O segredo do sucesso nas redes sociais é entender realmente seu público. Se você não sabe com quem está falando, fica difícil criar uma estratégia sólida de alcance social.

Um bom início é usar o plano de marketing da sua empresa, que lhe dará um conceito mais claro sobre quem é seu público. A partir daí, você analisará mais detalhadamente e coletará o máximo de dados possível sobre o seu público. Em plataformas sociais maiores e mais usadas, como o Facebook, adaptar a sua mensagem é fundamental para se destacar entre tantas vozes.

A ferramenta Informações do Público do Facebook pode ajudá-lo a coletar os dados acionáveis que você precisa para atingir os clientes atuais e potenciais na rede social. Aqui você tem tudo o que você precisa saber sobre uma das ferramentas mais poderosas do Facebook.

Informações do público: visão geral

Informações do Público é uma ferramenta gratuita do Facebook que fornece dados comportamentais e demográficos de um público segmentado de sua escolha. Ao contrário das Informações de Página tradicionais, que só analisam interações com sua página, a ferramenta Informações de Público vê as tendências no Facebook como um todo e abrange três diferentes grupos de pessoas:

  1. O público geral do Facebook.
  2. Pessoas conectadas à sua página ou evento.
  3. Pessoas de um público personalizado criado por você.

Usando esta ferramenta, você pode acessar uma riqueza de informações sobre qualquer um desses grupos, incluindo:

  • Dados demográficos: gênero e idade, estilo de vida, formação, status de relacionamento, profissão e tamanho da família.
  • Curtidas nas Páginas: As principais páginas que as pessoas curtem em diferentes categorias, como roupas femininas, esportes ou entretenimento.
  • Local e idioma: onde as pessoas moram e o idioma falado por elas.
  • Uso do Facebook: Com que frequência seu público-alvo acessa o Facebook e quais dispositivos usa para isso.
  • Atividade de compra: analisa o comportamento de compra e métodos de pagamento.

Informações do Público: como funciona?

Embora a ferramenta Informações do Público tenha sido projetada tendo os anunciantes em mente, os profissionais de marketing podem usá-la para saberem mais sobre seu público, mesmo que não tenham a intenção de usar a ferramenta Anúncios do Facebook. Esses dados podem auxiliar na pesquisa competitiva e ajudar a construir personas mais fortes ou criar conteúdo mais atraente.

Os dados disponibilizados nas Informações do Público vêm de duas fontes:

  1. Dados do Facebook autodeclarados. Informações fornecidas por membros do Facebook quando preenchem o perfil, tal como idade, gênero, status de relacionamento, profissão, localização e assim por diante.
  2. Parceiros de dados terceirizados. Dados referentes a renda familiar e comportamento de compra são disponibilizados por empresas terceirizadas que comparam os dados aos perfis dos usuários no Facebook. Ressaltamos que esses dados só estão disponíveis para o público dos Estados Unidos.

Como acessar as informações do público

Você pode acessar as Informações do Público de duas maneiras: visitando o site facebook.com/ads/audience_insights ou selecionando Informações do Público pelo menu de ferramentas do Gerenciador de Anúncios.

Ao chegar na página, você terá que escolher o público que deseja visualizar. Se não tiver criado nenhum Público Personalizado, você não verá esse tipo de público como uma terceira opção.

Depois de ter feito sua escolha, basta usar os filtros do lado esquerdo da página para definir seu público ou usar os gráficos para refinar o que você já tiver selecionado. Não precisa salvar seu público, mas se o fizer, conseguirá acessá-lo mais tarde, se ou quando quiser criar um anúncio no Power Editor.

Se estiver usando o público apenas para fins de inteligência, recomendamos salvá-lo. Você pode voltar a abri-lo a qualquer momento para editar ou fazer melhorias.

De quais permissões você precisa?

Se quiser ver informações da sua página, você deve ser pelo menos um Anunciante da Página. Um Anunciante da Página é uma das cinco diferentes funções que um administrador pode ter.

Se deseja ver as informações de todo o Facebook, você vai precisar de uma conta de anúncios no Facebook. Se deseja informações sobre um público personalizado, você precisa ser o criador do Público Personalizado para poder acessar esses dados.

Usando Públicos Personalizados com as Informações do Público

Se optar por usar um Público Personalizado com as Informações do Público, há diversas coisas que você precisa saber primeiro. Para acessar um público personalizado nas Informações do Público, ele deve ter pelo menos 1.000 pessoas ativas por mês. Além disso, pode levar de dois a três dias para que seu público personalizado seja exibido.

Se não conseguir ver o seu Público Personalizado nas Informações do Público, talvez você não tenha a quantidade necessária de pessoas ou talvez o Facebook não esteja conseguindo relacionar a quantidade suficiente de pessoas dos dados que você forneceu e as informações de perfil disponíveis.

Construindo seu público

Agora que você sabe como acessar as Informações do Público, analisaremos algumas das categorias que você usará para criar o seu público.

Localização

Decida a localização desde o início. Esta é uma categoria importante para os profissionais de marketing, principalmente se você for uma empresa local. Mesmo se não for, pode impulsionar seu trabalho de marketing se souber que a maioria dos seus clientes estão localizados em uma região específica. Também pode usar esse conhecimento para adequar a sua mensagem.

Por padrão, a opção de localização é definida para o país de origem que você estabeleceu quando criou sua conta no Facebook. Se não alterar nada, você só vai ver os resultados daquele país. Pode deixar em branco para que o Facebook busque no mundo todo ou pode inserir um país, região ou cidade específica se estiver trabalhando com parâmetros mais rigorosos. Insira quantos quiser.

Idade e gênero

Idade e gênero são duas categorias muito importantes a considerar por conta da geração de spam de usuários do Facebook. Se deseja atingir um grupo específico, como a geração Y ou os baby boomers, você vai querer reunir o máximo de informação possível. Use as Informações do Público e você estará no caminho certo.

Interesses

Uma excelente forma de definir seu público ideal é observar os interesses, hobbies e páginas que ele curte no Facebook. A rede social identifica interesses:

  • Pelas informações que os usuários adicionaram na Linha do Tempo.
  • Palavras-chave associadas às Páginas que eles curtiram, aplicativos que usaram ou anúncios que clicaram.

Nas Informações do Público, você pode inserir um interesse ou escolher pela lista suspensa. A lista se assemelha a uma toca de coelho, com categorias e subcategorias, por isso é melhor ter uma ideia dos interesses ou hobbies do seu público com antecedência.

Caso esteja começando do zero, ainda assim esta pode ser uma ferramenta útil. Você pode escolher os interesses que acha que melhor se relacionam com a sua empresa ou produto e ver qual público, se for o caso, corresponde às suas escolhas.

Também pode usar esta seção para encontrar informações sobre o público de um concorrente. Como os usuários do Facebook podem adicionar páginas à sua lista de interesses, você pode digitar o nome de uma empresa ou marca na respectiva caixa. Você verá quantos seguidores vocês têm em comum, o que poderia acabar influenciando sua forma de trabalhar para esse grupo de pessoas.

Ao pesquisar esta tática, aprendemos que não há garantia de que uma determinada Página do Facebook aparecerá como um interesse. Algumas fontes acreditam que depende do tamanho da Página. Não tivemos problema algum durante o teste, mas é algo que você deve levar em consideração quando estiver criando o seu público.

Avançado

Dados demográficos, como idade, gênero e localização são importantes, mas esses dados podem ser acessados em outras partes do Facebook. A ferramenta Informações do Público realmente se destaca na seção Avançado. É ali onde seus dados passam a ser interessantes de verdade.

Esta seção oferece uma ampla variedade de categorias a escolher, mas estamos nos concentrando no comportamento, uma vez que inclui dados que podem ser difíceis de obter de outra forma. Analisando o comportamento, você pode organizar seu público com base na atividade do Facebook de alguém e na atividade off-line fornecida por dados de parceiros terceirizados do Facebook.

Você pode escolher dentre subcategorias como

  • Doações de caridade
  • Atividades digitais
  • Expatriados
  • Financeiro
  • Profissão
  • Mídia
  • Comportamento de compra
  • Perfis residenciais
  • Sazonal e eventos
  • Viagem

Como empresa, você vai querer prestar muita atenção às atividades digitais. Esta categoria divide o seu público ainda mais com base no sistema operacional e navegador de internet utilizados, nas compras recentes do Facebook, no domínio de e-mail, nos administradores de páginas do Facebook e muito mais.

O comportamento de compra é outra categoria-chave a observar. Aqui você pode observar os hábitos de compra de um público, como gastos acima da média, compradores off-line x compradores on-line, os tipos de compra, como presentes, itens de coleções e assim por diante.

As categorias avançadas que você explorar dependerão bastante do conceito geral do público identificado anteriormente e de seus objetivos de negócios. Com base nessas informações, incentivamos você a explorar outras categorias como segmentos de mercado — que lhe permitam dividir um público por afinidade étnica e composição familiar —, acontecimentos da vida, status de relacionamento e política.

Interpretação dos dados

Agora que você criou seu público, há seis guias disponíveis na ferramenta que permitem explorar os dados associados a suas escolhas. Para nos ajudar a orientá-lo sobre cada guia, suponhamos que construímos um público dentro dos seguintes parâmetros:

  • Residentes nos Estados Unidos
  • Entre 18 e 55 anos de idade
  • Interessados no Sprout Social
  • Fazem compras pela internet
  • Usam o Chrome como principal navegador de internet
  • Usam o Gmail como principal domínio de e-mail

1. Dados demográficos

Esta guia inclui dados sobre idade, gênero, estilo de vida, status de relacionamento, formação e profissão. Olhando para o nosso público-alvo definido, estamos diante de um público ativo de 150.000 a 200.000 pessoas por mês. Também podemos ver que 55% desse grupo é do sexo feminino e 46% é do sexo masculino. A faixa etária mais popular é formada por pessoas entre 25 e 34 anos.

Podemos segmentar ainda mais usando o menu do lado esquerdo. Por exemplo, podemos separar homens de mulheres, ou separar graduados do ensino médio de graduados universitários. Isso pode ser feito para cada categoria, por isso clique e explore seus dados.

Se continuarmos a rolar a página, veremos que a maioria do nosso público é casada, frequentou a faculdade e trabalha nas áreas de artes, entretenimento, esportes ou mídia. Foram necessários apenas alguns cliques e já reduzimos um pouco o público.

2. Curtidas da página

A primeira parte desta seção destaca as principais categorias de páginas que um público selecionado curte, juntamente com as principais páginas dentro dessas categorias. Esses dados podem ajudá-lo a aprender mais sobre os interesses e o estilo de vida do seu público.

Por exemplo, nosso público está interessado em diversos meios de comunicação e influenciadores do setor. Isso nos mostra que são pessoas que buscam informações e que se atualizam sobre notícias do setor. Com base nisso, podemos supor que o tipo de conteúdo pelo qual se interessam está relacionado à carreira.

A segunda parte desta seção identifica as Páginas que esse público geralmente curte em comparação a um usuário comum do Facebook. Esses dados podem ajudar a compreender melhor o seu público e o tipo de conteúdo pelo qual estariam interessados.

3. Localização

A guia Localização é autoexplicativa, por isso, não gastaremos muito tempo aqui. O gráfico interativo desta seção pode ser alternado entre principais cidades, países e idiomas. Se o seu negócio for específico a um local, utilize os dados disponíveis nesta seção para ajudar a determinar se a página está atingindo o público certo.

4. Atividade

A guia Atividade ajuda a entender o comportamento do público que você selecionou. É dividida em duas seções:

  1. Frequência das atividades: Esta data abrange a atividade do usuário nos últimos 30 dias. É muito importante quando você quer entender o nível de engajamento do seu público.
  2. Usuários do dispositivo: Esta seção abrange os dispositivos usados para acessar o Facebook. Pode ser filtrada por dispositivo principal e todos os dispositivos usados.

Podemos ver que o usuário comum de nosso segmento de público:

  • Curtiu 31 páginas
  • Comentou 27 vezes nos últimos 30 dias
  • Curtiu 32 posts nos últimos 30 dias
  • Compartilhou nove posts nos últimos 30 dias
  • Clicou em 40 anúncios nos últimos 30 dias

Passando o mouse sobre cada coluna, podemos ver os dados do nosso público comparados aos de um usuário comum do Facebook. O engajamento demonstrado no nosso segmento está bem acima da média. Isso mostra por que é benéfico aproveitar a segmentação do Facebook em vez de transmitir sua mensagem para toda a plataforma.

Se rolarmos um pouco pela tabela de dispositivos, veremos que 91% do nosso público utiliza apenas dispositivos móveis. Essa informação é fundamental no desenvolvimento de nossa estratégia de conteúdo. Precisamos ter certeza de que qualquer link que leve para fora do Facebook seja compatível com uma tela móvel.

5. Família

Observe que se tiver especificado um país que não os EUA, você não conseguirá acessar os dados nas próximas duas guias. Se o seu local inclui vários países diferentes, ainda assim você só verá dados referentes aos EUA.

Dependendo de seus objetivos, os dados fornecidos nesta seção podem não ter um impacto direto sobre a sua estratégia. No mínimo, ajudam a ter informações mais detalhadas sobre seu público-alvo.

Embaixo da guia Família, você poderá acessar dados referentes a:

  • Renda familiar
  • Tamanho da família
  • Status de posse da residência
  • Valor de mercado da casa
  • Métodos de gastos

O último, métodos de gastos, é interessante porque nos permite saber como o nosso público prefere fazer compras. As empresas locais devem atentar para a preferência de muitas pessoas de pagar em dinheiro do que com cartões de crédito. Se você é uma loja que só aceita dinheiro, pode estar atingindo um público formado principalmente por usuários de cartão de crédito.

6. Compra

Deseja aumentar as vendas? Então preste atenção aos dados desta guia. Aqui você encontrará dados sobre:

  • Gastos no varejo
  • Compras on-line
  • Comportamento de compra
  • Entre outros

Olhando para a tabela de comportamento de compra, vemos que nosso público gasta com serviços de assinatura quase o mesmo tanto que gastam com roupas, comida e bebida. Podemos inferir que este segmento se preocupa com a aparência e participa de eventos sociais — para networking ou simplesmente para diversão. Isoladamente, nada disso terá um grande impacto no nosso dia a dia, mas quando combinados com todos os demais dados já coletados, criamos um roteiro poderoso para a nossa estratégia de conteúdo.

O que vem por aí?

Como já dissemos, se você pretende usar os Anúncios do Facebook ou não, vale a pena salvar seu público. Será, no mínimo, interessante para observar o histórico. Mas você deve decidir que gostaria de usar o público que você criou em uma futura campanha publicitária, há duas maneiras de seguir em frente.

Para criar um conjunto de anúncios com um público usando as Informações do Público, comece clicando em Criar Anúncio no canto superior direito da página. Você poderá escolher se gostaria de continuar usando a criação de anúncios ou o Power Editor.

Se selecionar a criação de anúncios, os filtros do seu público serão selecionados automaticamente na seção Público-alvo. A partir daqui, você poderá continuar refinando o seu público. Se tiver usado o Power Editor, basta criar um anúncio e selecionar o seu público recém-criado na guia Público-alvo em Usar grupo de segmentação existente.

Seja uma empresa presente nas redes sociais

Não importa quão complexo os dados das redes sociais pareça no começo, sempre é bom investir nas ferramentas certas de Analítica do Facebook que podem avaliar ainda mais informações. Avaliar o público de redes sociais é fundamental para qualquer empresa no Facebook. Usando o Sprout Social, você pode perceber o crescimento da sua página ao avaliar o desempenho do conteúdo, das impressões, dos cliques e pode rastrear as tendências dos usuários. Comece hoje mesmo a testar o Sprout Social gratuitamente por 30 dias!