Como em qualquer estratégia de marketing, manter o controle sobre o desempenho de suas várias iniciativas é essencial, inclusive no Instagram.

Entretanto, quando se trata de aprofundar as métricas do Instagram, nem sempre é claro por onde começar ou até mesmo quais são as mais importantes.

Para fazer essa determinação, considere a seguinte pergunta como um ponto-chave de partida para começar.
Por que você precisa rastrear suas métricas do Instagram?
Se você gerencia sua conta do Instagram sem nunca olhar suas análises, ficará no escuro quando se trata de entender os resultados de seus esforços.

Esses esforços provavelmente coincidem com as metas da empresa ou do departamento (ou mesmo apenas seus próprios KPIs do Instagram), o que naturalmente ajudará a informar a quais métricas do Instagram você deve se reportar.

Portanto, ao responder a parte “por que” da equação, você também revelará suas principais métricas do IG a serem reportadas.
Avalie seus esforços com essas sete métricas para Instagram
A métrica do Instagram mais comumente usada geralmente gira em torno de várias formas de engajamento, embora iremos abranger uma variedade delas aqui.

Se você ainda estiver se sentindo um pouco perdido, não se preocupe, descrevemos várias métricas do Instagram abaixo para ajudá-lo a ter uma ideia do que procurar e onde encontrar.

E como bônus, iremos até nos certificar de que você saiba exatamente onde capturar cada métrica do Instagram no Sprout Social ou em outras ferramentas.
Experimente as poderosas análises do Instagram do Sprout Social

Depois de saber onde encontrar todas as suas métricas mais essenciais do Instagram no Sprout, teste essas ferramentas por conta própria.

Veja como os relatórios prontos para apresentação e insights detalhados em nível de mensagem podem melhorar seu jogo no Instagram.

Inicie um teste gratuito de 30 dias hoje para entrar em ação com nossos recursos de análise do Instagram.
1. Engajamentos por seguidor
O que essa métrica indica: engajamento com o seu conteúdo em relação à contagem de seguidores

Embora possa ser tentador comparar o desempenho do seu Instagram com o dos pesos pesados (pense em Oreo, Starbucks, Nike, etc.), você não deve fazer isso a menos que o tamanho do seu público seja aproximadamente o mesmo.

Por que?

Porque marcas com milhões de seguidores devem acumular milhares de curtidas. No entanto, se você tiver alguns milhares de seguidores, é natural que não tenha tanta probabilidade de acumular resultados semelhantes, mas isso não significa que você ainda não esteja atuando exatamente como deveria.

E é onde entra a taxa de engajamento e que pode ajudar a garantir que você esteja avaliando sua conta de forma justa.

Como medir a taxa de engajamento do Instagram com o Sprout
Para encontrar essa métrica do Instagram, primeiramente você deve coletar a quantidade total de engajamento que você recebeu em um determinado período.

No Sprout, navegue até a guia Relatórios e, em Relatórios do Instagram, selecione Perfis comerciais do Instagram.

Conforme você rola pela guia Visão geral, pode notar uma seção com a taxa de engajamento já calculada, mas observe que isso usa impressões (ainda um insight valioso), mas estamos procurando determinar a taxa por seguidor, então, simplesmente insira esse total.

A fórmula para medir a taxa de engajamento no Instagram será mais ou menos assim:
Total de engajamentos / contagem de seguidores* 100 = Taxa de engajamento

Os relatórios sobre essa métrica ao longo do tempo darão a você uma noção das tendências gerais de desempenho, embora você certamente também possa calculá-la para postagens específicas a fim de ter uma ideia dos tipos de conteúdo que repercutem em seu público.
2. Crescimento de seguidores
O que essa métrica indica: Você está fazendo as coisas certas!

Ao avaliar uma contagem crescente (ou decrescente) de seguidores do Instagram, o contexto é importante, especialmente se você estiver enfrentando picos ou quedas aleatórias devido a algo como uma promoção única ou anúncios sociais pagos.

Certifique-se de medir sua contagem de seguidores ao longo do tempo e tenha em mente os exemplos do contexto acima para saber exatamente o que contribuiu para o número crescente de seguidores. Idealmente, você está vendo um crescimento gradual e sustentado ao longo do tempo, o que indica que as pessoas estão gostando do que veem em seu conteúdo e querem ter certeza de poder conferir mais do conteúdo.

Além disso, entender o que está ou não funcionando também é essencial no contexto de sua estratégia geral de marketing do Instagram e KPIs para Instagram, porque você deverá ter certeza de que conhece os tipos de conteúdo que devem ser mantidos e quais podem precisar de ajustes.

Embora o total de seguidores possa ser visto como uma métrica de vaidade para alguns, em última análise, representa o alcance potencial de seu conteúdo, que impacta o desempenho de outras métricas do IG, como o engajamento, então, continuar a concentrar esforços em aumentar seu público de forma orgânica ainda é tão importante como nunca.

Como medir o crescimento de seguidores com o Sprout
O Sprout permite que você veja todos os tipos de informações sobre o crescimento de seus seguidores, desde um gráfico de crescimento abrangente até o crescimento percentual. Utilize cada relatório conforme necessário em todos os perfis do IG conectados.

3. Comentários recebidos
O que esta métrica indica: quão envolvente é o seu conteúdo

Embora ambos possam abranger o engajamento, há realmente uma grande diferença entre curtidas e comentários quando se trata de avaliar as métricas de desempenho do Instagram.

Curtidas são bastante fáceis de divulgar e, muitas vezes, você não pode ter 100% de certeza de que uma postagem foi realmente vista por seus seguidores, entretanto, com os comentários, isso fica claro como um cristal. Sejam positivos ou negativos, os comentários deixados em suas postagens são uma indicação de que seu conteúdo teve algum tipo de impacto, ou pelo menos o suficiente para que o indivíduo dê o passo extra para deixar o feedback.

Esse tipo de engajamento, especialmente quando positivo, é um fator forte na construção de uma comunidade e no estabelecimento de uma base de fãs leais. Qualquer pessoa pode tocar duas vezes com facilidade, mas aqueles que se esforçam para comentar são aqueles em quem devemos ficar de olho.

Gerenciando comentários no Sprout
Dependendo do tamanho de sua conta do Instagram, simplesmente revisar suas postagens uma por uma para visualizar e registrar a contagem de comentários pode ser o gerenciável. Entretanto, com o Sprout, o trabalho é feito para você.

Usando o relatório do Instagram mencionado anteriormente, os totais de comentários em um período de tempo especificado são exibidos junto com outras métricas de engajamento. Você pode, então, cruzar os comentários de referência com o feedback real recebido para determinar o sentimento e se seu conteúdo está funcionando ou não como desejado.

4. Alcance
O que essa métrica indica para você: quantas pessoas estão vendo seu conteúdo

Se você acha que o alcance se parece muito com impressões, você não está sozinho.

Essas duas métricas são semelhantes, mas confusas o suficiente para que nos aprofundemos nesses tópicos em grandes detalhes por meio de Alcance vs. Impressões e Impressões no Instagram (se você estiver disposto a aprender mais).

Para ser breve aqui, tudo o que você precisa saber é que o seu alcance no Instagram indica visualizações reais de seu conteúdo, enquanto as impressões simplesmente significam que foi exibido, mas pode não ter gerado um clique ou qualquer outra forma de engajamento.

Localize rapidamente o alcance no Sprout
Nenhum cálculo extravagante é necessário para este. Para encontrar seu alcance diário médio no Sprout, basta retornar ao seu relatório do Instagram e, na seção Impressões do Instagram, você verá a mudança total e percentual ao longo do período de tempo especificado.

5. Hashtags mais engajadas
O que esta métrica diz a você: Desempenho de hashtag

Embora às vezes o inconstante algoritmo do Instagram possa causar estragos em sua estratégia de conteúdo, as hashtags provaram ser uma das maneiras mais confiáveis de manter seu ímpeto.

Ao usar hashtags relevantes para o seu setor ou para o que o seu público está procurando, você pode ajudar a manter o alcance e o engajamento sob controle.

O Instagram permite que os usuários incluam até 30 hashtags em cada postagem, mas certifique-se de usar essa cota com sabedoria por meio de pesquisa e aprendizado com o desempenho ao longo do tempo. Você pode se surpreender pela frequência com que menos é mais quando se trata de hashtags.

Medição do desempenho da hashtag no Sprout
Para maximizar esta métrica do IG em particular, você deverá dedicar algum tempo revisando seu relatório de desempenho de hashtag de saída do Instagram no Sprout.

Conforme exibido abaixo, você obtém uma análise completa de suas hashtags organizadas por uso e engajamento. Você pode usar esses dados para fundamentar futuras decisões de hashtag, especialmente quando se trata de desempenho de engajamento em relação a outros esforços.

6. Tráfego de referência
O que esta métrica indica para você: impacto do Instagram no tráfego do seu site

Uma tática comum para postagens de mídia social envolve um link para a página de destino específica de um site, página de produto ou mesmo apenas a página inicial, dependendo do tipo de ação que você gostaria que seus seguidores realizassem ao conferir a sua postagem.

Entretanto, no Instagram isso pode ser um pouco mais desafiador porque o único lugar para exibir um link clicável é dentro de sua biografia. Você também tem a opção de incluir URLs em suas legendas mas, de qualquer forma, rastrear o tráfego de referência do Instagram pode ser complicado.

Como rastrear o tráfego de referência
Conforme mencionado, como o Instagram não permite links clicáveis em suas postagens, uma ótima maneira de rastrear o tráfego de referência de uma campanha específica é com os parâmetros UTM. Os parâmetros UTM são marcas que você pode adicionar a um URL que permite ao Google Analytics (ou a outras ferramentas) saber exatamente de onde é a referência do usuário.

Se você estiver implementando quaisquer páginas de destino especificamente para uma campanha no IG, você deverá ler sobre como configurar seus próprios parâmetros UTM para garantir que eles funcionem corretamente.

Você também pode verificar o tráfego de referência de sua rede social no Google Analytics para conferir quanto tráfego o Instagram enviou para você, incluindo a distinção entre Instagram (cliques nos links de sua biografia) e Instagram Stories (suas rolagens para cima no Stories).

7. Métricas do Instagram Stories
O que esta métrica indica: quão populares e envolventes são seus Stories do Instagram

Provavelmente, um dos componentes mais essenciais para as estratégias de marketing atuais do Instagram envolve o uso de Stories.

Eles são úteis de várias maneiras, principalmente porque oferecem outra dimensão de conteúdo para o seu público. A natureza de desaparecimento das fotos e vídeos oferece ainda mais liberdade e flexibilidade do que o seu feed.

Quando se trata do Instagram Stories, existem algumas boas métricas para manter o controle, como Respostas, Toques para Voltar e Avançar, Saídas e Impressões, entre outros.

Usando o Sprout para conferir estatísticas do Instagram Story
Se alguma das métricas acima lhe interessar, basta localizar o relatório Desempenho no Instagram Stories do Sprout para visualizar os dados de cada perfil conectado.

Comece a monitorar suas métricas do Instagram hoje
Com todas as métricas do IG essenciais em mãos, você está pronto para começar a reportar o progresso. Certifique-se de utilizar a oferta completa do Instagram Analytics do Sprout para se aprofundar ainda mais no seu desempenho.

Se você ainda não usa o Sprout, aproveite uma avaliação gratuita de 30 dias ou solicite uma demonstração personalizada para começar hoje.