Desde emojis até abreviações, o marketing nas redes sociais tem a sua própria linguagem. O entendimento vem com a experiência, mas existem alguns termos que ainda confundem muita gente—até mesmo os publicitários mais fluentes.

Se você já passou algum tempo trabalhando em uma campanha nas redes sociais, “alcance” e “impressões” são dois termos que você, sem dúvida, já escutou. Além disso, muitas pessoas ainda ficam inseguras sobre o significado destes termos no que concerne o engajamento nas redes sociais. Eles são comumente usados referindo-se a analíticas, mas também aparecem muito em conversas publicitárias sobre estratégias.

Termos como “alcance” e “impressões” frequentemente são mal interpretados ou entendidos como se fossem a mesma coisa. Embora seja muito fácil agrupar os dois juntos, eles têm suas próprias definições. Então, antes que você possa medir qualquer métrica com precisão, é necessário entender o que eles significam. Aqui você encontra um curso intensivo sobre alcance e impressões.

Alcance versus Impressões

Alcance: o número de pessoas que visualiza o seu conteúdo.

Alcance é uma medida de como o seu conteúdo é espalhado em várias plataformas de redes sociais. Você pode pensar nisso como o número de pessoas individuais que visualizam o seu conteúdo. Em um mundo perfeito, cada um dos seus seguidores veria cada conteúdo que você postar.

Infelizmente, este não é o mundo em que vivemos e nem todos seus fãs verão todos os posts que você publicar. Então, alcance é uma medida do seu público efetivo.

Impressões: o número de vezes que seu conteúdo é exibido.

Uma impressão significa que o conteúdo foi entregue ao feed de alguém. Um visualizador não precisa se engajar com o post para que isso conte como uma impressão. A parte difícil das impressões é que uma pessoa pode ter múltiplas impressões sobre o mesmo conteúdo.

Por exemplo, no Facebook, um post pode ser exibido no Feed de Notícias do publicador original e aparecer uma segunda vez quando um amigo compartilha o mesmo post. Se você viu as duas formas de atividade no seu feed, isso conta como duas impressões para o mesmo post.

Entendendo mais sobre alcance e impressões

Como você pode ver, alcance e impressões são bem parecidos. Vamos voltar para aquele mundo perfeito um instante. Digamos que você tem 100 seguidores no Twitter e você envia um Tweet. Se cada um de seus seguidores vê aquele Tweet, você tem um alcance de 100 e 100 impressões.

Amanhã você envia dois Tweets para os mesmos 100 seguidores. Seu alcance ainda é 100 (porque sua contagem de seguidores não mudou), mas agora suas impressões aumentaram para 200. Por quê? Porque cada um dos seus 100 seguidores viu ambos os Tweets que você publicou.

Pode ser um conceito difícil, mas é importante na hora de acompanhar o sucesso de uma campanha nas redes sociais. Se você não conseguir lembrar de nada sobre alcance e impressões, lembre-se disto: alcance é o número de pessoas que podem ter visualizado o seu conteúdo, enquanto as impressões são o número total de vezes que as pessoas que você alcançou podem ter visualizado seu conteúdo.

Nem sempre é fácil assim

Nós sabemos. Não foi muito fácil. Mas é um pouquinho mais complicado que isso. Para tornar as coisas ainda mais confusas, existem diferentes tipos de alcance e impressões em diferentes redes sociais—no Facebook, para ser mais específico. Outras plataformas podem incluir alcance e impressões em suas analíticas das redes sociais, mas elas são bastante padronizadas. O Facebook tem níveis variáveis de cada um deles.

Facebook

No Facebook, o alcance pode pertencer a três categorias diferentes:

  1. Orgânico: representa o número de pessoas que visualizaram o seu conteúdo individualmente—de graça—no Feed de Notícias, por postagem em sua página.
  2. Pago: é o número de pessoas que visualizaram individualmente o seu conteúdo pago, como um Anúncio do Facebook.
  3. Viral: o número de pessoas que visualizaram seu post ou página individualmente em uma história publicada por um amigo. Estas histórias incluem ações como curtir, compartilhar ou comentar.

Há uma série de fatores que interferem em seu alcance no Facebook e, dependendo de qual tipo de alcance você está procurando obter para crescer, é possível seguir estratégias diferentes. Para saber mais sobre o alcance no Facebook, leia nosso artigo Como aumentar o alcance no Facebook facilmente.

Como o alcance, as impressões do Facebook também podem ser de três categorias, que podem ser vistas no Relatório de Páginas do Facebook do Sprout:

  1. Orgânico: representa o número de vezes que seu conteúdo foi exibido—de graça—no Feed de Notícias ou em sua Página.
  2. Pago: é o número de vezes que seu conteúdo pago—como um Anúncio do Facebook—foi exibido.
  3. Viral: é o número de vezes que conteúdo associado a sua Página foi exibido em uma história publicada por um amigo. Estas histórias incluem curtir, compartilhar ou comentar.

Alcance de anúncios vs impressões do Facebook Ad

Ter as mesmas categorias de separação certamente não facilita na hora de separar alcance de impressões. Mas lembre-se do nosso exemplo do mundo perfeito. Se cinco fãs no Facebook visualizaram seu post duas vezes, o resultado é 10 impressões (o número de vezes exibido multiplicado pelo número de pessoas que visualizaram individualmente) e um alcance de cinco (número de pessoas que visualizaram individualmente).

Agora a coisa complica de vez. Se você está usando Anúncios do Facebook, existem dois outros tipos de impressões para acompanhar: veiculadas e visualizadas.

Quando um Anúncio do Facebook é veiculado, quer dizer que o publicante mandou o sistema publicar o anúncio. Desde que o sistema registre a veiculação do anúncio, ele será contado como um sucesso—uma impressão veiculada. Isso é um pouco intrincado porque contabiliza um sucesso independentemente de um anúncio ser visualizado.

Impressões veiculadas incluem anúncios que ninguém vê, porque eles aparecem abaixo das publicações principais ou porque a pessoa saiu da página antes de a renderização ser concluída. Elas são imprecisas e deixam uma grande lacuna entre o número de anúncios veiculados e o número dos que são realmente visualizados.

Impressões visualizadas, no entanto, são contadas a partir do momento em que o anúncio entra na tela de um navegador desktop ou aplicativo de dispositivos móveis. Se não entrarem na tela, elas não contam.

Twitter

O aplicativo nativo do Twitter não mede seu alcance, mas acompanha as impressões. O Twitter define impressões como toda vez que um usuário do Twitter visualiza o seu Tweet.

Pense em uma impressão como um Tweet que aparece no monitor ou tela do celular de alguém. Mas o número de impressões que você vê no aplicativo do Twitter só contabiliza o número de vezes que seus Tweets aparecem no feed ou resultados de pesquisa de um usuário.

Mesmo que o Twitter não forneça dados sobre alcance, existe uma solução. Com o Relatório de Mensagens Enviadas do Sprout Social, você pode obter dados efetivos sobre seu alcance nas redes sociais.

Alcance, impressões e a sua estratégia

Agora que você tem um melhor entendimento sobre a diferença entre alcance e impressões, vamos olhar além de suas definições e ver o que eles significam para sua estratégia de marketing.

Conheça o seu público-alvo

O aumento do alcance leva naturalmente ao aumento de conscientização. Para as empresas, é importante estender o alcance aos consumidores o máximo possível. Mas mesmo que você alcance 10.000 pessoas, isso não significa nada se apenas 1.000 estão realmente interessadas em sua marca.

Mensagens enviadas perdem efeito e nenhum valor é adquirido quando elas são ignoradas. Planeje suas mensagens e estratégia de conteúdo tendo seu público-alvo em mente.

Além disso, fique de olho no conteúdo que está sendo compartilhado, Retweetado, curtido ou respondido. Acompanhar estes engajamentos ajudará você a encontrar potenciais usuários, aumentando, assim, o seu alcance.

Monitore e analise regularmente

Impressões medem sua capacidade de exibir seu conteúdo ao seu público-alvo. Quando suas impressões estão em ascensão, isso significa que seu conteúdo está chegando aos feeds dos usuários com mais frequência.

Isso normalmente significa que seus posts são otimizados para qualquer que seja a rede social em que você está. Se você não está recebendo impressões na taxa esperada, olhe primeiramente para como você está compartilhando seu conteúdo. Ele está otimizado para a plataforma que você está usando?

Outra dica a considerar ao tentar aumentar as impressões é se concentrar em aumentar o número de fãs ativamente engajados na sua comunidade para aquela plataforma. Enfatize a publicação de conteúdos compartilháveis. Na medida em que sua comunidade começa a compartilhar seus posts com as redes deles, suas impressões (e alcance) aumentarão.

A única maneira de saber se suas investidas estão funcionando é monitorar e analisar essas métricas regularmente. Faça constantes melhorias e experimente fazer mudanças, depois monitore um pouco mais. Com o Sprout, monitorar as redes sociais é muito fácil.

Evite ficar transitando entre redes e simplifique suas redes sociais com a Inbox Inteligente multifuncional. Acompanhar as métricas importantes pode ser complicado, mas não se você usar as ferramentas certas.

Olhando o panorama geral

Entender a diferença entre alcance e impressões pode ser um pouco complicado, mas não é impossível. Depois de aprender a distinguir entre as duas métricas, você poderá começar a trabalhar em direção à mais importante de todas: engajamento nas redes sociais. Um objetivo comum por trás de qualquer campanha nas redes sociais é o aumento do engajamento. Se seu conteúdo não está recebendo curtidas, respostas ou compartilhamentos, algo está errado—na parte de criação ou de segmentação.

Conscientização vem antes do engajamento, e alcance e impressões impulsionam as pessoas a responder. Você não pode ter um sem o outro e não pode melhorar um sem ajustar os outros. Então, quando você pensar em aumentar o engajamento, faça isso levando em conta como o alcance e as impressões entram na equação.

Published on