Os concursos no Instagram são ótimos para você obter mais seguidores, criar um público engajado e aumentar sua marca. Porém, se você não for cuidadoso, seu concurso corre o risco de atrair as pessoas erradas ou ser um fracasso.

O objetivo do concurso não deve ser somente aumentar o número de seguidores. Você tem que querer aumentar a conscientização sobre a sua marca e engajar seus seguidores atuais. Por isso, antes de começar e entregar logo uma TV de graça, aqui vão algumas dicas sobre como fazer um concurso no Instagram que traga resultados.

Antes de começar o concurso no Instagram

Antes de tudo, você precisa garantir que está fazendo tudo de forma transparente. Isso significa dedicar alguns minutos para aprender as regras dos concursos no Instagram. A última coisa que você quer fazer é dedicar tempo e esforços para fazer um concurso e ter que tirá-lo do ar por violar as diferentes políticas do Instagram.

Aqui estão alguns dos principais destaques:

  • Seu concurso deve ter regras, termos e requisitos de elegibilidade.
  • Você precisa deixar claro que o concurso não é patrocinado ou associado ao Instagram.

Não é comum haver concursos assinalados como impróprios, mas todo cuidado é pouco.

1. Use uma hashtag da marca

Todos os concursos iniciados devem ter uma hashtag da marca associada. Ela ajudará a monitorar inscritos e conversas sobre o assunto.

Se você usar apenas hashtags genéricas como #concurso, é quase impossível medir os resultados porque há centenas de posts usando a mesma hashtag.

Mas aqui está o segredo. Inclua essas hashtags genéricas na legenda para divulgar o concurso.

Para deixar claro que as hashtags genéricas fiquem separadas daquelas usadas para o concurso, use quebra de linha para dividir a legenda. A primeira deve conter as informações do concurso, incluindo as hashtags da marca. Ao final, liste as hashtags genéricas.

Instagram Giveaway Caption

2. Crie gráficos, fotos e vídeos incríveis

O Instagram é todo visual, mesmo no que diz respeito a concurso e sorteios. As imagens do concurso devem ser interessantes e atraentes. Se a sua imagem parece ter sido feita no Microsoft Paint, não vai chamar a atenção de muitas pessoas.

Tag your photo to @omnomnominc to win a tshirt! #contest ends sept. 2

A photo posted by Om Nom Nom Cookies (@omnomnominc) on

Invente um tema ou modelo de apresentação. Assim, quando promover seu Instagram no site ou em outras redes sociais, a marca é consistente. Você pode usar várias telas e cenários para criar imagens para serem compartilhadas no Facebook, Twitter e outras redes sociais.

3. Entregue um prêmio relevante

Esse é dos erros mais comuns que as empresas comentem ao fazer concursos no Instagram. Elas entregam prêmios que não tem nada a ver com suas marcas ou setores porque acham que assim vão conseguir uma participação maior.

Dar vale-compras da Visa faz com que a participação seja maior, mas a qualidade do concurso fica comprometida. Prêmios genéricos tendem a atrair seguidores que adoram coisas gratuitas, mas não estão exatamente interessados nos seus produtos ou em sua empresa.

Ao invés de usar prêmios clichês que têm pouco a ver com a sua empresa, faça coma a Monark e entregue prêmios relacionados à marca, ou pelo menos ao setor.

Algumas boas opções são vale-compras para a sua loja ou produtos gratuitos. Em geral, esse tipo de prêmio gera conscientização sobre sua marca e dá às pessoas a chance de experimentar seus produtos e serviços.

4. Facilite a participação

Participar de um concurso deve ser algo simples e direto. Cinco formas diferentes para se inscrever é confuso e dificulta o acompanhamento dos dados de redes sociais úteis.

Você também deve esclarecer as regras e informar o local onde se pode acessá-las. Você pode incluir orientações na legenda e também uma página em seu site com todas as informações relativas ao concurso.

Ser claro e listar as regras reduz o número de perguntas recebidas e ajuda a estar em conformidade com o Instagram.

5. Use UGC para entradas

Falando em entradas, você possui várias opções para permitir que as pessoas participem do concurso. Algumas empresas preferem que as pessoas respondam um post, e outras preferem que curtam uma foto ou repostem uma foto.

Em geral, quanto menos você pedir das pessoas, mais participantes você tem. Porém, fazer com que as pessoas façam algum tipo de ação como postar uma foto ou marcar sua marca nela gera mais engajamento e seguidores.

A Ben & Jerry’s teve bastante sucesso com o concurso #Capture Euphoria no Instagram. O desafio era captar momentos de euforia e incluir a hashtag #CaptureEuphoria.

Mesmo que os seguidores não precisassem incluir os sorvetes da empresa nas fotos, o concurso acabou criando muitos conteúdos gerados por usuários.

As fotos que os participantes enviam devem apresentar sua marca, por exemplo, incluindo seu produto ou logo. As fotos vão crescer do tamanho do conteúdo gerado por usuários (UGC) que sua marca tem no Instagram.

O UGC é algo poderoso. De acordo com uma pesquisa da Ipsos MediaCT and Crowdtap, o UGC é 35% mais memorável e 50% mais confiável que outros tipos de mídia. Ao invés de encher seu Feed de Notícias do Instagram com posts de autopromoção, deixe seu público fazer isso por você.

6. Não faça concursos longos

Quanto tempo deve durar um concurso no Instagram? É uma pergunta comum, mas não tem uma resposta “ideal”.

Em geral, a maioria dos sorteios no Instagram duram cerca de uma semana. Uma semana é tempo suficiente para as pessoas descobrirem o concurso e participarem. Claro, tudo isso varia.

O problema com concursos muito longos é que não têm um senso de urgência. Se seu concurso durar 30 dias, as pessoas tendem a adiar a participação ou acabam por esquecer.

Pense nisso – você estaria mais propenso a comprar de uma loja cuja promoção termina em dois dias ou em duas semanas? Certifique-se também que as datas de início e fim estão bem definidas e informadas. Dessa forma, as pessoas não vão encher sua seção de comentários com perguntas sobre quando participar.

7. Permita a votação pública

Determinar o vencedor é outro tópico quente, com várias opções. A votação pública é uma das melhores opções pois cria uma comunidade e promove engajamento.

Além disso, permite que o concurso se espalhe de forma orgânica, uma vez que as pessoas vão começar a compartilhar e a dizer aos amigos para votar por eles.

8. Promova o concurso no Instagram em seu perfil

Nem todos os usuários vão voltar aos posts antigos para encontrar o último concurso. Se você postou sobre o concurso na segunda-feira, poste três fotos por dia nos outros dias da semana, ou a imagem ou vídeo iniciais se perderão.

Para que isso não ocorra, inclua algumas frases sobre o concurso em seu perfil. Você pode, inclusive, incluir um link para seu perfil com mais informações.

Instagram Contest in Profile

Mencionar o concurso no perfil também é bom para marcas que fazem diversos sorteios durante o ano.

Por exemplo, a empresa de comidas saudáveis Luvo faz sorteios semanais no Instagram e promove cada um deles com os respectivos posts.

Adicionar essa informação a seu perfil facilita aos usuários identificarem o concurso em andamento, e evita que eles tenham que voltar nos posts antigos.

9. Faça um concurso divertido

Evite fazer concursos sem razão. Eles devem ser planejados e bem pensados e, para tal, você deve fazer isso se divertindo e tendo ideias animadoras.

Você pode fazer isso ao definir um tema para um sorteio, ao invés do já batido “curta esse post para ganhar”. Alguns dos melhores concursos de 2016 deram certo porque foram inovadores.

Um ótimo exemplo de uma marca que foi contra a fórmula tradicional “marque e ganhe” foi a Mindzai Creative.

O estúdio de design fez um concurso que permitia que designers enviem novos projetos para serem incluídos no vestuário da empresa. Além disso, os vencedores ganhariam 500 dólares cada.

Mindzai Creative Instagram Contest

Pense fora da caixinha quando for definir o concurso. A ideia da Mindzai foi ótima porque envolveu os usuários de duas formas. Primeiro, o método permitiu que eles enviassem seus próprios trabalhos e, segundo, a escolha do vencedor foi feita pelo público.

10. Use as ferramentas certas

Gerenciar concurso no Instagram pode ser algo complicado. Como não há um recurso para sorteios incorporado, você precisa fazer tudo manualmente, incluindo encontrar os participantes, monitorar os votos e as conversas.

Por sorte, há ferramentas que facilitam a sua vida. Entre as opções mais populares, estão:

Essas ferramentas são ótimas porque foram criadas especificamente para concurso de fotos, incluindo a integração de hashtags. Elas também facilitam a promoção em seu blog e outras redes sociais, bem como acessam sua analítica.

Você também precisa monitorar as conversas que falam sobre o concurso. É nessa hora que ferramentas de gestão de redes sociais, como o Sprout Social, entram. O Sprout possui diversos recursos para gerenciar o concurso no Instagram.

Por exemplo, você pode responder todos os comentários e mesmo acompanhar as hashtags específicas do concurso.

Sprout Social Instagram

Verifique os recursos do Sprout para Instagram aqui.

Pronto para lançar seu concurso no Instagram?

Se você já organizou um concurso no Instagram que não foi bem-sucedido ou se essa é a primeira vez, as dicas que você acabou de aprender vão colocá-lo à frente da concorrência.

Quando feito de forma correta, o concurso no Instagram pode ser muito mais do que uma forma para as pessoas ganharem coisas gratuitamente. Pode ser uma ferramenta de marketing eficaz para fazer sua marca crescer ou para construir uma comunidade forte no Instagram.