Social Media Targeting in Sprout Social

Hoje em dia todo mundo publica algo. Marcas, consumidores, empresas e agências estão criando conteúdo digital a uma velocidade que, de longe, supera a nossa capacidade de consumir essas mensagens. Assim como Steve Rubel, estrategista de conteúdo da Edelman disse: “o ecossistema de conteúdo digital é como o céu à noite. Há milhares de estrelas competindo por nossa atenção. No entanto, poucas ou nenhuma realmente se destaca.”

Alguns editores tentam resolver esse problema estritamente por meio da criatividade. Embora a criatividade seja um componente do conteúdo de alto desempenho, ela não é o único fator a ser considerado. Outra maneira de ganhar a atenção em feeds sociais concorridos é ser extremamente relevante. Para se destacarem, é importante que os posts alcancem os segmentos certos de um público-alvo. É por isso que segmentar o público-alvo se tornou um componente necessário e eficaz quando se trata de publicação nas redes sociais.

Ao pagar para promover conteúdo, o Facebook, Twitter e LinkedIn oferecem recursos de segmentação extremamente robustos, que permitem que os editores definam seu alcance por meio de uma série de dados demográficos, tipo de usuário e categorias de nível de interesse. No entanto, a segmentação nas redes sociais não é uma estratégia que deve ser apoiada unicamente por um orçamento para mídias.

A maioria das redes sociais permite que os editores apliquem um nível de segmentação ou customizem a visibilidade dos posts orgânicos. Personalizar a visibilidade por meio dos critérios de segmentação disponíveis do Sprout Social pode aumentar as taxas de engajamento e proporcionar uma experiência mais relevante para o seu leitor.

Saiba como o Sprout pode ajudar você a atingir um segmento específico do seu público. Clique em um dos links abaixo para acessar a plataforma que você deseja explorar:

Acessando a segmentação de público a partir da opção Compor

Com as ferramentas de publicação do Sprout fica mais fácil agendar, colocar em fila e postar mensagens em várias redes simultaneamente e aproveitar opções exclusivas de segmentação de rede social para cada rede, tudo a partir de uma única janela intuitiva (Compor).

É realmente poderoso. A janela Compor não apenas centraliza seus esforços de publicação nas redes sociais, poupando tempo e garantindo uma voz coerente nas redes, como também permite que você entregue as mensagens mais relevantes aos segmentos-alvo de suas comunidades em cada rede.

Para acessar as opções de segmentação de público, basta clicar no ícone de alvo no canto inferior esquerdo da janela Compor. De forma inteligente, o menu preencherá apenas com as redes que correspondem aos perfis aos quais você selecionou para publicar.

Social Media Targeting by Network in Sprout Social

Os recursos de segmentação de público do Sprout estão disponíveis a todos os usuários Sprout em todos os tipos de plano, de Deluxe a Enterprise. Se a publicação de mensagens segmentadas faz parte da sua estratégia de publicação para redes sociais, não importa o tamanho de sua equipe ou do público que você esteja tentando alcançar, o Sprout pode ajudá-lo a alcançar seus objetivos.

Segmentação de público do Facebook: direcione seu post

O feed de notícias do Facebook tornou-se um espaço superlotado. Como o algoritmo Edgerank é cada vez mais variável, garantir um alcance saudável pode parecer uma batalha interminável. Por meio da segmentação orgânica de posts de páginas do Facebook (antiga segmentação do feed de notícias), os editores inteligentes têm encontrado novas maneiras de otimizarem seu alcance orgânico. Em vez de limitar o público do seu post do Facebook (detalhes abaixo), a segmentação orgânica do Facebook afeta apenas o que um usuário vê no seu Feed de notícias. Em outras palavras, independentemente de um usuário se adequar aos critérios de segmentação, o post ainda estará visível na caixa de pesquisa do Facebook e quando ele visitar sua página diretamente.

Conforme disse o especialista em marketing digital Neil Patel com respeito ao QuickSprout (sem afiliação): “Prefiro alcançar uma grande parcela de um público pequeno do que uma pequena parcela de um grande público.” Maximize o alcance de seus posts, segmentando conteúdo para subcategorias menores dentro de seu público-alvo.

Pelo Sprout, a segmentação orgânica do Facebook pode ser aplicada a posts de página com base nos seguintes critérios:

  • Interesses
  • Sexo
  • Status de relacionamento
  • Status educacional
  • Idade
  • Local
  • Idioma
Facebook Audience Targeting options

Seguem, abaixo, alguns exemplos de possíveis estratégias de segmentação orgânica do Facebook:

  • Uma empresa de mídia de entretenimento utiliza uma combinação de interesses, idade e sexo para direcionar cada um dos seus artigos a um segmento de leitores que estão mais propensos a interagirem com o conteúdo.
  • Um serviço de entrega de comida utiliza a localização e o status educacional para compartilhar códigos promocionais com estudantes universitários atuais em regiões-alvo.
  • Uma rede de hotelaria direciona a recém-noivos todos os posts que falam de lua de mel. Para isso, utiliza uma combinação de critérios de localização, idade, sexo e status de relacionamento.
  • Uma publicação nacional voltada para aposentados utiliza a idade, localização e interesses para direcionar seu conteúdo aos leitores mais relevantes.

Ao usar a segmentação orgânica do Facebook, você está fornecendo a uma parcela de seu público conteúdo que repercute entre eles. Portanto, esses usuários são mais propensos a interagirem. Depois que um usuário interage com o seu conteúdo, os amigos desse usuário no Facebook têm a oportunidade de ver o seu post, mesmo se não gostam de sua página ou se não se enquadram no público-alvo especificado. É dessa maneira que a segmentação orgânica de posts de páginas do Facebook pode ter um efeito catalisador sobre o alcance orgânico de um post.

Segmentação de público do Facebook: limite o público do seu post

Embora seja eficaz oferecer dólares promocionais em posts no Facebook e segmentar o público por critérios baseados em interesses ou no tipo de usuário, ainda há uma possibilidade de subjetividade. Colocar “pago” por trás de cada post social não é uma estratégia sustentável ou eficaz.

Para esse fim, limitar o público do seu post utilizando a opção do Sprout para segmentação de público do Facebook lhe permite tirar proveito de dois dos atributos mais seletivos de público – idioma e localização – e usá-los para não desperdiçar impressões sobre os fãs que achariam seu conteúdo irrelevante.

Pelo Sprout é possível limitar o público dos posts do Facebook com base nos seguintes critérios:

  • País
  • Estado/Município
  • Cidade
  • Idioma

Ao selecionar qualquer uma das opções acima, você pode começar a digitar o nome do alvo desejado. A busca inteligente do Sprout vai refinar as opções no menu suspenso, tornando mais fácil encontrar o que precisa.

Refine Facebook Targeting Options in Sprout Social

Seguem, abaixo, alguns cenários em que a segmentação por idioma e a localização pode ser aplicada:

  • Publicar conteúdo regional, como promoções ou eventos específicos do local
  • Testar a popularidade de um produto em locais específicos
  • Publicar posts traduzidos para subconjuntos específicos de um público global

Tenha em mente que a limitação do público de um post com base no idioma e localização será aplicada para que o post tenha visibilidade por todo o Facebook. Isso significa que um fã no Facebook que caia no segmento-alvo será capaz de ver esse post em seu feed de notícias pela pesquisa do Facebook e ao visitar sua página diretamente.

Segmentação de público-alvo do LinkedIn

O LinkedIn já percorreu um longo caminho e se tornou um repositório de currículos digitais. Hoje, representa uma próspera comunidade de profissionais à procura de ligações mais profundas com seus colegas. Também serve como uma plataforma robusta de publicação, com grandes quantidades de conteúdo.

Com o crescimento da comunidade global do LinkedIn — agora, mais de 364 milhões de membros em 200 países — é cada vez mais importante garantir que o seu conteúdo alcance as pessoas certas, na hora certa. Publicar atualizações específicas é uma maneira eficaz de se comunicar com seus seguidores do LinkedIn de uma forma mais relevante e pessoal.

Pelo Sprout, a segmentação do LinkedIn pode ser aplicada a posts de página com base nos seguintes critérios:

  • Porte da empresa
  • Indústrias
  • Função
  • Senioridade
  • Continentes
  • País
  • Estado/Município
  • Cidade
LinkedIn Targeting Options in Sprout Social

Aplicar a segmentação de público utilizando os critérios descritos acima lhe permitirá segmentar os seus seguidores do LinkedIn e entregar conteúdo feito especificamente para subconjuntos de sua base geral de seguidores. Por exemplo:

  • Utilize a segmentação por senioridade ou função para compartilhar a postagem de uma vaga de trabalho com os candidatos relevantes.
  • Compartilhe notícias da empresa para uma região ou informações sobre eventos locais do setor, utilizando a segmentação por geografia e setor.

Baixe nosso guia gratuito, “Segmentação do LinkedIn: entregar conteúdo relevante a pessoas certas“, para obter insights sobre como melhor alinhar sua estratégia de segmentação de público com seus objetivos gerais de negócios.

Segmentação de público-alvo do Google+

Embora o Google+ não ofereça o mesmo nível de segmentação demográfica ou baseada em interesses, como o Facebook ou o LinkedIn, ele não permite criar seus próprios segmentos de público personalizados na forma de círculos. Quando aproveitados corretamente, os círculos oferecem uma oportunidade única e poderosa para realizar publicações segmentadas nas redes sociais.

Dentro do Sprout, a segmentação de público-alvo para publicações no Google+ permite definir a visibilidade de seus posts para incluir qualquer indivíduo ou uma combinação de opções de posts (público, seus círculos, círculos estendidos) mais quaisquer Círculos personalizados que você vier a criar.

Google+ Targeting Options in Sprout Social

No entanto, tenha em mente que, ao postar em várias páginas do Google+ ao mesmo tempo, o seu público-alvo estará limitado às opções padrão de:

  • Público
  • Seus círculos
  • Círculos estendidos

Segmentação de público do Twitter

A comunidade do Twitter é muito mais global e, de muitas maneiras, a plataforma tem sido fundamental para quebrar barreiras e abrir o livre fluxo de comunicação, inclusive para além das fronteiras. Ao mesmo tempo, certos cenários pedem mensagens mais segmentadas. A segmentação geográfica de tweets orgânicos pode ser aproveitada para criar melhores experiências para o público local.

Pelo Sprout, a segmentação do Twitter pode ser aplicada a tweets de página com base nos seguintes critérios:

  • País
Twitter Targeting Options in Sprout Social

Seguem alguns poucos exemplos de segmentação geográfica do Twitter por país:

  • Uma empresa multinacional mantém os identificadores individuais do Twitter para cada mercado em que atua; no entanto, ela reconhece que o principal identificador corporativo tem a maior base de seguidores. Este negócio pode alavancar tweets segmentados geograficamente a partir da identificação corporativa para alcançar públicos locais que não podem seguir os identificadores regionais.
  • Uma marca global produz e compartilha conteúdo em várias línguas diferentes a partir do identificador da marca no Twitter. Para evitar alienar seguidores aos quais o conteúdo localizado pode ser irrelevante, a marca utiliza tweets segmentados geográficos para alcançar falantes nativos.

É importante notar que qualquer tweet publicado com a segmentação geográfica aplicada somente estará visível a usuários daquele país — quer estejam vendo a página inicial de feeds, quer estejam visitando diretamente a página da conta do Twitter.

Bônus: alcance um público-alvo por meio de defensores
Não há dúvida de que estimular a segmentação de público-alvo seja uma maneira eficaz de refinar sua estratégia de publicação nas redes sociais. Dito isso, certamente também não é a única maneira de garantir que suas mensagens estejam atingindo organicamente o público certo. Um bem desenhado programade funcionários embaixadores permite que você atinja uma comunidade-alvo única e poderosa: seus funcionários e suas redes de confiança. Semelhante ao público-alvo, os funcionários embaixadores representam outra estratégia para atingir um público extremamente relevante e, quando executada de forma eficaz, pode ter um impacto significativo sobre a propagação global do conteúdo de sua marca.