Residencia Sprout case study

O trabalho em equipe transforma os sonhos em realidade, ou pelo menos é assim na Residencia, uma agência de publicidade pioneira com sede na Cidade do México.

A equipe da Residencia não apenas produz conteúdo: ela cria conteúdo que as pessoas querem compartilhar, e as redes sociais são uma parte essencial desse processo. Com a ajuda de uma estratégia inteligente, fluxos de trabalho aprimorados e análise de desempenho, a agência ajudou um cliente a conseguir quase 2 milhões de novos fãs por meio de seus perfis nas redes sociais no período de um ano, além de impulsionar o engajamento nas redes sociais em mais de 80% e as impressões em mais de 90%.

“Nosso objetivo é ser a maior criadora de conteúdo de marca do mercado latino-americano”, disse Alan Vargas, Diretor de Redes Sociais da Residencia. “As redes sociais são importantes não apenas na distribuição, mas também no desenvolvimento de conteúdos. As redes sociais nos dão insights por meio de dados sobre o que devemos criar, desde vídeos até imagens e GIFs. É essencial saber como o conteúdo está se saindo, quais posts têm melhor desempenho e as razões por trás disso.”

É igualmente importante interagir com os consumidores depois que o conteúdo da agência é publicado, bem como manter-se em dia com as responsabilidades diárias que vêm com o gerenciamento de vários clientes.

É aí que o Sprout Social chega para salvar o dia.

Crescendo com Grupos

A equipe da Residencia trabalha em “células”, com cada célula liderada por um administrador que é responsável por adicionar usuários das redes sociais a contas de cliente, analisar métricas das redes sociais e otimizar as tarefas diárias. Isso torna a organização de diferentes células e suas contas associadas vital para o sucesso da agência.

A funcionalidade de Grupo do Sprout capacita Vargas a organizar equipes e perfis sociais que se ajustem à estrutura de trabalho versátil da Residencia.

“É muito útil dividir as equipes em Grupos”, disse Vargas. “Temos um ‘administrador chefe’ para cada grupo que criamos na plataforma.”

O Sprout permite que as agências organizem grupos por vários critérios, como necessidade da empresa, idioma ou localização, além de garantir que apenas determinadas pessoas tenham acesso a determinados grupos e seus perfis sociais.

Enquanto a opção de Grupo do Sprout torna a colaboração entre diferentes integrantes da equipe da Residencia mais fácil, recursos de autorização de usuário da plataforma garantem que apenas indivíduos aprovados possam acessar informações da conta e publicar conteúdo.

“Com gerentes de comunidade, nós revemos todos os posts que precisam ser publicados, portanto, ter permissões de usuário disponíveis no Sprout é muito útil para nós,” disse Vargas.

A importância da emissão de relatórios

Os clientes também dependem da Residencia para responder a consultas nas redes sociais e construir comunidades on-line.

“A maioria dos nossos clientes nos dá KPIs específicos, como a taxa de resposta e tempo de resposta”, disse Vargas. “O Sprout tem um ótimo recurso, a Inbox Inteligente, que é a maneira perfeita de organizar uma equipe de atendimento ao cliente nas redes sociais, porque podemos focar nos diferentes tipos de mensagens que recebemos. Com esse recurso, otimizamos nosso tempo e trabalho diários.”

Residencia volume PT

A Inbox Inteligente do Sprout reúne todas as mensagens recebidas de todos os perfis conectados em um só local, permitindo que os especialistas da Residencia descubram oportunidades de engajamento, etiquetem mensagens de entrada, juntem-se a conversas e respondam às perguntas dos clientes no Facebook, Twitter, Instagram, LinkedIn e muito mais, tudo a partir do painel do Sprout Social.

Vargas destacou a Volkswagen do México como um cliente que tem feito grandes avanços graças a um maior enfoque nas redes sociais como canal de vendas e serviço.

A Volkswagen teve um aumento de seguidores em todos os seus perfis sociais do México no período de um ano contado a partir de novembro de 2017, incluindo:

  • Aumento de 21,3% em seguidores no Twitter.
  • Aumento de 49,7% em fãs no Facebook.
  • Aumento de 53,1% em seguidores no Instagram.
  • Aumento de 75,9% de seguidores no LinkedIn.
Residencia group report PT

Juntos, isso representa quase 2 milhões de novos fãs em todos os perfis sociais da Volkswagen do México ao longo desse período de tempo.

As impressões no conteúdo das redes sociais também foram consistentes durante esse tempo, com impressões no Facebook, Twitter e LinkedIn aumentando 94,4%. Isso significa um escalonamento de 3,6 bilhões de impressões.

Os engajamentos também tiveram crescimento sólido ao longo do ano, subindo 87,4% no Facebook, Twitter, Instagram e LinkedIn, totalizando mais de 30 milhões de engajamentos nesses canais sociais.

Os recursos de relatórios do Sprout também incluem dados internos que permitem que Vargas avalie fatores como quantas respostas os integrantes de sua equipe estão oferecendo por meio das redes sociais, quanto tempo estão levando para responder as mensagens, o tamanho médio da resposta e muito mais.

“É uma ótima ferramenta para organizar uma equipe de redes sociais”, disse Vargas. “Isso permite que você crie grupos focados em marcas específicas, defina funções e assista a todas as ações de sua equipe, tudo isso enquanto otimiza a maneira que você trabalha e avalia o desempenho de cada pessoa da equipe.”

Seja publicando conteúdo, respondendo aos consumidores ou avaliando o desempenho da equipe, a Residencia cobre todos os ângulos usando o Sprout Social.

Download Case Study