Guia de estatísticas do Instagram

“Quem não consegue recordar o passado está fadado a repeti-lo.” – Lemony Snicket

A frase acima parece ter sido dita pelo seu professor de história do Ensino Médio, mas na verdade foi escrita por Lemony Snicket – embora ele esteja longe de ser o criador. Trata-se de um velho ditado que tem sido falado de diversas maneiras mas, em linhas gerais, significa que é preciso olhar para o passado para poder planejar o futuro.

Essa mesma teoria também é verdadeira no marketing. Como comerciantes, deveríamos nos preocupar com as nossas campanhas antigas assim como nos preocupamos com aquelas que estamos planejando, e sempre devemos analisar o que se comprovou ser benéfico no passado e, assim, possamos desenvolver o sucesso no futuro.

Para descobrir o que funcionou no passado analisamos nossas tentativas. Este artigo debate como se deve examinar, extrair e utilizar as estatísticas do Instagram para melhorar seu marketing nas redes sociais. Isso é muito importante para os comerciantes modernos, visto que a popularidade do Instagram só aumenta.

5 relatórios de analítica do Instagram

As principais métricas do Instagram variam de uma empresa para outra, por isso você realmente terá que considerar quais métricas pretende analisar para o seu próprio negócio. Essas métricas devem ser aquelas que são importantes para o seu negócio e que se enquadram nas suas estratégias de marketing em geral.

1. Analítica de engajamento do Instragam

A métrica número um que o Sprout promove é o engajamento nas redes sociais. Cremos plenamente que as redes sociais devem ser um lugar para que as marcas e seus clientes se unam e se envolvam.

Estatísticas do Instagram engajamento do público
  • Curtidas. As curtidas são uma forma de seus clientes e seguidores dizerem a você que eles apreciam o seu conteúdo, e são a maneira mais rápida para um usuário do Instagram demonstrar a sua aprovação. São 2,5 bilhões de curtidas por dia no Instagram– então vá e pegue a sua parte.
  • Comentários. Os comentários devem ser o carro-chefe da maioria das empresas. Normalmente quando uma pessoa comenta, significa que ela gosta do que você está postando – algo semelhante a uma curtida. E essa pessoa não gosta apenas do seu conteúdo, mas também de suas fotos e vídeos, tanto que quer iniciar uma conversa com você e sua equipe. Saiba que às vezes você vai receber um comentário negativo. Não se preocupe muito com isso; um comentário negativo é uma grande oportunidade de transformar alguém que pode ter tido uma má experiência com a sua marca em um cliente fiel.
  • Engajamentos por seguidor. Os engajamentos são relativos, e as marcas multimilionárias estão propensas a receber mais curtidas e comentários do que a lojinha da esquina. Mas também é possível que a lojinha da esquina receba mais engajamentos por seguidor do que todas as lojas concorrentes juntas. É por isso que é importante ficar de olho no engajamento por seguidor. Quanto mais vezes você puder fazer com que um indivíduo se envolva com você, maiores serão as chances de ele responder à sua marca positivamente com relação ao tempo que ele leva para tomar uma decisão de compra.
  • Engajamentos por mídia. Embora seus engajamentos por seguidor demonstrem quão ativa é a sua comunidade no Instagram, os engajamentos por mídia fornecem insights sobre quais dos seus posts estão conquistando mais interação. Isso é ótimo porque pode esclarecer quais tipos de mídia você deve postar com mais frequência, já que você vai querer continuar criando conteúdo que receba uma quantidade sólida de engajamentos.

2. Analítica de hashtags do Instragam

Embora as hashtags tenham sido estigmatizadas nos últimos anos, elas ainda são muito importantes para as marcas que tiram proveito do marketing nas redes sociais. Portanto, é importante descobrir quais hashtags ajudarão a sua marca a ganhar um aumento na visibilidade.

Estatísticas do Instagram desempenho da Hashtag
  • Hashtags mais usadas. Quantas vezes você usa uma determinada hashtag? Esta estatística informa exatamente quantas vezes você já usou a hashtag ao longo de um determinado período de tempo. Utilize esses dados para ver se você precisa diversificar o uso de suas hashtags. Sempre teste novas hashtags para ver quais lhe ajudam a obter uma exposição maior para o seu conteúdo.
  • Hashtags com mais engajamentos. Embora a análise acima lhe diga quais hashtags você mais usou, essa métrica mostra qual dessas hashtags recebeu mais engajamento (curtidas e comentários). Esta estatística é fundamental porque mostra quais das suas hashtags estão gerando mais comunicação com seus fãs e clientes. Utilizar essas hashtags – e hashtags semelhantes – vai gerar um aumento no engajamento no Instagram.
  • Hashtags citadas frequentemente. Uma maneira fantástica de descobrir quais hashtags usar é observar quais hashtags já estão associadas à sua marca. Experimente uma ferramenta como o Relatório de tendências do Sprout Social para ver quais hashtags seus fãs estão usando e em que contexto; depois, use essa hashtag para participar da conversa.

3. Estatísticas de seguidores do Instagram

Desde o surgimento do marketing de rede social, o crescimento do público tem sido uma das métricas mais importantes para os comerciantes. Embora a importância do tamanho do público esteja diminuindo – já que o engajamento tornou-se a métrica número um para as redes sociais –, ainda é importante monitorar o crescimento do seu público. O fato de um público crescer é um indicador-chave de que o seu negócio está indo bem dentro e fora da rede social.

Estatísticas do Instagram crescimento do público
  • Seguidores obtidos. O número de novos seguidores que você recebeu num determinado período de tempo. Experimente procurar pelos dias que apresentaram grandes picos de crescimento de público e observe o que você estava fazendo naquele dia.
  • Pessoas que você seguiu. Uma das métricas mais ostentadas no marketing social é a do número de seguidores que você tem em comparação com o número de pessoas que seguem você. Não é algo que indica suas habilidades nas redes sociais; por isso não tenha medo de seguir seus fãs.

4. Estatísticas de conteúdo do Instagram

Para descobrir quais tipos de foto e vídeo repercutem entre o seu público você precisa se aprofundar na sua análise de conteúdo. Quando você tem uma ideia melhor de quais são, exatamente, os clientes com os quais você está interagindo, você pode continuar a criar conteúdo semelhante para gerar mais curtidas e comentários.

Estatísticas do instagram Principais postagens do Instagram
  • Principais posts. Obviamente, você quer saber qual das suas mensagens do Instagram apresentam melhor desempenho! Isso não apenas lhe dará uma ideia do que continuar postando, como também deve fazê-lo se orgulhar do excelente conteúdo que você criou.
  • Fotos enviadas. Se descobrir que suas fotos repercutem mais com o seu público, você vai querer acompanhar esse número para que possa postar conteúdo com frequência. Se não postar com uma boa frequência, você pode limitar seu alcance e o engajamento com a marca.
  • Vídeos enviados. Se não for muito difícil para você criar vídeos rapidamente, e você descobrir que eles têm um bom desempenho junto ao seu público, monitore esse número para que você possa criar conteúdo de vídeo suficiente que acompanhe o ritmo dos seus fãs. Os vídeos Instagram podem ter de 3 a 15 segundos de duração, por isso o processo de criação dos vídeos não é demorado.

5. Estatísticas do perfil de Instagram

Muitos gerentes de redes sociais precisam gerenciar diversos perfis em diferentes redes simultaneamente. Entrar e sair das redes para analisar o desempenho pode ser um enorme desperdício de tempo.

Estatísticas do Instagram por perfil

PPor isso é uma ótima ideia encontrar uma ferramenta que mostre sua Estadísticas de Instagram em um alto nível, por perfil, para que você possa se aprofundar nos perfis que você achar que devem ser trabalhados.

Gere analíticas do Instagram exclusivas

Infelizmente, o Instagram não tem sua própria plataforma de analítica para monitorar o seu desempenho. No entanto, o Instagram firmou uma parceria com os principais fornecedores de analítica de rede social, como o Sprout Social, e nós temos acesso para extrair e apresentar todos os seus dados de analítica de uma maneira bonita e significativa.

Usando as analíticas do Instagram oferecidas pelo Sprout Social

Estatísticas do Instagram Sprout Social GIF

A integração do Instagram com o Sprout está disponível em todos os níveis de planos, então não há necessidade de se preocupar com limitação de acesso. Basta seguir as etapas a seguir para gerar e acessar o seu próprio relatório.

  1. Acesse seu painel no Sprout Social. Se você não é um usuário do Sprout Social, pode começar seu teste gratuito sem ter que baixar software algum nem apresentar informações de cartão de crédito e, uma vez que você tiver configurado sua conta no Instagram, começaremos a extrair seus dados. Quem já for usuário do Sprout deve ir direto ao seu painel exclusivo.
  2. Navegue até a aba de Relatórios. Quando estiver no seu painel de controle, clique na guia em direção ao topo da página onde se lê Relatórios. Vários dos nossos relatórios exclusivos têm alguma forma de integração com o Instagram, mas para executar as analíticas que tratamos na primeira parte deste artigo escolha Perfis do Instagram na lateral esquerda.
  3. AEscolha o seu intervalo de datas. Você tem acesso a todos os dados desde a data em que sua conta do Instagram foi incluída ao seu plano Sprout. Então, escolha um período a partir desse ponto, e um intervalo de datas sobre o qual você esteja interessado em aprender mais.
  4. (Opcional) Exporte seu relatório. Você pode exportar versões ilimitadas em PDF ou CSV desse relatório, o que lhe permite usar os dados de diversas formas exclusivas. Por exemplo, você pode enviar a versão criada para as partes interessadas da empresa, usar uma caneta e marcar o documento físico ou trabalhar os dados brutos de uma maneira que faça sentido a você.
  5. Aprofunde-se em suas analíticas Na seção 1 você deve ter tido uma ideia de quais métricas gostaria de usar para acompanhar a sua empresa. Agora você pode usar este relatório para examinar todas essas estatísticas que lhe interessam.
    • Quantas curtidas você recebeu
    • Quantos comentários você recebeu
    • Seu engajamento por seguidor
    • As hashtags mais utilizadas
    • Suas hashtags de maior engajamento
    • Seu total de seguidores
    • Os seguidores obtidos
    • Suas principais postagens no Instagram
    • Suas analíticas por perfil

Utilize essas analíticas para melhorar o seu marketing no Instagram

Passe algum tempo realmente estudando suas Estatísticas do Instagram antigas. Se quiser usar essas informações para guiar sua estratégia, faça a si mesmo algumas perguntas, como:

  • Quais das minhas fotos receberam comentários?
  • Quais dos meus vídeos receberam comentários?
  • Os meus seguidores realmente estão engajados?
  • Quais dos meus perfis estão se saindo bem?

As respostas a perguntas como essas irão ajudá-lo a ter uma ideia do que está funcionando no Instagram, e permitirá que você seja adorado ainda mais pela sua comunidade.