Os primeiros dias do marketing nas redes sociaiseram como o velho oeste. Todos estavam no mesmo nível, tentando um milhão de táticas diferentes para encontrar a receita secreta. Fosse enviando quantidades obscenas de spam, publicando 50 tweets por dia ou tentando entender todas as diretrizes de tamanho de imagens nas redes sociais, tudo era permitido. Todos só queriam descobrir o que dava certo.

Quando avançamos o vídeo para os dias de hoje, as coisas não parecem mais tão loucas. Em vez de tentar adivinhar o que pode dar certo, você tem dados valiosos para ajudá-lo a tomar decisões informadas. Mais importante que isso, você tem exemplos e dados históricos.

Realizar uma análise competitiva das redes sociais permite que você obtenha um olhar em profundidade sobre o que seus concorrentes estão fazendo para ter sucesso. A melhor parte é que é muito mais fácil obter os dados do que você pensa.

Identifique a Concorrência nas Redes Sociais

Em primeiro lugar, identifique a sua concorrência nas redes sociais e descubra quais plataformas eles usam. Com alguma sorte, você já deve ter uma ideia geral sobre quem são seus principais concorrentes. Mas há mais do que isso. Você quer se concentrar nos concorrentes que sabem tirar proveito do marketing nas redes sociais, não apenas naqueles que são bem-sucedidos.

Mesmo que a maioria das empresas possam se beneficiar das redes sociais, muitas alcançam o sucesso sem elas. Portanto, lembre-se disso quando estiver procurando seus concorrentes.

A maneira mais fácil de encontrar sua concorrência é procurar no Google. Procure as palavras-chave que os consumidores costumam usar para encontrar a sua empresa. Por exemplo, se sua empresa vende pulseiras de relógio, procure no Google “pulseiras de relógio” ou “braceletes de relógio”.

watch straps google serp

Você pode descartar lojas on-line do tipo mercado, como a Amazon, Best Buy, etc. Procure por sites específicos de seu setor no mercado. Para esse exemplo, Hodinkee, Crown & Buckle and Strapped For Time são boas opções. O segundo passo é visitar cada site e identificar se eles são ou não ativos nas redes sociais, e quais plataformas usam.

A maioria dos sites tem links para seus perfis em redes sociais em seu cabeçalho ou rodapé.

Hodinkee Social Profiles

Dependendo de seu setor, busque algo em torno de cinco concorrentes e coloque todos em um modelo de análise competitiva de redes sociais. É lá que você vai armazenar todos os seus dados.

social competitive analysis spreadsheet

Observe que nossa planilha tem colunas para Facebook, Twitter e Instagram. Em sua análise, você pode escolher as redes sociais que preferir. Você notará que a maioria das marcas no mercado tem três ou quatro plataformas principais em comum.

Esse processo pode demorar muito tempo se você fizer parte de um setor altamente competitivo. Mas quanto mais minucioso você for, melhores serão os resultados obtidos.

social media analytics banner

Colete Dados

Depois de selecionar seus concorrentes, o próximo passo é coletar dados. O processo será um pouco diferente dependendo de quais plataformas você for acompanhar. Em primeiro lugar, você precisa ter uma noção do tamanho do público da concorrência. Comece verificando suas contagens de seguidores em cada rede social.

Use os relatórios de concorrentes do Sprout para tornar esse processo mais fácil:

Análise Competitiva do Facebook

Uma coisa legal sobre o Facebook é que ele dá dados além da quantidade de Curtidas de uma página. Quando clica no texto “X pessoas Curtiram esta página”, você é levado a uma página com mais informações.

clockwork synergy facebook example
Facebook Audience Data

O Relatório de Concorrente do Facebook do Sprout também fornecerá dados muito úteis. Você pode ver quantas mensagens seus concorrentes enviam e recebem, os tipos de conteúdo que eles estão publicando (texto, imagens ou vídeos), seu engajamento e muito mais.

facebook competitor report stats by page

Você deve incluir tudo isso em sua planilha. Se você faz parte de uma empresa com sede física, também deve incluir o número de “Pessoas que fizeram check-in”.

FB competitive analysis

Análise Competitiva do Twitter

Em seguida, você precisará analisar algumas métricas específicas do Twitter usando uma ferramenta de analíticas das redes sociais.

O Relatório de Comparação do Twitter do Sprout é a ferramenta ideal para isso. Ele compara seus perfis do Twitter entre si, ou com os do concorrente. Selecione sua conta do Twitter e, em seguida, insira um concorrente no outro espaço.

Twitter Comparison

O relatório mostra engajamento, influência, seguidores ganhados/perdidos e menções. Você pode alterar o período de tempo, mas é melhor focar nos últimos 30 dias para manter os dados relevantes.

Twitter Competitor analysis
Twitter Competitor analysis

Depois de ter analisado os dados das redes sociais do concorrente no relatório do Twitter, certifique-se de inseri-los em sua planilha. Monitorar essas informações pode ser extremamente valioso a longo prazo.

Twitter Social Media Competitive Analysis

Análise Competitiva do Instagram

O Instagram não tem muitos dados públicos disponíveis sobre sua concorrência. No entanto, com o Relatório de Concorrentes do Instagram, você pode comparar e avaliar sua marca facilmente em relação aos concorrentes em aspectos centrais:

  • Crescimento do público: o público dos concorrentes está aumentando mais rápido do que o seu?
  • Mídias enviadas: saiba com que frequência seus concorrentes publicam conteúdo. Talvez você descubra que não publica conteúdo o bastante para manter seu público engajado.
  • Engajamento: veja quantas curtidas e comentários seus concorrentes recebem em seus conteúdos.
  • Hashtags: descubra as hashtags mais usadas pelos concorrentes. Você pode usar as mesmas em suas publicações caso elas sejam relevantes e alcançar mais pessoas.
  • Principais publicações: veja quais são as publicações mais populares do concorrente. Tente entender porque essas publicações tiveram um bom desempenho. São fotos de produtos? Seguem algum padrão de cores? Descubra o que essas publicações têm de diferente do seu conteúdo e use essas informações para melhorar suas imagens e vídeos.
instagram competitor report stats by profile

Outra tática interessante é pesquisar #nomedamarca no Instagram e ver quantos resultados aparecem.

Isso dará a você uma boa noção da popularidade de seu concorrente. Se muitas pessoas estão procurando por #nomedamarca, esse é um sinal de que a empresa está fazendo a coisa certa e tem seguidores ativos.

Hashtag Brand Search

Se você encontrar variações da hashtag da marca, procure a mais popular. Geralmente ela será o nome da empresa. Por exemplo, a Hodinkee tem algumas hashtags. Mas você vai notar que a maioria dos posts usa #Hodinkee junto de alternativas como #Hodinkeestrap. Nesse caso, faz mais sentido usar apenas #Hodinkee.

Hodinkee instagram search

Você vai encontrar publicações relacionadas no Instagram que são exatamente o que você estava procurando, e um pouco mais. Certifique-se de que suas descobertas são relevantes para o seu negócio, uma vez que muitas empresas lutam constantemente por hashtags.

Friday strap inspiration featuring our Honey Leather #hodinkeestrap on a @alangesoehne chronograph 👊🏽

A post shared by HODINKEE Shop (@hodinkeeshop) on

Uma vez que você tiver todas as informações de sua pesquisa de análise competitiva do Instagram, certifique-se de adicionar esses dados a sua planilha.

Instagram competitive analysis

Observe como colocamos um til na hashtag Strapped For Time. Fizemos isso porque esse número é distorcido, já que muitas pessoas usam #strappedfortime em publicações não relacionados à marca.

social media analytics banner

Analise a Atividade dos Concorrentes

Você já coletou os números, mas também precisa observar como seus concorrentes usam cada plataforma. Isso requer uma análise manual.

A primeira coisa a ser feita é avaliar o quanto seu concorrente é ativo. Essas são algumas das perguntas que você deve fazer:

  • Quando foi a última vez que eles publicaram?
  • O tempo entre uma publicação e outra é muito longo?
  • Eles respondem aos comentários?

É bem fácil avaliar o quanto marca é ativa respondendo a essas três perguntas. Eles devem publicar pelo menos uma vez a cada dois dias para serem considerados ativos. Um exemplo de inatividade é a página da Strapped For Time no Instagram porque eles passam dias sem fazer uma nova publicação.

Social media Competitor Activeness

Em seguida, avalie o tipo de conteúdo que seus concorrentes publicam. Mais especificamente, você deve descobrir qual percentagem de suas publicações é promocional. Verifique as últimas 10 publicações de cada concorrente e calcule quantos deles são promocionais.

Publicações promocionais incluem links para um produto, uma venda ou um concurso. Para marcas de varejo, pode ser um pouco complicado diferenciar publicações promocionais das não promocionais. Uma boa referência é observar se as publicações têm uma chamada para ação para efetivar uma compra, e se a resposta for positiva, elas são promocionais.

Por exemplo, essa não é necessariamente uma publicação promocional apesar de mostrar um produto. Mas a publicação abaixo tem uma chamada específica para ação, pedindo às pessoas que comprem. Então, ela entra na categoria promocional.

Depois de avaliar cada concorrente, coloque os dados em sua planilha.

Percentage Promotional Posts

Alguns publicitários gostam de observar a voz do concorrente quando analisa redes sociais. A voz descreve o tom e o ponto de vista que uma marca usa nas redes sociais. Eles publicam em nome da marca (nós), ou eles permitem que indivíduos façam publicações (John)?

Você pode incluir essas informações, se quiser, mas seu tom específico vai depender em grande parte da sua preferência. Ele não deve ser muito influenciado pelo que seus concorrentes fazem.

Analise o Conteúdo no Site Deles

A última parte de sua análise competitiva das redes sociais se refere ao site deles. Como você deve saber, marketing de conteúdo e redes sociais andam juntos. Desse modo, muitas empresas usam blogs para criar conteúdo que pode ser distribuído nas redes sociais. Avalie a concorrência e veja quantos deles usam blogs.

Competitor Blog

Analisar os blogs pode dar ideias a você sobre o tipo de conteúdo que pode ressonar com seu público. Se desejar, você até pode dar um passo além e registrar cada site ao Buzzsumo para encontrar as publicações com mais compartilhamentos.

Essa etapa é opcional para a maioria dos mercados. No entanto, se você faz parte de um mercado onde blogs são ferramentas muito populares (moda, software como serviço ou fitness), então é provável que você queira dar esse passo.

Most Social Shares Blog post

Usando os Dados

Agora que você compilou todos esses dados, é preciso colocá-los em uso. Usando as analíticas de redes sociais de sua própria empresa, você poderá comparar seus perfis aos dos concorrentes.

É importante ter em mente que essa análise competitiva das redes sociais não deve ser usada para que você copie exatamente o que todo mundo está fazendo. Em vez disso, ela vai direcioná-lo para a melhor maneira de fazer as coisas.

Por exemplo, talvez seus programas de análise da concorrência mostrem que a maioria faz publicações promocionais apenas 10% do tempo. Você não vai querer passar muito disso e correr o risco de afastar seu público.

Você pode descobrir que vem se focando nas redes sociais erradas todo esse tempo. No nosso exemplo, é evidente que o Facebook e Instagram valem o investimento. Qualquer concorrente que não use essas redes vai ficar pra trás.

Preste Atenção aos Dados

No fim das contas, tudo se resume a comparar as métricas e dados da sua marca aos da concorrência. Faça todos os ajustes necessários para sua estratégia com base no que você encontrar. Se você nunca fez uma análise das redes sociais dos concorrentes, é hora de experimentar. As informações que você vai descobrir vão ajudar você a ficar um passo a frente dos concorrentes usando algumas das suas próprias táticas!

Você já fez uma análise competitiva de redes sociais? Deixe um comentário e conte-nos o que você incluiu!