Apesar da crescente popularidade, diversas organizações ainda colocam em segundo plano o uso das redes sociais para fazer negócios. Existe um ceticismo em torno da eficácia para empresas locais ou pequenas porque vemos grandes marcas como Coca-Cola, Nike e Starbucks obterem todo o sucesso.

No entanto, as redes sociais podem beneficiar empresas de qualquer tamanho. Muitas empresas pequenas e médias veem um crescimento no reconhecimento da marca, no tráfego do site, nos compartilhamentos e no envolvimento do cliente quando colocam um plano em prática.

Redes sociais para empresas: em números

As redes sociais permitem que pequenas empresas concorram com algumas das maiores empresas para alcançar mais clientes. Uma das maiores vantagens do marketing nas redes sociais é que ele demanda um orçamento menor. Ter sucesso no uso das redes sociais para negócios se resume a criatividade e engajamento. Qualquer empresa não resistente a essa tendência pode competir.

Caso você ainda não tenha comprado totalmente a ideia sobre redes sociais ou tenha que convencer seus superiores de que o investimento vale a pena, seguem algumas estatísticas que evidenciam as vantagens das redes sociais:

duplass graphic

As redes sociais para empresas é uma necessidade assim como os anúncios pagos, folhetos e outros esforços de marketing tradicionais. Para competirem, as empresas não podem se dar o luxo de serem inativas nas redes sociais.

As vantagens das redes sociais para empresas

Apesar de todas essas estatísticas, algumas empresas ainda não aderiram às redes sociais como uma ferramenta de marketing. Na verdade, De cada três pequenas empresas, uma não acha que as redes sociais sejam importantes para seus negócios.

deloitte graphic

Uma das principais razões é o fato das organizações não enxergarem todos os benefícios que esse investimento ainda tem a oferecer, o que é parcialmente compreensível, dada a natureza das redes sociais. Elas são utilizadas para construir o reconhecimento da marca, alimentar o marketing de conteúdo e outros aspectos importantes que não são tão mensuráveis como outras formas com as quais as pequenas empresas estão acostumadas.

É hora de acabar com a velha mentalidade e com as perspectivas de marketing ultrapassadas. A internet mudou completamente a forma de sua empresa encarar o marketing. E as redes sociais são o exemplo perfeito dessa mudança. Apresentamos, a seguir, alguns dos benefícios das redes sociais para as empresas.

Conheça seus clientes usando as redes sociais

Quando foi a última vez que você realizou uma pequisa com clientes? Se você é como a maioria das pessoas, então isso já deve fazer uns meses ou até anos. As formas antigas de descobrir informações sobre os consumidores não são tão eficazes hoje. As pessoas passaram a odiar mensagens não solicitadas enviadas por profissionais de marketing. Com as redes sociais, você tem a oportunidade de conhecer seus clientes de uma maneira nada invasiva.

Saber a idade, o gênero e a psicografia do seu público-alvo permite criar e compartilhar conteúdo mais direcionado. Existem algumas maneiras de encontrar outras informações sobre o seu público. Uma delas é procurar manualmente por seus seguidores.

Navegue por sua lista de seguidores e tenha uma noção de quem eles são. Alguns usuários colocam muitas informações úteis em seus perfis, informações normalmente esquecidas pelas empresas nas redes sociais.

Com certeza é um processo longo e cansativo. Felizmente, existem meios mais fáceis de obter as informações. Por exemplo, o Sprout Social lhe oferece informações sobre os dados demográficos do seu público-alvo.

perfil da demografia

Além dos dados demográficos, você também deve estar atento àquilo que seus clientes compartilham nas redes sociais. Eles tuitam links de notícias do setor? Postam citações no Instagram? Se estão compartilhando, então quer dizer que aquele é o tipo de conteúdo que eles gostam.

Todas essas informações lhe permitem saber melhor quem são seus clientes e o que eles gostam ou não gostam. Antes das redes sociais você teria que pagar milhares de dólares para montar grupos de foco e enviar pesquisas. Mas agora tudo está a um clique.

Saiba o que os clientes realmente acham

As pessoas não têm medo de expressar suas opiniões nas redes sociais. As redes sociais se tornaram um ótimo lugar para receber um retorno sincero e verdadeiro sobre o que as pessoas pensam dos seus produtos, dos seus serviços e da sua marca. Você pode monitorar o que está sendo dito sobre sua empresa e resolver problemas na mesma hora, o que é uma enorme vantagem.

Antigamente, se um cliente não estivesse contente com o atendimento da sua empresa, ele simplesmente ia para casa e contava para os amigos. E não voltavam nunca mais à sua empresa. Você não apenas perde essas pessoas como cliente, como também perde indicações sem perceber.

Na era das redes sociais, quando as pessoas não gostam dos seus produtos e serviços, elas postam sobre isso. Pode parecer ruim, já que outras pessoas vão ouvir sobre as más experiências. Mas só será negativo para o seu negócio se você ignorar os comentários ou responder de forma inadequada. Use as redes sociais para sanar os problemas dos clientes e aprimorar o seu negócio.

Se você monitorar as menções da sua empresa nas redes sociais, poderá agir em tempo real para corrigir o problema e, assim, evitar a perda de clientes.

Você pode monitorar manualmente todas as suas menções ou usar uma ferramenta com recursos de monitoramento de redes sociais. O monitoramento de redes sociais permite rastrear palavras-chave específicas e citações de sua marca nas redes sociais. Não limite suas palavras-chave apenas ao “Nome da Marca”. Inclua variações como #nomedamarca e outras possíveis maneiras que alguém usaria para mencionar a sua marca nas redes sociais.

Social Media Monitoring

Interaja com seus clientes

As pessoas não postam apenas coisas negativas sobre as empresas. As redes sociais fizeram um trabalho maravilhoso de quebrar o muro que existia entre as empresas e os clientes. As pessoas postam fotos de si mesmas no Instagram apreciando suas marcas favoritas, fazem check-in no Facebook quando vão a bares e restaurantes locais e demonstram espontaneamente sua fidelidade à marca. O conteúdo gerado pelo usuário (UGC) é umas das melhores partes quando se trata de usar as redes sociais para empresas.

Quando as empresas promovem seus próprios produtos e serviços, tal ação pode ser enxergada como spam. Mas, quando as pessoas veem no Facebook ou Instagram fotos de seus amigos usando a camiseta de uma empresa ou confessando o quanto gostam de um determinado produto, a ação é mais genuína e eficaz. As opiniões dos consumidores são 12 vezes mais confiáveis do que descrições de produtos feitas pela própria empresa.

Envie mais tráfego ao seu site

O tráfego é algo que todos os empresários almejam, mas enfrentam dificuldades para obtê-lo organicamente. Embora a otimização do mecanismo de pesquisa geralmente seja a primeira coisa que vem à mente quando se pensa em gerar tráfego, as redes sociais podem apresentar a mesma eficácia. Por exemplo, 75% do tráfego do Buzzfeed vem das redes sociais.

O tráfego nas redes sociais só está aumentando. Em 2014, as redes sociais foram responsáveis por 31,24% do tráfego on-line geral contra os 22,71% do ano anterior.

Social Media Referral Traffic

Compartilhar seus posts e outros conteúdos do seu site nas redes sociais é uma ótima maneira de conquistar mais visitantes. Mas tome o cuidado de não postar apenas conteúdo próprio. Divulgue conteúdo de outros sites do seu setor, compartilhe imagens e outros tipos de mídia.

Gere leads

Um dos maiores equívocos sobre as redes sociais é achar que elas não geram leads. A verdade não poderia ser mais diferente.

Você não apenas pode gerar leads usando as redes sociais, como também pode obter um bom retorno do investimento.

Gerar leads nas redes sociais é um pouco diferente do que em outras plataformas, porque a venda não é o objetivo principal. A maior parte do conteúdo que você compartilha deve ser de caráter não promocional. Em vez de pedir descaradamente que comprem seu produto, observe as pessoas que falam sobre problemas que seu produto pode resolver. Em seguida, ofereça a solução a elas.

Um jeito simples de fazer isso é usar a Pesquisa Avançada do Twitter.

Insira algumas frases que as pessoas usariam para descrever um problema que seus produtos ou serviços resolvem. Depois, marque a caixa de perguntas na parte inferior.

Twitter Advanced Search

Você verá mais tweets de pessoas usando suas palavras-chave e fazendo uma pergunta. Então você pode responder a elas com uma solução. Pode fazê-lo oferecendo uma versão gratuita do seu produto ou compartilhando o link de um post, criado por você, que explica a solução.

Uma boa ideia é salvar as pesquisas de perguntas feitas com frequência. O Twitter não permite salvar suas pesquisas, mas você pode fazer isso usando o Sprout.

descoberta no SProut

Quando quiser procurar pessoas novas para interagir, basta acessar as pesquisas salvas e ver os tweets mais recentes. Também pode ver com quem já interagiu – uma vantagem e tanto. É muito melhor do que fazer novas pesquisas o tempo todo.

Os novos players nas redes sociais

Nos últimos anos, vimos o surgimento de uma série de novos sites de redes sociais. Ao contrário das diversas plataformas que falharam no passado, esses novos players realmente começaram a se solidificar e se tornar candidatos reais. Uma parte boa de usar as redes sociais para fazer negócios é ter a capacidade de conhecer as novas redes que seu público está usando.

Alguns dos novos aplicativos/sites de redes sociais encontrados recentemente:

  • Snapchat
  • Periscope
  • Instagram

O interessante é que o Facebook, Twitter, Pinterest ou Google+ são móveis. Basta baixar o aplicativo e pronto.

A grande vantagem desses novos aplicativos é que, apesar de terem um público grande, eles não são tão competitivos quanto redes sociais maiores, como Facebook e Twitter. Isso ocorre porque muitas empresas têm demorado a adotar os mais recentes canais de redes sociais.

Campanhas criativas tendem a chamar mais a atenção e têm uma chance maior de viralizarem. Muitas marcas fazem um excelente trabalho se destacando em plataformas como o Instagram e Snapchat em vez de se limitarem ao Facebook e Twitter.

Be a Breakfast Pioneer with Coffiest. Available now at www.soylent.com.

A photo posted by Soylent (@soylent) on

Embora os recursos visuais sejam um aspecto importante para ter sucesso no Google+, Facebook e Twitter, imagens e vídeo são o foco principal desses novos aplicativos. A tendência de marketing visual está crescendo graças a todos esses aplicativos. E é hora de sua empresa começar a agir para ter sucesso nas redes sociais.

Como ser bem-sucedido usando as redes sociais

Cada rede social tem suas próprias peculiaridades e práticas recomendadas. Mas também há algumas dicas gerais para chegar ao sucesso, independentemente da plataforma escolhida pela sua empresa. Seguem algumas dicas para usar as redes sociais a favor do crescimento da sua empresa:

Defina seu público-alvo

Definimos que as redes sociais são uma das melhores maneiras de alcançar seu público-alvo. Mas antes de começar a se conectar com as pessoas, você tem que começar a descobrir quem são elas. Definir o avatar dos seus clientes ou público-alvo vai ajudá-lo a:

  • Escolher a quais redes sociais você dedicará seu tempo.
  • Escolher um tom de voz que combine com elas.
  • Determinar o tipo de conteúdo a compartilhar.
  • Desenvolver um plano sólido de marketing para redes sociais.

Não basta falar sobre quem são seus clientes ideais, você precisa escrever isso. Inclua detalhes como:

  • Idade
  • Nível de receita
  • Carreira/profissão
  • Local
  • Hobbies
  • Nível educacional

Segue um excelente exemplo de RyanBattles.com

customer avatar ryan battles

Quanto mais puder definir o seu avatar, mais direcionada será sua abordagem nas redes sociais. Depois de montar seu avatar, pergunte-se sobre as dificuldades dos clientes. Como você pode agregar maior valor a eles? Dessa forma você terá uma boa base para poder trabalhar.

Não se sobrecarregue

A maioria das empresas falha nas redes sociais quando tenta fazer muita coisa em pouco tempo. Por mais que seja tentador estar em todas as redes sociais da moda, isso pode acabar fazendo mais mal do que bem. O marketing nas redes sociais não serve apenas para você divulgar um novo post do seu blog em 20 sites diferentes. Serve para estabelecer uma presença real e agregar valor.

A não ser que sua empresa tenha uma equipe dedicada para redes sociais, é extremamente difícil construir seu público-alvo em sete diferentes redes sociais ao mesmo tempo, por isso recomenda-se começar com três, no máximo.

Observe esta publicação com dados demográficos sobre redes sociais e veja as descobertas a respeito dos maiores sites de redes sociais. Compare essas informações com o avatar que você criou e isso lhe ajudará a decidir sobre qual site se concentrar.

A segunda questão que as empresas enfrentam é a inconsistência. A diversão e empolgação de enviar tweets e tirar fotos para o Instagram podem começar a desaparecer se você não tiver retorno e acabar se queimando.

Uma boa maneira de combater isso é dedicar uma pequena parte do dia exclusivamente para marketing nas redes sociais. 30 a 45 minutos por dia é um bom tempo para começar. Use esse tempo para encontrar novos conteúdos a compartilhar, para responder a posts relevantes nas redes sociais e para ficar por dentro do que está acontecendo.

Dividindo o marketing de rede social em partes menores, você não se sentirá sobrecarregado nem desistirá.

Não envie spam

Essa dica deve ser compartilhada sempre. As pessoas não querem seguir nas redes sociais empresas que só publicam conteúdo promocional. Se todos os seus tweets só falam do seu mais novo produto ou de uma venda com 10% de desconto, você não está oferecendo nenhum valor real para o seu público.

Segundo um estudo da Buzzstream and Fractl, o motivo mais comum para as pessoas deixarem de seguir uma marca é porque o conteúdo apresentado é chato ou repetitivo. Os posts promocionais tendem a se enquadrar nessa categoria.

Reasons Users Unfollow Brands on Social Media

Em vez disso, concentre-se em compartilhar conteúdo que seja útil ou divertido. As pessoas usam o Vine, Pinterest e Facebook como uma maneira de fazer uma pausa durante o dia, não para serem bombardeadas por anúncios. Uma boa maneira de saber se a sua marca está sendo muito promocional nas redes sociais é perguntar a si mesmo se você seguiria suas contas se a empresa não fosse a sua.

Adote um enfoque unificado

Seu branding é consistente em todas as suas plataformas de rede social? Se as suas páginas no Facebook, Twitter e Instagram parecem de outras empresas, é hora de reavaliar. Os perfis não precisam ser idênticos, mas a mensagem central da sua empresa deve estar evidente em cada um.

Sweet Frog Social Media Branding

Além de cuidar da parte estética, você também deve aproveitar a capacidade de conectar diferentes plataformas sociais. Por exemplo, todos os seus vídeos do YouTube deveriam ser compartilhados no Google+. O Vine pertence ao Twitter, por isso os dois se integram muito bem. Essas diferentes conexões facilitam na hora de publicar conteúdo em diferentes canais.

Considere também o papel do seu site no seu plano de marketing para redes sociais. Como base da sua empresa, é muito importante que todos os seus perfis nas redes sociais estejam bem visíveis em todas as páginas do seu site. Facilite a conexão das pessoas com você. Para ajudar a espalhar seu conteúdo nas redes sociais, pense na possibilidade de incluir botões das redes sociais nos posts do seu blog.

sprout social media share buttons

Não tenha medo de se conectar

Se deseja usar as redes sociais para fazer sua empresa crescer, você tem que se envolver e se conectar com outros usuários. Infelizmente, muitas empresas só interagem com as pessoas nas redes sociais:

  1. Quando são mencionadas
  2. Quando alguém compartilha um link de um conteúdo da empresa

Em vez de ficar na defensiva, que tal dar o primeiro passo? Quando vir alguém compartilhando um conteúdo que não é seu, responda. Se vir alguém postando algo engraçado no Google+, dê um +1 e comente. Siga novas pessoas no Instagram, participe de chats no Twitter e mergulhe de cabeça. Se ficar sentado esperando que o mundo siga você e compartilhe seu conteúdo, vai ficar assim por um bom tempo.

Dica de profissional: As empresas mais queridas nas redes sociais também são as mais participativas.

As ferramentas de gestão de redes sociais já não são uma opção

Houve uma época em que as ferramentas de gestão de redes sociais eram vistas como um recurso necessário apenas a grandes empresas. Mas não é assim, principalmente nos dias de hoje. Há tantas tarefas associadas ao marketing nas redes sociais que tentar usar todos os aplicativos nativos pode virar uma bagunça total.

As ferramentas de gestão de redes sociais, como o Sprout Social, facilitam o compartilhamento de conteúdo nas diversas redes sociais, o monitoramento das menções da marca, a criação de relatórios detalhados e diversas outras tarefas cruciais que toda empresa precisa realizar.

Social media scheduling

O segredo das redes sociais para fazer negócios

O segredo é trabalhar. Talvez você esteja olhando seus concorrentes e perguntando o que você tem que fazer para alcançar o mesmo nível de sucesso que eles nas redes sociais. Neste guia você terá o passo a passo, mas o mais importante é colocar tudo em prática. Segue um resumo com os itens mais importantes a levar em consideração:

  • Não acredite no mito de que o marketing nas redes sociais não vale a pena para as empresas.
  • Defina seu público-alvo.
  • Comece aos poucos, concentrando-se nas três maiores redes sociais.
  • Agregue valor compartilhando conteúdo de alta qualidade, não apenas conteúdo próprio.
  • Seja coerente.
  • Envolva-se e interaja.
  • Seja organizado usando uma ferramenta de gestão de redes sociais.

Se agir assim, seu trabalho vai render. O marketing nas redes sociais chegou para ficar e, comprovadamente, é uma das ferramentas mais eficazes para fazer uma empresa crescer.

Como você está usando as redes sociais para fazer sua empresa crescer? Conte para nós nos comentários.