Se você ainda não estiver usando as hashtags do Twitter em toda sua capacidade, pode estar perdendo muitas impressões e engajamentos em potencial. Em outras palavras, poderia ser uma oportunidade perdida de atrair um público relevante na plataforma. Portanto, mesmo se você souber o que tuitar, pode não ter a visibilidade ideal para seus tuítes sem as hashtags certas.

Este guia explicará como e por que as hashtags do Twitter são importantes para sua marca, como encontrar hashtags populares, relevantes e de tendências e quando usá-las para marketing. Vamos começar.
Por que as hashtags do Twitter são importantes?
As Hashtags são uma combinação de palavras-chave ou frases precedidas do símbolo #, excluindo-se espaços ou pontuações. Por exemplo, se você colocar o símbolo # antes das palavras “mídias sociais”, ele se transformará em uma hashtag #mídias sociais.

As hashtags ajudam a agrupar tuítes e conversas em torno de um tópico semelhante para que as pessoas possam encontrar e seguir facilmente o que lhes interessar. Assim, quando alguém clicar ou pesquisar uma hashtag específica, poderá encontrar todos os perfis e postagens públicas que utilizam essa hashtag. Por exemplo, se eu pesquisar #homecooking, poderei conferir muitas postagens de refeições caseiras.

Então, quando você usa hashtags relevantes com o seu tuíte, há uma boa chance de ela aparecer quando as pessoas pesquisarem essa hashtag ou tópico. E quanto mais visível for o seu tuíte, maior será a probabilidade de as pessoas se engajarem com ele. As hashtags ajudam a impulsionar a descoberta de tuítes e expandir o seu alcance além daqueles que já seguem você.
Quais hashtags são tendência no Twitter?
O engajamento com as hashtags que são tendência no Twitter também pode ajudá-lo a atrair um público altamente relevante, interessado no que você tem a dizer. Alguns podem descobrir seus produtos por meio dessas hashtags, enquanto outros podem começar a seguir a sua marca.

O que significa uma hashtag do Twitter se transformar em “tendência”? As tendências do Twitter são encontradas na barra lateral “O que está acontecendo” no computador ou na guia de pesquisa no celular e mostram os tópicos que estão ganhando impulso e conduzindo a conversa no Twitter. Esses tópicos, notícias e hashtags populares são selecionados com base em tendências globais, regionais ou relacionadas pelo algoritmo do Twitter aos próprios interesses de um indivíduo, dependendo das configurações do usuário.

Uma fonte confiável de hashtags que são tendência no Twitter são as hashtags de dias festivos que ocorrem regularmente, e que frequentemente entram no ranking das principais hashtags do Twitter quando ocorrem. Criamos um calendário anual completo de dias festivos com hashtags, que você pode inserir facilmente em seus planos de publicação.

Além dessas hashtags principais mais previsíveis, as tendências do Twitter emergem rapidamente em torno das notícias do dia, eventos e até memes que ganham força viral inesperadamente.

Embora seja recomendável optar por hashtags e conversas que sejam tendências, certifique-se de compreender totalmente o significado de uma determinada hashtag e verificar a sua relevância para a voz e identidade da sua marca antes de disparar um tuíte. Assim como as marcas foram cooptadas por grupos que procuram distorcer sua mensagem, as hashtags usadas nas tendências em evolução podem rapidamente assumir conotações adicionais inesperadas.

Por esse motivo, o uso de ferramentas de pesquisa e busca de hashtags pode ajudá-lo a incorporar hashtags de maneira eficiente e eficaz em seu conteúdo futuro – continue lendo para saber como encontrar as principais hashtags do Twitter.
Três maneiras de pesquisar quais hashtags são tendência no Twitter
Além de saber quando usar as hashtags do Twitter, você precisa descobrir quais são as hashtags populares e de tendência. Aqui estão três maneiras de encontrar as hashtags que são tendência do Twitter:
1. Pesquisa de tendências nativas do Twitter
O Twitter disponibiliza um recurso de busca nativa que permite que você se mantenha atualizado com os tópicos e as hashtags de tendência mais recentes. No painel do Twitter, clique na guia #Explorar. Em seguida, selecione a guia “tendências” para obter uma lista dos tópicos e hashtags que são tendência na sua região.

Você também pode encontrar uma lista de tópicos populares e hashtags personalizadas de acordo com os seus interesses. Além disso, você pode conferir os tópicos mais populares em diferentes categorias, como esportes e entretenimento. No final das contas, como essas são as principais tendências em um público amplo, pode ser difícil definir os detalhes que podem interessar ao público de sua marca. É aí que entra uma ferramenta mais poderosa.
2. Sprout Social
Para criar uma lista mais relevante de hashtags que são tendência no Twitter, aproveite ao máximo as ferramentas de escuta social do Sprout. O Relatório de tendências do Twitter permite que você visualize tópicos e hashtags que as pessoas usam com frequência ao mencionar a sua marca. Você pode até obter analíticas de hashtag abrangentes para cada uma das hashtags mencionadas no Relatório de tendências, incluindo a frequência por dia ou por pessoas e marcas que mencionam ou falam sobre você.

O uso de ferramentas de escuta social ajuda a aprimorar a conversa específica que o público de sua marca está tendo.  É interessante optar por hashtags que são tendência para obter visibilidade, entretanto, é muito mais provável que você gere valor de longo prazo, como fidelidade à marca e conversões com as hashtags do Twitter que sejam altamente relevantes para o interesse de seu público. Por exemplo, uma rede de padarias pode ter algumas fotos bonitas para compartilhar no #NationalPetDay, mas elas podem realmente aumentar a conscientização do público, a descoberta de produtos e a conversão com imagens atraentes e apetitosas no #NationalDonutDay.

A realização desta pesquisa não precisa ser uma adição demorada para seus esforços de marketing de mídias sociais – verifique nossa lista de 40 maneiras de usar a escuta social para se inspirar em maneiras direcionadas e eficientes de começar a usar essas informações poderosas.
3. Trendsmap
O Trendsmap ajuda você a enfrentar as limitações da função de pesquisa de hashtag nativa do Twitter, mostrando as últimas tendências de hashtags, além de permitir que você explore o seu desempenho ao longo do tempo. Também oferece uma perspectiva detalhada sobre determinados tópicos, permitindo que você confira os tuítes e contas mais populares relacionados a eles.
Quando e como usar as hashtags do Twitter para a sua marca
O segredo em relação às hashtags do Twitter é usá-las corretamente, em vez de apenas usá-las cegamente e esperar o melhor. Isso é especialmente verdadeiro para aqueles que administram contas de mídias sociais de marca, pois exige uma abordagem calculada para o marketing adequado de hashtags.

Confira quando você deve usar as hashtags do Twitter para a sua marca:
1. Tuitando sobre eventos e conferências
Aproveite ao máximo as hashtags que são tendência no Twitter para participar de conversas sobre eventos populares (#Oscars) e conferências do setor (#SocialMediaWeek). Melhor ainda, se sua marca estiver participando ou fazendo uma contribuição relevante para um evento, você pode usar essas hashtags para compartilhar notícias sobre a sua participação.

Veja como a Billboard usa a hashtag #Grammys no tuíte a seguir para criar uma discussão sobre o evento.

2. Observando feriados e celebrações
Use as hashtags do Twitter ao celebrar um feriado nacional (#Dia de Ação de Graças) ou global (#Dia da Terra) com a sua comunidade. Além dos feriados altamente significativos e importantes, você pode se divertir com celebrações menos conhecidas, como o Dia Nacional da Panqueca ou o Dia Nacional do Emoji. Certifique-se de aproveitar ao máximo as comemorações que são altamente relevantes para o seu produto.

Confira, por exemplo, a postagem da popular rede de hambúrgueres Five Guys sobre o #NationalBurgerDay.

3. Promovendo campanhas de marca
O melhor momento para usar as hashtags do Twitter é quando você está promovendo a sua marca e os seus produtos. Pode ser por meio de uma hashtag para uma determinada campanha de marketing ou até mesmo uma hashtag para o próprio produto. Também pode ser criada uma campanha de hashtag de marca para coletar conteúdo gerado pelo usuário e obter ainda mais visibilidade em torno de sua marca.

Por exemplo, o Social Media Examiner usa a hashtag #SMEchat para promover seu bate-papo no Twitter.

4. Participando de tópicos de cultura pop
O Twitter é um centro de conversação, especialmente sobre tópicos de cultura pop. Portanto, se você decidir participar dessas conversas, o uso de uma hashtag relevante para o tópico ajudará o seu tuíte a obter alguma visibilidade.

Confira, por exemplo, como o Twitter oficial da rede Wendy’s usa a hashtag #ACNH do Animal Crossing: New Horizons no seguinte tuíte.

Lembre-se de que sua marca não precisa se envolver em todos os tópicos da cultura pop. Crises de mídias sociais podem acontecer mesmo quando você considerar que o seu tuíte estava de acordo com o tópico. Certifique-se de entender o tópico antes de postar.
5. Participando de desafios e tendências semanais populares
Muitas das tendências de hashtags do Twitter envolvem desafios e tendências semanais, como #ThrowbackThursday, #MondayMotivation, etc. Então, se você decidir participar desses desafios e tendências, não se esqueça de fazer uso das hashtags relevantes.

Confira a Subaru retuitando algo para #FeelGoodFriday.

6. Mostrando seu apoio a uma causa
Em uma era de consumidores socialmente conscientes, tornou-se crucial que as marcas lutem por uma causa. De acordo com a pesquisa #BrandsGetReal do Sprout Social, 70% dos consumidores acham que as marcas devem se posicionar sobre questões públicas.

E ao mostrar seu apoio a uma causa, use as hashtags mais utilizadas do Twitter para ganhar mais visibilidade. A rede Ben & Jerry’s tem sido exemplar nesse aspecto, conforme abordado em nosso recente Social Spotlight. Veja como eles usaram #StopHateforProfit no tuíte abaixo, por exemplo.

7. Postando sobre tópicos de interesse geral
Mesmo quando você posta sobre tópicos de interesse geral (#nature, #marketing, etc.), incluir uma hashtag relevante o ajudará a ganhar mais visibilidade entre um público interessado.

Confira o uso de hashtags como #ethicalfashion e #sustainablefashion no seguinte tuíte da marca britânica Pretty Polly, por exemplo. Ao usar esses tópicos de interesse geral, eles expandiram seu público para além do mercado local.

As Hashtags do Twitter para sua estratégia de marketing
O uso eficaz de hashtags no Twitter frequentemente se resume a encontrar um equilíbrio entre as hashtags de marca originais e entrar na conversa sobre as hashtags de tendência relevantes. Isso lhe oferecerá opções em sua estratégia de publicação e planejamento de conteúdo: você se concentrará no pré-planejamento de conteúdo em torno de uma hashtag de campanha ou prefere ganhar visibilidade por meio de tendências populares do Twitter e eventos como hashtag de feriados existentes?

De qualquer forma, as hashtags são uma via poderosa para o reconhecimento e o sucesso da marca. Você notou como as marcas de fast food como a rede Wendy’s criaram suas próprias hashtags e as tornaram virais no Twitter? A marca usou sua hashtag #WendysBreakfastBattle para tuitar críticas aos seus concorrentes. Leia mais sobre a campanha de hashtag viral e mais tendências em nosso 2020 Sprout Social Index e para inspiração em sua próxima campanha.