Há muito que aprender de cada canal de redes sociais – principalmente se o seu objetivo for manter a relevância do seu negócio. Durante o processo de desenvolvimento da sua marca, conhecer os prós e contras de uma plataforma como o Instagram será decisivo para uma estratégia de mídia social bem-sucedida.

Seguindo as melhores práticas para o Instagram, você conseguirá usar a plataforma como uma ferramenta de marketing e não apenas uma rede social. Embora tenhamos escrito inúmeras vezes sobre o Instagram, ainda é fundamental compreender a importância do engajamento nas redes sociais.

Por que você deve seguir as melhores práticas para o Instagram

Suas melhores práticas para o Instagram não devem incluir apenas o envio de fotos e vídeos. Da mesma forma, você não entraria cegamente em uma estratégia de marketing sem um plano de vendas e reconhecimento da marca. A verdade é que o Instagram pode ter efeitos monumentais nas suas estratégias de marketing e engajamento.

Por exemplo, a Tito’s Handmade Vodka teve um aumento de 37% no engajamento no Instagram em um único trimestre. A empresa também teve um aumento de 14,8% no número de seguidores quando passou a usar o Instagram como uma ferramenta de engajamento.

Por alguma razão, as redes sociais ainda tendem a ser uma dúvida como canal de publicidade. As empresas precisam entender os benefícios de usar uma plataforma como o Instagram. Planejar antecipadamente sua estratégia para o Instagram é fundamental para ter sucesso e ver resultados reais junto aos seus seguidores.

O que lhe torna único no Instagram?

Esperamos que você se anime ou pelo menos tenha algum interesse sobre como usar o Instagram para melhorar o seu negócio. Mas antes de falarmos de nossas melhores práticas para o Instagram, você precisa descobrir o que torna o seu negócio e seu público únicos.

International Space Day? We're over the moon. ?

A video posted by Google (@google) on

Compreender o seu público e marca é essencial para promoção, publicidade e até mesmo se engajar no Instagram. Vale repetir que você não pode agir em sua estratégia cegamente; por isso, tente fazer perguntas que definam você e seu público, primeiramente. Seguem alguns exemplos de perguntas:

  • O que nosso público mais gosta com relação à nossa marca?
  • Quem estamos tentando alcançar?
  • Nossos concorrentes são bem-sucedidos no Instagram?
  • Quais estratégias de marketing funcionaram no passado?
  • O que os clientes esperam da nossa marca? É suficiente?

Após responder a estas perguntas, você deve estar pronto para enfrentar estas melhores práticas para o Instagram:

1. Transforme seus recursos visuais em colírio para os olhos

O Instagram tem a ver com ótimos recursos visuais e conteúdo. Percorra por alguns feeds populares com milhares de curtidas e visualizações, e você logo entenderá por que essas marcas impulsionam o engajamento.

Imagens boas e vídeos geram interação. Pense como se fosse uma campanha em outdoors. Você não escolheria um outdoor feio ou banal para atrair a atenção dos motoristas em uma rodovia. Pode-se dizer o mesmo com relação ao seu perfil no Instagram. Com mais de 400 milhões de usuários, as pessoas estão sempre explorando cada cantinho do Instagram. Então por que não apresentar sua marca da maneira mais bela possível?

O Shopify lançou um infográfico sobre a importância da cor no marketing, e a pesquisa apontou que 93% dos compradores citaram a “aparência visual” como sendo o principal motivo para tomarem suas decisões de compra. Além disso, quase 85% dos compradores disseram que a cor foi a principal razão para comprarem um produto específico.

original penguin instagram example

A Original Penguin trabalha com cores no Instagram, combinando muitos produtos com as cores das roupas. Entre as seis imagens acima, a Penguin recebeu uma média de 787 curtidas por post com seus recursos visuais vibrantes. Resumindo: vale a pena ter cor nas suas fotos do Instagram. Peça a sua equipe de design que edite cada foto ou vídeo antes de postar. Se você não tem esse luxo, tente usar ferramentas de edição de fotos como:

  • VSCO
    30 milhões de usuários ativos • 10 filtros • 19 ferramentas de ajuste
  • Afterlight
    74 filtros • 15 ferramentas de ajuste • 78 texturas • 128 molduras

  • Canva
    Mais de 1 milhão de imagens • Milhares de fontes, ícones e recursos de edição de fotos

Seu conteúdo no Instagram deve se destacar no feed de um usuário; por isso, não ignore a estética visual.

2. Atualize-se com relação a tendências e mudanças no Instagram

O Instagram está sempre mudando e você tem que estar antenado quando novas tendências, recursos ou atualizações chegarem ao público. Em 2016, o Instagram já lançou inúmeras mudanças. E o ano ainda nem acabou.

Today we’re introducing a new look. You’ll see an updated icon and app design for Instagram. Inspired by the previous app icon, the new one represents a simpler camera and the rainbow lives on in gradient form. You’ll also see updated icons for our other creative apps: Layout, Boomerang and Hyperlapse. We’ve made improvements to how the Instagram app looks on the inside as well. The simpler design puts more focus on your photos and videos without changing how you navigate the app. The Instagram community has evolved over the past five years from a place to share filtered photos to so much more — a global community of interests sharing more than 80 million photos and videos every day. Our updated look reflects how vibrant and diverse your storytelling has become. Thank you for giving this community its life and color. You make Instagram a place to discover the wonder in the world. Every photo and video — from the littlest things to the most epic — opens a window for people to broaden their experiences and connect in new ways.

A video posted by Instagram (@instagram) on

Até agora, as principais atualizações do Instagram incluem:

  • Explorar o recurso no computador
  • Criar uma nova conta no computador
  • Visualizações de vídeos
  • Vídeos de 60 segundos e anúncios em vídeo
  • Alternar entre diversas contas do Instagram
  • Novo carimbo de data/hora
  • Inclusão de autenticação em duas etapas
  • Novo logotipo
  • Anúncio de algoritmo do Instagram

Acompanhar as tendências do Instagram lhe ajuda a se planejar para o futuro, durante o trabalho de desenvolvimento da sua estratégia de marketing. É essencial poder coletar dados referentes a horários de postagem, taxas de engajamento e saber como os usuários estão se conectando a você.

Instagram-Analytics-PT-02

Se você acompanhar as tendências, estará à frente da concorrência e mostrará ao seu público a sua capacidade de se adaptar a mudanças. Suas decisões baseadas em dados devem ser apoiadas pelo conhecimento das tendências na indústria e no Instagram, também.

3. Poste o conteúdo que seu público deseja

Se você respondeu às perguntas no início do artigo, deve ter mais ou menos uma ideia daquilo que seu público quer de você. É necessário que suas melhores práticas para o Instagram tenham um equilíbrio entre promoção e inspiração.

Dados da Forrester apontam que o Instagram tem as mais altas taxas de engajamento entre clientes e marcas dentre todos os principais canais de redes sociais. Com tanto potencial de conexão com seu público, o engajamento no Instagram é uma obrigação.

Incentive seu público a participar

O Instagram não é uma via de mão única em termos de marketing. Pelo contrário, é preciso confiar no engajamento e na interação do público para fortalecer seu relacionamento. Apresentamos, a seguir, maneiras de incentivar a participação do seu público:

Sempre busque ser autêntico nas suas mensagens no Instagram e evite ser robótico demais. Humanize o seu conteúdo para que os usuários interajam e sigam você.

4. Poste regularmente e nos horários ideais

Como já dissemos muitas vezes, o importante é a qualidade, não a quantidade. É inteligente tentar postar com frequência e durante os horários ideais.

Por exemplo, a CoSchedule analisou quais eram os melhores horários para postar no Instagram. Seguem algumas das descobertas:

  • Segundas e quintas-feiras tendem a gerar mais engajamento
  • O horário das 15h às 16h tem o menor nível de engajamento em um dia de trabalho
  • Os horários de menor movimento não são restritos

Além disso, quando o conteúdo tem qualidade, o público tende a voltar mais vezes. De acordo com pesquisa da Union Metrics, em média, a maioria das marcas posta 1,5 vez ao dia no Instagram. No entanto, a pesquisa não indicou nenhum paralelo direto entre a frequência de postagem e a queda nas taxas de engajamento.

É inteligente usar esses dados com parcimônia, mas postar duas, três ou quatro vezes por dia pode ser uma opção viável. Saiba o que funciona melhor para você e suas outras redes sociais usando um calendário para redes sociais.

calendário de publicação

5. Conte boas histórias

O Instagram lhe oferece a oportunidade singular de contar ótimas histórias usando conteúdos visuais. Os vídeos no Instagram são extremamente eficazes na hora de contar a história da sua marca em 60 segundos. Contar histórias é uma excelente maneira de comercializar sua marca e criar imagens ou vídeos envolventes.

Seja criativo no que se refere a técnicas de marketing padrão, apresentando sua marca ou serviços de um jeito novo. Isso não quer dizer que você tenha que se reconstruir por completo; em vez disso, tente mostrar a versatilidade da sua marca.

Unforgettable #UORoadtrip views via @alexisjadekaiser. #UOonYou

A photo posted by Urban Outfitters (@urbanoutfitters) on

Por exemplo, a Urban Outfitters mostra as atualizações de usuários para sua hashtag #UORoadTrip, que conta a história da marca. Você pode se tornar um grande contador de histórias, proporcionando novos pontos de vantagem para o seu produto.

Ser autêntico no Instagram é o que os usuários desejam, por isso use este canal para envolver e inspirar o seu público através de recursos visuais atraentes e interessantes.

6. Seja descoberto

Ficar sentado, esperando que os usuários sigam você não vai levá-lo muito longe. Por outro lado, quando você encontra diferentes caminhos para promover seu Instagram, você aumenta a chance de ser descoberto.

Como ser descoberto

  • Recursos de exploração do Instagram: um dos recursos mais populares do Instagram é o Explorar. Com ele, as pessoas podem encontrar usuários ou posts que seus próprios seguidores curtiram, seguiram ou comentaram. Isso abre uma porta de conteúdo e você deve tentar chegar lá, estando onde o seu público futuro espera que você esteja.
  • Marque os envolvidos: se há alguém participando de sua campanha, marque essa(s) pessoa(s) nas suas mensagens. Além disso, se você usar conteúdo USG, dê um toque à pessoa. O uso de @citações pode dobrar seu engajamento. Isso provoca uma cadeia de eventos para que os amigos dos amigos vejam seu conteúdo.
  • Use hashtags com frequência: as hashtags do Instagram são sua melhor amiga. Elas lhe ajudam a ser descoberto, arquivar conteúdo e participar de outros trending topics. As hashtags da marca podem fazer maravilhas na sua estratégia de marketing.
  • Use localizações geográficas: os usuários do Instagram usam as localizações geográficas para encontrar o conteúdo marcado naquele local específico. Sempre use seus recursos de marcação geográfica para informar de onde você está postando e, assim, aumentar o tamanho do seu público. Por exemplo, se você estava debatendo sobre onde comer e queria ver imagens reais da comida e decoração, busque pela marcação geográfica do restaurante. Lá você poderá ver a organização dos posts e vídeos do restaurante Sink/Swim.
sink swim instagram

7. Não menospreze as Analíticas do Instagram

Identificar onde você está no meio da multidão pode significar sérios retornos para a sua estratégia de rede social. No Sprout Social, vivemos e respiramos analíticas e, para nós, sua empresa também deveria fazer o mesmo. Ao usar nossas ferramentas de analíticas do Instagram, você pode:

  • Acompanhar o desempenho dos posts
  • Monitorar as tendências do Instagram
  • Acompanhar comentários e o uso de hashtags
  • Avaliar o engajamento do público
  • Identificar pessoas influentes
  • Comunicar-se em diversos perfis

As analíticas podem dizer o que está funcionando e o que precisa ser melhorado. Com o passar do tempo, você pode construir um vasto leque de dados para acompanhar e avaliar o desempenho. É importante saber quando e como o seu público está interagindo com o seu conteúdo no Instagram.

instagram analytics

Não conte apenas com curtidas e seguidores; dê um passo para a análise de rede social e confie em suas decisões de marketing.

Começar

São muitas as possibilidades de ter sucesso ou falhar no Instagram, mas se você seguir as práticas recomendadas aqui, suas chances de manter seu público feliz serão maiores.