Desde o lançamento da função Histórias do Instagram em meados de 2016, o Snapchat e o Instagram estão competindo a todo vapor para liberar novidades quentes e manter clientes em sua própria plataforma.

No ano passado, o Snapchat investiu em seus filtros de câmera e edição. Para concorrer, o Instagram adicionou a função Histórias, adesivos e transmissão ao vivo.

Na medida em que os recursos do Instagram se tornam indiscutivelmente similares aos do Snapchat, torna-se ainda mais difícil para os publicitários determinar em qual plataforma devem focar. Este artigo descreverá os recursos para que você possa tomar a melhor decisão para o seu negócio na questão Instagram vs Snapchat.

Instagram vs. Snapchat: Estatísticas

q1

Historicamente, o Instagram começou em 2010 como uma plataforma de compartilhamento de fotos. Ele foi comprado pelo Facebook em 2012. Desde a compra, recursos típicos do Facebook foram acrescentados ao Instagram, como linha do tempo algorítmica, anúncios direcionados e o Instagram Live.

As demografia do Instagram incluem:

O Snapchat começou em 2011 como uma plataforma de compartilhamento de fotos temporárias. Ela foi criado em oposição à ideia de “vida editada que as pessoas sentem que precisam desempenhar quando postam nas redes sociais. Em 2016, o Snapchat ultrapassou o Twitter no número de usuários diários. A empresa abriu o capital em março de 2017.

As demografias do Snapchat incluem:

Lição: se a base de clientes da sua empresa é composta principalmente de millennials mais jovens, o Snapchat pode ser a plataforma certa para você. Ele é uma escolha de nicho e oferece uma visão mais “autêntica” de dentro da empresa.

Tipos de posts e opções de edição

A proposta inicial do Snapchat do desaparecimento de posts e mensagens já passou por algumas renovações. Screenshots agora são permitidos com uma notificação enviada ao criador original. Os posts também podem ser salvos ou carregados e vídeos podem ser reproduzidos mais de uma vez.

Chats direto e Snaps não expiram, mas qualquer Snap que faz parte de uma história desaparece após 24 horas.

A NASA usa Histórias do Snapchat para compartilhar informações dos bastidores de seus vários programas. Quatro dos Snaps abaixo são parte de uma história maior sobre a manutenção de uma estação:

Embora o recurso de postar algo que ninguém jamais vai ver novamente já não seja tão relevante, o Snapchat oferece uma variedade de edições divertidas e modos de filtro.

Os recursos de edição do Snapchat têm opções de texto, adesivos, adesivos de geolocalização, Bitmojis personalizados e uma enorme variedade de filtros de selfie.

title title

No Instagram, os posts evoluíram de simples fotos a vídeos, posts Boomerang e, sua mais nova funcionalidade, os posts carrossel.

A opção de fazer o upload de várias fotos e vídeos em um post é outra maneira para uma marca introduzir narrativas em seus posts. Isso também proporciona às empresas a opção de agrupar imagens semelhantes, em vez de criar mensagens separadas, por exemplo, em um evento.

Nas Histórias do Instagram, as marcas podem adicionar posts que expiram após 24 horas, assim como nas Histórias do Snapchat. Embora haja a opção de adicionar etiquetas e locais, as opções de filtros são claramente menores que as do Snapchat.

Se sua empresa está interessada em tomar o Snapchat como uma plataforma de rede social, você pode salvar suas Histórias do Instagram e cruzá-las com as do Snapchat para criar conteúdo.

Lição: empresas que têm vozes mais humorísticas on-line vão achar as opções de edição do Snapchat mais do seu feitio. No entanto, dado que novos recursos de Histórias do Instagram são muito semelhantes aos do Snapchat, é possível que o Instagram alcance a variedade de filtros que tornaram o Snapchat famoso.

Instagram vs. Snapchat: Engajamento

Em ambas as redes, existem várias formas possíveis de engajamento com o público. O Instagram tem opções públicas e privadas, enquanto o Snapchat dispõe principalmente de métodos privados de comunicação.

No Instagram, você pode se engajar com um post ao curti-lo, comentar sobre ele, salvá-lo e enviá-lo diretamente por mensagem. Formas adicionais de engajamento incluem curtir um comentário ou ampliar uma foto para dar zoom.

Além de fazer posts, você pode mandar mensagens diretas aos clientes, responder a Histórias do Instagram e assistir a sessões do Instagram Live.

No Snapchat, seu engajamento se baseia mais em um nível individual de interação. Você pode responder diretamente a uma História ou enviar uma História para um amigo. Embora o Instagram ofereça recursos semelhantes, o Snapchat criou esses métodos de comunicações fazendo com que sejam mais predominantes nessa rede.

Lição: para empresas interessadas em construir uma relação mais pessoal e com um público mais engajado, o Snapchat pode ser a melhor escolha. Por outro lado, o Instagram ganha por sua seleção mais variada de métodos de engajamento e acessibilidade.

Explorando novas contas

Na hora de adicionar um novo amigo, o Snapchat permite que você procure o nome de usuário, use o Snapcode ou sua agenda.

Sua opção de explorar contas é feita principalmente por meio da seção de conteúdo de editores autorizados. Para descobrir novas contas, você precisará ter um Snapcode ou ver a conta de uma marca sendo promovida em uma rede diferente.

title

Com o Instagram, você pode facilmente encontrar novas contas clicando na guia Explorar ou navegando seu feed. O conteúdo na aba Explorar se baseia em suas atividades nas interações com contas semelhantes.

title

Lição: o Instagram torna muito fácil encontrar novas contas, enquanto o Snapchat depende do boca a boca ou outras maneiras criativas de publicidade.

instagram management gif

Instagram vs. Snapchat: Publicidade

A plataforma de publicidade do Instagram está intimamente ligada às ofertas de anúncios do Facebook. Na verdade, quando você cria um anúncio do Facebook, tem a opção de incluir o Instagram como uma plataforma.

title

Dada esta relação muito próxima, você tem muito mais controle sobre como seus anúncios são distribuídos. Anúncios no feed e nas Histórias do Instagram são marcados com “Patrocinados”. Eles podem, opcionalmente, incluir um plano de ação para o cliente, levando-os a uma página de destino ou a opção de assinatura.

As ofertas de publicidade do Snapchat variam de conteúdos (como um artigo) até diversão (como Sponsored Geofilters). Geofilters baseiam-se no tempo e local. Eles podem ser usados para qualquer coisa, desde casamentos até promoções de restaurantes.

Lição: o Instagram oferece uma plataforma de publicidade direcionada, graças ao Facebook. No entanto, as opções de publicidade do Snapchat são mais divertidas e criativas.

Instagram vs. Snapchat: Analíticas

As ofertas de Analíticas do Instagram são monitoráveis por meio de suas ofertas nativas ou de seus próprios relatórios. Métricas como contagem de seguidores, taxas de engajamento e visualização de histórias são maneiras de você verificar facilmente como a sua marca está se saindo.

title

As únicas opções para analisar o desempenho no Snapchat dependem das contagens de visualizações da História e screenshots. Esses números podem ser vistos em cada post da sua História. Infelizmente, os números só ficam disponíveis pelo mesmo tempo que a História, então certifique-se de pegá-los antes que terminem as 24 horas!

snapchat screenshots and views

Lição: o Instagram vence de longe no que se refere a fornecer analíticas para as empresas. O Snapchat foi construído como uma plataforma de mensagens particulares, então faz sentido que suas analíticas sejam mais difíceis de monitorar.

Qual rede é a melhor para você?

O Snapchat e o Instagram estão continuamente criando novos recursos, e será interessante ver como as redes vão evoluir ao longo do tempo. O público do Instagram é maior e mais acessível, mas se sua empresa é voltada para uma geração mais jovem, então o Snapchat pode ser mais adequado para você.

No entanto, com as Ferramentas de Relatório do Instagram do Sprout Social, nós damos à empresa uma visão mais detalhada das métricas centrais e padrões de publicação. Saiba mais sobre as hashtags mais usadas, monitoramento de tendências e responda aos comentários por meio de uma plataforma unificada de feed com o Sprout.

instagram competitive analysis

Quer ver como analisamos bem o seu conteúdo do Instagram? Inscreva-se na versão de teste gratuita de 30 dias e comece a monitorar os dados mais importantes do seu Instagram.

Assim como acontece com qualquer nova rede social que você passa a usar, certifique-se de explorar bem e observar as marcas em ação antes de começar a agir por conta própria. Duas das principais razões informadas pelos consumidores para deixar de seguir marcas são: spam e conteúdo irritante.

Nós queremos saber: qual rede social funcionou melhor para você? Você tem marcas favoritas que adora seguir no Instagram ou Snapchat?