Ter um conhecimento profundo do seu público-alvo é uma parte essencial de uma estratégia de marketing bem-sucedida no Instagram.

A menos que você saiba o que intriga e motiva seus seguidores, você terá dificuldade em produzir o conteúdo certo para engajá-los. E a menos que você saiba quando eles estão ativos, você não terá muito sucesso em alcançá-los no momento certo.

Portanto, é importante que você aprenda como encontrar seu público-alvo no Instagram e descubra as melhores táticas de segmentação do Instagram para alcançá-lo. Esta postagem o ajudará a fazer exatamente isso.
Como encontrar e pesquisar seu público-alvo do Instagram
Vamos começar com alguns métodos principais para definir seu público-alvo no Instagram. Além disso, você também descobrirá algumas dicas de pesquisa de público para que possa aprender como atingir um público no Instagram.
1. Comece com personas maiores
Você não precisa necessariamente reinventar a roda. Se sua empresa já definiu as buyer personas, geralmente fará sentido reutilizar as mesmas informações para definir seu público-alvo no Instagram.

Tenha uma ideia clara de como deve ser o cliente típico para a sua empresa. Pergunte a si mesmo o que é o seu produto e o que ele faz. Para quem seu produto foi projetado? E o que o seu público está procurando?

Um produto como o Evernote, por exemplo, torna mais fácil para as pessoas tomarem notas e organizarem informações importantes.

Portanto, seu público-alvo normalmente seria: a) profissionais ocupados b) em busca de soluções para organizar as suas informações e tarefas c) e aumentar sua produtividade.
Gerencie seu público com o Sprout Social

As visualizações de perfil do Sprout permitem revisar o histórico de conversas e adicionar notas internas e detalhes de contato a perfis individuais.

Destaque os defensores da marca e fique por dentro do atendimento ao cliente com informações detalhadas que toda a sua equipe pode acessar.

Faça um teste gratuito e veja como o Sprout pode ajudá-lo a se conectar com seu público-alvo.
2. Colete insights competitivos
Você pode aprender muito sobre seu público-alvo examinando o público do Instagram de seus concorrentes. Confira qual é o tipo de seguidores que eles têm e que tipo de postagens estão publicando. Isso pode lhe dar uma ideia de como deve ser o seu público-alvo no Instagram. Você pode descobrir se há lacunas ou segmentos de público ausentes que você deixou de fora quando começou a montar uma imagem de seu próprio público.

Embora a ferramenta Phlanx Influencer Auditor seja destinada à pesquisa de influenciadores, também é uma ótima ferramenta para analisar seus concorrentes. Basta inserir seu identificador de mídia social e a ferramenta irá gerar um relatório de auditoria abrangente de sua conta.

Você pode descobrir informações importantes sobre o público, como a localização dos seguidores, dados demográficos e menções à marca.

3. Use dados demográficos existentes
Os insights demográficos existentes que você obtém de suas análises do Instagram podem dizer muito sobre o seu público-alvo do Instagram.

Em “Insights”, vá para “Público”. Aqui, você pode conferir algumas estatísticas vitais sobre seus seguidores existentes, incluindo faixa etária, sexo e localização.

Combine esses dados com suas buyer personas e as informações que você coletou da pesquisa de concorrentes. Isso deve ajudá-lo a ter uma ideia clara de como é o seu público-alvo no Instagram.
4. Conduza uma escuta social para entender conversas relevantes
A pesquisa de público é uma das principais etapas para entender seu público e executar uma segmentação eficaz no Instagram.

Uma das melhores maneiras de entender o seu público-alvo do Instagram é através da escuta social. A menos que saiba o que seu público está falando e no que ele está interessado, você terá dificuldade em entender como engajá-lo.

Use as ferramentas de escuta de mídia social do Sprout Social para identificar conversas em seu setor e em relação a determinados tópicos. Assim, você pode obter uma ideia melhor do que seu público-alvo está falando, como ele se sente sobre um determinado tópico e quem está conduzindo essas conversas.

Com isso, você pode identificar conversas de tendências nas quais poderá participar, bem como líderes de ideias influentes para ajudá-lo a ampliar a mensagem de sua marca.
5. Aproveite ao máximo as enquetes do Instagram
Se você irá pesquisar o seu público, por que não perguntar diretamente?

Aproveite ao máximo as enquetes do Instagram Stories para fazer perguntas relevantes que o ajudarão a entender melhor o seu público e melhorar sua segmentação no Instagram.

Você pode perguntar a eles que tipo de conteúdo preferem e o que esperam de você. Pode também criar enquetes para restringir os detalhes do que curtem ou não, interesses e passatempos, comportamento de compras, etc.
Como alcançar e engajar o seu público-alvo do Instagram
Encontrar seu público-alvo no Instagram não será suficiente se você não souber o que fazer com as informações.

Após ter uma ideia clara de quem é o seu público-alvo e o que ele quer, você pode usar os insights para uma segmentação eficaz do Instagram. Aqui estão algumas dicas para ajudá-lo a alcançar e engajar seu público no Instagram:
1. Aproveite as hashtags certas
As hashtags certas podem levá-lo ao público certo.

Seu público-alvo deve ter interesses relevantes para sua marca e/ou setor. Isso também significa que eles usariam ou seguiriam hashtags relevantes para o setor.

É seu trabalho garantir que você use essas hashtags para que as pessoas certas possam descobrir seu conteúdo.

É exatamente aqui que você pode aproveitar ao máximo as ferramentas de monitoramento de mídia social do Sprout. O Relatório de tendências ajuda você a descobrir as principais hashtags que as pessoas estão mencionando em seus perfis, para que você possa restringir as hashtags mais relevantes e populares para usar em suas postagens e obter uma melhor visibilidade.

Você também pode procurar as principais hashtags em seu setor usando ferramentas como a RiteTag.

Além de suas postagens regulares no feed do Instagram, não se esqueça de marcar seus Stories com as hashtags certas.
2. Use marcação de local
Para a segmentação do Instagram com base em localização, você pode aproveitar ao máximo o recurso de marcação de local da plataforma. À medida que as postagens e Stories com marcação de local aparecem em pesquisas relevantes, esse recurso pode aumentar significativamente a visibilidade da suas postagens pelo público certo.

Em outras palavras, as pessoas interessadas no conteúdo ou eventos capturados nesses locais poderão conferir suas postagens em seus resultados de pesquisa. Como o conteúdo é relevante para eles, há uma boa chance de que reservem um tempo para visualizá-lo e até mesmo se engajar neles.

Veja como a conta oficial do Spurs no Instagram marcou uma de suas postagens no AT&T Center.

3. Conecte-se com os influenciadores certos
Os influenciadores têm autoridade em nichos específicos como resultado direto de suas paixões e experiências. Eles acumularam centenas de milhares de seguidores cujos interesses se alinham com o seu nicho.

Portanto, a parceria com os influenciadores certos pode ser extremamente eficaz para atingir seu público-alvo do Instagram. Isso envolveria uma parceria com influenciadores que o seu público-alvo segue e admira.

Existem algumas maneiras de encontrar influenciadores relevantes do Instagram para a sua marca.

Por meio de uma pesquisa de hashtag – conduza uma pesquisa de hashtag usando hashtags específicas do setor ou da marca. Procure conteúdo de influenciadores entre as “Principais postagens” em seus resultados de pesquisa. Isso deve ajudá-lo a restringir os influenciadores que criam conteúdo altamente relevante em seu nicho. Por exemplo, digamos que você seja uma marca de decoração para casa e deseja alcançar pessoas interessadas em decoração do tipo “Faça você mesmo”. Faça uma pesquisa pela hashtag #diyhomedecor e verifique as principais postagens nos resultados da pesquisa.

Com relação a este exemplo, vamos dar uma olhada mais atenta na postagem a seguir, que aparece entre as principais postagens para esta hashtag.

Em seguida, vamos verificar a conta que criou a postagem. Nesse caso, é a usuária @down_mulberry_lane. Como você pode conferir na imagem abaixo, a usuária tem 34,8 mil seguidores e seu conteúdo é muito relevante para decoração de residências. Por ter alcance e relevância, ela poderia ser uma excelente influenciadora para uma marca nessa área.

Uso das plataformas de descoberta de influenciadores – Você também pode usar as plataformas de descoberta de influenciador como BuzzSumo e Influence.co para conduzir a sua pesquisa. Basta inserir uma palavra-chave específica do setor e as plataformas exibirão os influenciadores mais relevantes para essas palavras-chave. Além disso, você também pode usar o pacote de análise de marketing de mídia social do Sprout para identificar influenciadores que estão liderando conversas relevantes em seu nicho.

Após identificar os influenciadores certos para sua marca, você pode abordá-los com vários tipos de parcerias, dependendo de seus objetivos. Você pode:

Solicitar que avaliem o seu produto ou serviço
Fazer com que eles compartilhem seu conteúdo com seus seguidores
Fazer parceria com eles para realizar um concurso com sorteios
Fazer com que eles assumam sua conta de mídia social por um determinado período de tempo
Fazer com que eles posicionem engenhosamente sua marca ou produto

Por exemplo, a Yes Style, uma varejista da K-beauty fez parceria com uma influenciadora de beleza @sophsmakeupp para promover seus produtos. A influenciadora criou um breve vídeo tutorial semelhante ao conteúdo usual que produz regularmente. No vídeo, ela usou produtos que as pessoas podem comprar no Yes Style e incluiu uma breve análise de cada produto na legenda.

Este é um excelente exemplo de parceria com os influenciadores certos para atingir seu público-alvo do Instagram.
4. Participe de conversas relevantes e populares
A participação nas conversas certas pode ajudá-lo a ser notado pelas pessoas certas.

Use as ferramentas de escuta social do Sprout para descobrir conversas sobre tendências em seu setor e sobre a sua marca. Isso o ajudará a entender algumas das conversas mais ativas das quais você pode participar por meio de postagens ativas existentes ou iniciar novas postagens que tenham uma grande chance de gerar engajamento.

Você também pode usar essas ferramentas para rastrear o sentimento da marca e entender como as pessoas se sentem sobre sua marca e seus concorrentes. Isso lhe proporcionará algumas dicas sobre como diferenciar sua empresa e engajar o seu público-alvo de forma mais eficaz.
5. Inspire-se com dados analíticos
Além disso, você pode coletar insights de desempenho de seu conteúdo publicado para conferir as preferências do seu público.

Descubra quais tipos de conteúdo obtêm mais engajamento para que você possa entender o que repercute no público. Use essas informações para fortalecer sua estratégia de marketing no Instagram e desenvolver um conteúdo mais envolvente.

As ferramentas de relatório de desempenho social do Sprout são perfeitas para coletar esses insights. No exemplo abaixo, o recurso de marcação de mensagens foi usado para agrupar diferentes campanhas e hashtags, permitindo uma visão mais pessoal de quais postagens estão sendo vistas com mais frequência.

Comece a engajar-se no Instagram
Ter um melhor entendimento de quem é o seu público-alvo no Instagram e do que eles gostam irá capacitá-lo a fortalecer sua estratégia de engajamento.

Use as dicas oferecidas acima para encontrar, pesquisar e engajar o seu público no Instagram.

Tem alguma outra dica de segmentação do Instagram para compartilhar com os outros leitores? Conte-nos nos comentários.