Estratégia de marketing para o Instagram

Para ajudá-lo a desenvolver uma estratégia de marketing para o Instagram pautada em objetivos claros e resultados mensuráveis, reunimos este guia completo.

Instagram, com mais de 40 bilhões de imagens compartilhadas e 400 milhões de usuários ativos mensais, gera uma média de 80 milhões de fotos por dia. A rede social de compartilhamento de fotos e vídeos em dispositivos móveis potencializa o compartilhamento de imagens e a criação de comunidades entre os usuários do mundo todo. Com apenas seis anos de existência, a plataforma tem demonstrado um crescimento significativo em sua base global de usuários e em quase todos os grupos demográficos no ano passado.

Na medida em que as pessoas se juntam em massa ao Instagram, as marcas têm uma oportunidade única para interagir com seus fãs: os posts do Instagram geram uma taxa de interação por seguidor de 4,21% -58 vezes mais interação por seguidor em comparação ao Facebook e 120 vezes mais do que o Twitter.

O sucesso das marcas no Instagram precisa mais do que a publicação de imagens atraentes. Isto é o produto de estratégia cuidadosa e uma identidade de marca bem definida fundamentada na criatividade visual e na gestão eficaz da comunidade. Quando você examinar o potencial do Instagram para o seu negócio, tenha em mente os pontos fortes da rede social visual para contar uma história convincente sobre a sua marca.

Para ajudá-lo a desenvolver uma estratégia de marketing para o Instagram pautada em objetivos claros e resultados mensuráveis, reunimos este guia completo.

Determine seus Objetivos

Seja que você não publicou nem uma foto ainda ou só pretende elevar sua presença atual, considere o seguinte quando for criar sua estratégia para o Instagram:

O foco do Instagram no compartilhamento visual oferece uma plataforma única para apresentar sua cultura e pessoas, além dos seus produtos e serviços. A natureza móvel do aplicativo permite capturar rapidamente momentos, dando aos seguidores a oportunidade de interagir com a sua marca de uma forma mais casual e instantânea do que em outras redes. Dependendo do seu segmento, marca e dos indicadores-chave de desempenho, sua estratégia para o Instagram pode incluir muitos dos seguintes objetivos:

  • Aumentar o reconhecimento da marca.
  • Demonstrar a cultura da empresa.
  • Apresentar sua equipe e recrutar novos talentos.
  • Aumentar a interação e fidelidade do cliente.
  • Apresentar produtos e serviços.
  • Reforçar e complementar as experiências de eventos.
  • Incentivar a interação do consumidor com a sua marca.
  • Compartilhar notícias da empresa.
  • Aumentar sua comunidade.
  • Conectar-se com pessoas influentes.
  • Impulsionar as vendas por meio de aplicativos de terceiros.

À medida em que você continua a desenvolver a sua estratégia, esses objetivos irão guiá-lo na determinação da melhor abordagem para cada parte do processo.

Desenvolva uma Estratégia de Conteúdo

O conteúdo é a base de sua presença no Instagram. Muitas empresas B2C usam o Instagram para que seu produto seja a estrela do show, enquanto empresas B2B muitas vezes se concentram na cultura da empresa e no recrutamento de equipe. Com base no seu público-alvo e os objetivos, desenvolva um plano para, de forma consistente, transmitir um conteúdo atraente para a sua comunidade.

Desenvolva temas de conteúdo

Reveja seus objetivos e determine quais aspectos da sua marca mostrar em seu conteúdo no Instagram. Produtos, serviços, membros da equipe e cultura são ótimas sugestões de temas ao longo do tempo. Quando tiver uma lista de temas de conteúdo específicos, faça um brainstorming dos possíveis temas para suas imagens e vídeos.

Algumas empresas se concentram em mostrar seus produtos e serviços, oferecendo tutoriais práticos ou indo na direção oposta e criando quadros por impulso com o seu produto como o herói. A Oreo faz um trabalho fantástico nesse sentido utilizando seus cookies na arte – muitas vezes paisagens ou recriações de momentos históricos.

Um pequeno passo para petiscos.

Uma foto postada pela OREO (@oreo) em

Determinar os tipos de conteúdo e a proporção

O Instagram começou como um aplicativo de compartilhamento de fotos, mas a sua vasta base de usuários criativos publica de tudo, de gráficos a GIFs animados. Quando estiver planejando o seu conteúdo, pense em um equilíbrio de tipos de conteúdo que funcionarão melhor para os recursos que você tem e a interação que você quer do seu público. Se o vídeo lhe permite contar uma história convincente sobre o seu produto, trabalhe-o no seu conteúdo com mais frequência. Se você não tem os recursos – tempo, competências ou nível de conforto – para gravar um vídeo no nível que você deseja, você pode optar por não publicar vídeo de nenhum tipo ou reservá-los para campanhas e promoções específicas. Com a composição para o Instagram, a qualidade é algo importante e vale a pena gastar tempo para criar o melhor conteúdo possível.

Defina um calendário de conteúdo, mas seja flexível

Defina e mantenha uma presença ativa no Instagram, determine a frequência com que você vai postar e desenvolva um calendário de conteúdo que aborde seus temas e integre as principais datas e campanhas. O Instagram não tem uma função de agendamento e não concede a aplicativos de terceiros acesso ao API para publicação, o que significa que você não pode agendar postagens diretamente no Instagram ou por sua ferramenta de gerenciamento de mídia social. Dito isso, você pode facilmente elaborar conteúdo (fotos, vídeos, legendas) com antecedência e criar um calendário de conteúdo para que sua equipe saiba quando as mensagens devem ir ao ar.

Alguns dos melhores conteúdos para o Instagram ocorrerão espontaneamente, principalmente se o seu objetivo for destacar a cultura ou os eventos da empresa. Quando estiver elaborando o conteúdo e o calendário geral com antecedência, você pode permitir a flexibilidade para aproveitar as oportunidades quando elas surgirem. Durante os eventos, esteja pronto para publicar rapidamente a fim de aproveitar a interação social em tempo real.

Considere a Curadoria de Contéudo gerado pelo usuário (UGC, User-Generated Content)

Se os membros da sua comunidade do Instagram estão compartilhando seu próprio conteúdo com a sua marca, você tem acesso a um repositório de potencial conteúdo padrão ouro. A curadoria de conteúdo de seus fãs lhe permite fomentar a interação do público e criar um incentivo para que o seu público compartilhe suas próprias maneiras criativas de interagir com os seus produtos, serviços ou empresa.

Você pode encontrar conteúdo gerado pelo usuário no Instagram pelo monitoramento das hashtags da marca. Como sempre, as fotos que você escolher para curadoria devem coincidir com a estética da marca. Certifique-se de rever as contas dos usuários e outros posts antes de compartilhar seu conteúdo, a fim de julgar se é adequado alinhar publicamente sua marca com eles ao compartilhar suas fotos. Em termos de melhores práticas, é cortês pedir permissão a alguém antes de compartilhar (“regramming”) uma foto. Sempre dê o crédito @citando o fotógrafo original na legenda e forneça a seus fãs uma visão sobre como compartilhar mais fotos que sua marca pode exibir no futuro.

A Pottery Barn faz um excelente trabalho aumentando a notoriedade da marca incentivando os instragramers a usar a hashtag #mypotterybarn para ter suas fotos compartilhadas pela marca. Ao compartilhar uma foto de um cliente, a Pottery Barn usa a legenda para comentar o original, muitas vezes dando um elogio ao fotógrafo e sempre se referindo ao item específico da Pottery Barn em destaque.

Estabeleça diretrizes claras para a sua equipe

Uma voz consistente nas mídias sociais é fundamental para desenvolver a sua marca e em uma plataforma visual como o Instagram, a necessidade de uma estética claramente definida acrescenta uma camada extra de consideração. Mesmo se uma pessoa é responsável por gerenciar a conta da sua marca no Instagram, estabelecer diretrizes para composição de foto e vídeo, uso de filtros e legendas garantirá que o seu conteúdo no Instagram faça parte de uma experiência de marca unificada para seus seguidores.

Crie um guia de estilo para o Instagram

Ao publicar no Instagram, você tem mais decisões a tomar do que simplesmente escolher o melhor filtro. Desde composição visual, marcação de localização até o uso de hashtags em suas legendas, planejar a sua abordagem com antecedência permite maximizar o potencial de cada recurso e funcionalidade do Instagram.

O seu guia de estilo deve descrever a sua abordagem para cada um dos itens a seguir:

Estética da marca: avalie as representações visuais existentes de sua marca – o seu logotipo, site, gráficos, fotografias patenteadas e outras garantias. Você tem uma paleta de cores definida? Um tom frio ou quente para as fotos? Seu conteúdo no Instagram, bem como os efeitos de edição e filtros que você escolher, devem refletir o mesmo.

Composição: nem todo profissional de marketing de mídia social é um fotógrafo natural, e até mesmo para aqueles que são, a moldura quadrada do Instagram é um distanciamento das tradicionais imagens em modo paisagem e retrato. Determine sua abordagem para alguns elementos básicos de composição a fim de criar uma sensação de harmonia visual quando um usuário visita o seu perfil.

  • Planos de fundo.
  • Equilíbrio de espaço em branco.
  • Cor(es) dominante(s).
  • Assunto.

A MailChimp é um exemplo de empresa com uma estética de marca bem definida com uma composição fotográfica excelente e consistente. As fotos, vídeos e GIFs normalmente utilizam fundos simples com uma cor dominante, permitindo que o tema fique em destaque.Instagram-Marketing-Strategy-02

 

Utilizando filtros, luminosidade e ferramentas criativas:o Instagram oferece várias maneiras de editar fotos e vídeos. Analise os filtros e seus efeitos para selecionar uma série que se enquadra na estética da sua marca e que garante um conteúdo visualmente consistente.

Para edição de fotos, você também tem a opção de aplicar a luminosidade ou usar ferramentas criativas. A luminosidade (o símbolo do sol) ajusta o contraste e a saturação da sua foto. As ferramentas (símbolo da chave de boca) permitem ajustar individualmente o brilho, contraste, calor, sombras, cores e muito mais. Para edição de vídeo, você pode selecionar um filtro, cortar conteúdo e escolher uma imagem de capa específica que aparecerá no Feed de Notícias. Instagram-Marketing-Strategy-03

Legendas: as abordagens para escrever legendas no Instagram variam. As legendas são limitadas a 2.200 caracteres, o que significa que, enquanto alguns usuários omitem totalmente as legendas, outros encaram o compartilhamento como uma forma de microblog e escrevem uma história curta para acompanhar cada post. Não fique pensando que legendas longas dissuadem os seguidores de interagirem com o seu conteúdo: de acordo com a Simply Measured, não existe uma correlação estatisticamente significativa entre o tamanho da legenda e a interação.

Tal como acontece com todos os aspectos de estilo, o segredo está na consistência. A cópia de suas diretrizes deve incluir se o uso de trechos de frases é aceitável, se você usará emoji e hashtags (e quantos usar em um determinado post) e o que a sua política fala sobre citar outros usuários.

Hashtags: as hashtags permitem que os Instagramers descubram conteúdo e contas a seguir, então usá-las é uma boa maneira de se conectar com novos seguidores e aumentar a interação nos seus posts. Um estudo realizado pela Track Maven descobriu que, para as contas do Instagram com menos de 1000 seguidores, posts com 11 hashtags receberam a maioria das interações (curtidas e comentários). Para contas com mais de 1.000 seguidores, posts com cinco hashtags receberam as mais altas médias de interações.

O Instagram permite até 30 hashtags por post ou comentário. Por isso, decida se sua marca irá utilizá-los, quantos incluirá em um post normal e se você vai querer criar hashtags da marca para alinhar com os seus temas de conteúdo. Em termos de orientações de cópia, você pode usar hashtags dentro da sua – “Bem-vindo a #NYC” – ou no final de um post. O que é melhor para você?

instagram hashtags search

Adicione um mapa de fotos: a marcação de local ou a marcação geográfica, usando o recurso Adicionar um Mapa de Fotos é outra forma de aumentar a interação e permitir que novos usuários descubram o seu conteúdo – posts com um local apresentam 79% a mais de interação do que posts sem local. Para organizações que usam o Instagram em viagens e eventos, em vários locais ou para promover destinos, a marcação geográfica é um recurso particularmente útil.

instagram geo location search

Marcar pessoas: se você marcar outros membros do Instagram em um post, isto vai aparecer no perfil deles na seção de Fotos do usuário. Você pode usar essa funcionalidade para marcar indivíduos ou marcas existentes nos seus posts, e os usuários poderão tocar sua foto para visualizá-la e clicar nas marcações.

Compartilhamento: O Instagram permite que você conecte o seu perfil a contas no Facebook, Twitter, Tumblr, Flickr e Foursquare e, automaticamente, leve sua foto para essas redes. Determine se você quer um post cruzado ou promova o seu conteúdo do Instagram dessa forma. Se a postagem cruzada é uma parte importante de sua estratégia, certifique-se de que a pessoa que gerencia a sua conta do Instagram tenha acesso a contas vinculadas em caso de necessidade de autenticar novamente a conexão.

Utilize o Landscape: Ter imagens no Instagram que estejam bem feitas com um visual profissional é esencial para sua marca. Agora você pode utilizar o Landscape, uma nova ferramenta do Sprout Social para gerar diferentes tamanhos para uma mesma foto. Essa plataforma é gratis e permite facilmente mudar o tamanho das fotos para cada uma das diferentes redes sociais.

instagram landscape banner

Identificar os membros e as funções da equipe

Seu principal gerente de mídia social deve, com toda a certeza, fazer parte do seu marketing no Instagram, mas outros membros da equipe também podem fazer contribuições valiosas. Dependendo da sua equipe e dos seus objetivos, você pode dividir as responsabilidades na criação e publicação de conteúdo, gestão de comunidades, descoberta e analítica, e atribuí-los aos membros da equipe com diferentes pontos fortes.

Para as organizações que exigem aprovação de mensagens de saída antes de publicá-las, estabeleça um processo claro para a criação e revisão de conteúdo. Uma ressalva, porém: capturar e compartilhar momentos em tempo real faz parte do propósito do Instagram. Ao postar durante eventos ao vivo, certifique-se de que o seu fluxo de trabalho lhe permitirá isto.

Promova a interação e defina diretrizes de gestão da comunidades.

Desde curadoria de UGC ao incentivo do diálogo e a criação de uma comunidade, o Instagram apresenta enorme potencial de interação com os seguidores. Se você se limitar às postagens e pular a parte de interação, perderá uma oportunidade de crescer organicamente os itens a seguir, interagindo com os fãs e alcançando novos públicos.

Otimize sua biografia e o link

Com um limite de 150 caracteres, a biografia do Instagram deve se concentrar no que é mais importante sobre a sua marca. Sua biografia também é um bom lugar para informar os usuários: enquanto os usuários não podem clicar em hashtags em sua biografia (no aplicativo para dispositivos móveis) a forma como eles podem, em legendas, incluindo uma hashtag da marca informa aos usuários como compartilhar e descobrir conteúdo adicional relacionado com a sua marca.

michael kors instagram bio example

Tenha em mente que o único link ao vivo que você pode incluir no Instagram está na sua biografia – somente anunciantes podem compartilhar links ao vivo fora desse espaço. Se um dos objetivos é recuperar o tráfego do seu site ou blog, inclua o link em seu perfil e mencione-o em posts individuais usando na legenda um texto como “link no perfil” ou como uma marca geográfica personalizada.

Seguir contas

Que tipo de conteúdo que você deseja ter conhecimento no Instagram? Seguir influenciadores do seu segmento – por exemplo, se você é um varejista de vestuário, seguir os maiores blogueiros de moda – vai ajudá-lo a ter acesso a conteúdo interessante e, quem sabe, até encontrar inspiração para seus próprios posts. Isso ajuda a definir as diretrizes básicas em torno de quem sua marca vai ou não vai seguir, levando em consideração algumas coisas: contas privadas (o usuário deve aprovar o seu pedido para segui-lo), contas de funcionários, relevância para a sua marca e adequação de conteúdo (nada que não seja seguro para o trabalho, seja lá o que isso signifique no seu setor).

Gerenciar comentários, citações e mensagens diretas

Se a sua marca recebe um grande volume de interação no Instagram, talvez você não tenha tempo para responder cada comentário. As ferramentas de gestão de redes sociais do Sprout Social vão ajudar com o monitoramento, engajamento e análise de seus esforços no Instagram. Experimente a plataforma com o teste gratis de 30 dias.

Sprout Social Instagram Engagement

Para as mensagens que se destacam por exigirem uma resposta, sua equipe deve ter um plano em vigor para lidar com certos tipos de mensagens:

  • Consultas de suporte ou atendimento ao cliente.
  • Comentários negativos ou depreciativos.
  • Perguntas sobre carreira.
  • Clientes potenciais.
  • Spam.

Certas mensagens podem exigir um encaminhamento para outra plataforma; por exemplo, pode ser mais fácil lidar com questões de suporte via chat ao vivo, telefone ou e-mail. Use o Bitly ou outra ferramenta de encurtamento de links para criar um link curto e fácil de lembrar para as páginas relacionadas com consultas comuns.

Uma prática comum no Instagram é @citar outros usuários – às vezes em uma legenda descritiva, às vezes em um comentário – para dar crédito ou chamar a atenção para uma determinada foto ou vídeo. Se você receber notificações de que a sua marca foi @citada, pode valer a pena gastar um momento para reconhecer uma foto de fã sobre a marca com um Curtir ou um rápido comentário.

O Instagram Direct permite que os usuários enviem uma foto ou vídeo diretamente a qualquer pessoa em vez de publicá-la em seu feed. Se um usuário envia esse tipo de mensagem para você e você não está seguindo ele, o post ficará na sua fila de resultados; você poderá aceitar o pedido de análise e responder ao post desse usuário. Embora algumas marcas tenham usado com sucesso o Instagram Direct para coletar fotos apresentadas pelo usuário e recompensar os fãs, se essas mensagens não fazem parte da sua campanha ou estratégia, estipule um procedimento de resposta. Em geral, manter interações para posts públicos é o que funciona melhor para a maioria das marcas.

Monitore hashtags e marcações de locais

Outra maneira de ver quem está falando sobre sua marca, mesmo se eles não estão mencionando o seu identificador é acompanhar as hashtags da marca. Essas hashtags muitas vezes incluem o seu nome de marca e quaisquer erros ortográficos comuns: nomes de produtos, serviços ou eventos, além de termos relacionados à sua organização. Para nós do Sprout, isto significa monitorar hashtags como #SproutSocial, #TeamSprout, #SproutLove, #SproutChat e #SproutAndAbout. Você não pode controlar quem vai usar suas hashtags de marca, portanto, algumas mensagens podem não ser relevantes, mas monitorar a conversa vai permitir que você se envolva com os seguidores que estão compartilhando sua marca com suas redes.

Se determinados locais são importantes para sua organização, tais como as suas sedes ou espaços para eventos, monitorar regularmente as marcações de local também vai ajudá-lo a identificar usuários que publicam dessas áreas. Quando um local é marcado em um post, os usuários podem clicar em seu nome para ver todas as fotos públicas marcadas ali, dando a eles uma visão geral de todo o conteúdo compartilhado a partir de um determinado local. Essa é a visualização no Inbox Inteligente do Sprout:
Monitor Instagram Locations

Decubra e alcance

Da mesma forma que você acompanha hashtags da marca, você pode identificar hashtags populares no seu segmento a fim de monitorar a interação e usá-las em seus próprios posts. Participe de novas conversas relacionadas à sua marca pesquisando resultados para as hashtags que você usa. Depois examine as hashtags utilizadas por pessoas que compartilham conteúdo semelhante.

Analise seus resultados

Acompanhar como seu conteúdo se sai e como a quantidade de pessoas seguindo aumenta lhe permitirá adaptar a sua estratégia de marketing do Instagram ao longo do tempo, proporcionando mais do conteúdo ao qual seu público responde e otimizando seus planos para futuras campanhas. Ao olhar para as suas mensagens enviadas, analisar o número de comentários e curtidas recebidas, bem como a taxa de interação de cada post vai lhe mostrar como os diferentes tipos de conteúdo se saem. A taxa de interação é um percentual de curtidas mais comentários a respeito do post, dividido pelos seguidores da conta no momento em que o post foi enviado.

Outras métricas, como a contagem geral de seguidores, as citações de hashtag da marca e as marcações de local podem lhe dar uma ideia dos resultados das suas postagens e dos esforços de interação. Você também pode usar os dados de desempenho dos posts para avaliar outros fatores, como a melhor hora do dia para interação do público. Muitas marcas também utilizam um link para uma página de destino específica do Instagram ou com uma marcação UTM específica, a fim de controlar o número de cliques no link em seu perfil Instagram. As estatísticas de Instagram do Sprout Social podem te ajudar monitorar o engajamento com sua audiência, identificar seus posts mais populares, descobrir pessoas influentes e mais.

sprout social instagram reporting

À medida em que você desenvolver e implementar a estratégia de marketing de sua marca para o Instagram, você vai descobrir quais tipos de conteúdo, fluxo de trabalho e práticas de interação funcionam para você. Desenvolver sua marca e fazê-la aumentar o número de seguidores no Instagram pode ser um desafio, mas com a estratégia certa, você será capaz de contar uma história poderosa e incentivar uma maior interação na plataforma e fora dela.