Se você for responsável pela presença social de sua empresa, pode se sentir um pouco pressionado. Totalmente compreensível.

Talvez seu chefe queira saber se seus esforços estão valendo a pena. Ou talvez o resto da sua equipe de marketing queira ter certeza de que você está na mesma sintonia.

Olha, essas são preocupações justas.

À medida que as empresas investem cada vez mais em mídias sociais, elas querem ter certeza de que estão recebendo um ROI positivo.

Qual é o desafio, então? Apresentar os seus dados sociais de uma forma que realmente faça sentido para os seus colegas. Está lutando para transmitir as suas atividades sociais para sua equipe? Procurando justificar sua estratégia?

Então, provavelmente é hora de intensificar seus relatórios de mídias sociais.

Como o Sprout pode ajudar a levar seus relatórios para o próximo nível?

Ao longo desta postagem, abordaremos os fundamentos dos relatórios e, se isso inspira você a agir, não procure mais, venha para o Sprout.

Perfeito para equipes de qualquer tamanho, o pacote de ferramentas do Sprout inclui relatórios por rede, relatórios de canais cruzados e você pode até mesmo criar o seu próprio para garantir que todas as necessidades sejam atendidas.

Mergulhe de cabeça começando por um teste gratuito de 30 dias para aprender mais sobre como os relatórios de mídias sociais com o Sprout podem ajudá-lo hoje.

Primeiros passos com relatórios de mídias sociais

Se a ideia de reportar o aborrece ou o coloca em pânico, relaxe!

Criamos um modelo de relatório de mídias sociais totalmente gratuito para você começar. Você pode adaptar nosso modelo com base em seu negócio e suas plataformas preferidas em apenas uma questão de cliques – basta abrir no Adobe ou Apple Preview para editar.

Clique para fazer o download gratuito

Este modelo serve como um ponto de partida incrível se você for totalmente inexperiente em relação a relatórios de mídias sociais.

E para aproveitar ao máximo seus relatórios, dividimos os itens obrigatórios de A a Z.

Descubra a frequência de seus relatórios

Comecemos pelo princípio: você precisa determinar o prazo para seus relatórios.

Todas as mídias sociais permitem que você extraia dados de suas analíticas nativas com base em intervalos de datas específicos.

As empresas geralmente produzem relatórios sociais semanais, mensais ou trimestrais.

Por conta deste guia, vamos nos concentrar em relatórios trimestrais de mídias sociais.

Por que? Porque os relatórios trimestrais permitem que você colete um tamanho de amostra maior de dados. Enquanto os relatórios de curto prazo são distorcidos por anomalias (pense: dias aleatórios de alto e baixo engajamento), os relatórios trimestrais transmitem tendências de longo prazo.

Além disso, os relatórios trimestrais oferecem mais tempo para se preparar e se aprofundar em seus dados. Isso informa sua estratégia mais do que os dados de nível superficial jamais poderiam.

Avalie o seu público-alvo

Antes de montar o próprio relatório, você precisa pensar em quem vai examiná-lo.

Sua equipe de marketing que já está envolvida em dados e jargões do setor?

Seu chefe ou gerentes que podem não ser exatamente entendidos em mídias sociais?

Ou talvez até mesmo toda a sua organização, que não tem notícias suas com frequência?

Com base em seu público, você pode determinar melhor o nível de detalhe e que pontos destacar.

Por exemplo, as equipes de marketing estarão interessadas em dados de desempenho específicos da campanha. Enquanto isso, os superiores podem estar focados em conversões e números financeiros.

Não importa quem vai conferir o seu relatório, eles vão querer ver números concretos relacionados a campanhas.

E isso nos leva ao nosso próximo ponto.

Defina seus KPIs

O aspecto mais importante da avaliação do ROI da mídias sociais é transmitir seus KPIs (indicadores-chave de desempenho).

Os seguintes pontos de dados podem ser encontrados por meio de analíticas nativas ou relatórios via Sprout e devem estar na frente e no centro de seus relatórios de mídias sociais:

  • Novos seguidores. Sua contagem de seguidores não é o ponto final de sua presença social, mas é um número que você deve se esforçar para aumentar. Você pode detalhar de rede em rede ou examiná-los em todas as contas.
    Alcance. Observe a diferença entre alcance e impressões. A expansão do seu alcance deve se traduzir em expandir seu público.
  • Engajamento. Ações, comentários e curtidas são moedas valiosas para os profissionais de marketing social. Aumentar o engajamento prova que você está postando conteúdo que as pessoas querem ver.
  • Cliques. Assim como o engajamento, os cliques destacam o conteúdo atraente. Eles podem ser divididos em cliques em links ou cliques específicos de promoção.
  • Postagens. Quanto conteúdo sua empresa está promovendo? Se você observar uma correlação entre mais postagens e maior engajamento, estará mais inclinado a aumentar a produção.
  • Tráfego. Quanto mais tráfego para seu site via mídias sociais, melhor. Você pode medir isso facilmente no Google Analytics.
  • Conversões. Esta é a métrica mais urgente para aqueles interessados em avaliar seu ROI financeiro. Você pode definir metas de conversão no Google Analytics ou observar o desempenho de seus anúncios sociais para identificá-lo.

O rastreamento de vários KPIs permite que você confira a sua presença social de uma forma mais holística, em vez de avaliar uma única métrica.

Apresente seus relatórios em contexto

Verificação da realidade: você pode coletar todas as métricas do mundo, mas elas significam pouco sem algum contexto.

Por exemplo, qual é o número típico de seguidores para empresas em sua área? Qual é a taxa de conversão padrão do setor para anúncios do Facebook?

Para aqueles que não estão familiarizados com mídias sociais, esses pontos de referência os ajudam a entender seus KPIs.

Assim como seus objetivos nas mídias sociais.

Novamente, os pontos de dados por si só são apenas números. Antes de destacar KPIs, certifique-se de incluir algumas frases curtas sobre quais eram suas metas para o trimestre.

Você não precisa escrever um romance aqui: mantenha-o simples. Sua responsabilidade é mostrar que você está trabalhando para algo, seja o que for (pense: mais conversões, seguidores).

Em termos de suas próprias metas, siga o princípio de definição das metas SMART, que são:

  • Específica. Diga quais estratégias específicas você vai empregar (campanhas UGC, marketing de influenciadores, anúncios carrossel do Facebook e assim por diante).
  • Mensurável. Qualquer objetivo social precisa ser rastreado pelos números.
  • Alcançável. Você precisa ter certeza de que possui os recursos (criativos, orçamento) para atingir seus objetivos.
  • Realista. Não prometa resultados que você não pode produzir (pense: duplicar a contagem de seguidores em uma semana).
  • Sensível ao tempo. Seus objetivos precisam de um ponto final: eles não podem ser vagos e contínuos (pense: “Vamos aumentar nossa contagem de seguidores”).

Enquadrar os seus dados desta forma não apenas ajuda a compreender se está atingindo os seus objetivos, mas também o informa sobre o que precisa mudar para chegar lá, caso não esteja.

Torne seu relatório visual

Se você deseja que seus relatórios se destaquem, precisará fazer mais do que bater na cabeça das pessoas com números.

Uma representação visual de seus dados e pontos de discussão é um bom começo. Isso torna seus relatórios de mídias sociais ainda mais fáceis de digerir à primeira vista.

E, no mínimo, os recursos visuais tornam seus relatórios mais divertidos (sim, dados visuais podem ser divertidos).

Então, como você torna seus relatórios mais visuais?

Vamos começar com gráficos.

Com o Sprout, você pode personalizar seus relatórios além do tipo de dados que obtém de analíticas nativas. Esses relatórios prontos para apresentação variam de métricas específicas da plataforma a toda a sua presença social.

Os relatórios visuais também são ótimos para transmitir eventos como picos de engajamento ou elogios de influenciadores. Esses são os tipos de eventos nos quais seu público-alvo está mais interessado.

Obviamente, o relatório de mídias sociais envolve muito mais do que números. Disponibilizar exemplos do mundo real do que sua empresa está fazendo nas mídias sociais pode ser uma grande surpresa.

Por exemplo, você pode fazer capturas de tela das postagens sociais de sua marca que tiveram desempenho excepcional. Notificações, elogios e menções a outros players do setor também são valorizadas aqui.

Ah, e nosso modelo de relatório de mídias sociais tem pontos integrados para colocar essas capturas de tela e fazer seus relatórios se destacarem.

Baixe aqui

Também oferece contexto competitivo

Isso pode ser uma surpresa, mas seus relatórios não são necessariamente sobre você.

Sem dúvida, as pessoas também desejam saber o que seus concorrentes estão fazendo.

Tudo bem em relação a isso!

Ao relatar sobre os seus concorrentes, certifique-se de não repercutir acima da sua possibilidade. Por exemplo, não faria sentido para uma cafeteria local comparar seu desempenho social com empresas como a Starbucks.

Provavelmente, você já deve ter uma boa ideia de quem são seus concorrentes mais próximos, certo? Com isso em mente, você usa benchmarks competitivos junto com o Sprout para relatar o seguinte:

Aumento do público. Você e seus concorrentes estão crescendo na mesma taxa? Se alguém está ultrapassando você, pode valer a pena se aprofundar na estratégia de conteúdo.

Compartilhamento de voz. Quem está tendo o conteúdo mais compartilhado? Quem está recebendo muitas curtidas por meio de hashtags? Talvez seja a hora de você falar um pouco mais alto, por assim dizer.

Desempenho do conteúdo. Quem está dominando os principais termos sociais em seu setor? Quem está postando mais? Você pode usar ferramentas de análise competitiva de terceiros para descobrir isso ou fazer com que o Sprout faça parte do trabalho braçal para você.

Por fim, resuma seus principais aprendizados e as próximas etapas

À primeira vista, o relatório pode parecer um exercício de revisão.

Na realidade, o relatório de mídias sociais é sobre como agir.

Para encerrar seu relatório, você precisa informar aos seus leitores exatamente o que você fará a seguir com base no que aprendeu (pense: objetivos SMART).

Divulgue mais anúncios. Publique mais UGC. As opções são infinitas e seus dados podem informá-lo sobre aonde ir.

E, como sempre, transmitir essas informações não exige que você seja prolixo. Os marcadores são mais do que suficientes: se alguém precisar de mais detalhes, sempre pode perguntar.

Não foi tão ruim, foi?

Pronto para experimentar reportagens de mídias sociais?

Desde melhorar seu ROI social até justificar suas campanhas, os relatórios de mídias sociais são essenciais para as empresas modernas.

E montar um balanço social abrangente é muito menos assustador quando você sabe no que deve se concentrar.

Com a ajuda de nosso modelo, você pode preparar seu próprio relatório mais cedo ou mais tarde.

Baixe aqui

Baixe nosso modelo (abra no Adobe ou Apple Preview para editar) e comece a montar um relatório de mídias sociais hoje!

Se você tiver alguma dúvida ou precisar de mais ajuda com seu relatório, fique à vontade para comentar abaixo!