca-Cola se tornou uma hashtag usada regularmente e deve ser acompanhada a longo prazo.

Como usar as analíticas de hashtag para melhorar suas iniciativas de marketing

Você tem um monte dados, mas o que fazer com eles? Aqui estão algumas maneiras para você usar as analíticas de hashtag:

Compreenda melhor as tendências

Imagine o seguinte. O conteúdo dos seus Tweets de marca está associado a várias categorias diferentes. Você quer saber quais categorias obtêm mais engajamento. Atribua uma hashtag específica para cada categoria de conteúdo que você compartilha. Depois, use o Relatório de Monitoramento do Twitter para comparar o desempenho das categorias entre si.

O relatório vai mostrar a cota de volume de cada hashtag que você acompanha…. As hashtags com a maior parte do volume são provavelmente as que mais atraem o seu público. Use essa informação para compartilhar mais conteúdo naquela categoria.

Descubra suas melhores hashtags do Instagram

O que move o Instagram são as hashtags. Aliás, nós escrevemos um guia inteiro sobre como tirar o máximo proveito das hashtags para Instagram. Mas usar um monte de hashtags e torcer para que elas criem engajamento não é uma estratégia. Use nossas analíticas para Instagram para descobrir quais hashtags criam mais engajamento.

Quando você descobrir as que têm melhor desempenho, compartilhe mais conteúdo relacionado a elas e use a hashtag com mais frequência.

Acompanhe o desempenho de campanha

Não importa se você está realizando um sorteio ou promovendo o lançamento de um novo produto nas redes sociais, você vai querer uma hashtag para acompanhar. Assim, você poderá usar as analíticas de hashtag para verificar se a campanha foi bem. Para sorteios, você pode usar ferramentas como o Woobox ou o Wishpond para acompanhar inscrições e ganhadores com base na hashtag.

Para outras campanhas, você também pode usar a Inbox Inteligente do Sprout para acompanhar em tempo real conversas que estão usando sua hashtag. Depois, use o Relatório de monitoramento para medir o desempenho geral da sua campanha.

Acrescente mais às suas analíticas de hashtag

Descobrir hashtags é mais fácil com algumas das ferramentas mencionadas anteriormente, mas nosso Relatório de tendências encontra hashtags que as pessoas já estão usando quando citam sua marca no Twitter. Você pode clicar em qualquer uma das hashtags no relatório para ver os tweets mais recentes contendo a hashtag específica e seu usuário do Twitter. Dê uma passo a mais com a sua pesquisa observando as contas desses usuários e outras hashtags que eles costumam usar.

A melhor coisa do Relatório de tendências do Sprout Social é que você verá uma lista de palavras associadas, o que lhe dá mais ideias de hashtags potenciais para usar.

Quando tiver uma lista de bom tamanho, você poderá colocar suas hashtags no RiteTag para saber quais são as mais populares. Então, você poderá começar a colocá-las em seus posts nas redes sociais e até mesmo criar conteúdo relacionado a essas hashtags para o seu blog. Por exemplo, se sua marca é mencionada constantemente com a hashtag #fashion, você pode criar conteúdo com as últimas tendências de moda. E aí, quando publicar os Tweets com os links para o seu blog, poderá adicionar a hashtag #fashion.

Ao mesmo tempo, você pode usar a suíte de analíticas de redes sociais do Sprout para encontrar os melhores Tweets e anotar quais hashtags são usadas. Então, você poderá fazer ajustes e mudanças com base em suas descobertas.

Comece a acompanhar

Com as ferramentas e os dados atualmente disponíveis para os profissionais de marketing de redes sociais, não há porque negligenciar a analítica de hashtags. Use as dicas, as ferramentas e as táticas que apresentamos e comece a usar hashtags em seu potencial máximo.