Seguir o que está sendo dito sobre sua empresa no Twitter é um dos aspectos mais importantes do marketing de redes sociais. Uma pesquisa da Maritz e Evolve24 descobriu que 83% dos clientes que fizeram uma reclamação sobre uma empresa no Twitter curtiram quando a empresa respondeu. Infelizmente, esse mesmo estudo mostrou que apenas 29% das empresas realmente responderam às reclamações dos clientes no Twitter.

Twitter Complaint Response Study

Acompanhar suas menções é uma das melhores maneiras de garantir que você não está deixando passar reclamações de clientes nem mesmo comentários positivos no Twitter. Monitorar suas menções não só ajudará a melhorar seu atendimento ao cliente, como também servirá para acompanhar quem está compartilhando seu conteúdo no Twitter.

Analisaremos profundamente as menções do Twitter para mostrar a você:

  • Como localizar e acompanhar menções
  • Como conseguir mais menções no Twitter
  • Erros caros que você deve evitar

@Nomedeusuário, menções da marca e hashtags

Em primeiro lugar, vamos trabalhar alguns termos básicos. Há três maneiras que os usuários usam para mencionar o nome da sua marca no Twitter:

@Nomedeusuário: quando as pessoas usam o termo “menção do Twitter” é a isto que elas estão se referindo. Uma menção é quando alguém usa o símbolo @ seguido imediatamente pelo seu nome de usuário no Twitter. Dependendo das suas configurações, você receberá uma notificação do Twitter informando que alguém citou você.

Menção da marca: isto é, quando alguém menciona a sua empresa ou marca em um Tweet sem usar @nomedeusuário. É comum quando as pessoas tuítam o link de um post do blog do seu site ou quando os clientes estão comentando sobre a sua empresa. Com uma menção da marca, você não receberá uma notificação porque o Twitter a enxerga apenas como texto.

Hashtag: outra forma comum usada para mencionar marcas no Twitter é usando uma hashtag, principalmente se sua marca for bem conhecida. Mais uma vez, você não receberá nenhuma notificação do Twitter se alguém mencionar o seu nome de marca em uma hashtag. Às vezes as pessoas usarão diferentes hashtags que contêm o nome da sua empresa, o que pode complicar um pouco mais o acompanhamento das menções de sua marca.

Para ter uma visão completa do que está sendo dito sobre sua empresa no Twitter, você precisa controlar esses três tipos de menções.

Respostas x menções

As respostas e as menções no Twitter muitas vezes se confundem. Embora sejam semelhantes, não são a mesma coisa.

Uma resposta é uma resposta ao tweet de outra pessoa e começa com @nomedeusuário. Sempre que você iniciar um tweet com @nomedeusuário, o Twitter vai enxergá-lo como uma conversa. As respostas são reunidas para que seja mais fácil seguir. Você verá um link “ver conversa” nesses tweets. Quando você clica no link, ele se expande e mostra a conversa por completo.

Twitter View Conversation

As únicas pessoas que veem esses tweets são o remetente, o destinatário e as pessoas que seguem ambas as partes. A exceção é se você colocar um ponto antes de @nomedeusuário. Então, o Twitter enxergará o tweet como sendo uma menção e o tweet aparecerá nos fluxos de todos os seus seguidores.

As menções são menos complicadas. São todos os tweets que contêm um @nomedeusuário em qualquer parte do tweet. Se você enviar um tweet com uma menção nele, ele fica visível a você, às pessoas que você menciona e aos seus seguidores.

Configurando as notificações no Twitter

A primeira coisa a fazer é configurar sua conta no Twitter para receber notificações quando alguém mencionar sua conta. É muito simples. Você pode configurar notificações web e por e-mail. Vá até configurações e selecione notificações por e-mail ou notificações web.

screen-shot-2016-09-20-at-11-37-45-am
screen-shot-2016-09-20-at-11-38-04-am

Quando essa caixa estiver marcada, você receberá uma mensagem em Notificações sempre que alguém mencionar você. Lembre-se de que isso acontece apenas quando alguém faz uma @menção, não quando alguém simplesmente menciona o nome da empresa.

Por exemplo, se alguém tuitar “Adoro o Sprout Social!”, isso não apareceria como uma notificação no Twitter. Mas se a pessoa tuitou “Adoro o @SproutSocial!”, então uma notificação será enviada.

Twitter Notifications

Não se preocupe, você ainda pode encontrar e acompanhar menções de sua empresa mesmo se os usuários não incluírem o seu apelido no Twitter. Saiba como.

Acompanhando menções no Twitter

A primeira técnica envolve a boa e velha pesquisa. Você pode simplesmente realizar, de dentro do Twitter, uma busca por “Nome da empresa”. Você verá todos os tweets que contêm o nome da empresa. Clique na guia Ao Vivo se quiser ver os tweets mais recentes.

Twitter Search

Usar a busca do Twitter vai lhe dar uma visão geral sobre quem está tuitando sobre sua empresa. Você terá uma combinação entre menções do Twitter e tweets que contêm apenas o nome da empresa.

Twitter Search Results

Para resultados mais precisos, você pode usar a Busca Avançada do Twitter realizando, também, diferentes pesquisas como “#SproutSocial” e”@SproutSocial” para mostrar apenas tweets com hashtags com o nome da empresa e @menções.

Como se pode ver, acompanhar as menções do Twitter pelo Twitter é possível, mas é um pouco confuso. Felizmente há uma maneira muito melhor de acompanhar suas menções no Twitter.

Acompanhando menções do Twitter com o Sprout Social

A melhor forma de localizar e acompanhar menções do Twitter é usando as ferramentas de gestão do Twitter. Você não apenas pode ver menções em tempo real, como também pode salvar buscas específicas e facilmente seguir suas conversas com usuários que mencionam você.

Sprout Social Twitter Search

Você pode salvar diferentes buscas de palavras-chave da marca e ver os últimos tweets em seu painel. Por exemplo, você pode definir as palavras-chave da marca como:

  • @SproutSocial
  • Sprout Social
  • #SproutSocial
brand keyword examples

Em seguida, o painel lhe mostrará todos os últimos tweets contendo essas pesquisas específicas, em vez de realizar três pesquisas separadas. Dessa forma, você não perde nenhuma menção de sua marca no Twitter. O Sprout também facilita na hora de responder.

Sprout Social Inbox

Como obter mais menções no Twitter

O ideal é que as pessoas @mencionem você sempre que compartilharem seu conteúdo ou mencionarem sua empresa no Twitter. Ganhar uma @menção nos tweets deixa sua conta mais visível, o que pode ajudá-lo a ganhar novos seguidores.

No entanto, conforme já mencionado, alguns usuários simplesmente digitam seu nome de marca sem incluir seu apelido do Twitter no tweet. A seguir, apresentamos algumas dicas para garantir que as pessoas incluir seu apelido no Twitter quando mencionarem sua empresa.

1. Configure seu site para compartilhamento nas redes sociais

Você já viu os pequenos ícones de compartilhamento em redes sociais presentes nos blogs? Eles ficam na parte superior de todas as nossas publicações.

Social Sharing Buttons

Quando você clica no ícone do Twitter, ele preenche um tweet para você e acrescenta “via @SproutSocial” no final. Isso aumenta a probabilidade de os leitores mencionarem a conta do Sprout Social no Twitter quando compartilharem nossos posts. Se o seu blog é alimentado pelo WordPress, há vários plugins populares que facilitam o processo de adição de botões de compartilhamento para redes sociais.

2. Inicie conversas

Quando foi a última vez que você tomou a iniciativa de iniciar uma conversa com alguém no Twitter? Esta é uma das maneiras mais fáceis de começar a receber menções do Twitter.

Ao enviar um tweet mencionando outro usuário, provavelmente ele responderá e @mencionará você. As conversas aparecerão no fluxo da outra pessoa na seção Tweets e Respostas, o que pode ser notado pelas pessoas que veem sua conta. Interaja com autoridades do seu segmento de mercado e esta técnica pode lhe proporcionar grande reconhecimento.

Tweets and Replies

3. Torne seu apelido no Twitter conhecido

Tomara que você consiga ter o nome da empresa como um apelido no Twitter. Se não, você corre o risco de as pessoas @mencionarem o apelido errado no Twitter ou simplesmente não mencionarem a sua marca de jeito nenhum.

Se o apelido no Twitter para o nome da sua empresa não estiver disponível, não entre em pânico. Basta escolher algo o mais próximo possível, evitar underscores e usar algo curto e simples. Por exemplo, o nome do Search Engine Journal é grande demais para ser um apelido no Twitter. Por isso, a empresa abreviou o apelido para @SEJournal.

Erros comuns a evitar

Acompanhar suas menções pode parecer bastante simples, mas costuma ser uma das tarefas mais fáceis com maior possibilidade de confusão. Seguem alguns dos erros mais comuns a serem evitados ao acompanhar menções no Twitter.

  • Não acompanhar erros ortográficos: o corretor ortográfico não funciona para apelidos do Twitter. Se alguém tentar @mencionar seu apelido do Twitter, mas escrever errado, o Twitter não vai corrigi-lo. Por isso, uma boa ideia é acompanhar também tas menções em relação a erros ortográficos comuns do nome da sua empresa no Twitter. Se o nome do seu negócio contém alguma dessas palavras, você deve fazer uma busca rápida no Twitter para ver se as pessoas estão tentando @mencionar você com erros ortográficos.
  • Apenas acompanhar as @menções: como mencionamos anteriormente, nem todo mundo vai usar seu apelido do Twitter quando mencionarem sua empresa. Acompanhe, também, tweets que contenham hashtags e o nome da sua marca.
  • Acompanhar esporadicamente as menções no Twitter: o Twitter acontece em tempo real. Quando os clientes mencionam o nome da sua marca no Twitter, talvez você não possa se dar o luxo de esperar uns dias para responder. Verifique suas menções diariamente para que seus seguidores e clientes não se sintam ignorados.

Tome o controle da conversa e pare de perder oportunidade de interagir com seu público usando as ferramentas de gestão de redes sociais do Sprout Social. Você tem dicas para gerenciar as menções no Twitter? Deixe um comentário e conte para nós!