O que começou como uma simples plataforma para as redes específicas de uma faculdade cresceu e se tornou o hub de atividades sociais para 1,65 bilhões de usuários ativos por mês. Os recursos populares do Facebook, como Páginas, Feed de Notícias e uma suíte de ferramentas de publicidade fizeram essa rede imprescindível para profissionais de marketing e publicitários.

Desde 2004, inúmeros novos recursos do Facebook foram lançados para você usar e encontrar seus objetivos corporativos. Se estiver na plataforma já há algum tempo, é fácil deixar de ver seus recursos mais dominantes. E se você é novo, você pode estar esgotado com tudo o que se move no Facebook – e há muito.

Esteja você totalmente à vontade com a lista clássica ou inseguro por onde começar, aqui vão alguns dos recursos mais negligenciados do Facebook e que você vai amar:

1. Curtir páginas como uma marca

A possibilidade de curtir outras páginas como sua marca é disparado o recurso mais ignorado do Facebook. Quando você se foca em construir sua presença no Facebook, curtir outras páginas não está geralmente no topo da lista. Mas é uma ótima maneira de apoiar parceiros e marcas irmãs.

Suas curtidas sempre aparecem na coluna à esquerda de sua página. Porém, se quiser enviar um pouco mais de amor para alguém, você pode escolher que páginas são exibidas. Exibem-se até cinco páginas ao mesmo tempo, mas é possível especificar que páginas aparecem ao selecioná-las para serem exibidas.

Aveeno Lululemon Facebook Likes

Por exemplo, a Aveeno escolheu destacar algumas páginas relevantes para sua marca, enquanto a Lululemon destaca algumas das subsidiárias. Você pode alternar as páginas que exibe o quanto quiser ou pode manter as mesmas três (até cinco) páginas em destaque.

Para curtir uma página como marca:

  1. Visite a página que deseja curtir e clique no ícone com três pontinhos no canto inferior à direita da foto de capa da página.
  2. Like Facebook Page
  3. Selecione curtir como sua Página no menu suspenso.
  4. Encontre a sua página no segundo menu que aparece.
  5. Select Page to Like As
  6. Clique em Salvar.

2. Páginas para acompanhar

Se pelo menos 100 pessoas curtirem sua Página, você terá acesso a uma poderosa ferramenta: Páginas para acompanhar. Esse recurso permite comparar a atividade, engajamento e crescimento de público de até 100 diferentes páginas de marcas.

Facebook Pages to Watch

O Facebook Insights oferece dezenas de recursos úteis para analisar o desempenho da página, mas um dos nossos favoritos se concentra no que os outros estão fazendo. O recurso Páginas para acompanhar pode ser usado para acompanhar diversas páginas de seu setor, incluindo concorrentes, influenciadores, colaboradores, parceiros e colegas.

Ao se manter informado do que a concorrência e a os colegas do setor estão postando, você pode usar essas informações para inspirar uma nova estratégia de conteúdo, ou fortalecer a presente. É por isso que é importante monitorar as páginas que são relevantes para a sua marca, e não apenas as páginas nas quais você está interessado. É intrigante, mas os dados não farão muito para que você siga com sua estratégia.

Se estiver usando esse recurso para inteligência competitiva, esteja ciente de que as pessoas que gerenciar a página vão receber uma notificação de que foram incluídas na lista de acompanhamento. Entretanto, a notificação não inclui seu nome nem o de sua página.

Como acessar o recurso Páginas para acompanhar

Para começar a criar suas próprias Páginas para acompanhar, siga os seguintes passos:

  1. Em sua página, clique em Informações.
  2. Por padrão, você será direcionado a aba Visão Geral.
  3. Role para baixo até abaixo da seção “Cinco posts mais recentes”, onde você encontra o recurso Páginas para acompanhar.
  4. Clique em Adicionar Páginas para iniciar.
  5. Depois de encontrar a página que deseja, clique em + Acompanhar página.
  6. Quando terminar de criar sua lista, clique em Concluído.

Quando você começa a acompanhar uma página, o Facebook começa a enviar informações detalhadas de todos os posts daquela semana. Para parar de acompanhar, passe o cursor sobre a Página que deseja remover e clique no “x”.

  • Lembre-se: Se sua página não possui 100 curtidas, você não verá o recurso na aba Visão Geral em Informações.

3. Salvar para mais tarde

Se você andou curtindo páginas com a sua marca, seu Feed de Notícias deve estar cheio de conteúdo interessante. Mas os profissionais de marketing e os gerentes das redes sociais nem sempre têm tempo para navegar e ler os artigos ou assistir aos vídeos. É aí que o recurso Salvar para mais tarde entra.

Mais de 250 milhões de pessoas usam o recurso Salvar para mais tarde que permite salvar um conteúdo para que você possa verificá-lo mais tarde. Tudo o que você salvar pode ser acessado a qualquer momento nos itens salvos, na aba “Mais” ou, nos dispositivos móveis, no link “Salvos” nos Favoritos.,

E não se preocupe, o conteúdo não desaparece. O Facebook irá enviar alguns lembretes no Feed de Notícias para você se lembrar dos itens salvos.

4. Pessoas e outras Páginas

Outro recurso ainda pouco utilizado é o Pessoas e outras Páginas, que pode ser acessado em suas configurações de página.

People and Other Pages

Pode parecer bobagem inclui-lo, uma vez que você recebe notificações sobre curtidas, mas as marcas com centenas, milhares ou até milhões de curtidas podem ter dificuldade em acompanhar todas as notificações.

Esse recurso oferece uma lista abrangente de todas as pessoas e páginas que curtiram a sua página – desde que você tenha feito isso publicamente. Pode ser filtrado por pessoas, páginas ou pessoas bloqueadas. Um dos maiores benefícios é a utilidade, uma vez que você pode facilmente transferir alguém para outra função, remover ou bloquear pessoas.

Além disso, a lista oferece a você a data em que as pessoas ou páginas curtiram a sua. Esse pequeno detalhe pode ser útil para acompanhar o crescimento de seguidores durante campanhas ou competições. E ao manter o olho em que páginas são fãs, você pode construir melhores relacionamentos que podem conduzir a novas oportunidade de parceria de conteúdo.

Certamente não é algo que você precisa acompanhar diariamente, mas é bom estar ciente para verificações regulares.

5. Respostas salvas

No ano passado, o Facebook começou a testar um novo recurso chamado Respostas salvas, que permite aos negócios escrever, salvar e reutilizar mensagens ao responder clientes na rede social. É semelhante ao recurso Sugestões de respostas do Sprout para Twitter. É particularmente útil se você usa o Facebook para atendimento ao cliente, mas também pode ser útil para responder perguntas frequentes.

As Respostas salvas são, de fato, uma economia de tempo, e não um passe para comunicações preguiçosas. Apesar de as respostas para as mesmas perguntas não variarem muito, elas devem ser personalizadas. Por exemplo, use o nome do usuário na resposta e agradeça por entrar em contato.

Como criar uma Resposta salva

Para criar uma Resposta salva, acesse sua página e siga os seguintes passos:

  1. Clique em Mensagens no topo de sua página.
  2. Clique no ícone Mensagens na parte inferior e selecione Gerenciar respostas.
  3. Escolha Criar resposta.
  4. Adicione um título e uma mensagem.
  5. Clique em Salvar resposta.

Para usar suas Respostas salvas, selecione a conversa desejada na aba Mensagens e, em seguida, clique no ícone Escolha uma mensagem salva para escolher a resposta que deseja usar. Recomendamos personalizar a sua resposta antes de enviar.

6. Assistente de Respostas

O Facebook é um dos principais destinos de atendimento ao cliente. De acordo com um estudo de 2014, 44% dos consumidores esperam a resposta de uma marca pelo Facebook. Claro, nem todos os negócios podem ter uma equipe 24 horas por dia à disposição. Se for esse o caso, o Assistente de resposta do Facebook pode ser muito útil.

Facebook Response Assistant

O Assistente de respostas é um recurso que oferece três diferentes opções de resposta. A primeira permite que você se atente às necessidades do cliente quando você não pode estar no computador. Ele informa ao cliente que você irá responder em breve. A segunda opção envia uma resposta instantânea para todos que enviam mensagens à sua página. E a última opção envia uma mensagem de agradecimento quando eles iniciam uma conversa com você pelo Messenger.

As três opções vêm com respostas pré-determinadas que você pode ativar (vêm desativadas por padrão). Você também irá observar que cada uma delas inclui a opção de editar a resposta. Isso é recomendado para você inserir algumas palavras que tenham o mesmo tom da sua marca.

Acompanhe seu progresso

Independentemente de que recursos você usa, o segredo para ser bem-sucedido no Facebook é acompanhar seu desempenho. De que outra forma você saberia se está tudo funcionando direitinho?

screen-shot-2016-09-09-at-7-23-05-pm

O atualizado Relatório de página do Facebook do Sprout Social oferece a você toneladas de dados referente a volume de mensagem, engajamento, atividades pagas e demografia do público.

Com nosso relatório, você pode:

  • Obter uma visão geral das estatísticas de diversas páginas.
  • Analisar curtidas orgânicas, impressões e visualizações de vídeos.
  • Comparar engajamento pago e orgânico para calcular o ROI.
  • Medir cliques em links para ver seu o conteúdo está conduzindo o tráfego.
  • Monitorar o engajamento do público e conduzir métricas.

Essas são apenas algumas das formas que o Relatório de Páginas do Facebook pode ajudá-lo a acompanhar o desempenho. Ficou curioso para saber o que o relatório diz sobre a sua página? Inscreva-se e baixe o seu hoje mesmo.