O maior objetivo dos profissionais de marketing quase sempre é ser visto e ter a confiança do público. E a maioria deles admite hoje que uma grande parte do seu público está nas redes sociais. Mesmo que não seja fácil ganhar confiança, existem práticas simples das redes sociais para profissionais de marketing tirarem máximo proveito das suas ações e campanhas.

Se você não otimizar sua estratégia nas redes sociais, verá poucos resultados. Não é nenhuma surpresa que uma pesquisa da Ascend2 descobriu que 49% dos publicitários digitais dizem que as redes sociais são o tipo de publicidade mais difícil de executar, o que pode ser a razão para você estar aqui. Mas é importante saber que 43% também acreditam que as redes sociais são a opção mais vantajosa.

Ninguém disse que era fácil ser bem-sucedido em todas as redes. É preciso muito empenho, estratégia e planejamento para fazer com que seu público das redes sociais confie na sua marca. É por isso que estamos disponibilizando cinco das principais práticas das redes sociais para deixar sua marca mais perto de sua recompensa:

Pular para o infográfico de práticas recomendadas para as redes sociais.

1. Defina suas redes sociais ou temas

Cada rede oferece meios de comunicação diferentes para o seu público. A maneira como você usa e configura seus temas nas redes sociais dá uma ideia ao público sobre o que esperar de seus canais. Por exemplo, algumas das empresas mais populares nas redes sociais têm um tema específico ou são notórias por seus canais.

target instagram screenshot example

A Target destaca suas cores vibrantes de verão no Instagram, mas isso não quer dizer que todos os canais têm que apresentar o mesmo conteúdo. Muito pelo contrário. A maioria das empresas prefere usar o Twitter como uma ferramenta de atendimento ao cliente, enquanto o Instagram é mais para técnicas criativas e de construção de público.

Marcas atuando nas redes sociais

Tudo bem se você estiver confuso com o tipo de temas sobre os quais estamos falando. Aqui está uma lista de algumas das nossas marcas favoritas que definiram claramente seus temas em seus canais de redes sociais:

    • Casper: a Casper usa o Twitter efetivamente para tuitar mensagens divertidas e cômicas que giram em torno da mesma ideia central–o sono. A empresa de colchões é excelente em despertar consciência sendo uma fonte de humor para os fãs, clientes ou potenciais clientes no Twitter.

    • AskPlaystation: outra especialista no Twitter é a Playstation da Sony. A empresa utilizacontas variadas no Twitter para diferentes fins. Seu canal de suporte ao cliente, AskPlaystation, deixa promoções de lado e dá aos usuários um caminho direto para a solução de problemas, horários de inatividade da rede e atualizações.
    • Airbnb: esta marca única de alugueis de viagem usa o Instagram para destacar visualmente suas opções mais extravagantes no mundo. Cada anúncio está realmente disponível e pode ser visto em uma página especial clicável no perfil do Airbnb.

  • Microsoft: a gigante da informática usa o Facebook com sucesso para promover blogs internos e externos em sua página. No entanto, eles também usam o Facebook para promover notícias e outros eventos relacionados à Microsoft.

Tipos de temas de conteúdo

Agora, você sabe quais marcas estão tendo sucesso, mas como é que sua empresa pode fazer o mesmo sem copiar completamente o tema alheio? Felizmente, existem vários tipos de conteúdo que ajudam a aumentar sua visibilidade e engajar seu público ao mesmo tempo.

Aqui estão alguns dos nossos temas favoritos de conteúdo que os publicitários podem usar nos canais de redes sociais:

Conteúdo gerado pelo usuário (UGC)

Incentive os usuários a enviarem seu próprio conteúdo para postar na sua conta do Instagram. A Urban Outfitters regularmente usa o Instagram para promover diferentes tipos de conteúdos gerados pelos usuários. Isso ajuda a aumentar a confiança em sua comunidade e mostra que existe uma pessoa por trás do nome de usuário.

Weekend getaways with @UOMalibu. #UOMens @UrbanOutfittersMens 📷: @yeahbroitsnicky

A post shared by Urban Outfitters (@urbanoutfitters) on

Conteúdo de humor/divertido

Marcas como Casper, Denny e Hamburger Helper recorrem ao papel de comediantes para o público do Twitter. Observe o que a Wendy’s está fazendo com seu fã pedindo por um ano de nuggets de frango de graça. No entanto, existem enormes armadilhas neste tema, então, seja cauteloso.

Perguntas direcionadas ao engajamento

Qual é uma das melhores maneiras de obter uma resposta de seu público? Faça perguntas! É simples e fácil fazer isso se você está no Facebook, Twitter, LinkedIn ou mesmo Instagram. Lembre-se de estar presente e fazer perguntas bem pensadas que realmente irão levar ao engajamento.


< h4>Conteúdo dos bastidores O Instagram é perfeito para as marcas mostrarem os bastidores da sua empresa para os usuários. Histórias do Instagram é a ferramenta ideal para mostrar ao seu público uma visão em tempo real, mais direta e autêntica daquilo que torna sua empresa original.

Imagens ou vídeos altamente visuais

Como algumas contas do Instagram têm centenas de milhares de seguidores sem vender nada? O mais provável é que seu conteúdo seja altamente visual e engajador. Se você não tem um olhar artístico para o Instagram, encontre alguém que tem.

Produtos vistos de um jeito único

Certo, a maioria das pessoas conhece o nome da sua empresa, mas eles sabem o que você faz? Use fotos exclusivas dos produtos ou depoimentos de clientes para apresentar a sua marca sob uma nova luz. GetStat, uma ferramenta de análise de pesquisa, usa GIFs e estatísticas da indústria para destacar conclusões exclusivas para os usuários.

2. Consistência é a chave para a voz da sua marca

Definir a sua personalidade nas redes sociais não é difícil, mas você deve mantê-la consistente. Manter a voz da sua marca ajuda a impulsionar engajamento, confiança e credibilidade. Sem consistência, você deixa muito espaço para erro na comunicação entre a sua marca e os clientes.

De fato, um relatório da Oracle descobriu que 43% dos usuários de redes sociais só interagem com marcas se procuram uma resposta direta a uma pergunta ou problema. Isto significa que as pessoas frequentemente procurarão sua marca para fazer uma pergunta simples ou manifestar preocupação. A chave é ser coerente com as mensagens e a voz da sua marca.

Por que os usuários são tão cautelosos em relação a sua marca? Isso se deve ao fato de que muitas pessoas se sentiram enganadas ou ludibriadas sobre informações nos canais das redes sociais. A Contently descobriu que 66% dos usuários da internet já se sentiram enganados por uma marca em conteúdos patrocinados, vídeos ou posts nas redes sociais.

actions that make people unfollow a brand graphic

Você perde a confiança de seu público quando muda a voz da sua marca e sua contagem de seguidores será o primeiro lugar onde você vai notar caso isso aconteça. Nosso Índice Q3 de 2016 da Sprout Social descobriu que 41% dos usuários das redes sociais deixaram de seguir uma marca em razão de suas postagens irrelevantes. Isso significa que você tem que diversificar seu conteúdo sem apelar muito para a promoção de produtos.

Onde traçar a linha no que se refere à voz da sua marca

Manter a voz da sua marca é tão importante quanto saber onde destacá-la. Os publicitários precisam seguir as práticas recomendadas para manter a voz da marca. E aqui estão as áreas em que você deve manter a consistência nas redes sociais.

  • Respostas
  • Frases de chamada para a ação
  • Legendas
  • Descrições de perfil nas redes sociais
  • Mensagens diretas
  • Aparência (textual ou visual)
  • Anúncios e Promoções
  • Hashtags

3. Deixe a crush e o top para os adolescentes

Como mencionamos anteriormente, existe uma linha tênue entre ser engraçado e ofensivo on-line. Uma maneira de evitar ser as manchetes de notícias em razão das suas redes sociais é não se jogar com tudo nas tendências mais recentes antes de fazer uma pesquisa.

A menos que você gerencie as redes sociais de empresas como a MTV ou Teen Vogue, sua marca realmente não tem nenhum motivo para usar gírias da moda e termos da internet. Isso faz você parecer desligado da realidade e prejudica o engajamento.

annoying actions brands take sprout index example

Não acredita nisso? O mesmo Índice Q3 da Sprout descobriu que 38,4% de usuários das redes sociais disseram que usar gírias ou jargões é a ação mais irritante de uma marca. Além disso, 29,9% disseram que deixariam de seguir uma marca pelo seu uso de gírias ou jargões nas redes sociais.

Passar vergonha com a sua marca nas redes sociais é mais fácil do que parece. O mesmo índice mostrou que 71,3% das pessoas deixaram de seguir uma marca por constrangimento. É realmente muito fácil parecer antiquado nas redes sociais, então, sempre trate seu público com respeito.

O que gírias comunicam aos clientes

Não importa se você diz crush ou top , sua marca só está prejudicando o engajamento do público quando escolhe usar gírias nas redes sociais. Aqui estão algumas coisas que você comunica ao seu público quando usa gírias:

  • Você não entende sua demografia. Isso soa antipático para muitos usuários. A maioria entende que são o alvo da sua publicidade, então, respeite seu público evitando usar truques para alcançá-los.
  • Você corre o risco de confundir humor com insensibilidade cultural. Você pode não perceber que certas gírias, jargões ou memes das redes sociais são destinados a certas culturas. Abusar do uso deles para fins de publicidade pode afastar o público imediatamente.
  • Você está fingindo ser algo que não é É sempre uma prática recomendada para as redes sociais ser você mesmo. Isso significa seguir os valores da sua marca, conhecer seu público central e desviar de artifícios de marketing rápidos que poderiam afastar seus clientes atuais.

4. Faça pesquisas de análise competitiva

Dados do concorrente fornecem insights sobre qual a decisão mais inteligente a se tomar e as melhores estratégias. Não é preciso copiar, mas pesquisar e analisar a concorrência mantém você um passo à frente.

O que a análise competitiva pode ensinar

Ter as ferramentas certas faz toda a diferença. Com o Sprout Social, nós fornecemos ferramentas de análise competitiva detalhadas para as suas redes mais importantes. A análise competitiva é essencial para entender o seu mercado, quem está falando sobre você e quem tem o público mais engajado.

instagram competitive analysis

Quer saber quem está dominando o mercado de certa hashtag do Instagram? Use o relatório do Instagram do concorrente oferecido pelo Sprout para se manter informado e à frente das palavras-chave com ou sem marca usadas pela concorrência. Acompanhar estes dados pode dar ideias para sua marca, como:

  • Quem está falando sobre você:influencers, a concorrência ou líderes do mercado? Monitore sua marca e conversas envolvendo você nas redes sociais.
  • Mercado e Notícias: o que está acontecendo em seu mercado nesse momento? Você foi mencionado? E a concorrência?
  • Conteúdo que direciona o engajamento: o conteúdo de maior sucesso do concorrente fala sobre uma tendência? Existe algum assunto sobre o seu mercado do qual as pessoas não param de falar?
  • Líderes em uma voz compartilhada: quem é o líder do mercado com a principal voz compartilhada entre seus concorrentes?
Social Media Audit CTA Banner

Estatísticas que devo rastrear na análise competitiva

As métricas adequadas de rastreamento ajudam você a medir e monitorar o desempenho do conteúdo para melhorar suas campanhas no futuro. Aqui estão algumas das estatísticas mais importantes que você pode acompanhar pelo Sprout Social:

  • Mídias enviadas: total de conteúdo enviado.
  • Hashtags mais utilizadas: as hashtags que sua marca mais usa.
  • Likes: número de curtidas em todos os conteúdos.
  • Comentários: número total de comentários em todos os conteúdos.
  • Engajamento por mídia: total de engajamentos em média por post.
  • Novos seguidores: número total de seguidores novos em um determinado período de tempo.
  • Crescimento de seguidores: crescimento no número total de seguidores novos em um determinado período de tempo.
  • Novos usuários seguidos: número total de novos usuários que a sua marca seguiu em um determinado período de tempo.

5. Engaje, Interaja e Humanize

Por último, mas não menos importante, a prática mais recomendada para redes sociais é a sua disposição em se engajar. Ninguém quer falar com um robô ou receber uma mensagem automática nas redes sociais. Engaje com o público e envie respostas reais para interagir e humanizar a sua marca.

percentage interacting with brands sprout q1 2017 index graphic

Nosso Índice Q1 de 2017 da Sprout Social descobriu que 30% dos millennials engajam com marcas nas redes sociais todos os meses. As gerações mais jovens estão se tornando mais esclarecidas sobre a ideia de ir diretamente nas redes sociais para entrar em contato com as marcas. E cabe a você garantir que as pessoas tenham uma resposta.

Quando você não responde, perde dinheiro. Aproximadamente 30% dos usuários das redes sociais procuram um concorrente quando você ignora a mensagem deles. É importante saber disso porque 34,5% das pessoas dizem que as redes sociais são sua opção preferida de comunicação no atendimento ao cliente.

Isso significa que você tem que concentrar sua atenção em tuítes e mensagens do Facebook para assegurar seu público de que ele pode interagir e engajar com você.

Como melhorar o engajamento

Não sabe como se dedicar mais à sua estratégia de engajamento nas redes sociais? Siga estes cinco passos simples para melhorar as interações e humanizar a sua marca:

  • Passo 1: informe mais nas conversas do que aquilo que foi perguntado.
  • Passo 2: entretenha por meio do engajamento, mas sem exageros.
  • Passo 3: encoraje seu público a falar, engajar e conversar.
  • Passo 4: dê mais atenção àqueles que falam sobre você.
  • Passo 5: disponibilize informações criativas para o seu público.

Começar

Cada rede social é única, mas existem maneiras de ser bem-sucedido em todas elas. Seguir estas práticas nas redes sociais não vai apenas ajudá-lo a começar, mas também vai ajudar os publicitários a refinar sua arte.

social media best practices infographic

Incorpore este infográfico: