Dez das melhores ferramentas de análise de mídia social para profissionais de marketing
Se você for o responsável pela análise de rede social da sua marca, terá muito o que explicar.
Porque a capacidade de sua empresa de conquistar seguidores e converter clientes significa responder a perguntas baseadas em dados.
Por exemplo, qual rede social merece a maior parte do seu tempo e orçamento? Quais são os seus conteúdos de melhor desempenho? Qual é o impacto geral da presença social da sua marca em seus negócios?
Além de responder a essas perguntas, de acordo com o Sprout’s 2019 Social Index, 63% dos profissionais de marketing devem discutir o ROI social com seus chefes para justificar seus gastos em campanhas. Mesmo assim, medir o ROI de mídia social ainda é uma pedra no sapato de muitos profissionais de marketing.
Entretanto, não deveria ser. Quer você esteja focado em um único canal ou precise de uma solução para todos os fins, as ferramentas certas de rede social podem oferecer as respostas analíticas de que você precisa para fazer sua marca crescer.
Essas dez ferramentas de análise de rede social podem ajudá-lo a rastrear sua presença social
- Sprout Social
- HubSpot
- TapInfluence
- BuzzSumo
- Snaplytics
- Curalate
- Keyhole
- Google Analytics
- ShortStack
- SHIELDApp
1. Sprout Social
A necessidade de análise de rede social em vários canais torna o Sprout Social uma escolha fácil para o primeiro lugar em nossa lista.
Se você deseja se aprofundar em seu desempenho em uma única rede ou comparar rapidamente os resultados em várias redes ao mesmo tempo, o Sprout tem tudo para você.
Rastreie as impressões da página do Facebook, contabilize os cliques em links do Twitter, meça o crescimento de seguidores do Instagram, avalie o engajamento do LinkedIn, avalie o desempenho do conteúdo no Pinterest e muito mais, tudo no mesmo local.
Em seguida, organize e compartilhe rapidamente seus dados com relatórios fáceis de entender e prontos para apresentação. Ou dê um passo adiante com o Premium Analytics e crie seu próprio relatório personalizado, adaptado aos KPIs da sua organização.
O Sprout vem completo com opções de relatórios padronizados e personalizáveis, o que significa que você tem várias maneiras não apenas de coletar métricas sociais essenciais, mas realmente entender o que elas significam e apresentá-las a outras pessoas, incluindo apenas as métricas de seu interesse e reduzindo o ruído.
Desde tags a tendências e tudo mais, o Sprout coloca análises poderosas ao seu alcance. É possível até mesmo acessar dados relacionados ao desempenho da equipe interna e às atividades dos concorrentes para ajudá-lo a melhorar o atendimento ao cliente ou comparar sua marca com outras de seu setor.Mas as ferramentas ofereciam apenas uma ideia superficial.
A ferramenta Advanced Listening do Sprout oferece dados valiosos relacionados à demografia do público, influenciadores do setor, desempenho de campanha, fatia de visibilidade e opinião do consumidor.
Independentemente de suas necessidades de análise de rede social e relatórios, o Sprout foi desenvolvido desde o início para oferecer uma maneira rápida e fácil de descobrir e exibir informações sociais.
2. HubSpot
Com as ferramentas de análise da HubSpot, é possível vincular o desempenho das mídias sociais ao crescimento dos negócios e da receita. Quer seja publicando diretamente através do HubSpot, ou publicando usando outras ferramentas ou em trânsito, você poderá relatar o sucesso de sua estratégia social em todos os canais. Você também pode comparar o desempenho de vários canais sociais para medir o desempenho da campanha.
As ferramentas de análise social da HubSpot oferecem gráficos e visuais expansivos que dividem os números por recursos específicos da plataforma, como público, duração da sessão e impressões.
O que devemos destacar é que as ferramentas de análise social da HubSpot fazem parte do Marking Hub da HubSpot, seu software de marketing de entrada tudo-em-um. Isso significa que, ao utilizar a plataforma, você terá uma visão de toda a jornada do cliente, não apenas métricas específicas de mídias sociais. Você poderá conferir quais táticas de marketing estão funcionando melhor para o seu negócio, como estão impactando seus resultados financeiros e aprender sobre o ROI de suas campanhas de mídias sociais.
Isso torna o HubSpot uma excelente escolha para empresas cujas equipes de marketing desejam manter todas as funções da campanha em um só lugar.
3. TapInfluence
O boom do marketing de influência criou a necessidade de ferramentas de mídias sociais feitas sob medida para campanhas de influenciadores.
Digite TapInfluence, uma plataforma analítica que remove muitos dos “e se” relacionados ao marketing de influência. Isso inclui métricas como alcance, taxa de engajamento e o preço potencial por trás de qualquer influenciador.
Em suma, o TapInfluence destaca métricas de influência relevantes de forma clara e inequívoca para que as marcas possam entender melhor se um relacionamento potencial faz sentido antes do alcance.
As campanhas de influenciadores não devem ser um buraco negro de ROI. Além das métricas de influenciadores individuais, a plataforma também mede o desempenho de campanhas gerais em relação às análises da competitividade do setor.
4. BuzzSumo
Embora não seja estritamente uma ferramenta social, o BuzzSumo é um recurso incrível para analisar o engajamento social de qualquer parte do conteúdo.
Se você quiser conferir quantos compartilhamentos sua última postagem de blog recebeu no Facebook, Twitter ou Pinterest, o BuzzSumo pode oferecer esses dados. Você também pode monitorar o desempenho do conteúdo que compete por palavras-chave relevantes do setor, permitindo que você confira o desempenho das suas campanhas de marketing de conteúdo em comparação à concorrência.
A mídia social continua sendo um dos principais canais de distribuição de conteúdo. Ao analisar os compartilhamentos sociais, você pode conferir quais tipos de postagens recebem mais engajamento e usar esses dados para informar sua própria estratégia de conteúdo. O BuzzSumo também pode ajudá-lo a entender as variáveis em conteúdo de alto desempenho, como duração, data de publicação e tipo de título.
5. Snaplytics
A popularidade de conteúdo efêmero nas mídias sociais fala por si.
O Snaplytics se concentra exclusivamente em análises para Snapchat e Stories do Instagram. A plataforma analisa métricas como taxa de abertura e conclusão, permitindo que as marcas confiram onde o engajamento com o Story atinge o pico e também em que ponto cai o número de visualizações.
A necessidade de otimizar o conteúdo com base nos Stories é algo que as marcas modernas devem ignorar por sua própria conta e risco.
Embora o Snapchat possa ter caído em desgraça para algumas marcas, tenha em mente que a rede ainda possui centenas de milhões de usuários ativos entre a geração Y e a Geração Z.
Enquanto isso, os Stories representam um dos métodos de maior engajamento de promoção do Instagram. Ir além da análise nativa é uma jogada inteligente para marcas que desejam criar Stories mais atraentes ou, por fim, veicular anúncios com base nos Stories.
6. Curalate
Mais e mais marcas estão apostando suas fichas em vendas sociais (social selling).
Plataformas como Curalate servem como vitrine híbrida e ferramenta de análise para empresas que buscam maximizar suas vendas no Instagram.
Provavelmente, você já viu um link “Like2Buy” com ou sem marca em circulação. Marcas importantes como a Bose aproveitam o Curalate para vendas sociais – confira na bio deles no Instagram.
Ao clicar, somos direcionados a um espaço comercial social onde os usuários podem comprar diretamente.
A plataforma da Curalate capacita as empresas a entender quais produtos obtêm mais cliques e vendas. Isso pode informar diretamente suas campanhas futuras e estratégia de produto, conforme você aprende que tipo de postagem atrai os clientes.
Além disso, o Curalate rastreia as tags e menções do produto, facilitando a identificação e análise do desempenho de campanhas de conteúdo gerado pelo usuário.
7. Keyhole
Para expandir o seu alcance de conteúdo, as análises de hashtag são essenciais.
Ferramentas como o Keyhole oferecem uma análise de desempenho em tempo real do setor e hashtags específicas da campanha no Twitter e no Instagram. Isso permite que as marcas façam promoção durante os horários de pico e, da mesma forma, entendam quais tags são mais populares entre os seus seguidores.
8. Google Analytics
Embora não seja apenas uma ferramenta de análise de mídia social, o Google Analytics é uma das melhores maneiras de monitorar campanhas de mídia social e até mesmo ajudá-lo a medir o ROI social.
Você provavelmente já tem uma conta configurada em seu site para monitorar e analisar seu tráfego neste momento. Entretanto, você sabia que também pode acessar e criar relatórios específicos para rastreamento de mídia social?
Por exemplo, você pode conferir quanto tráfego chega ao seu site a partir de cada rede social ou usar parâmetros UTM para monitorar campanhas de mídia social específicas.
9. ShortStack
Normalmente, realizar um concurso de mídia social requer uma quantidade surpreendente de trabalho de campo.
Desde o processo de escolher um vencedor até a análise do engajamento de uma campanha de brindes, o ShortStack pode dar conta do recado.
Com relação a marcas que realizam concursos ou promoções frequentes, uma ferramenta de análise de concurso dedicada garante que você não esteja simplesmente dando brindes sem motivo. O ShortStack analisa tudo, desde dados de entrada a desempenho de campanha de longo prazo para fazer exatamente isso.
Ao analisar o desempenho do seu concurso com uma ferramenta de análise social como o ShortStack, você poderá conferir as métricas de engajamento e identificar quais tipos de concursos funcionam melhor com o seu público.
10. SHIELD App
Por ser a fonte de 80% dos leads sociais B2B, o LinkedIn está sendo cada vez mais considerado pelas marcas B2B. Ao mesmo tempo, a necessidade cada vez maior de representação de funcionários significa que as marcas devem monitorar a presença de vendedores individuais no LinkedIn, além da página da empresa.
As ferramentas de análise de mídia social emergentes, como o SHIELD , estão ajudando a preencher essa lacuna. Por exemplo, o SHIELD examina o desempenho de perfis de funcionários individuais e suas postagens. A análise de conteúdo, incluindo média de curtidas, comentários e hashtags, pode ajudar os funcionários a otimizar suas postagens antes de compartilhá-las para maximizar o alcance.
Além disso, o relatório da equipe do SHIELD permite que as empresas mostrem lado a lado o engajamento e o crescimento dos perfis de funcionários individuais ao longo do tempo.
E as ferramentas nativas de análise de dados de mídia social?
Essa é uma pergunta pertinente.
Claro, existem informações valiosas que podem ser obtidas no Audience Insights do Facebook ou do Instagram, por exemplo.
Qual é, entretanto, a realidade? Ater-se apenas a ferramentas nativas limita o que você pode aprender sobre sua presença social.
As ferramentas de análise de mídia social de terceiros como o Sprout podem oferecer dados adicionais, e também ferramentas multifuncionais, e isso significa que você não precisa alternar entre diferentes plataformas. Além de economizar tempo, você pode conferir por meio dos números como suas campanhas estão se posicionando nas plataformas, sem necessidade de uma segunda opinião.
O que uma marca precisa em termos de análise obviamente varia de empresa para empresa. Dito isso, adotamos a mentalidade “quanto mais, melhor” quando se trata de coleta de dados.
E com isso, encerramos nossa lista!
Como você pode usar as ferramentas de análise de mídia social para expandir seus negócios?
Como tirar proveito de todas essas ferramentas? Os profissionais de marketing precisam ser proprietários de seus dados.
Fazer isso é a diferença entre executar campanhas baseadas em dados que resultam em um ROI positivo e apenas improvisar.
A quantidade de informações e funcionalidades disponíveis atualmente para as marcas por meio das ferramentas de gerenciamento de mídia social é impressionante, e o número de opções que você tem para análises é apenas um exemplo. Não importa quais ferramentas estejam em seu arsenal (e esperamos que Sprout seja uma delas), faça questão de se aprofundar em seus dados para obter o máximo de suas campanhas futuras.
Entretanto, adoraríamos saber a sua opinião. Qual é o seu maior desafio ao escolher entre as ferramentas de análise de mídia social? Algum recurso que você ainda deseja? Pontos de dados com os quais você tem problemas para rastrear? Conte-nos nos comentários abaixo!
- Categories
Melhores Horários para Postar nas Redes Sociais em 2024
Publicado em abril 17, 2024 Tempo de leitura 12 minutos - Categories
15 ferramentas de análise de concorrência para espionar seus concorrentes
Publicado em janeiro 4, 2024 Tempo de leitura 11 minutos - Categories
Dez maneiras de aumentar o número de seguidores reais no seu Instagram
Publicado em abril 2, 2021 Tempo de leitura 11 minutos - Categories
Como redigir uma proposta de mídia social de sucesso (modelo grátis incluído)
Publicado em março 26, 2021 Tempo de leitura 8 minutos
Compartilhar