Vamos falar a sério–é ótimo ver alertas do Instagram dizendo que sua empresa tem um novo seguidor. Embora esse sentimento nunca canse, pensar em maneiras fáceis de gerenciar seus seguidores do Instagram pode ser desanimador.

Não permita que a felicidade de ganhar novos seguidores perca a graça. Sendo uma empresa, você quer ver novos clientes interagindo e se engajando com a sua conta do Instagram. Não importa se é um visual incrível, ótimos vídeos ou imagens dignas de curtidas que levaram o usuário até sua conta.

O seu trabalho é gerenciar e interagir com o público de maneira eficiente para que eles sempre voltem para ver mais conteúdo. Antes de falarmos sobre como fazer isso, o primeiro passo é usar uma ferramenta de gerenciamento do Instagram para monitorar, acompanhar e interagir com seus seguidores.

instagram profile hover on sprout

No Sprout Social, oferecemos as ferramentas empresariais mais poderosas da indústria, não importa se você gerencia poucas contas ou 100 contas do Instagram. Experimente nossos serviços ou nos compare a suas ferramentas atuais com nosso período de teste gratuito de 30 dias.

Não importa se você é um veterano ou está apenas começando, siga estas nove dicas para gerencias seguidores do Instagram de maneira eficiente.

instagram management learn more banner

1. Publique apenas seu melhor conteúdo para Instagram

Você não precisa postar todas as suas imagens ou vídeos no Instagram. Para construir uma reputação como uma marca que as pessoas desejam seguir, tente postar apenas seu melhor conteúdo. Então, se você está considerando postar aquele vídeo incrível que acabou de gravar, pense primeiro no Instagram.

Por quê?

De acordo com um estudo da Simply Measured, as taxas de engajamento no Instagram são 20 vezes maiores que no Twitter e 15 vezes maiores que no Facebook. Isso significa que você tem uma chance melhor de interagir e fazer amizade com o seu público no Instagram do que em outras redes.

Ao publicar apenas conteúdo de alta qualidade, você tem uma chance maior de converter seguidores em defensores da marca. E por alta qualidade queremos dizer apenas que seu conteúdo é bem editado, interessante, oportuno e em sintonia com a marca.

Por exemplo, a Urban Outfitters tem um visual incrível em sua conta do Instagram, que exibe os produtos da marca e um estilo de vida artístico. A maior parte dos posts mais populares deriva de conteúdo gerado pelos usuários.

Cada um dos posts está em sintonia com a marca deles, mesmo quando nenhum produto é mencionado. A Urban publica consistentemente o seu melhor conteúdo, que incentiva os seguidores a compartilharem e participarem. A empresa nunca desvia de seu tema visual e qualidade.

instagram post likes example

2. Crie uma comunidade no Instagram

Gerenciar seus seguidores do Instagram de maneira adequada permite que você construa um grupo de seguidores leais. Estes seguidores são mais úteis do que você imagina. Na verdade, um relatório da Nielsen descobriu que a principal fonte de publicidade confiável é a recomendação de amigos e familiares.

Uma comunidade eficazdo Instagram community não apenas interage com os seguidores, mas também encoraja os usuários a compartilhar ou marcar outras pessoas em seu conteúdo. Se você der uma olhada nos seguidores do Instagram da Bleacher Report, vai encontrar centenas de comentários em quase todos os posts.

Russell Westbrook finally stopped walking.

A post shared by Bleacher Report (@bleacherreport) on

Isso acontece porque a Bleacher Report faz uma ou mais de uma das coisas a seguir em todos os posts:

  • Cria um debate nos comentários/li>
  • Publica conteúdo com alto potencial de compartilhamento (geralmente de humor)
  • É a primeira a publicar notícias sobre o seu setor

Mesmo que a Bleacher Report tenha a sorte de pertencer ao setor de esportes, sua marca pode aprender com eles. Tente construir uma comunidade interagindo com os usuários sempre que possível. Algo simples, como pedir às pessoas que marquem um amigo ou deixem um comentário, pode ser justamente o empurrão de que você precisa para começar a construir uma comunidade.

Se seus seguidores são fortemente envolvidos com o seu setor, promova a conversa por meio de perguntas na legenda. Fazer com que os usuários tomem uma decisão, como a Bed Bath e a Beyond fazem abaixo, incentiva o compartilhamento, a marcação e o engajamento.

3. Analise sua demografia nuclear

Construir uma comunidade é importante, mas também é necessário saber quem você está reunindo. Investigue seus usuários do Instagram para descobrir coisas como sexo, idade, renda, educação, interesses, localização e status de relacionamento. Esses dados demográficos fornecem insights sólidos sobre quem segue você e quem você deve almejar no futuro.

Com a análise demográfica do Sprout, é simples monitorar os principais influenciadores engajados em seu Instagram. Isso destaca alguns dos seus seguidores mais significativos.

audience demographics sprout social

Além disso, se você tem seu Facebook e Twitter conectados ao Sprout, pode acessar os relatórios de perfis de Twitter e páginas do Facebook para acessar melhor o seu núcleo demográfico. Com um pouco de pesquisa, é possível identificar e gerenciar seu público.

É fundamental saber quem você está segmentando nas redes sociais para poder publicar o conteúdo mais relevante e atraente possível.

4. Observe que tipo de conteúdo repercute

Depois de conhecer seu público-alvo, é hora de saber que conteúdo repercute. Seus seguidores gostam de vídeos? Como é o engajamento deles com fotos de produtos ou fotografias comerciais? Dois públicos nunca são idênticos.

A melhor maneira de descobrir os interesse do seu público é fazer uma análise de conteúdo. Isso vai lhe proporcionar alguns ótimos insights sobre suas postagens mais engajadoras, e também vai ajudar você construir uma melhor estratégia de conteúdo para o Instagram no futuro. Tentar agradar a todos os seus seguidores do Instagram é quase impossível. O objetivo é compartilhar conteúdo que repercute com o máximo de pessoas possível.

Para começar, crie uma planilha para avaliar e analisar seu conteúdo atual. Marque colunas com características que dão mais detalhes sobre os seus posts. Por exemplo, meça coisas como:

  • Comprimento da legenda (contagem de caracteres)
  • Tipo de conteúdo publicado (vídeo ou foto)
  • Citações à sua marca
  • Se a legenda continha CTA
  • Que filtro foi usado
  • Se hashtags foram incluídas
  • Se houve geolocalização

Alguns desses parâmetros podem não servir para todas as marcas, mas certamente irão ajudar você a fazer um trabalho investigativo sobre seus conteúdos mais bem-sucedidos. Aqui no Sprout, nosso relatório de perfis do Instagram detalha seus posts mais bem-sucedidos, que podem ser filtrados por data.

analytics-report-instagram

5. Experimente os novos recursos do Instagram

Depois de descobrir alguns detalhes sobre o conteúdo de que seu público gosta, você já deve ter uma compreensão melhor do que publicar. No entanto, alguns dos novos recursos do Instagram podem ajudá-lo a interagir ainda mais com os seus seguidores.

Por exemplo, o Instagram Live foi lançado recentemente para mais países fora dos Estados Unidos para ganhar mais exposição. Esse recurso de transmissão ao vivo permite que você se conecte aos seguidores em um nível íntimo e por trás dos bastidores.

nba instagram story

Algumas marcas podem ficar ansiosas sobre transmissões ao vivo, mas não tem problema. O Instagram Stories proporciona uma via alternativa para que as marcas publiquem conteúdo. Assim como o Snapchat, o recurso de histórias permite aos usuários adicionar conteúdo para visualização rápida que é apagado após um período de 24 horas.

Postagens instantâneas são mais básicas e menos editadas que outros conteúdos, então certifique-se de ter um objetivo por trás deste conteúdo. A última coisa que você quer fazer é adicionar um monte de histórias que, no fim das contas, não têm nenhum vínculo com sua estratégia de conteúdo.

6. Seja fácil de encontrar

Seu conteúdo do Instagram precisa ser facilmente pesquisável, compartilhável e deve estar nos espaços corretos. Com mais de 600 milhões de usuários ativos, é importante garantir que você tenha o máximo de exposição possível.

instagram best practices- get discovered section

Isso ajudará a trazer novos usuários e informar os atuais seguidores sobre seus projetos. Pode ser que um usuário encontre seu perfil por meio do recurso explorar e curta seu conteúdo sem passar a segui-lo. Aparecer novamente para eles pode ser decisivo na hora de transformar seguidores em clientes.

Um método recomendado é otimizar a exposição do seu perfil do Instagram e torná-lo pesquisável para qualquer um que procure a sua marca. O mesmo relatório da Simply Measured descobriu que 86% das principais marcas ao redor do mundo têm contas no Instagram.

Certifique-se de que seu nome de usuário é simples, curto e fácil de encontrar nos recursos de pesquisa do Instagram. A competição só está crescendo.

7. Crie conscientização de marca usando hashtags

Uma ótima maneira de centralizar ou mesmo expandir sua marca é por meio de hashtags. Por um lado, hashtags criam exposição quando você usa termos genéricos, como #inverno, #fiqueaquecido ou #aconchegante.

No entanto, hashtags de marca criam um espaço para você e seus defensores de marca postarem conteúdo. A Columbia Sportswear usa a hashtag #TestedTough na maioria das fotos e vídeos para envolver os usuários.

Esta é uma das melhores maneiras de gerenciar seguidores do Instagram sem parecer agressivo. E, usando o Sprout, é simples monitorar as hashtags associadas a sua marca e aquelas que você usa com frequência.

instagram hashtag reporting

8. Monitore seus comentários

Uma das partes mais importantes do gerenciamento de seus seguidores do Instagram é manter-se ativo nos comentários. Quando um seguidor se dá ao trabalho de deixar um comentário, a pior coisa que você pode fazer é ignorá-lo. Prepare-se e comece a responder.

crayola instagram example

Na medida em que seus seguidores do Instagram aumentam e você recebe mais comentários, fica difícil gerenciar tudo no aplicativo do Instagram. É ainda mais difícil para agências ou marcas que lidam com vários perfis.

É nessa hora que uma ferramenta como o Sprout se mostra útil. Você pode usar a Inbox Inteligente para ver todos os seus comentários no Instagram, responder e visualizar seu histórico de mensagens.

reply to instagram comments in sprout

Outro benefício subestimado de monitorar ativamente seus comentários é que isso dá a você a oportunidade de aprender mais sobre seus seguidores mais ativos. Caso perceba que certo seguidor tende a responder a todas as suas postagens, talvez seja interessante entrar em contato com ele e oferecer uma promoção especial ou enviá-lo algum brinde da empresa.

Se você conseguir fazer o público se sentir ouvido e apreciado, gerenciar seus seguidores no Instagram será muito mais fácil.

9. Saiba o contexto dos seu seguidores

Se você tem centenas ou milhares de seguidores, é difícil lembrar quem é quem. Ter algum contexto adicional sobre seus usuários e o relacionamento da sua marca com eles pode ser extremamente útil para o atendimento ao cliente ou até mesmo para gerar leads.

O Sprout lhe dá a capacidade de adicionar detalhes de contato e observações sobre os seus seguidores do Instagram, além de visualizar seu histórico de engajamento com a marca.

sprout social instagram contact view

Ter informações do contato facilita na hora de lidar com questões de atendimento ao cliente e acompanhar possíveis leads. Isto é particularmente útil para usuários com quem você interage frequentemente ou com clientes potenciais. Tudo isso é questão de construir relacionamentos fortes com seus seguidores.

Comece a construir sua base

instagram management gif

Tudo começa com uma única pessoa que segue a sua marca. Construir, gerenciar e manter uma boa base de seguidores tem benefícios óbvios. Quando você aumenta a confiança dos seguidores na sua marca, é mais provável que esses usuários se transformem em clientes.

Lembre-se sempre de interagir e construir uma base real de seguidores por meio de ótimos conteúdos e interação com os clientes.

Compartilhe suas histórias de gerenciamento do Instagram no espaço de comentários abaixo!