A parte mais difícil de executar qualquer tipo de campanha de mídia social? Apresentar novas ideias.

Espera-se que os profissionais de marketing lidem com vários perfis sociais e os mantenham atualizados com novas postagens. É difícil. Seus seguidores estão ávidos por novos conteúdos e espera-se que você os entregue de maneira consistente.

Entretanto, quando você recicla constantemente os mesmos posts repetidamente, seus feeds sociais começam a parecer o Dia da Marmota.

É exatamente por isso que as marcas precisam ter várias ideias de mídia social reservadas. Abaixo, dividimos 20 ideias de mídia social para marcas grandes e pequenas. Cada um desses tipos de postagens é um jogo justo para aqueles que procuram impedir que seus feeds sociais fiquem cada vez mais obsoletos.
1. Crie uma série diária, semanal ou mensal
Quer fazer seu feed social parecer mais um evento do que uma lista de postagens aleatórias?

Comece uma série em que você tenha a oportunidade de interagir com seus fãs e seguidores regularmente. Isso é exatamente o que Sprout faz com o #SproutChat, abordando tópicos e questões relacionados às mídias sociais em nome de um público que está ansioso para aprender.

A comunicação com os seguidores via Twitter é fácil e requer apenas uma hashtag da marca para começar. Ao agendar regularmente essas sessões, os seguidores podem permitir que suas vozes sejam ouvidas ao mesmo tempo em que se envolvem com sua marca.

Selecionar os conhecimentos dos seus seguidores não apenas mostra que você se preocupa com eles, mas também o ajuda a explorar as preocupações de seu público. Se você está lutando para “aparecer” em seus feeds sociais, uma série regular é um ponto de partida sólido.
Programe seu conteúdo recorrente facilmente com o Sprout

O Sprout elimina o estresse de manter suas séries de conteúdo e campanhas sob controle com recursos de programação intuitivos.

Coloque suas postagens na fila e visualize o próximo plano de conteúdo no Sprout Calendar ou deixe que o ViralPost cuide da programação ideal para você – de qualquer forma, você economizará tempo que pode ser dedicado a ideias de conteúdo ainda melhores!

Comece seu teste gratuito para vê-los em ação.
2. Realize um concurso ou promoção
As pessoas não conseguem resistir ao poder do “grátis”.

A organização de um concurso ocasional é uma das ideias de mídia social de maior impacto quando se trata de engajamento potencial dos seguidores.

De acordo com dados do Tailwind, 91% das postagens do Instagram com mais de 1.000 curtidas ou comentários estão relacionadas a um concurso. Enquanto isso, as contas que realizam concursos regularmente crescem 70% mais rápido do que aquelas que não o fazem.

Louco, não é? Entretanto, quando você analisa a quantidade de curtidas recebidas em mensagens como essas da Birchbox, esses números não parecem tão absurdos.

Você não precisa necessariamente de uma solução ou serviço de terceiros para realizar um concurso. Tudo que você precisa é uma combinação do seguinte:

Algo para oferecer. O ideal é que o prêmio do concurso esteja de alguma forma relacionado à sua marca (pense: produtos gratuitos ou uma assinatura). Itens caros e não relacionados tendem a atrair caçadores de brindes que não se traduzem em seguidores de longo prazo.
Termos e condições. Para se proteger legalmente, os termos e condições são essenciais para o seu concurso. Este modelo da Shortstack pode dar uma pista exata do que você precisa. Além disso, esses pontos farão com que seu concurso pareça mais legítimo e não como uma fraude em potencial.
Um ponto de contato. Na página de termos e condições, certifique-se de deixar um endereço de e-mail onde as pessoas possam entrar em contato com perguntas ou preocupações.
Uma forma criativa de entrar. Seja por meio de conteúdo gerado pelo usuário ou de uma hashtag, solicitar que os seguidores postem sobre sua marca é a melhor maneira de incentivar as inscrições. Afinal, o objetivo de uma oferta é o reconhecimento da marca, não apenas oferecer produtos grátis. Veja como a Modcloth exige que os participantes usem uma hashtag específica:https://www.instagram.com/p/Bbcn5bXnIvS/?taken-by=modcloth

Ah, e as hashtags são de longe o meio mais simples de rastrear quem entrou no concurso gratuitamente.

Você não precisa fazer concursos toda semana para colher os frutos. Os concursos são uma ótima maneira de aumentar o número e o engajamento de seguidores, e são uma ótima ideia de mídia social para campanhas que você deseja aprimorar, como o lançamento de novos produtos.
3. Hospedar um AMA
Popular no Reddit, uma série AMA (ask me anything), em português, pergunte-me qualquer coisa representa uma oportunidade incrível para educar e interagir com seus seguidores. AMAs são essencialmente sessões de perguntas e respostas onde você pode compartilhar seus conhecimentos, experiências e percepções.

Se você superou dificuldades ou tem influência em seu setor, provavelmente tem o talento para conduzir um AMA. Desde o compartilhamento de histórias de sucesso até desafios pessoais, essas sessões podem ser atraentes para o público e para as marcas.

Mas por que se preocupar em hospedar um AMA? Qual é o objetivo? Considere como um AMA marca as seguintes caixas para marcas:

Você pode mostrar seu lado pessoal, mostrando o rosto por trás da sua empresa
Você aumenta a conscientização da sua marca sem ser agressivo ou vendedor insistente
Você aprende mais sobre as preocupações e interesses de seu público

Se você tiver uma equipe grande, pode incentivar cada membro a conduzir seu próprio AMA ao longo do tempo para oferecer uma espécie de visão geral de sua marca.
4. Takeover em mídia social
Às vezes, injetar uma nova vida em seus feeds sociais significa deixar outra pessoa assumir ou takeover.

Os takeovers colocam as rédeas de suas contas sociais nas mãos de outra pessoa, geralmente por um período de 24 horas. Transferir sua presença social para um influenciador ou celebridade com um público massivo e ativo é uma maneira excelente de apresentar sua marca a novos rostos, bem como injetar uma nova voz em sua conta se você sentir que está ficando sem ideias para postagem de mídia social. Você também pode permitir que outra pessoa da sua empresa assuma o controle da sua conta para dar algum novo toque ao seu feed.

Considere parceiros de negócios e relacionamentos no setor que podem ser bons candidatos para um takeover. O objetivo de um takeover é obter exposição, então, idealmente, escolha alguém cujo público-alvo demográfico seja relevante para a sua própria.

Por exemplo, o site Food Republic de “viciados em comida” permite que chefs populares assumam o controle de suas contas no Instagram. Ao entregar suas contas a chefs de todo o mundo, seus seguidores sempre têm conteúdo novo para conferir.

5. Compartilhe, Repin, Retuíte e Regram
Não tenha medo de deixar seus fãs e seguidores falarem.

Lembre-se de que nem todo o conteúdo de seu feed de rede social precisa ser seu. Na verdade, a sabedoria convencional nos diz que não deveria ser assim. Promover outras marcas, artigos e fotos relevantes de seus seguidores é uma ótima ideia de conteúdo que mostra que você faz parte da conversa do seu setor, e não é apenas um papagaio.

Por exemplo, o Sprout recentemente compartilhou este questionário porque era definitivamente relevante para seguidores apaixonados pelo mundo do marketing.

Conforme observado em nosso guia sobre os melhores horários para postar nas redes sociais, as marcas devem se esforçar para seguir a regra de promoção 80/20. Ou seja, seus feeds devem ser compostos por 80% de conteúdo divertido e envolvente e apenas 20% de conteúdo promocional. Isso evita que seu feed pareça um discurso de vendas.

Mesmo que não tenha utilidade, um regram ou retuíte em si não ofende. Este exemplo de UGC da TOMS exigiu um pouco mais trabalho do que uma legenda criativa e ainda assim recebeu muitas curtidas dos seguidores.

A conclusão importante aqui? Nem todas as ideias de postagens em mídias sociais precisam ser profundas ou complicadas, especialmente se você já tiver seguidores dedicados.
6. Clips de vídeo breves
O marketing de conteúdo de vídeo tornou-se obrigatório para as marcas modernas. Infelizmente, muitos veem o investimento em vídeo como muito complicado ou fora de seu alcance.

Entretanto, quando você considera que o conteúdo de vídeo obtém exponencialmente mais compartilhamentos do que vídeo ou texto, as marcas devem analisar seriamente as ideias criativas de mídia social que incorporam vídeo.

É por isso que clipes de vídeo breves ainda são uma ideia perfeita para o Twitter, Instagram e Facebook. Esses clipes requerem edição mínima, podem ser filmados em questão de segundos e são ideais para compartilhamento. Aqui está um bom exemplo da Krispy Kreme:

Não se preocupe em filmar comerciais completos, mas sim clipes curtos e criativos para manter seus seguidores entretidos.

7. Reaproveite seu conteúdo
Pense sobre o planejamento, o esforço e a quantidade de tempo exigido para criar qualquer conteúdo. Não faz sentido espremer o máximo que puder para cada postagem de blog ou vídeo que você fizer?

Mas aqui está uma estatística preocupante: 50% dos artigos recebem apenas oito compartilhamentos ou menos nas redes sociais. Nossa!

Para cada postagem de blog que escrever ou vídeo que gravar, você deve considerar ideias adicionais para promovê-lo nas mídias sociais além de seu formato original. Por exemplo, você pode extrair uma citação de seu conteúdo e redefini-la em uma imagem amigável para compartilhamento via Canva.

Da mesma forma, você pode usar o redirecionamento do conteúdo do seu vídeo para “trechos curtos” específicos para redes sociais. O First We Feast faz isso no Instagram com visualizações curtas de vídeos mais longos em seu canal do YouTube:

Agora, imagine se você redirecionasse cada postagem de blog que escreveu ou vídeo que publicou. Você teria um bom acúmulo de conteúdo compartilhável, certo?

Reaproveitar seu conteúdo não apenas dá nova vida a postagens antigas ou ignoradas, mas também evita que seus seguidores fiquem entediados com a mesma mensagem compartilhada repetidamente.
8. Junte-se a uma outra marca
O marketing conjunto é uma situação em que todos ganham. Duas marcas se unem em uma campanha ou conteúdo como um webinar, e-book ou até mesmo uma promoção especial. Cada empresa obtém exposição para o público da outra.

A mídia social é a plataforma ideal para ideias de campanha de marketing conjunto porque é muito fácil sincronizar seus esforços.

Procure marcas para fazer parceria que não sejam concorrentes, mas que tenham um público-alvo semelhante. Por exemplo, a Sprout fez parceria com empresas como Wistia, Zendesk e outras para criar webinars e e-books.
9. Conselhos práticos e tutoriais
As postagens de blog não são o único lugar em que seus seguidores aprenderão. Embora os artigos sejam um bom meio para analisar as instruções passo a passo, as mídias sociais podem ser igualmente eficazes. O Buzzfeed produz vídeos no Instagram de receitas de dar água na boca que são divididos em etapas acionáveis. Cada vídeo é curto e direto ao ponto, permanecendo abrangente.

Ao pensar em tópicos de tutorial, mantenha ideias que você possa explicar em menos de um minuto. Você pode ganhar pontos de bônus se a sua legenda do Instagram também puder explicar todas as etapas necessárias.
10. Apresente-se ao vivo
Simplesmente há algo atraente sobre o vídeo ao vivo.

Na verdade, as pessoas passam três vezes mais tempo assistindo a vídeos ao vivo no Facebook do que os pré-gravados. Profissionais de marketing como Seth Godin usam a transmissão ao vivo como uma via para responder a perguntas e educar seu público.

Esteja você fazendo um vlog em seu automóvel ou conduzindo uma sessão de perguntas e respostas, responder às pessoas em tempo real estabelece uma conexão mais pessoal com seus seguidores.

A melhor parte? Você sempre pode reproduzir seu conteúdo de vídeo social (pense: vídeos do YouTube, “trechos curtos” no Instagram) no futuro.
11. Atribua o destaue aos clientes
Qual a melhor maneira de mostrar aos seus clientes que você os aprecia do que agradecer a eles?

Vá além de retuitar pessoas que mencionam sua marca e inicie uma campanha que realmente destaque seus clientes.

Por exemplo, você pode ter um programa de cliente da semana destacando seus defensores mais leais, conectando-os a algum brinde ou prêmio.

O Sprout destaca clientes por meio de estudos de caso. Além de mostrar apreciação pelas empresas que usam nosso software, esses estudos também oferecem aos clientes em potencial ideias de mídia social que eles mesmos podem usar.

Quanto mais gratidão você demonstrar aos seus clientes e seguidores, maior será a probabilidade de que eles compartilhem seu conteúdo e promovam seu negócio em seu nome.
12. Conduza uma entrevista
Servindo como uma alternativa para uma sessão tradicional de perguntas e respostas, a mídia social tornou indiscutivelmente mais fácil do que nunca conduzir entrevistas.

Seja por meio do Twitter ou do Facebook Live, entrevistar um influenciador ou profissional relevante em seu setor é a combinação perfeita de educação e entretenimento. Serviços como o BeLive permitem que você conduza entrevistas em tela dividida em tempo real no Facebook.

As entrevistas sociais muitas vezes são informais e improvisadas, parecendo autênticas para o seu público. Como um bônus adicional, você pode redirecionar suas entrevistas sociais em podcasts, postagens de blog e vídeos do YouTube.
13. Faça um Meme
As marcas não devem ter medo de exibir seu senso de humor.

Embora o marketing com memes não seja para todos, a própria mídia social é um terreno fértil para imagens engraçadas e sátiras. Conforme evidenciado por marcas como a Chubbies, certamente há uma hora e um lugar para os memes.

Obviamente, tenha em mente que os memes têm uma vida útil. Se o seu público não conhece o humor, os memes podem parecer estranhos e inacessíveis. Dito isso, muitas marcas com um público mais jovem e uma forte presença social poderiam se beneficiar de algum conteúdo alegre.
14. Aproveite os tópicos em alta
Às vezes, as melhores ideias de mídia social surgem quando você menos espera.

Os tópicos de tendência no Twitter e no Facebook representam uma forma de as marcas lucrarem com o conteúdo atual. Embora você tenha uma janela de oportunidades limitada para que esse conteúdo seja relevante, as postagens de tópicos podem alcançar números elevados. Este foi o caso com este tuíte clássico da Oreo durante o blecaute do Superbowl alguns anos atrás, recebendo bem mais de 15.000 retuítes.

Uma maneira menos urgente de manter o tópico atual é fazer referência a um grande evento que você sabe que está se aproximando. O tuíte recente da rede Arby’s em comemoração à tão esperada segunda temporada de Stranger Things é um ótimo exemplo:

E, em caso de dúvida, evite tópicos políticos ou potencialmente delicados. Não há nada pior do que lidar com um pesadelo de relações públicas na mídia social quando você estava apenas tentando ser inteligente.
15. Peça aos seguidores para marcarem um amigo
Uma maneira fácil de obter mais atenção em seus feeds sociais é o mero ato de perguntar.

Postagens que marcam um amigo estão na moda, pois incentivam as respostas de seus seguidores e trazem novos seguidores em potencial para o grupo. Considerando como é fácil @ alguém em um comentário, adicionar um pedido de marcação a um amigo em uma postagem é bastante simples. Marcas como Alex e Ani pedem regularmente que seguidores marquem seus amigos e familiares via Instagram:

Embora você não precise pedir tags em cada postagem, fazê-lo é uma boa maneira de incentivar uma resposta de uma postagem que, de outra forma, não receberia muito engajamento.
16. Faça um acordo social exclusivo
Embora as marcas não devam pressionar muito seus seguidores com ofertas e negócios, ideias de mídia social, como os anúncios carrossel do Facebook, podem ajudá-lo a obter um retorno sobre o investimento financeiro de sua presença social.

A beleza de exibir anúncios nas mídias sociais é que eles são fáceis de rastrear. Por exemplo, a plataforma de anúncios do Facebook oferece uma quantidade absurda de informações em termos de quem está visualizando os seus anúncios, quem está clicando e quanto valem seus cliques. Enquanto isso, a execução de códigos de cupons exclusivos no Twitter ou no Instagram pode ajudar você a entender qual porcentagem de seus seguidores está disposta a gastar.
17. Faça pesquisas com o seu público
Uma das coisas que a mídia social nos ensinou  foi que as pessoas adoram compartilhar suas opiniões.

As ideias de mídia social, como pesquisas no Twitter, são uma forma de um clique para obter a avaliação de seus seguidores. Esta enquete da AirBNB representa um exemplo divertido, mas eficaz:

As pesquisas não precisam ser um assunto formal, nem precisam ser relacionadas a vendas. A mídia social representa uma conversa, portanto, esteja disposto a ouvir o feedback de seus seguidores. Esta postagem simples baseada em perguntas de Beardbrand é um bom exemplo de como fazer uma pesquisa informal com o seu público:

18. Responda aos seus seguidores
Ao expandir o conceito de mídia social como uma conversa, as marcas devem estar sempre dispostas a responder a seus seguidores. O tempo do seu público é incrivelmente valioso e reservar um tempo para responder indica que você se importa.

Seja um elogio, uma preocupação do cliente ou apenas alguém querendo dizer “Olá”, suas respostas podem falar muito sobre sua marca. A Loot Crate regularmente combina atendimento ao cliente com um toque humorístico, mostrando o quanto eles valorizam o feedback dos seguidores.

pic.twitter.com/ymi51egAz9
— Loot Crate (@lootcrate) 15 de novembro de 2017
Em uma era em que o atendimento ao cliente social é tão importante, você não pode se dar ao luxo de ficar em silêncio sobre seus seguidores.
19. Vá aos bastidores
Em sua essência, as marcas representam as pessoas. Não deixe esse elemento pessoal de seu feed social cair no esquecimento.

Dar a seus seguidores uma visão “dos bastidores” de sua empresa sinaliza autenticidade. Além disso, tirar uma foto ou gravar um vídeo no escritório não precisa ser uma ciência espacial.

Tem um mascote designado para o escritório? Promovendo uma festa? Deixe seus seguidores verem o que você vê. Marcas como a Warby Parker exibem constantemente suas travessuras de escritório, para a diversão de seus seguidores.

20. Compartilhe um marco
Por último, mas não menos importante, as marcas devem estar dispostas a comemorar seu sucesso e vitórias com os seguidores.

Apareceu em uma publicação importante? Alcançou uma meta de vendas? Está animado com uma nova contratação? Migrou finalmente para aquele escritório no centro da cidade?

Deixe seus seguidores saberem. Compartilhar esses momentos com seu público mostra seu lado humano enquanto sinaliza o crescimento de sua marca.

Novamente, o social não tem a ver apenas com “produto, produto, produto”. Contar a história de sua marca e mostrar o que você vale com base em suas realizações pode realmente consolidar o status de sua empresa aos olhos de seu público.
Quais ideias de mídia social chamam sua atenção?
Se você está cansado de postar o mesmo conteúdo antigo, por que não experimentar algumas dessas ideias de mídia social? As marcas nunca devem se sentir forçadas a aderir a um único tipo de conteúdo. Com tantas opções disponíveis, seu feed de redes sociais nunca deve parecer um negócio normal.

Quais são algumas outras ideias criativas de mídia social que você observa as marcas usando atualmente? Você percebe quando as marcas tentam algo fora do comum? Conte-nos nos comentários abaixo.