Seu negócio pode deixar de usar um recurso do Facebook que tem 1,2 bilhões de usuários por mês?

Se você estiver sentindo qualquer hesitação em responder, talvez seja hora de começar a explorar as oportunidades com o Facebook Messenger para empresas.

No passado, o Facebook Messenger era só uma maneira de conversar com amigos ou manter contato com parentes. Agora o Facebook Messenger pode ser uma das mais poderosas ferramentas on-line para presença de marca e engajamento de clientes. Uma pesquisa da Nielsen mostrou que troca de mensagens é a segunda forma mais popular de comunicação para clientes ao interagir com marcas.

Com consumidores enviando cerca de um bilhão de mensagens para empresas todos os meses, você não pode perder oportunidades valiosas de comunicar-se e conectar-se com seu público alvo. Vamos dar uma olhada em como o Facebook Messenger para empresas evoluiu e maneiras de aproveitar esses recursos.

Por que o Facebook Messenger para empresas em 2018 é absolutamente imperdível

O Facebook Messenger mudou e vamos admitir, o recurso baseado em bate-papo agora é parte da estratégia de marketing de muitas marcas. Minha nossa, como os tempos mudaram. Mas já sabemos há anos que os melhores planos de marketing envolvem conectar-se com a sua audiência e fazer isso onde eles estão.

Ainda que o Facebook ofereça a oportunidade de pagar para exibir propagandas e banners para aumentar seu alcance, cada vez mais evidências sugerem que as pessoas estão cansadas de ver propaganda em excesso nos feeds de suas redes sociais. Se você estiver preocupado com redes supersaturadas, precisa conseguir atenção em outro lugar.

A boa notícia é que usar o Facebook Messenger para empresas pode oferecer uma maneira alternativa de engajar-se com sua audiência, conquistar lealdade e aumentar seu alcance social. É importante conhecer o Facebook Messenger.

O Facebook Messenger também possibilita que você desenvolva conexões mais fortes e mais pessoais com seus clientes. Como a experiência de cliente é um dos diferenciais primários em que as marcas adentram, faz sentido dar aos seus seguidores as interações que eles buscam.

Facebook Messenger para empresas e conscientização da marca

No passado, o Facebook Messenger para empresas não era visto como uma fonte viável de interagir com clientes. As marcas viam mais valor em interações individuais em redes como o Twitter. E embora essa ainda seja uma tática útil e crítica para sua estratégia de redes sociais, muitos simplesmente não sabiam como controlar o poder do Facebook Messenger.

O Facebook percebeu isso e começou a implementar mudanças. Agora o Facebook Messenger 2.0 vem com um recurso chamado Descobrir, que ajuda clientes a saber mais sobre qualquer negócio, iniciar conversas ou marcar um horário.

Para levar isso ainda mais longe, aqui no Sprout Social, lançamos os novos Chatbots do Facebook Messenger. Nossos bots do Messenger ajudam a entregar conteúdo personalizado para usuários enquanto automatizam tarefas repetitivas. Não estamos tentando tirar os humanos das interações com o cliente. Em vez disso, estamos sendo mais espertos sobre a automatização do Facebook de modo que as marcas possam expandir e criar interações únicas com seus clientes.

Os Bots para Facebook Messenger são certamente um dos recursos mais importantes que as marcas podem usar para reduzir imediatamente tarefas tediosas. Não acredita em nós? Inscreva-se para uma demonstração e veja como podemos ajudar sua empresa a florescer.

Article Continues Below

A Better Way to Manage Social

Request a Demo

Thank You for Requesting a Demo!

Someone from our sales team will contact you shortly.

Facebook Messenger e satisfação do cliente

Os clientes de hoje não gostam de usar o telefone para serviço ao consumidor. Enquanto você está no telefone, é difícil ser multitarefa, então você sente como se estivesse desperdiçando tempo importante. Esperar por um e-mail pode ser dolorosamente demorado e formulários on-line são muito frustrantes. É por isso que o Facebook tornou mais fácil do que nunca para as marcas se engajarem com seus clientes por meio de chatbots e extensões de chat.

Em um ambiente onde o número de mensagens em redes sociais que requerem uma resposta da marca aumentaram em 18% entre 2015 e 2016, a habilidade de adentrar na assistência AI poderia transformar sua empresa.

Por exemplo, com a tecnologia Sprout Bot Builder, descobrimos que a maioria das empresas usava seus chatbots do Twitter para automatizar tarefas que de outro modo teriam tomado o tempo valioso de um agente, como responder FAQs ou completar pedidos. O Facebook Messenger agora suporta os mesmos tipos de uso, melhorando a produtividade de marcas em canais sociais.

Com a tecnologia certa, e com a ajuda dos recursos do chatbot do Facebook, como “Respostas Inteligentes” e “Resposta Automática”, empresas podem dar a seus clientes o serviço de atendimento na rede social que o cliente estava esperando, sem gastar tempo e dinheiro extra no treinamento de incontáveis novos agentes.

Em termos simples, você ganha mais oportunidades para conversão a um preço mais baixo.

Facebook Messenger e gestão de comunicação

Falando em potencializar a satisfação do cliente, se você quiser encantar seus seguidores, então precisará ser capaz de responder rapidamente a perguntas. Novamente, chatbots ajudam com respostas automáticas, mas organização pode ser a razão para o sucesso de sua gestão de comunicação. Usar uma solução única e completa para todos os seus canais de Facebook, Twitter, Instagram ou LinkedIn pode fazer a diferença.

Isso proporciona às marcas uma solução simples para centralizar a comunicação em cada propriedade controlada pelo Facebook, além de seus outros canais sociais principais. Como tudo está conectado no mesmo lugar, você não precisa se preocupar quanto a trocar entre os serviços e acidentalmente deixar alguma coisa passar despercebida. No fim, o resultado é ter um tempo de resposta mais rápido e melhorar as experiências dos clientes.

Trabalhar dentro de uma única Inbox Inteligente também dá contexto às comunicações. Em uma ligação, você tem muito pouco conhecimento prévio sobre o cliente, mas, ao conectar-se por meio de uma rede social, você entra em uma rica base de dados do consumidor. São necessários poucos cliques para ajudá-lo a dar aos seus clientes um serviço mais personalizado.

Facebook Messenger & AI

Já falamos sobre o poder dos chatbots no Facebook Messenger, mas a rede social também foi mais longe nas soluções de inteligência artificial (AI). Na verdade, o Facebook recentemente anunciou seu próprio assistente pessoal AI chamado M. Esse recurso ajuda a sugerir certas conversas com o Facebook Messenger, a lembrar-se de aniversários importantes ou até a recomendar pegar um Uber ao sair de algum lugar.

Alguns negócios já começaram a criar suas marcas por meio da integração com M. Por exemplo, se você digitar “receita” no Messenger, vai receber uma coleção de receitas direto do Food Network para analisar no canto inferior da sua tela. Parcerias similares são aguardadas ao longo de 2018.

Essa é a camada AI fundamental que o Facebook começou a trazer para seus serviços de empresas. Mesmo que o cérebro AI ainda seja relativamente limitado no tipo de sugestões que pode oferecer, deve tornar-se um sistema 100% AI no futuro.

Facebook Messenger e empoderamento do cliente

Se os chatbots ou o M do Facebook provam alguma coisa, é que fornecer às marcas melhores maneiras de conectar-se com os clientes é alta prioridade. Há aproximadamente 100.000 chatbots em uso no Facebook Messenger e esse número está apenas crescendo.

Nos dias iniciais, bots no Facebook eram atormentados com problemas e muitos ainda sofrem com falta de habilidade para realizar pedidos ou resolver problemas com clientes. É por isso que é importante usar a plataforma correta de criação de bots caso você deseje dar a seus clientes uma experiência em que podem confiar.

Mesmo que você use um sistema como o Sprout para desenvolver sua estratégia de automatização, é importante lembrar que seus clientes ainda podem desejar expandir suas conversas. Estar presente ainda é crítico para qualquer estratégia social, mas nunca atrapalha ter ajuda nas tarefas mais tediosas.

Facebook Messenger e melhora na receita

O Facebook Messenger recentemente estendeu a soluções tradicionais de marketing para os clientes. Em julho de 2017, a marca introduziu propagandas baseadas em imagen para o Messenger, o que permite que as marcas enviem cupons, propagandas em banner e mais em um instante.

As atualizações do Messenger também proporcionam oportunidades de criar nova receita para sua marca. Por exemplo, o Uber, um dos pioneiros no uso do Facebook Messenger, criou um canal direto para seus clientes para chamar corridas pelo aplicativo.

Do mesmo modo, a KLM (linha aérea holandesa) usa o Facebook Messenger para fornecer aos clientes tarefas importantes. A KLM oferece recursos como confirmações de reserva, atualizações de viagem e até mesmo cartões de embarque. Isso quer dizer que cada cliente ganha uma experiência on-line melhorada.

Em 2018, o Facebook Messenger pode ser a nova maneira de atingir pessoas e encorajar vendas. Pense em fazer isso sem ter que depender inteiramente de propagandas pagas. Com a ajuda de chatbots, você torna as experiências disponíveis ainda mais eficientes.

Você está aproveitando todo o potencial do Facebook Messenger?

Como um aplicativo que atinge um bilhão de pessoas, o Facebook Messenger tem muito a oferecer para empresas em crescimento. Não apenas você pode usar esse sistema para gerar mais conscientização, como também pode entregar experiências mais fortes para os clientes. Para seus seguidores, isso apenas aumenta a lealdade à marca.

Ainda que as redes sociais sejam as plataformas preferidas para serviço ao consumidor, apenas recentemente as empresas começaram a usar os recursos certos. Isso ajuda a servir o público da maneira apropriada sem ter que quebrar o porquinho. Explore a maneira como as atualizações do Facebook e as ferramentas de Bot Builder do Sprout podem ajudar seu negócio a ser bem sucedido em 2018.

Published on