Com grandes promoções de feriado vêm grande responsabilidade. As responsabilidades incluem responder a uma tonelada de perguntas, fazer recomendações de presente e, mais importante, encontrar uma forma de entregar os presentes em tempo hábil.

Existem muitas maneiras de interagir com os consumidores em todo o processo de compras natalinas, mas as redes sociais estão se tornando rapidamente a principal delas.Nossos dados sugerem que o número de mensagens nas redes sociais que os comerciantes recebem durante a temporada de férias tem aumentado desde 2015—com o comerciante médio recebendo aproximadamente 30% mais mensagens que no ano anterior.

Para as marcas que estão se equipando para a loucura das festas, preparação é a chave—não apenas para oferecer ofertas atraentes e promoções, mas para garantir que tudo está no lugar para atender aos clientes e suas demandas de maneira eficiente.

Felizmente, o Sprout fez várias melhorias no Bot Builder que podem ajudar você a criar novas oportunidades de negócios e tornar a tarefa de responder às mensagens nas redes sociais na temporada de férias mais gerenciável.

Faça recomendações de presente usando Mapas de conversação

Durante as férias, os publicitários devem mudar narrativa e focar suas histórias no ato de presentear. Em muitos casos, isso pode significar atingir um público totalmente novo.

Como você pode atualizar sua estratégia nas redes sociais para atender a essa necessidade e ainda direcionar o engajamento? Um comerciante on-line recebendo um grande volume de mensagens no Twitter e Facebook pode utilizar fluxos de trabalho automatizados para criar questionários interativos e fazer recomendações de presente personalizadas com base nas entradas do usuário.

Agora, o Bot Builder do Sprout possibilita criar, implementar e gerenciar conversas do chatbot que podem lidar com uma série de interações. Usando o Mapa de conversação, você pode visualizar facilmente sua conversa e introduzir outro nível de respostas rápidas e respostas automáticas que orientam os usuários por caminhos específicos e interativos, dependendo dos botões com os quais interagem.

Pergunte “para quem é o presente?” e “quais são seus interesses?” para direcionar os usuários a ideias relevantes de presente. Ao deixar a maior parte da conversa por conta do bot, seus agentes de atendimento ao cliente podem oferecer experiências de marketing mais sofisticadas e personalizadas ao longo da temporada de festas.

Mostre a eles suas opções por meio de imagens e GIFs

Para reforçar as ideias para presente, acrescente imagens ou GIFs animados à conversa do chatbot. Você pode optar por adicioná-los entre Mensagens de boas-vindas e Respostas automáticas para trazer mais personalidade para a interação ou usá-los como uma maneira de apresentar seus produtos.

Por exemplo: usando chatbots na Mensagem Direta do Twitter ou no Facebook Messenger, uma loja de brinquedos pode compartilhar imagens de brinquedos populares para ajudar as crianças a criarem a sua lista de desejos na medida em que interagem com diferentes Respostas rápidas. A partir daí, eles podem incentivá-los a compartilhar as listas com a família e amigos.

Dependendo do seu público, as imagens também podem ser uma maneira divertida de espalhar o espírito de fim de ano e usar personagens natalinos conhecidos para direcionar o engajamento.

Oriente os clientes a fazerem o checkout usando os botões de chamada para ação

A interação do chatbot culmina na chamada para ação–uma vez que um usuário tenha respondido a todas as suas perguntas e esteja pronto para seguir em frente. Sua chamada para ação é um botão que você pode adicionar à conversa do chatbot para direcionar os usuários a um objetivo específico.

Use os botões de chamada para ação para levar os consumidores a uma categoria de produto específica ou a uma página em seu site, para compartilhar sua experiência com um amigo nas redes sociais ou diretamente para a página de checkout. Seu bot pode ser sua ferramenta mais valiosa de conversão, ajudando você a direcionar os usuários para seu destino final.

Pense com cuidado sobre onde você quer que seus clientes cheguem, porque essa interação com a sua marca pode levar proporcionalmente a conversões de alto valor, sem qualquer assistência manual de vendas.

Todas essas ferramentas podem ser usadas separadamente para auxiliar suas necessidades de fim de ano, mas, quando usadas conjuntamente, elas têm o potencial para impactar expressivamente os seus resultados ao provar e concretizar o ROI das redes sociais. Caso você precise de mais orientação sobre a criação de chatbots, leia nossas declarações de chatbot para Facebook e Twitter. Se você já é um usuário do Sprout em um plano Enterprise, basta fazer o login para construir seu bot de fim de ano agora mesmo.

 

Published on