E em relação a hashtags no Facebook?
Essa é uma pergunta real que os profissionais de marketing fazem a si mesmo em 2015 – as pessoas ainda usam hashtags no Facebook?
Por muito tempo, as hashtags foram inequivocamente associadas ao Twitter. Embora as pessoas ainda criem hashtag para palavras ou frases no Facebook, parece quase uma gafe no reino da rede social.
E como empresa, a última coisa que você quer é parecer que está fora das tendências das redes sociais com seus clientes.
Fundamentos das hashtags: como funcionam
Até agora cada profissional de marketing deve saber o que é uma hashtag ou pelo menos reconhecê-la quando visualizá-la nas redes sociais. Formalmente conhecida como tecla sustenido para muitos, as hashtags agora são utilizadas em posts nas redes sociais para serem clicadas, o que, então, lhe direciona a um grupo de usuários que estão falando sobre o mesmo assunto ou estão usando essa hashtag.
As hashtags têm seu próprio URL, o que torna mais fácil procurar o que as pessoas estão dizendo na rede social sobre um assunto específico, evento ou marca. Para os profissionais de marketing, as hashtags têm sido uma porta de entrada para campanhas rastreáveis que permitem que as pessoas vejam diretamente o que os outros falam de sua marca.
Neste exemplo, a Cincinnati Bengals usa a hashtag #SEAvsCIN para iniciar a discussão sobre o próximo jogo. Isso dá aos usuários do Facebook a oportunidade de comentar, postar ou compartilhar tudo que se relaciona a esse jogo específico.
Se você ainda está inseguro sobre hashtags no marketing, experimente este jogo divertido. Na próxima vez em que você assistir televisão numa transmissão de um grande evento ao vivo (o Oscar, Super Bowl etc.), acompanhe para saber cada vez que uma hashtag é usada, não só durante os comerciais, mas durante a transmissão, também. As hashtags estão literalmente por toda parte e a indústria do marketing de rede social adotou rapidamente o método para ver o engajamento geral da marca. Além disso, as empresas agora usam as hashtags para atingir os clientes que podem ter dúvidas, preocupações ou elogios.
Mas hashtags não são apenas para o Twitter?
Muitas pessoas pensam que as hashtags são úteis apenas para o Twitter, mas é assim. As hashtags são muito populares na maioria das redes sociais, tais como Instagram, Goggle+, Pinterest e Tumblr.
No entanto, o Facebook ainda é um ótimo lugar para os profissionais de marketing atingirem o público com hashtags. As analíticas do Facebook ainda são essenciais para as empresas avaliarem o desempenho e se envolverem com o público. As ferramentas de gestão do Facebook oferecidas pelo Sprout facilitam para os profissionais de marketing visualizar seus esforços e estratégias.
Comparado com o Twitter, o Facebook usa um algoritmo similar para monitoramento de URL diferente com hashtags. Mas o Facebook usa as hashtags para agrupar ou categorizar conversas entre pessoas.
Para tirar máximo proveito das hashtags no Facebook, temos alguns macetes para buscar adequadamente o tráfego desejado:
Basta buscar pela hashtag na barra de pesquisa do Facebook usando o símbolo #. No entanto, isso nem sempre funciona perfeitamente para buscas rápidas. Neste exemplo, buscamos “postseason”, que devolveu uma série de landing pages.
O método de busca Facebook.com/Hashtag/postseason traz resultados mais precisos que mostram menções recentes de amigos e outros conteúdos extremamente compartilhados. Agora podemos ver todos os posts relevantes referentes a “#postseason” no Facebook.
Enquanto o Twitter pode lhe mostrar cada tweet recente com a hashtag, o Facebook pode trazer à tona informações diferentes. Isso coloca ainda mais ênfase no uso de hashtags corretamente no Facebook porque não é totalmente igual ao oeste selvagem do Twitter.
Conheça seu limite de hashtags
Não há quantidade definida de hashtags que você pode usar no Facebook em comparação com a limitação de caracteres do Twitter. Mas um grande problema com os indivíduos e as empresas é que alguns tendem a usar muitas hashtags. Um infográfico da Surepayroll mostrou que o uso excessivo de hashtags no Facebook faria mais mal do que bem. O relatório apontou alguns números interessantes para a quantidade de hashtags por história no Facebook.
Podemos ver claramente aqui que, quanto mais hashtags por post, maior a probabilidade de o engajamento cair. A pesquisa descobriu que os posts da SurePayroll no Facebook sem hashtags realmente são melhor para o engajamento do que os que têm hashtags.
O alcance viral médio por fã foi de apenas 0,8% para aqueles que usam hashtags enquanto os usuários que não usam hashtags atingiram um alcance viral mais elevado: 1,3%. Isso significa que você deve considerar seriamente a importância de cada hashtag antes de ficar adicionando qualquer coisa só para se divertir.
O valor das hashtags no Facebook
Você pode estar se perguntando por que deve se preocupar com hashtags se elas só reduzem as interações e o alcance viral quando são utilizadas. Embora essa informação não seja verdadeira, as hashtags ainda desempenham um papel importante na obtenção de tráfego e de atrair a atenção para sua página do Facebook.
As hashtags são fundamentais para o alcance geral dos seus posts. Elas dão-lhe uma melhor compreensão de como os clientes interagem com a sua marca. Essas análises poderiam ser fundamentais para ajudar você a perceber como os outros interagem com a seu hashtag específica nas notícias e em posts públicos no Facebook.
No Sprout Social, vivemos e respiramos analítica social, motivo pelo qual criamos o relatório Páginas do Facebook. Esse recurso lhe concede uma sólida discriminação do seguinte:
- Possível alcance
- Níveis de engajamento
- Quantidade de curtidas, comentários e compartilhamento por peça de conteúdo
- Número de posts, incluindo link, foto, vídeo ou status
- Compartilhamento por local, dia da semana ou gênero
- Quantidade de perguntas (comentários ou mensagens com “quem, “o quê”, “onde”, “como” e “por quê”)
#Não #Seja #Esse #Cara
Todos esses dados lhe concedem a oportunidade de usar hashtags em peças de conteúdo da tendência ou relevantes para que possa impulsionar ainda mais o engajamento com os usuários do Facebook. O Facebook tem muitos resultados de busca irrelevantes com hashtags, mas é por isso que você deve se concentrar em usá-lo da maneira certa.
É meio que um exagero a quantidade de hashtags, mas cada uma oferece aos leitores uma rápida explicação sobre o post. A Yamaha cria hashtags com o nome da moto, marca e a empresa que colaborou para construir a XSR700.
Você pode prejudicar de forma significativa a sua marca se tentar ser mais esperto que os algoritmos de hashtags usando termos muito procurados em conteúdo que não é seu. Tente não pegar carona em grandes eventos, utilizando as hashtags relevantes que eles usam para vender seu produto, a menos que realmente faça sentido agir assim.
Em vez disso, seja esperto com as hashtags durante eventos. Aqui vemos a Sharpie usando a hashtag “Happy World Teachers Day” [Feliz dia mundial dos professores]. As canetas são sinônimos de notas, o que torna essa hashtag de uso relevante e espirituoso.
É sempre inteligente manter as hashtags simples. Na verdade, um relatório do Poynter Institute, líder em melhores práticas de jornalismo, recomenda que as empresas usem não mais do que duas hashtags. Quando você usa três ou mais, seu engajamento cai 17%.
Respeite o seu público e não o sobrecarregue com uma longa lista de hashtags, mesmo que sejam relevantes. Para as empresas, é tudo uma questão de simplicidade. As hashtags devem ser:
- Fáceis de lembrar
- Esperadas pelas outras pessoas
- Óbvias para os leitores
- Curtas (menos de três palavras)
- Com inicial maiúscula em cada palavra
- Relevantes à sua marca
Lembre-se: os usuários do Facebook são mais sensíveis a posts com hashtags do que os do Twitter. É inteligente saber quantos posts você deve enviar a cada rede social por dia. É por isso que o Twitter pode ir mais longe com as hashtags utilizadas frequentemente, enquanto alguns usuários do Facebook não querem nada disso.
Deixe fluir seu lado criativo
Uma grande questão sobre as hashtags é que elas lhe dão a capacidade de ser criativo com suas palavras. Embora o objetivo seja ter hashtags curtas, direto ao ponto e fáceis de digerir, você tem muito espaço para mostrar seu lado divertido.
Quando suas hashtags são bem-humoradas ou espirituosas, você tem tudo para atrair os olhos dos leitores. Os usuários muitas vezes gostam de se sentir envolvidos e fazem uma gracinha de vez em quando. Isso lhe dá uma oportunidade de mostrar humor e fazer com que os seus seguidores do Facebook produzam suas próprias publicações criativas.
Além disso, você pode jogar com as palavras, contar uma piada ou simplesmente mostrar o seu poeta interior para atrair os leitores a participar. Esteja sempre atento a deturpações de hashtags e evite o uso de palavras que estejam sendo utilizadas em outra campanha. Caso contrário, pode acabar em um mundo de problemas com a sua marca se não pesquisar a hashtag primeiro para garantir que seus resultados não trazer nada de ofensivo ou inapropriado.
Tenha um plano para suas hashtags
Não há uma resposta definitiva entre os especialistas em rede social sobre se as hashtags devem ser usadas no Facebook ou não. No entanto, a maioria dos profissionais lhe dirá que, se se elas forem usadas corretamente, nenhum dano chegará à sua estratégia de marketing com as hashtags do Facebook.
As hashtags devem transitar entre as plataformas para que você possa monitorar melhor o engajamento nas redes sociais em cada palavra ou frase. Seu objetivo final deve ser o de se tornar mais pesquisável no Facebook; as hashtags podem ajudá-lo a chegar lá.
Você pode até usar ferramentas como Hashtagify.me, que encontra as hashtags de tendência ou relevantes com base na sua busca. Isto torna mais fácil planejar suas hashtags estrategicamente, se você pretende usá-las no Facebook, Twitter, Instagram ou nos três.
Mas fazer tudo isso exige planejamento. Como qualquer campanha de rede social, você precisa ter um objetivo final com sua pesquisa. Com a ajuda do Sprout Social, você não apenas tem um pulso em suas interações e impressões do Facebook, como também tem análises detalhadas para fazer backup de suas decisões para o Facebook.
Nossas ferramentas de analítica do Facebook permitem identificar seu melhor conteúdo, como vídeos, imagens ou hashtags do Facebook. Os relatórios detalhados lhe oferecem informações no âmbito dos posts em seus usuários envolvidos por comentários, compartilhamentos e alcance. A plataforma totalmente integrada é obrigatória a uma empresa social e ajuda as marcas a gerenciar uma ou mais Páginas do Facebook – todas dentro da mesma Inbox Inteligente.
Experimente o período de avaliação gratuita de 30 dias para gerenciar suas hashtags no Facebook e veja o que o Sprout pode fazer por você!
Se você tem outras recomendações sobre como usar as hashtags no Facebook, adoraríamos conhecê-las. Por isso, sinta-se à vontade para deixar um comentário abaixo!
- Categories
Melhores Horários para Postar nas Redes Sociais em 2024
Publicado em abril 17, 2024 Tempo de leitura 12 minutos - Categories
15 ferramentas de análise de concorrência para espionar seus concorrentes
Publicado em janeiro 4, 2024 Tempo de leitura 11 minutos - Categories
Dez maneiras de aumentar o número de seguidores reais no seu Instagram
Publicado em abril 2, 2021 Tempo de leitura 11 minutos - Categories
Como redigir uma proposta de mídia social de sucesso (modelo grátis incluído)
Publicado em março 26, 2021 Tempo de leitura 8 minutos
Compartilhar