Gerenciar todas as suas redes sociais pode ser uma tarefa assustadora. Saber os melhores horários para publicar nas redes sociais é ainda mais desafiador. Basta perguntar a qualquer gerente de rede social experiente quão difícil é estar no topo de cada rede.

Gerenciar essas comunidades exige conhecimento e muito palpite. Ao gerenciar várias contas fica difícil saber quais são os melhores horários para publicar nas redes sociais.

Por que você deve ter conhecimento dos melhores horários para postar nas redes sociais

Saber os melhores horários para publicar nas redes sociais pode fazer a diferença entre um clique ou 10. Pesque sempre onde há peixe fisgando o anzol.

Embora seja fácil adivinhar ou escolher um horário específico, é mais eficaz descobrir intervalos de tempo em vez de momentos exatos. Apostar em um tempo exato pode ser um desperdício de tempo já que o público-alvo de cada empresa varia. Mas conhecer todos os possíveis horários do dia pode simplificar essa parte de publicações.

Vamos conferir cada rede relevante e ver o que descobrimos sobre os melhores horários para publicar nas redes sociais:

O melhor horário para publicar no Facebook

best time to post on facebook graph

Com quase 1,18 bilhão de usuários ativos por mês, o Facebook reina entre as redes sociais. No entanto, com o algoritmo do Facebook, que não para de mudar, é difícil obter posts orgânicos diante dos olhos de todo o seu público.

Dessa forma, as marcas precisam ser mais estratégicas com relação à hora do dia em que postam no Facebook. Por meio de diferentes fontes de dados, o Facebook certamente é um ponto ativo todos os dias da semana. Enquanto outras redes de rede social certamente têm menos dias ativos durante toda a semana, é meio difícil errar na hora de encontrar um horário para postar no Facebook.

No entanto, há alguns poucos horários, padrões e dias da semana notáveis que poderiam predominar. Seguem algumas das descobertas:

  • Quinta-feira é o dia mais recomendado para postar
  • 13h da quinta-feira horário de maior atividade
  • Relativamente seguro postar qualquer dia entre 9h e 15h
  • De manhãzinha e no fim da noite são os horários menos ideais para postar
  • Entre quarta-feira e domingo são os melhores dias para postar

3 coisas a saber antes de publicar no Facebook

O Facebook é único no mundo do marketing por causa de seu tamanho e por conta da dificuldade que é se engajar. Por isso é inteligente saber com antecedência o que você vai postar. Seguem três coisas que você deve saber:

facebook video gif

1. Usar vídeos
Os vídeos continuam dominando a audiência do Facebook. Na verdade, um estudo da Socialbakers descobrir que os vídeos postados no Facebook têm um alcance orgânico de 8,71% em comparação aos 5,77% dos posts de fotos. Além disso, dados da Digiday apontaram que 85% dos vídeos de algumas marcas no Facebook são reproduzidos sem som algum. Isso significa que você precisa postar vídeos altamente envolventes que não necessariamente dependem de áudio. Mas não esqueça das legendas, uma vez que o texto poderia manter os usuários envolvidos, sem a necessidade de som.

facebook know what works gif

2. Saiba o que deu certo no passado
Não complique as coisas postando conteúdo aleatório no Facebook. Pelo contrário, monitore seu alcance total, curtidas, comentários e engajamentos com as ferramentas de gestão do Facebook oferecidas pelo Sprout Social. Facilmente detalhe as peças de conteúdo a trabalhar e use isso em seu favor.

short and sweet gif

3. Faça posts curtos e agradáveis
O Facebook permite escrever posts gigantescos, mas será que seus seguidores realmente querem ler tudo isso? Em vez disso, o BuzzSumo recomenda posts que se limitam a 50 caracteres. A rede não é um lugar em que os usuários passarão um tempão lendo cada post; isso significa que engajamentos rápidos funcionam melhor.

Melhor horário para publicar no Twitter

best time to post on twitter graph

O Twitter ainda é uma das maneiras mais rápidas de se comunicar com os clientes via rede social. Na verdade, o Índice do 2º trim. de 2016 do Sprout descobriu que 34,5% dos clientes preferem as redes sociais como ponto de contato (método mais bem avaliado).

Também é muito importante conhecer os melhores horários para tuitar para otimizar o potencial máximo de público por dia. Para obter uma melhor visão na rede, apresentamos alguns fatos interessantes sobre os melhores horários para postar no Twitter:

  • De segunda a quinta-feira são os melhores dias para postar
  • Quinta-feira é o dia da semana mais recomendado para postar
  • Meio-dia da quinta-feira é o horário de maior atividade na semana
  • Seguro para postar qualquer dia da semana entre 12h e 15h
  • De manhãzinha e no fim da noite são os horários menos ideais para postar

3 coisas a saber antes de publicar no Twitter

Como mencionamos antes, o Twitter é complicado e se move a um ritmo frenético. Você quer se dar bem com sua agenda de publicações, mas tão importante quanto isso é saber o que você está publicando. É inteligente pensar em “qualidade e não quantidade” no que se refere a seus hábitos de publicação nas redes sociais e essa ideia vale dez vezes quando se trata de postar no Twitter. Antes de começar, seguem três coisas que você deve saber:

twitter follow industry leaders gif

1. Siga todos os seus líderes da indústria
Não importa se o seu ramo é um nicho como assistência técnica de câmeras ou sólido como atendimento de saúde, você precisa seguir todos os profissionais do seu setor. Agindo assim, você fará o nome da sua marca e aumentará as chances de envolvimento com líderes inovadores da sua indústria quando você postar. Além disso, se você seguir esses melhores horários para postar no Twitter, o mais provável é que você bata o número de visualizações ideais dos seus líderes, o que estaria ainda mais significativamente ao seu alcance.

twitter ready to engage gif

2. Esteja pronto para se engajar
Saber quais são os melhores horários para postar no Twitter é fundamental, mas tão importante quanto é estar pronto para se engajar quando você tuíta. Segundo o Índice do 3º trim. do Sprout, 57% dos usuários se irritam quando as marcas se promovem muito nas redes sociais. Para o Twitter tente limitar seu conteúdo promocional e esteja pronto para se engajar com os usuários. Se fizer tudo corretamente, desenvolverá relacionamentos melhores e aumentará a confiança na sua marca.

twitter clicks are critical gif

3. Cliques são fundamentais
Segundo dados da Shareaholic, o Twitter foi considerado omenos eficaz em gerar cliques quando comparado a outras redes sociais. Por ser muito difícil obter cliques no Twitter, em primeiro lugar, você tem que garantir que o seu conteúdo é absolutamente clicável e envolvente. Use as ferramentas de analítica do Twitter para monitorar cliques em posts e, assim, saber qual conteúdo gera mais engajamento e qual não funciona.

Melhor horário para publicar no Instagram

best time to post on instagram graph

As marcas descobriram rapidamente o poder do Instagram em termos de aumento do engajamento nas redes sociais, tornando-o uma das redes mais populares. Na verdade, dados da Forrester apontaram que o Instagram tem a maior taxa de interação por seguidor (2,2%) em comparação a qualquer outra rede social (segundo maior com o Facebook a 0,22%).

Com o imenso potencial de engajamento, um recém-implementado algoritmo do Instagram e mais usuários chegando diariamente, saber quais são os melhores horários para postar no Instagram faria toda a diferença na sua estratégia de marketing. Algumas das coisas mais importantes que aprendemos:

  • De segunda a sexta-feira são os melhores dias para postar
  • Segunda-feira tende a gerar o maior volume de engajamento da semana
  • Todo dia às 15h é o horário menos ideal para postar
  • É seguro postar praticamente em qualquer horário (menos às 15h) na Segunda a quinta-feira
  • Os horários mais recomendados para postar são>2h, 8h e 17h.

3 coisas a saber antes de publicar no Instagram

Dados da eMarketer apontam que no final de 2017, mais de 70% das marcas norte-americanas estarão no Instagram. Isso significa que mais empresas estarão presentes no Instagram do que no Twitter (67,2%) – seria a primeira vez da rede visual.

Embora as marcas estejam migrando rapidamente para Instagram, em primeiro lugar é importante saber que tipo de conteúdo postar. Seguem três dicas imprescindíveis a seguir antes de começar a postar no Instagram:

instagram color themes gif

1. Temas de cores e esquemas de trabalho
Se você olhar para algumas das contas de maior destaque e visualmente atraentes do Instagram, perceberá um tema comum. As marcas que se dão bem no Instagram normalmente têm um esquema de cores consistentes ao visualizar seu perfil. Usando temas e cores específicas, as grandes marcas farão com que todas as suas imagens e vídeos parecem se fundir perfeitamente. Tente fazer com que sua marca seja visualmente coesa no Instagram.

instagram emojis gif

2. Use hashtags e emojis
Você conhecia essas estatísticas do Instagram: 7 entre 10 hashtags na rede são de marcas e mais da metade do texto contém um emoji? Isso significa que fazer branding de si mesmo é essencial para notoriedade, fidelização e alcance. Ao mesmo tempo, a quantidade de emojis mostra que esta é uma rede em que você pode ser mais pessoal e se conectar com os usuários por meio de emoticons.

instagram featured products gif

3. Apresente seus produtos com moderação
Como já mencionamos, não é legal ficar promovendo excessivamente seu produto; em vez disso, concentre-se no engajamento. Experimente a popular regra 80/20, que estabelece que 80% do conteúdo deve ser educativo e envolvente, enquanto 20% deve ser autopromocional. Isso lhe ajudará a prender a atenção do seu público por mais tempo e lhe tornará uma fonte de informações no Instagram.

O melhor horário para postar no Google+

best time to post on google+ graph

O Google Plus teve seu quinhão de críticas, mas a verdade é que as pessoas ainda o utilizam para postar conteúdo. As pessoas tendem a usar suas contas Google Plus para postar comentários no YouTube, mas há pessoas que o usam ativamente como uma rede social. De acordo com a Stone Temple Consulting, dos mais de 2,2 bilhões de contas públicas do Google Plus, 9,7% estão ativas.

Isso equivale a mais de 200 milhões de pessoas, das quais a empresa descobriu que 16 milhões de postam pelo menos uma vez por mês. Embora esses números seja atenuados por gigantes como Facebook e Twitter, ainda há uma oportunidade. No entanto, com taxas de engajamento mais baixas e posts, seus melhores horários para postar no Google Plus podem variar. Descobrimos que:

  • De segunda a sexta-feira são os melhores dias para postar
  • Quarta-feira normalmente é o dia da semana de maior engajamento
  • 9h às quartas-feiras é o horário mais ideal para postar
  • Manhãs, comecinho da noite e fim de noite são os horários menos eficazes para postar
  • É seguro postar praticamente em qualquer horário da tarde nos dias de semana

3 coisas a saber antes de publicar no Google+

Só porque o Google Plus não está na vanguarda das redes sociais mais populares não significa que você deve postar qualquer coisa, sempre. Em vez disso, tente seguir estas dicas antes de postar no Google Plus para que você realmente otimize o potencial do seu conteúdo:

google plus mobile friendly gif

1. O Google+ é mais amigável com celulares
Pense no celular antes de postar no Google Plus, pois praticamente 30% utilizam a rede no smartphone pelo menos uma vez por mês. Enquanto a maioria das redes são compatíveis com dispositivos móveis, pense sobre como você pode segmentar ainda mais o público-alvo em uma rede subutilizada.

google plus traffic generation gif

2. Concentre-se na geração de tráfego
O Google Plus tem aproximadamente 300 milhões de usuários, o que significa que você tem o potencial de usá-lo como uma significativa rede de geração de tráfego. Em vez de fazer do Google Plus o lugar de todas as suas informações, tente transformá-lo no veículo para seus links mais importantes.

google plus know your demographics gif

3. Conheça sua demografia
Muitas vezes você verá a nossa recomendação de limitar suas redes sociais e não estar em todas as plataformas simplesmente porque você pode. Tente entender sua demografia antes de investir muito tempo na rede. Usar a ferramenta de gestão do Google Plus pode ajudá-lo a monitorar seus dados mais importantes na rede.

Melhor horário para publicar no LinkedIn

best time to post on linkedin graph

Conhecida como a “rede social do profissional”, há mais de 3 milhões de empresas com páginas corporativas no LinkedIn. No geral, há cerca de 238 milhões de usuários e esse número só vai crescer.

Conteúdo da marca tem a chance de prosperar no LinkedIn e atingir públicos-chave no processo. Promover conteúdo na hora certa pode fazer toda a diferença, especialmente para as marcas B2B. Eis as nossas conclusões sobre os melhores horários para postar no LinkedIn:

  • De terça a quinta-feira são os dias mais recomendados para postar
  • 12h e 17h, de terça a quinta-feira são os horários mais ideais para postar
  • Os horários menos ideais para postar são todos os dias das 19h às 6h
  • Os horários menos ideais para postar são sábados e domingos
  • É seguro postar das 8h às 17h em dias da semana

3 coisas a saber antes de publicar no LinkedIn

O LinkedIn se resume a conteúdo que deve ser clicado. A rede social funciona bem como um motorista que passa por um funil de marketing, mas há algumas coisas a observar antes de começar. Seguem três coisas que você deve saber antes de postar no LinkedIn:

linkedin boss gif

1. Conheça o nível de senioridade do seu alvo
Não importa se é um cargo de nível iniciante, gerente ou diretor, é importante saber a demografia-alvo do LinkedIn e vagas de trabalho. Com a analítica do LinkedIn Sprout Social, você pode decifrar os níveis de senioridade e as posições do setor de todos os seus seguidores. Isso lhe dará insights sobre quem abordar com o seu conteúdo.

linkedin share events gif

2. Compartilhe eventos do setor e da empresa
Com a capacidade do LinkedIn de conectar profissionais, utilize esta oportunidade para destacar os eventos de sua empresa ou para promover causas que você apoia. Além disso, a atualização do conteúdo em torno de eventos do setor poderia ajudá-lo a obter a atenção de usuários importantes do seu campo.

3. Incentive os colaboradores a compartilhar
O LinkedIn é um ótimo local para os seus funcionários compartilharem conteúdo de sua empresa. Com a ajuda de um programa de defesa como o Bambu by Sprout social, você elimina a preocupação de colocar seus funcionários à frente da responsabilidade de postar conteúdo da empresa. Filtre e gerencie notícias, atualizações da empresa e vagas em aberto com Bambu.

Melhor horário para publicar no Pinterest

best time to post on pinterest graph

Pinterest é uma das plataformas de rede social mais originais por causa de seu conteúdo e acessibilidade. A rede tem mais de 100 milhões de pinners ativos e o conteúdo tende a ter uma vida útil muito mais longa em comparação a outras redes sociais.

Mesmo que o conteúdo normalmente dure mais tempo nos feeds dos usuários, vale a pena conhecer os melhores horários para postar no Pinterest a fim de atingir um público inicial maior. Conectar-se mais cedo no Pinterest é importante porque mais usuários vão voltar depois de ver o seu feed e considerá-lo informativo.

De todas as principais redes sociais listadas, o Pinterest teve as mais estranhas sugestões de horários. Havia poucos dados sugerindo para postar durante o horário comercial. Segue um olhar mais aprofundado sobre os melhores momentos para postar no Pinterest:

  • Sábado é o dia mais recomendado para postar
  • Entre sexta-feira e domingo são os melhores dias para postar
  • Fim de noite até 3h (menos entre meia-noite e 1 da manhã) são horários seguros para postar
  • 14h e 21h aos sábados é a faixa de horário mais ideal para postar
  • Os horários menos ideais para postar são domingos a sextas-feiras, das 4h às 19h

3 coisas a saber antes de publicar no Pinterest

Para ter sucesso no Pinterest, você tem que se esforçar em aumentar seu público e obter mais exposição. Se o seu conteúdo estiver configurado corretamente e for postado em um horário ideal, você tem uma chance muito maior de ampliar seu alcance. Seguem três coisas que você deve saber antes de postar no Pinterest:

pinterest focus on demographics gif

1. Concentre-se no seu público central
As marcas que usam o Pinterest têm uma ótima opção para serem mais específicas com o seu conteúdo. O Pinterest permite escrever descrições pesquisáveis para ajudá-lo a diminuir as intenções de busca dos usuários. Por exemplo, você pode adicionar descrições como “As melhores e mais acessíveis chaleiras sem fio que vêm em preto.” Agindo assim você se torna ultraespecífico com seu conteúdo.

pinterest timely posting gif

2. Coloque horário nas suas descrições pin
As descrições pin não devem conter palavras-chave. Em vez disso, use esse espaço para ser específico, detalhe seu visual e nome de quem tirou a foto ou fez o objeto. Isso ajudará os usuários do Pinterest a se envolver com o seu conteúdo de forma mais livre.

pinterest engagement gif

3. Espaço para engajamento
Assim como qualquer outra rede, o Pinterest é excelente para engajar-se com outros usuários. Crie painéis de conteúdo gerados pelo usuário para trabalhar o relacionamento com seus seguidores fiéis. Quando os usuários se engajam, eles voltam e compartilham seu conteúdo.

Como reunir os dados

Depois de ler tantos artigos sobre os melhores horários para postar nas redes sociais, descobrimos que havia muitos pontos de dados e questões conflitantes. Por exemplo, alguns dados eram mostrados por região, enquanto outros destacavam uma indústria específica. Cada conjunto de dados foi baseado em diferentes descobertas e de vários tamanhos de público-alvo.

data sources graphic

Queríamos provar que não existe o minuto certeiro para alcançar o maior público ou para obter o máximo engajamento. Os dados são tão intercambiáveis para cada indústria ou empresa que é muito mais simples saber os intervalos de hora e data.

É por isso que escolhemos um mapa de calor de todos os dados que encontramos e o comparamos em um único relatório. Nosso objetivo era medir a temperatura da água para você, usando os pontos de dados mais críticos de todas as fontes (e tentamos impedir que os dados se sobrepusessem).

Uma vez que a informação foi acumulada, apresentamos tudo em uma base de “nível de interesse” para cada hora e dia. À medida que mais recomendações provenientes dos dados cresciam a um determinado dia ou período de tempo, aumentamos o índice de calor. Em vez de detalhes, você tem intervalos para quando enviar mensagens.

Facilitando o agendamento com post viral

Saber os melhores horários para postar nas redes sociais é realmente útil, mas não deve tomar seu tempo. Enquanto muitas ferramentas de gestão de mídia contam com recursos de agendamento, o Viral Post do Sprout Social leve isso a um nível acima.

publishing sprout queue

O Viral Post foi desenvolvido para ajudar gerentes de comunidades e redes sociais a encontrar o melhor horário para postar em cada plataforma. Com esse recurso, você pode facilmente definir o conteúdo que será publicado e o Viral Post escolherá um horário em que a maioria dos usuários influentes estarão on-line.

Com a ajuda deste guia com os melhores horários para postar e do Sprout Viral Post, você não terá que se preocupar em se conectar com seu público na hora certa novamente. Faça das redes sociais algo fácil para a sua marca, seguindo estas dicas e usando o Sprout. Experimente nosso produto gratuitamente por um período de 30 dias!